quarta-feira, 16 de junho de 2010

A hora do grande salto?

Nos fóruns de discussão, os torcedores do Caja Laboral não fazem outra coisa: agradecem a Tiago Splitter e desejam sorte ao camisa 21 na próxima temporada com o San Antonio Spurs.

Pode ser uma forma de agradecimento antecipada, porque até agora não se sabe exatamente de Tiago Splitter irá mesmo para a franquia, mas a questão é: será este o melhor momento para o brasileiro rumar para o Texas?

Vejamos: o San Antonio Spurs é um time envelhecido, mas ainda é uma franquia de respeito na NBA. Com Ginóbili, Parker e Duncan (em declínio), Splitter teria tempo de quadra (os texanos não têm pivô confiável), chance de crescimento (plano de carreira, como dizem os especialistas de RH) e possibilidade de atuar em uma equipe que briga na parte de cima da tabela.

Tiago Splitter é amado em Vitória e seus feitos estão eternizados na história do Caja Laboral (Baskonia), mas acho que chegou a hora de o pivô dar um salto após 251 partidas na ACB. Aos 25 anos, Splitter chegaria maduro, pronto e em condições de não fazer figuração na NBA. Caso ele vá, é bom ir pensando em outro número. O 21 já é de Tim Duncan.

18 comentários:

Anônimo disse...

Com todo respeito à geração super-campeã de Anaury, Wlamir, Rosa Branca......estamos vendo crescer o potencial MAIOR JOGADOR de basquete da história deste país.

Ainda é cedo para afirmar, mas os feitos já conquistados por Splitter (em um momento onde o profissionalismo e concorrência mundial) são fantásticos.

Splitter hj é refrência de craque não só na Espanha (segundo maior campeonato do planeta, perdendo só para a NBA), mas em toda a Europa.

Ainda com 25 anos (o auge de um profissional do basquete ocorre entre 27 e 29 anos) estamos tendo o luxo de ver um superatleta brasileiro fazendo história...e repito, com potencial de tornar-se o maior jogador do esporte no país.

Alex M.

Wayand disse...

Um feito histórico. Uma das maiores zebras do basquete de todos os tempos.
3 a 0 no barcelona, ninguem imaginava...
sensacional...

Fábio Barcelos disse...

Acho que a ida para a NBA deve ser condicionada a como ele será aproveitado e quanto receberá por isso. Saber se será tratado como uma estrela internacional ou mais um. Na NBA isso faz muita diferença, principalmente num time de jogadores consagrados.
Porém Thiago Spliter desde jovem sempre se mostrou diferenciado em todos os sentidos,até nas escolhas profissionais e ele melhor que ninguém saberá escolher seu futuro.

Fábio Barcelos - ABASCA

Anônimo disse...

Eu penso que a NBA é um passo obrigatório para todo grande jogador, no meu entender o Tiago precisa ir para onde estão os melhores.

E acredito que indo pros Spurs é o melhor caminho, um otimo time, com um grande numero de minutos a sua espera.

Abs

Alexandre Reis

Unknown disse...

Bala, o que o Popovich acha do Splitter? Morre de amores por ele? E fora San Antonio, algum outro time da NBA já demonstrou interesse em tê-lo jogando?

breno disse...

Na minha opinião o Spurs, apesar de odiados por muitos, é o time perfeito para o Splitter.
1. Não é um time de peladeiros, como muitos de NBA (ex: NY), é um time que trabalha a bola.
2. Tem um ótimo treinador.
3. Vai poder jogar com certa liberdade (Duncan é quem puxa marcação)
4. Vai ter jogadas para ele, Duncan precisa jogar menos minutos na temporada regular, logo vai jogar também como pivô de referencia
5. Time que é acostumado a chegar e ganhar.
Estou torcendo para que o acerto ocorra logo!!

breno disse...

Na minha opinião o Spurs, apesar de odiados por muitos, é o time perfeito para o Splitter.
1. Não é um time de peladeiros, como muitos de NBA (ex: NY), é um time que trabalha a bola.
2. Tem um ótimo treinador.
3. Vai poder jogar com certa liberdade (Duncan é quem puxa marcação)
4. Vai ter jogadas para ele, Duncan precisa jogar menos minutos na temporada regular, logo vai jogar também como pivô de referencia
5. Time que é acostumado a chegar e ganhar.
Estou torcendo para que o acerto ocorra logo!!

fábio balassiano disse...

fala, marcelo, beleza?
ótima pergunta a sua.
digo o seguinte:
1) o popovich conhece e gosta do splitter. nesta temporada, em duas ou três ocasiões ele disse que estava acompanhando seu desempenho na Espanha, e que via com ótimos olhos a sua ida para o time na próxima temporada.

2) quando o mike brown, agora ex-técnico do cleveland, esteve no rj ano passado, ele disse que conhecia e gostava muito do splitter. acho que é muito difícil que, com o volume de informação rolando solta, os técnicos e diretores da nba não o conheçam muito bem.

Abs, fábio

Gustavo disse...

Slitter é espetacular....+ o maior basqueteiro brazuca foi e sempre sera Oscar!

Não gosto do Spurs, naõ queria ver o thiago lá, até o numero q ele usa e o mesmo do maior jogador da historia da franquia...

PauloRJ disse...

Bala, vou colocar alguns exclarecimentos adicionais:

1) Se fala no Spurs porque o San Antonio escolheu o Splitter no draft, logo ele detém o direito do Splitter na NBA. Para ir para outro time o Spurs tem que trocá-lo.

2) Existe um limite salarial para jogadores vindos do draft de acordo com a posição em que foram escolhidos, logo mesmo já sendo uma estrela internacional ele não poderá fazer um contrato por valor superior ao estabelecido pela liga. Somente na renovação de contrato é que ele poderá ter ofertas superiores.

Breno disse...

Bala vc sabe se aquele uniforme branco e verde (site do uol)realmente vai ser usado pelo Brasil no mundial?? apesar de bonito, ele não parece Brasil!!!

fábio balassiano disse...

breno, eu ainda não sei.
não entendo nada disso, mas não achei o uniforme bonito, não.

abs, fábio

Unknown disse...

Prezados,
Mandem o link deste uniforme. Não consegui achar na Net.
Desde já agradeço.

fábio balassiano disse...

marcus, segue.
http://redacao.playoff.zip.net/arch2010-06-13_2010-06-19.html

Abs, Fábio

Duda 11 disse...

Tim Duncan vai ter um companheiro à altura no garrafão do Spurs! E tenho certeza que Splitter será um pivô de excelente nível na NBA!

Márcio-33 disse...

Acho que pelo desafio de ser um astro do basquete o Splitter vai finalmente chegar a NBA, acho que vai demorar algum tempo para que ele se adapte ao jogo americano e tambem para que o publico o aceite como estrela, mas para quem foi para a europa com 15 anos este desafio não deve ser barreira para que ele brilhe também por lá!!!

Anônimo disse...

Torço demais para que ele vá para a NBA, dá para assistir mais jogos dele!

Os jogos da Europa só assisto pela Bandsports e ESPN, não consigo ver pela internet.

NBA já é diferente. E os melhores jogadores estão lá, o campeonato é bem mais disputado, mais longo, tomara que dê tudo certo. Apesar de ter gostado muito do Tiago lá na Espanha, acho que ele precisa dessa mudança.

Anônimo disse...

SUGESTÃO ao Coach Popovic do San Antonio: Ninguem melhor do que Marcelinho Huertas que é hoje quem melhor conhece Spliter, dentro e fora de quadra, para dar as assistencias que o ajudaram e muito a ser eleito o melhor pivo da Espanha e da Europa alem de MVP da liga regular e Finais da ACB.