quinta-feira, 17 de junho de 2010

De hoje não passa

Termina hoje a mais fantástica final da NBA dos últimos anos. A bola quica em Los Angeles para o jogo 7 entre Lakers e Boston às 22h (antes, às 20h45, o Bala na Cesta realiza um chat para falar do clássico!), mas a ansiedade é imensa desde já. Sem Kendrick Perkins, os Celtics terão que se desdobrar para frear Kobe Bryant. Do outro lado, os angelinos precisam repetir a magnífica atuação do duelo passado se quiserem mesmo o bicampeonato. Tudo isso, claro, sem falar no coração de cada atleta que estará em quadra.

Por isso o blog separou alguns fatos interessantes sobre o quinto jogo 7 das finais da NBA nos últimos 27 anos:

-- Em toda a série, quem venceu os primeiros períodos levou a vitória no final. Outro dado importante: quem apanhou mais rebotes também saiu vitorioso. Tem mais: em todo o duelo, apenas o Boston conseguiu duas vitórias seguidas. Se o retrospecto se mantiver, os verdes saem com o troféu.

-- Phil Jackson pode conquistar o seu décimo-primeiro anel como técnico, mas nunca dirigiu uma equipe em um jogo 7 de final da NBA. Do outro lado, Doc Rivers pode se juntar a K.C. Jones, Tommy Heinsohn, Bill Russell e Red Auerbach como únicos comandantes dos Celtics a ganhar mais de um título com a franquia. Além disso, caso vença esta noite Rivers entra em um seleto grupo de treinadores que nos últimos 33 anos conquistaram mais campeonato (K.C. Jones, Chuck Daly, Pat Riley, Rudy Tomjanovich, Gregg Popovich e Phil Jackson).

-- Já houve quatro jogos 7 na história da rivalidade Lakers e Boston (todos em finais). Em todas os Celtics venceram, mas apenas uma partida foi jogada em Los Angeles (vitória verde por 108-106 em 1969)

-- O time da casa venceu 13 dos últimos 16 jogos 7 em finais, incluindo os quatro mais recentes (Spurs em 2005, Houston em 1994, Lakers em 1988 e Boston em 1984). O último a estragar a festa foi o Washington Bullets, que superou os Sonics, em Seattle, por 105-99 em 1978.

-- O Boston está com o retrospecto de 3-4 em jogos de "fechamento" de série nesta temporada (0-3 fora de casa). Nas últimas três temporadas, os Celtics tiveram nove chances de fechar um duelo longe do lar, e foram felizes em apenas uma (na final de conferência de 2008 contra os Pistons, em Detroit).

E aí, querido leitor, quem será o campeão da NBA esta noite? O blog, ansioso, aguarda seu comentário na caixinha!

10 comentários:

Nairo disse...

Algo me diz que com Magic, houve vitoria em jogo 7 contra Boston

Wayand disse...

FB, ano passado o lakers venceu o rockets num jogo 7 tb...
ou nao??

fábio balassiano disse...

venceu, wayand. os dados valem só pras finais.

abs, fábio

fábio balassiano disse...

nairo, não, o magic nunca venceu um jogo 7 contra o boston.
o magic perdeu um jogo 7 (boston, em 1984) e venceu outro (detroit, em 1988)
ele mesmo disse isso ontem na espn...

abs, fábio

PauloRJ disse...

Bala, como torcedor do Lakers minha opinião não pode ser outra: Lakers campeão.

Mas minha opinião não é baseada apenas no emocional, acho que o fato de jogar em casa vai pesar bastante, pois como já foi falado em todos os sites que vi, os coadjuvantes rendem muito melhor em casa....prova maior foi o último jogo, quando no 3o quarto o placar entre os reservas mostrava 24x0 para o Lakers....

Espero um jogo mais disputado que o anterior, com os titulares jogando mais tempo (com exceção do Bynum) e no final vão faltar pernas para o Boston e o Kobe vai decidir, ou colocar o Gasol em condições de decidir caso mandem vários defensores nele....

Anônimo disse...

edu
o boston leva hj.
o lakers n terá farmar, sasha e odom bem de novo!

anotem. boston por 10

Anônimo disse...

guga

o boston leva. e leva bem.

Anônimo disse...

Lakers com mais de 20 pontos de vantagem.

Anônimo disse...

Superstição de torcedor...

Bala, adquiri um agasalho do Lakers antes mesmo das finais começarem. Bom, tava demorando pra chegar e eu já reclamava que na minha cidade tá um frio danado e não ia ver as finais vestido com a blusa. Por incrível que pareça, o agasalho chegou hoje, há exatos 32 minutos. Levando-se em consideração o jogo decisivo de hoje a noite, a entrega do meu agasalho a essa altura do campeonato é um bom sinal né?! ou vcs acham que não?

Heverton Elias

fábio balassiano disse...

aahahaha, pode ser, Heverton.
vamos ver depois do jogo.
aguardo vocês todos no chat.

abs, fábio