terça-feira, 29 de junho de 2010

Brasil surra a Argentina e está na final

A seleção brasileira sub-18 fez ótimos 70-56 e simplesmente surrou a Argentina nesta terça-feira (como é bom escrever isso!) para se classificar à final da competição, quando deve enfrentar os EUA nesta quarta-feira.

Vi apenas os minutos finais, mas pelos números dá para notar o que foi o duelo. Lucas esteve monstruoso no garrafão (16 pontos, 12 rebotes e oito tocos), Ícaro (na foto à esquerda) saiu do banco para fazer uma grande partida com oito pontos, quatro passes e nenhum erro em 20 minutos, e o último quarto foi um verdadeiro baile brasileiro, com 28-11.

Vale destacar, novamente, o baixo volume dos três pontos dessa seleção (aleluia alguém joga assim), que chutou apenas 3/12 nesta noite (55 tiros de dois pontos - quase cinco vezes mais), o baixo número de desperdícios de bola (os 15 nem machucaram tanto, já que os argentinos conseguiram apenas dois pontos através dos erros brazucas), o domínio no garrafão (nos rebotes, 46-27, e nos pontos, 32-18) e a forte defesa (principalmente a aplicada nos últimos 10 minutos).

O mérito é dos jogadores, claro, mas vale uma menção ao ótimo trabalho de Walter Roese (foto à direita) com este time. O elenco, que parecia enfraquecido com a ausência de Rafael Luz, ainda não perdeu na competição, bateu rivais fortes (Uruguai, Canadá e agora a Argentina), apresenta um basquete de alto nível (cadenciado, com pressão defensiva, responsável e alegre) e faz com que tenhamos esperanças de que Lucas, Raulzinho, Ícaro e companhia se tornem grandes atletas rapidamente.

Repito: os jogadores merecem aplausos, mas o técnico Walter Roese merece muitos louros pelo time que conseguiu montar em tão pouco tempo de preparação (a CBB também merece um viva, pela contratação do treinador). É um time que até então nos enche de orgulho. Parabéns a eles!

66 comentários:

Paulo M. F. disse...

que horas começa o jogo do Brasil contra a Argentina? Vai passar na tv ou na net?

Anônimo disse...

21h vai passar no site da fibaamericas

Paulo M. F. disse...

Valeu!! entrei no site da fiba e jogo já começou está 13 x 6 para a Argentina

Anônimo disse...

19 hrs. já está passando e estamos perdendo...
Nilton

Paulo M. F. disse...

Terminou agora o primeiro quarto 15 x 8 para a Argentina. No intervalo toca umas musiquinhas legais..

Anônimo disse...

Grande jogada do Durval, estamos definitivamente no jogo.
Nilton

Anônimo disse...

Estamos fazendo marcação pressão na saida de bola o tempo todo, acabamos, assim, de ultrapassar a Argentina. 30x26.
Nossa defesa é boa

Paulo M. F. disse...

Só digo uma coisa: esse Lucas joga!!

Anônimo disse...

Pakramba hein Paulo, o q foi akela cravada??

Paulo M. F. disse...

Se o Brasil conseguir abrir uns 6 pontos a argentina não pega mais. Os garotos do Brasil são visivelmente melhores...

Paulo M. F. disse...

Agora tem que colocar essa molecada do Brasil pra treinar lance livre..

Anônimo disse...

toco fantáaaaastico do Lucas.
Nilton

Anônimo disse...

TEM TODA RAZÃO PAULO, QUE NÍVEL HORROROSO NOS L/L. MAS O JOGO É DE UM BOM NÍVEL. A MELHOR COISA QUE ACONTECEU AO BASQUETE BRASILEIRO FOI A DEBANDADA DESSA MOLECADA PARA A ESPANHA. LÁ APRENDERAM FUNDAMENTOS MAIS SOLIDAMENTE E MOSTRAM QUE O GRANDE PROBLEMA NO BRASIL, É DA COMISSAO TECNICA ATRASADA. POR QUE NAS MÃOS EUROPEIAS ELES VISIVELMENTE MOSTRAM O TALENTO?

Paulo M. F. disse...

A argentina é melhor em dois aspectos: tem um garoto que joga de armador que é excelente (pachuca ou algo assim) e o psicológico (os garotos do Brasil ficam mt ansiosos pra vencer a partida). Base é pra aprender solidamente os fundamentos do jogo (arremesso, drible, passe, lance-livre, posicionamento, etx), vencer é um plus, não é essencial. Vejo essa ansiedade em vencer também no Roese. A ansiedade deveria acabar com a classificação para o Mundial. Mas no geral gosto do que vejo

Anônimo disse...

QUE JOGADA FOI ESSA DO DAVI E DO LUCAS MEU????
ESSE MOLEQUE DÁ UM BOM CALDO HEIN... VAI DAR O QUE FALAR.
NILTON

Anônimo disse...

DESCULPE, O PASSE FOI DO ICARO. QUE JOGA MUUUITO TB VÉIO.

Anônimo disse...

mto bom esse time ein.. muito racudo

Anônimo disse...

O MOLEQUE9 LUCAS) TÁ DANDO ATÉ PASSE MANO...

Anônimo disse...

esse icaro ta assumindo o jogo

Paulo M. F. disse...

Brasil só perde pro psicológico, é muito mais time e melhor treinado

Anônimo disse...

O BRASIL NAO CHUTA DE 3. NAO ACREDITO, O ULTIMO CHUTE TEM UNS 5 MINUTOS, RSSS. NEM PARECE BRASIL JOGANDO...

fábio balassiano disse...

pessoal, cheguei agora.
qual o link?

abs, fábio

Paulo M. F. disse...

Se continuar evoluindo essa garotada vai dar o que falar em 2014 no Rio

Anônimo disse...

PUTS, O MOLEQUE JOGA MUITO TB HEIN... QUE BOM VER UMA GERAÇÃO DECENTE.
O LUCAS VAI FAZER TRIPLE DOUBLE: JA TEM 10 PTS/10 REB/7 BLOCK

Anônimo disse...

http://www.fibaamericas.com/torneos1.asp?t=SWMYGHIDOX

Paulo M. F. disse...

Não disse que se o brasil abrisse uns 6 pontos a argentina não pegava mais o brasil... acabou o jogo é brasilllllllllll

fábio balassiano disse...

to vendo. viva o bebê, hein...
e o icaro é bom pacas, não?
to empolgado.
quem diria, até eu otimista...

abs, fábio

Anônimo disse...

MANO, ESSE LUCAS EH UM MONSTRO. AGORA O MELHOR É VER O ICARO ASSUMINDO O JOGO VINDO DO BANCO. ARMANDO O JOGO AUTRUISTICAMENTE, SME FORÇAR TIROS DE 3, SERVINDO OS COMPANHEIROS. TEM UMA VISÃO DO JOGO DIFERENCIADA.

Paulo M. F. disse...

agora é showtimeeee, tem que falar pra molecada brincar, se divertir em quadra, sem ansiedade, sem medo, jogar basquete descontraído

Paulo M. F. disse...

É isso aí Lucas, é showtime

Anônimo disse...

PUTS GRILA. 16 PONTOS, 8 BLOQUEIOS E 12 REBOTES. O LUCAS MANDOU NO GARRAFÃO. A ULTIMA JOGADA INCLUSIVE FOI UM BLOCK FENOMENAL DO MULEKE.

NILTON

Paulo M. F. disse...

Se alguém tiver um troco sobrando pode investir no passe do Lucas, não tem erro...Primeiro jogo que vejo dele, não preciso ver mais nenhum. Aliás, não só ele tens uns 3 ou 4 garotos do Brasil que jogam muito. Digo outro coisa: se o time jogar a final descontraído, como jogou os últimos 4 minutos do jogo contra a
Argentina, é bom EUA tomar cuidado....

Anônimo disse...

aalguem sabe onde esse icaro joga?? gostei muito!!

Anônimo disse...

BALA, TU VIU O FINAL NÉ?
O JOGO FOI DE ALTISSIMO NIVEL. ESSE TIME DO BRASIL VAI DAR CALDO, ESCREVE AÍ.
O LUCAS É UM MONTRO, DESCULPE, E A MELHOR DEFINIÇÃO.
O ICARO É UM ARMADOR DE VERDADE, COMO HÁ MUITO TEMPO NAO VEMOS. TO EMPOLGADO, MAS NAO É TODO DIA QUE COLOCAMOS 14 PONTOS NOS HERMANOS NAS CATEGORIAS DE BASE OK?
NILTON

Wanilson G.S.Junior disse...

Nossa peguei só final do jogo..., mais me impresiona a marcação do Brasil, não deixaram a Argentina jogar no final do jogo. Esse Lucas joga d++++. Concordo com o Paulo que disse que se continuarmos evoluindo assim até em 2016, essa molecada vai dar o que falar..., estão com o que 24 anos ??? se as minhas contas estão certas..., pensa em 2020...

Anônimo disse...

o icaro joga no high school, tem medias de 15ppg e arremessa muito bem dos tres tem um video dele no youtube soh de arremessos de tres

Paulo M. F. disse...

Parabéns ao Roese. O time do Brasil foi muito bem treinado: jogadas armadas, jogo controlado, fez defesa por zona certinha, soube sair de marcação pressão na boa (quando o Brasil é que fez pressão, os garotos da Argentina se enrolaram em todas); deixou todo mundo jogar (ouvi alguém aqui no blog criticando isso, quando na verdade é um mérito); todo mundo teve sua chance de mostrar suas qualidades (para serem melhoradas mais ainda) e seus defeitos (para serem corrigidos). A única restrição que faço é o que o semblante do Roese demonstrava uma ansiedade muito grande pra ganhar o jogo (o que por vários motivos é até compreensível), o que principalmente na Base é um problema, pois são garotos de 16/17 anos que facilmente se personalizam ou se desesperam em quadra, variação que depende muito do que o técnico fala ou passa com sua expressão corporal (isto é tão importante que o jogo ficou parelho apenas enquanto o Brasil estava ansioso, depois que se acalmou deu baile na Argentina. Fora isso, parabéns ao Roese e aos garotos.

fábio balassiano disse...

amigos, post sobre o jogo no ar, ok?
que os comentários continuem brotando por aqui.
muito legal!
amanhã verei a decisão com todos vocês pelo blog, ok?

abs e obrigado pela força de sempre,
fábio

Jônathas Waldhelm disse...

bala,
o que se viu no jogo de hoje entre brasil e argentina foi de arrepiar, pra mim.
ver nossa molecada jogando no nivel q jogou me encheu mto de esperança... imagina essa galera daqui 10 anos?
*_*

Paulo M. F. disse...

Pô os EUA estão massacrando os canadenses: 28 x 8

Paulo M. F. disse...

Há pouco apareceu um sujeito que parece ser da comissão técnica da argentina com uma cara de tacho, muito puto. Imaginam o por quê? kkkkkkkkkkkkk :).

Paulo M. F. disse...

Ganhar é bom, ganhar da argentina é fantástico... Tem coisas que o dinheiro compra, para outras chama o time U-18 do Brasil.... kkkkkkkkk :)

Paulo M. F. disse...

UM, DOIS, TRÊS, QUATRO, CINCO, MIL, EU QUERO QUE A ARGENTINA VÁ PRA #%$@@& QUE O PARIU.KKKKKKK. É MUITO BOM GANHAR DA ARGENTINA. TÔ PARECE PINTO NA MERDA.... KKKKK

Paulo M. F. disse...

Putzs 53 x 18 para os EUA

Paulo M. F. disse...

Alguém aí falou que os garotos do Brasil jogam em sua maioria na Espanha. Mas pelo site da CBB, com exceção do Lucas e do Gabriel Aguirre, todos jogam no Brasil.

marcelo marques disse...

e o gabriel aguirre é formado no palmeiras desde os 6 anos

bom assino embaixo o texto sem mais


Q DIFERENÇA FAZ UM TREINADOR COMPETENTE

Anônimo disse...

Olha... Depois da partida contra o Uruguai mesmo com vitória eu tinha criticado o time principalmente pela defesa nos 3 primeiros quartos e pela ansiedade do Raulzinho (jogador que gosto pra caramba, mais que tava exagerando no jogo individual).

Se analisarmos os números da vitória contra o Canadá, Raulzinho só faltou fazer chover, monopolizou as ações mas estava em dia inspirado.

O jogo de hj contra a Argentina, foi pra encher de orgulho e otimisto o pessimista dos pessimistas, o time controlou o jogo inteiro, mantendo próximo ao placar e no último quarto fez uma defesa sensacional. O interessante é que nesse jogo, todos com a excessão do Raulzinho jogaram muito bem, o basquete moderno tão sonhado por nós foi apresentado por essa seleção.

O interessante é que não houve uma partida que Raulzinho e Lucas estivessem inspirados no mesmo dia. Quem sabe não vejamos isso amanhã?

Leonardo Rodrigues

João Pedro TONHÃO #23 disse...

Parabéns aos garotos e ao técnico.. Bela vitória novamente.. Nada como uma vitória contra Argentina pra entrar empolgado contra o EUA na final..
Fábio vai aq um palpite.. Vc podia fazer um post fazendo uma breve apresentação dos nossos garotos e da comição técnica.. Estou corioso pra saber onde eles jogão, os titulos q eles jah tem.. eles merecem neh..
Grande Abraço..!'

Anônimo disse...

Hann...

Mensão especial ao Roese, grande trabalho. Surge um nome com potencial para assumir a seleção principal no futuro.

Anônimo disse...

Sendo ainda mais positivo, imagine essa geração reforçada por Paulão, Rafael Luz, Fab Melo, entre outros grandes talentos que estão surgindo?

Bastou um ano de nova gestão na CBB pra nosso basquete dá mostras de recuperação.

Já estou pilhado pra ver a seleção principal.

Leonardo Rodrigues

Glauco Nascimento disse...

Fábio, vi q a caixinha aki bombou com essa vitória do Brasil sobre a Argentina. Acho q estamos presenciando uma geração que pode trazer grandes vitórias para o nosso país! O Bebe eu conheci quando ele jogava aki em Niterói no Clube Central. A altura dele já espantava, mas ele joga muito bem levando em consderação a altura dele e o tempo de basquete q ele tem.

Anônimo disse...

NO SITE DA CBB CONSTA TODOS OS GAROTOS COMO SENDO DE CLUBES BRASILEIROS, INCLUSIVE O VITOR, QUE TODOS SABEMOS NAO SER.
ALIÁS, QUER LUGAR MENOS ATUALIZADO EM TERMOS DE BASQUETE DO QUE O SITIO DA CBB????

NILTON

fábio balassiano disse...

legal, glauco, legal mesmo!
fico mto feliz que você tenha visto o começo do bebê!

abs, fábio

Guilherme disse...

Brasil tecnica e taticamente superior aos hermanos. Esse comentário estava entaldo há tempos!

Jonathas disse...

e essas estatísticas aqui:
http://www.fibaamericas.com/torneos_lideres_us.asp?t=SWMYGHIDOX

no mínimo, animadoras.

Jonathas disse...

e esse é o tópico mais comentado do blog nos últimos tempos.

Anônimo disse...

so de pensar que a maioria aqui estava cornetando esse time quando ficou em quarto no sulamericano.

Anônimo disse...

Alguns jogadores nao estao com situaçao regularizada por isso ainda consta o nome dos clubes do Brasil. Antes de falar M. procure se informar

Anônimo disse...

A CBB e uma piada mesmo.Saudade do Grego|||
Depois de um ano de gestao, as duas seleçoes sub 18 tiveram boas preparaçoes e classificaram para os mundiais e disputando finais de copa america, acertaram com a Nike, contrataram o Magnano, Nene volta a vestir a camisa da seleçao, escola de treinadores foi criada, fecharam um centro de treinamento para a base.
Impressionante....nao mudou nada

Anônimo disse...

Parabés a seleção Sub 18 e ao treinador Roese. Excelente trabalho. Realmente o trabalho da CBB neste primeiro ano de gestão vem colhendo frutos. O basquete nacional, de fato, está em uma fase maravilhora. é isso aí pssoal, este pensamento positivo há tempos não se via por aqui.

Anônimo disse...

GUTO

PARABÉNS PELA CONQUISTA,VENCER A ARGENTINA E FAZER UMA FINAL DE COPA AMÉRICA NO MASCULINO,PENSO QUE SEJA INÉDITO,PORÉM CLASSIFICAR PARA O MUNDIAL EM 2006 ,TAMBÉM NOS CLASSIFICAMOS COM O NETO E FOMOS QUARTO DO MUNDO.O FEMININO CLASSIFICA TODOS OS ANOS,ATÉ AÍ NADA DE MAIS!QUAL A DIFERENÇA DE PREPARAÇÃO,DA ÚLTIMA COPA AMÉRICA PARA ESTA,POR FAVOR ME ESCLAREÇAM!
ESQUECI ESTA GERAÇÃO DE 18 ANOS SURGIRAM TODOS NA GESTÃO ATUAL DA CBB!!! A CBB É EFICIENTE MESMO!EM APENAS HUM ANO JÁ CONSEGUIRAM FORMAR ÍCAROS,LUCIANOS,RAULZINHOS!!
O MAGNANO FOI UMA CONTRATAÇÃO INQUESTIONÁVEL,AGORA QUANTO É O ATUAL PATROCINIO DA ELETROBRÁS? SE NÃO SABEM 11.000.000,00,COM ESTE PATROCINIO DÁ PARA PAGAR UM TÉCNICO COMO O MAGNANO,PARA CONTRATAR DIRETORES COM SALÁRIOS DE 15.000,00 REAIS POR MES,PARA CRIARMOS UM NOVO DEPARTAMENTO NESTE "CHOQUE DE GESTÃO"O CBBTUR,COM O PRESIDENTE "VIAJANDO".VAMOS ENALTECER SIM O FEITO, FICAR FELIZES COM A PERSPECTIVAS DESTA GERAÇÃO,COM O FEELING TÁTICO DO ROESE, QUE DEVE TER FORÇADO O JOGO DENTRO DO GARRAFÃO,(A DIFERENÇA DE REBOTES DEMONSTRA ESTA SUPERIORIDADE FISICA),AGORA ACHAR QUE TUDO AGORA SÃO FLORES,TENHAM UM MÍNIMO DE DISCERNIMENTO,ASSIM COMO ACHAR QUE TUDO DO GREGO FORAM ESPINHOS!

Anônimo disse...

Guto
Nem tudo agora sao flores mas nao pode achar que 11 milhoes esta otimo quando comparado com 43 milhoes do banco do brasil com a CBV. A preparaçao incluiu torneio internacional forte no caso do masculino e treinamento em Las Vegas copm treinadores de nivel de NBA no caso do feminino. A duraçao tambem foi boa onde tiveram mais de mes e no caso do feminino foram mais de 2 meses juntos. Acho que tem muita coisa para melhorar tambem mas nao existe comparaçao entre uma gestao e outra. Porque nao comenta a entrada da Nike e o centro de treinamentos ou a escola de treinadores tambem?? O Grego afundou o basquete e isso para mim como uma pessoa que acompanha o basquete ha mais de 20 anos e uma coisa clara. Agora estou voltando a ter esperança de uym futuro melhor. Infelizmente nem tudo muda de uma hora para outra, isso leva tempo mas vc nao char que as coisas estao indo no caminho certo e ser muito rabugento.
Abraços

Carlos Augusto

Anônimo disse...

Formação de atletas?

Se há algo que a CBB não tem o direito em falar é sobre a formação de atletas, todos os nossos jogadores são frutos de um talento nato aliado ao esforço de alguns heróis que nadavam contra maré do descaso administrativo ou de corajosos que se aventuraram indo jogar fora do país.

Realmente a atual administração da CBB não tem nenhum crédito na formação desses meninos, mas tem muita influência na mudança de visão e credibilidade com o qual o esporte está sendo vendo no país e principalmente por dá meios a nossos atletas de desenvolverem e representarem nossa bandeira com orgulho.

Pra mim, o Roese em um ano fez milagre com essa geração. Perguntei de brincadeira em uma lista de discussão se o ele era mágico, algum sábio me respondeu: " - não, ele é técnico".

Leonardo Rodrigues

Anônimo disse...

GUTO
CARLOS AUGUSTO,AINDA BEM QUE ESTAMOS EM UMA DEMOCRACIA,E EM UM ESTADO DE DIREITO QUE NOS PERMITE O CONTRADITÓRIO.VAMOS POR PARTE,É O PATROCINIO DA CBB É MUITO INFERIOR AO DO VOLEI,IMAGINE ENTÃO A GESTÃO DO GREGO COM 6.500.000,00,FICA DIFICIL ADMINISTRAR,AGORA COM O AUMENTO CONSEGUIDO AINDA NA SUA GESTÃO PARA 11.500.000,00,PERMITE COM CERTEZA UMA PREPARAÇÃO MELHOR COM TORNEIOS NA ALEMANHA(NÃO EM LAS VEGAS)E O FEMININO,ESTEVE EM 2008 EM TREINAMENTO EM COLORADO,MAS BOA INICIATIVA.EM RELAÇÃO A NIKE,FOI UM SALTO DE QUALIDADE EM RELAÇÃO A CHAMPIONS,MAS VAMOS CONSIDERAR QUE A NIKE AUMENTOU SEUS INVESTIMENTOS NO BRASIL EM RAZÃO DAS OLIMPIADAS,MAS MERECE APLAUSOS TAMBÉM,VAMOS VER QUAIS SERÃO OS AUMENTOS DE PATROCINIO QUE O BRUNORO TRARÁ,POIS O AUMENTO DA FOLHA DE PAGAMENTO,DE PASSAGENS E HOTEIS INTERNACIONAIS,MERECIAM UMA OLHADINHA DO MINISTÉRIO PUBLICO,OU MESMO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO,COMO TAMBÉM SE O GESTÃO ANTERIOR COMETEU EXCESSOS QUE FOSSE IGUALMENTE BEM FISCALIZADA.MAS VEJO SIM INICIATIVAS POSITIVAS.
ABS-DESCULPE BALA,MAS AS DISCUSSÕES PASSAM POR NOMES E GESTÕES!!!

Anônimo disse...

Ahhhh, quando as coisas começam a dar certo, a encaixar.....aí é outra história. To ficando otimista, depois de muito tempo.

Claro, tudo isso aliado a competencia de treinador, jogador e assim por diante.
Tomás Castagna

Anônimo disse...

Ahhhh, quando as coisas começam a dar certo, a encaixar.....aí é outra história. To ficando otimista, depois de muito tempo.

Claro, tudo isso aliado a competencia de treinador, jogador e assim por diante.
Tomás Castagna