quinta-feira, 17 de junho de 2010

O bem-amado

"Descomunal temporada do Tiago. Um gigante. Como jogador, como pessoal e como companheiro. Foi um prazer te ver crescer em Bilbao, te ver amadurecer na sombra de Don Luis Scola e, depois, se converter no melhor pivô do velho continente. Obrigado, rapaz, obrigado por tudo. E sorte na NBA, porque você merece"

"É o melhor pivô da Europa. Que tenha sorte onde estiver, porque você merece, Tiago. És um gigante"

"Pode ter sido o último jogo do Tiago com a camisa do Baskonia (Caja Laboral). Se vai um dos maiores. Obrigado, campeão. Obrigado, capitão"

"Muito obrigado por tudo, Tiago. Não há nada mais a dizer. Bem, há, há sim: que tenha todo o sucesso onde quer que vá. Você merece"

"Mil vezes obrigado. Você merece ir para o máximo, e será ainda maior do que já é. Muito obrigado"

"Um autêntico craque"

"Fica, Tiago, fica! E se for, levarás consigo uma parte de meu coração, porque você o conquistou"

"O melhor pivô da Europa se despede no topo. Como um filme com final feliz"

"Seria uma loucura trocar a palavra "pivô" por "jogador"? Desde já eu penso seriamente que Tiago é o melhor jogador da Europa.

"Tiago, amamos você. Fique, Tiago, mas se for, leve o nosso carinho. Obrigado por tudo"

"Morreremos de saudade, Tiago. A Liga ACB ficará menor sem a sua presença, porque você nos conquistou e nos fez sentir queridos. Boa sorte sempre. Você vale ouro"

"Já disse isso aqui, e repito outra vez: Tiago é o melhor jogador que vestiu a camisa do Baskonia. Genial como jogador, pessoa e companheiro. Ouvi dizer que o Baskonia vai tentar mantê-lo, e essa seria a melhor notícias. Mas caso você se vá, Tiago, saiba que é o jogador de basquete que mais admirei. E não sou precisamente um garotinho. Parabéns!"

"Acreditem: Tiago é melhor como pessoa que como jogador. E isso dá a medida de quem é esse rapaz. Lembro que quando chegou aqui na Espanha era um jovem, jovem mesmo. Quem o viu crescer sabe que Tiago não é apenas um jogador, mas um filho de todos nós. E um filho que triunfou. Sorte, filho!"

-----------------------

Todas essas frases foram retiradas do fórum de discussão da Liga ACB na Internet. Elas dão a medida de quem é esse rapaz chamado Tiago Splitter. Transcrevi as mensagens e ao final delas estou emocionado com o carinho, o respeito e a admiração que os torcedores espanhóis (do Caja Laboral/Baskonia ou não) têm pelo brasileiro. Ele merece.

22 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, só de ler já fiquei emocionada também, é de arrepiar o carinho que os espanhóis tem por ele por aqui pela Espanha.

Anônimo disse...

..ele merece muito mais!!!

Está construindo uma carreira passo a passo, sem atropelos.
Tiago tem (só) 25 anos!!
Já é considerado o melhor pivot da Europa....e para muitos o melhor jogador fora da NBA.

...E É BRASILEIRO!!!!!!!

Muito marketing em volta de Leandrinho, Nene e Varejão......mas o nosso craque chama-se TIAGO SPLITTER.
Jogador que esteve presente em todas as convocações e tem um tremendo orgulho de defender o Brasil.

fábio balassiano disse...

assino embaixo do primeiro comentário.
abs. fábio

Glauco Nascimento disse...

Acho que esse respeito, esse amor e admiração que todos tem por ele é a maior conquista de um jogador que deixou sua terra para crescer em outro país. Ele não precisa de marketing, ele já diz tudo por ele mesmo!!

Moraes disse...

Emocionante. Muito boa a ideia de transcrever os comentarios, Parabens Fabio

fábio balassiano disse...

valeu, moraes.
o tiago merece, de verdade.
fiquei muito feliz quando li. e decidi compartilhar.

abs, fábio

Anônimo disse...

grande jogador, nunca deixou a seleção na mão, sempre defendeu o Brasil em todas as convoações. Um grande exemplo como jogador e como pessoa

Magal disse...

Sensacional !!!! só de ter o Thiago na seleção ja é um orgulho.. sempre defendeu o Brasil em quase todas as convocações e com muita garra e amor pelo nosso pais... Parabens Spitter e parabens Bala pelo Post..
Abs a todos

Márcio-33 disse...

Muito legal ver que um brasileiro é tão querido na Espanha, e melhor é saber que apesar de ser uma estrela já a um bom tempo não deixou o sucesso subir a cabeça.
Realmente essa geração é muito forte e pode, nas mãos do Magnano, repetir o sucesso que a Argentina teve com a sua geração de ouro.
Uma colocação entre os melhores dará um novo rumo ao Basquete brasileiro, e talvez num futuro próximo possamos nós estarmos vendo aqui em nossas quadras nossos garotos virando estrelas e não tendo que abandonar o País para buscar o sucesso no exterior!

Abraxxx

jdinis disse...

Tiago Splitter é o cara!

Os comentários indicam a saída dele para a NBA e parece ser essa a hora. Tiago provou que a decisão de ficar mais dois anos na Espanha foi acertadíssima.

Sds.

Bert disse...

Muito legal o post!

Adorei mesmo.

Salve Tiago!

Anônimo disse...

Além de grande jogador...Tiago é uma gato!

Bruno disse...

Bela idéia Fábio a de colocar esses comentários sobre o Tiago.

Não o conheço pessoalmente mas tenho profunda admiração e orgulho por esse rapaz que nunca se importou em ficar na sombra dos jogadores da NBA, mesmo sendo melhor do que eles, e, NATURALMENTE, conquistou seu espaço como melhor jogador de basquete do Brasil, e um dos melhores do mundo.
Se o Splitter for para NBA, vou trair minha essência e torcer para os Spurs contra todos (menos Lakers por que ai nem que eu quisesse), esse garoto merece esse sacrifício.

Parabéns Tiago pela temporada e pela carreira.

Anônimo disse...

Não o conheço pessoalmente, portanto não posso falar sobre como ele é pessoalmente. Limito-me a dizer que sempre o admirei porque, como disseram acima, nunca se importou de ser sombras dos caras que jogam na NBA e NUNCA se ausentou da seleção quando precisamos dele.

Lembro da entrevista que ele deu quando o Brasil perdeu a vaga pra Alemanha - se não me engano - no Pré-Mundial e ele foi pro microfone do SporTV e disse: "Quem quiser falar pode falar. Eu vim aqui e dei minha cara pra bater porque sempre sonhei em jogar com essa camisa e nunca vou deixar de jogar quando me chamarem".

Como jogador, o cara é simplesmente foda. Faz o trabalho sujo quando precisa, e tem a técnica que poucos pivôs tem.

Bala, sugiro que, se tiver a oportunidade, mostre a ele os comentários quando tiver oportunidade. Sou novo, mas não me recordo de outro brasileiro que teve tanto prestigio com a torcida tupiniquim.

fábio balassiano disse...

técio, vou tentar, pode deixar!

Abs, Fábio

Anônimo disse...

Seguirei o BERT:

SALVE TIAGO !!!!!!!!!!!!!

Abs

Alexandre Reis

Rafael disse...

Em Vitoria o Tiago é mito!
Eles dizem que é (foi) o maior jogador da história do Baskonia. E olha que por lá já passaram alguns gigantes do basquete.
Eles pregam (e exigem dos jogadores) muito, o chamado 'carácter baskonista'.

É tradição na cidade oferecer o título conquistado a La Virgem Blanca, padroeira da cidade. Foi hoje e levaram nada mais nada menos do que 40.000 pessoas a plaza de La virgem..

Lendo os comentários dos baskonistas no fórum, Huertas vai pelo mesmo caminho, cogitado ate p. ser capitão do time!
Tem uns links da comemoração La no fórum, vale a pena!

Abs

mayrink12 disse...

Primeiro lugar, parabens bala pela brilhante idéia, não tem como não se emocionar vendo esses elogios todos... e ta...
Show, é brilhante essas palavras de reconhecimento por um brasileiro que sempre foi humilde e nunca fugiu de criticas e muito mais do que passou aqui no Brasil, como o técio descreveu ali em cima, ele deu a cara pra bater... Parabens pra ele, com certeza merece não só o respeito dos espanhois, mas de todos nós brasileiros...
o Que me irrita muito é a falta de reconhecimento que dão para ele por aqui... nao vi nada na televisão falando sobre o melhor jogador do campeonato Espanhol, ahhh e da final tambem... rs...
Queria ver uma materia de pelo menos 10minutos pra falar TUDO,TUDO QUE ELE FOI NA ESPANHA.

MAIS UMA VEZ, PARABENS PELA IDEIA BALA

Ricardo disse...

O Tiago merece toda essa reação da torcida, é um GUERREIRO. É o meu jogador preferido há um bom tempo, principalmente pela sua postura em QUALQUER EQUIPE que faça parte, seja o clube da Espanha, seja a seleção.

O que me deixa triste é não ter visto o basquete dele tanto quanto os espanhóis!

Será que algum dia o basquete brasileiro conseguirá segurar nossos melhores jogadores, em campeonatos nacionais, para nós vermos a evolução deles de perto?

Henrique Lima disse...

Nosso melhor jogador de basquetebol em anos. Arrisco-me adizer, desde Marcel.

Genial.

Parabens pro Splitter por tudo, pq ele merece.

Márcio Xav DF disse...

já havia lido comentários com igual teor no site As e no Marca. Não conheço Splitter, mas pelo que vejo temos um futuro capitão na seleção por muito tempo e um futuro All Star na NBA, principalmente jogando e aprendendo com Tim Duncan.
realmente emocionamente e gratificante saber que além de jogadores, agora exportamos grandes homens.

Anônimo disse...

Como os demais me emocionei ao ler tantos elogios para nossa estrela maior do basquete. Quanto orgulho! Uma luz no fim do túnel para o nosso basquete tão judiado e podre. Graças a Deus temos um rapaz como ele, esperamos que os jovens jogadores se espelhem nele ,pois além de jogador me parece exemplo de bom caráter.Não podemos esquecer todos os problemas vividos por ele e sua família na triste doença e morte da sua irmã que como ele fazia questão de defender nossa seleção.
OBRIGADO TIAGO.