sexta-feira, 25 de junho de 2010

A vitória e a constatação

Foi suado, bem suado, mas a seleção feminina sub-18 acaba de vencer a Argentina por 64-61 para se classificar para o Mundial da categoria no próximo ano. A menina de branco aí da foto, Tássia, foi o grande nome da partida, anotando cinco de seus 18 pontos nos últimos dois minutos - a jogadora ainda teve cinco rebotes. Damiris, com 13 pontos, seis rebotes e quatro tocos, Mariana (12) e Isabela (11) também foram bem. Amanhã o time de Tarallo enfrenta o Canadá por vaga na final.

A vitória é legal, bonita, as meninas estão de parabéns, mas é importante que Hortência e o presidente Carlos Nunes, que estão em Colorado Springs para ver a competição, continuem desenvolvendo esta geração. A seleção brasileira cometeu 22 erros (estes desperdícios geraram 14 pontos das rivais - quase 23%), matou duas bolas em 11 tentativas de três pontos e deixou as adversárias com muita liberdade para dez conversões em 24 tentativas (42%) de fora.

Esta geração merece ir a um Mundial, sem dúvida, mas precisa continuar crescendo. E a melhora passa, principalmente, por evolução em fundamentos, capacidade física e controle dos nervos (em um dado momento da partida, no jogada-a-jogada do site da FIBA, o time cometeu quatro violações seguidas). Se continuarmos assim teremos mais diamantes brutos do basquete brasileiro sem serem lapidados.

13 comentários:

marcelo marques disse...

tem q mudar a filosofia

esse tarallo já provou q naum é capaz de fazer o brasil jogar direito

demorou para mudar

Anônimo disse...

Cala Boca, vcs não entendem nada de basquete no fundo do coração , todos queriam estar no lugar no tarallo,zanon,da Lais,porquee só eles conseguiram brigar pelos seus objetivos , acertando ou errando
Abraços aos desocupados q não sabem nem oq é basquete e fazem comentarios bobos pela falta de q fazer e do q falar.
bjoos

fábio balassiano disse...

fala, marcelo, tudo bem?
concordo em parte com você.
acho que a questão não é nem tirar ou manter o tarallo, que, ao contrário do que se imagina (inclusive a anônima pouco educada aqui de cima), eu respeito.
mas, sim, dar mais cancha para esses caras que desenvolvem talentos aqui mesmo.

exemplo básico: na nba (ok, outro mundo), atrás do banco do boston havia o tyronne lue, ex-armador do lakers. ele trabalha APENAS com desenvolvimento de atletas. foi ele, por exemplo, que fez o rondo crescer absurdamente de um ano pra cá.

na espanha, o splitter tem um tutor desde que chegou ao baskonia.

pq nao colocar alguém pra ensinar jogo de pernas pras pivôs, por exemplo?

fica a sugestão. ganhamos, mas precisamos evoluir
abs, fábio.

Anônimo disse...

Fábio querido gosto muito de vc, mas tenho q admitir q vc está errado.
1-porque estamos falando de basquete feminino, mesmo pq n brasil o masculino é uma furada e sempre vai ser.
2-porquee não sou mal educada , só não aguento ler tanta abobrinha nesse blog, se as pessoas criticam tanto esses técnicos,porquee não tenta ser igual a eles,fazendo alguma coisa pelas nossas meninas , invés de ficar criticando o trabaho que as pessoas fazem, dificl ou não a situações q aconteçem nos jogos , são sempree eles q estão dando a cara pra bater , tentando fazer alguma coisa,enquanto vcs perdem tempo criticando oque vcs não são capazes de fazer.
Abraços curta o momento que o basquete brasileiro esta vivendo, que é estar buscando superar seus obstáculos .

fábio balassiano disse...

anônima, eu entendo você, mas as críticas desse blog, e da caixinha, não são abobrinhas, não.
acho que as pessoas têm a liberdade de, em não ofendendo, falar o que quiser neste espaço.
e essa de "parar de falar e fazer" eles já fazem. quem critica aponta erros, porque simplesmente quer ver solução.

é só ver por outro prisma. entendo você também, ok?

abs, fábio

Anônimo disse...

Fábio vc deveria muda de profissão, acho que deveria ser técnico iria se dar muito bem...Porquee oque vc adora falar mal dos técnicos lembre-se por mais q vcs critiquem são eles os melhores, por isso está no topo.Abraços queridoo !

Allan Oliveira disse...

Não entendo como tem anônino que fala com tanta marra... quer ser polêmico(a), mostre quem é oras...

Tá na cara(pelos resultados, Stats, e jogos pela tv) que o trabalho de base tem sido muito mal feito, não é preciso ser um técnico pra isso. Basta ter bom senso, não tomar partido de ninguém e gostar do esporte. Nota-se nitidamente o despreparo nas categorias de base, principalmente feminina. As meninas não tem uma concorrência tão grande quanto os homens, e até pouco tempo eram a 4ª,5ªpotência no mundo. Agora sofrem pra ganhar contra a Argentina(antes freguesa absoluta)nas categorias de base. È de se preocupar sim.

marcelo marques disse...

anonimo deve ser "amiga" do tarallo

kkkkkkkkkkkkkkkkkk


"curta o momento q o basket brasileiro esta vivendo"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Pelo que tenho lido a respeito dessa seleçao que sem duvida nenhuma possui bons valores como tassia e damiris a preparaçao foi muito boa. 3 fases de treinamento totalizando 2 meses de treino e so estamos em junho. Jogaram um Sulamericano, fizeram diversos amistosos no brasil e nos Estados Unidos sem falar de um treinamento em Las vegas.
Fabio, essa preparaçao e ruim??? Essa gestao nao esta fazendo mais pela base do que o Grego jamais fez???
Abraços

fábio balassiano disse...

anônimo, a preparação para esta competiçao foi boa, não resta dúvidas. mas, insisto, podemos ir mais.
e, na boa, comparar a gestão atual com a anterior é brincadeira. 1 é sempre maior que 0. pouco é maior que nada. entende?

de novo: o problema é mais estrutural, e menos pontual. a preparação foi boa, mas as atletas podem render mais. é só olhar para o potencial físico da damiris, para a técnica da tássia, para a força da joice, para a visão da aruzha...

acho que podemos, e devemos, sonhar mais alto! sempre.

Anônimo disse...

Esta ai!!!!Brasil esta na final contra os estados unidos. Nao acho que seja o ideal mas isso ja prova que se investirmos na base podemos colher bons frutos.Estamos no mundial ano que vem e ja somos segundo nas Americas.
Parabens meninas, comissao tecnica e CBB pelo empenho durante o ano.
Abraços

Anônimo disse...

Conheço baquete muito bem e posso
falar que o Tarallo é melhor do que
a Janeth e até do Colinas.Esse
espanhol caiu aqui de paraquedas.
A Espanha nunca esteve na nossa frente no ranking da Fiba.Fora
Colinas,Hortencia e Janeth.
Cade o CREF?

Anônimo disse...

Quem são esses anônimos, amigos do Tarallo, a família dele ou o próprio?!?!?

Queria que ele explicasse como funciona esse revolucionário esquema tático de jogar com uma pivô e 4 alas/armadoras?