terça-feira, 22 de junho de 2010

Ao mestre com carinho

Tex Winter não é visto em uma quadra de basquete desde abril de 2009, quando sofreu um ataque cardíaco que lhe tirou boa parte de seus movimentos. Aos 88 anos, o inventor do sistema ofensivo com mais títulos da NBA não deve ter visto na semana passada a última de suas conquistas.

Fiel escudeiro de Phil Jackson em Chicago e na primeira passagem do treinador em Los Angeles, onde ambos concordam que se jogou o melhor do sistema de triângulos com Shaquille O'Neal no pivô (de acordo com Tex Winter, o ST "vibra" e flui mais com um gigante perto da cesta), Tex tem muito de responsabilidade no recente triunfo dos Lakers - em sua entrevista coletiva após o jogo (veja aqui), Jackson disse que o lance que decidiu a partida foi aquele em que o time rodou a bola até Pau Gasol encontrar Derek Fisher livre para anotar três pontos (eram, como ele disse sem dizer, os triângulos em ação).

Eu não sei exatamente o que se passa na cabeça dos técnicos da NBA, mas é muito estranho que um sistema ofensivo que rendeu 11 títulos no últimos 20 anos seja praticamente ignorado pelas franquias da liga. No Brasil, o mesmo raciocínio se aplica, obviamente.

Phil Jackson, o único que o utiliza, certa vez disse que os treinadores têm medo de, com os triângulos (algo totalmente intuitivo e não "decoreba"), perderem de vez o controle sobre seus atletas. Enquanto isso, Big Phil enche de orgulho o seu guru. Tex Winter merece.

4 comentários:

PauloRJ disse...

Bala, não é só perder o controle dos jogadores, precisa de jogadores inteligentes para "ler" a defesa e criar as jogadas....

Basta ver a dificuldade que o Kurt Rambis está tendo para tentar implantar o sistema no Minesota..

No próprio Lakers, durante as finais, o Zen Master teve que simplificar um pouco o jogo para encaixar o Artest...outro que não gosta do sistema é o Farmar, que prefere pick and rolls...o mesmo aconteceu com o Gary Payton, que era um jogador fantástico e não se encaixou e pediu para ter algumas jogadas para ele....acho que o Phil na época poderia ter armado alguns pick and rolls com ele e o Malone...imagine, ora o Triângulo com Kobe, Shaq, ora pick and roll com Payton e Malone....se não fossem as brigas aquele time provavelmente teria sido o melhor da história...

fábio balassiano disse...

fala, paulorj, beleza?
tendo a discordar de você. o triângulo estava lá, nos jogos 6 e 7 da série.
e o triângulo é adapatável, cara, totalmente adapatável.
uma de suas vertentes é o pick.
o payton não se adaptou a ele porque só sabia jogar com a bola nas mãos. isso pode ser pouco para tex e phil jackson...

abs, fábio

Moraes disse...

Segundo o proprio Marcel, ele utiliza e se diz estudioso este sistema. Um comentario dele seria bem legal. Acho que a maior dificuldade é a falta de leitura de jogo, bons passes, bons fundamentos e inteligencia por parte dos jogadores disponiveis nos times brasileiros. Alem é claro, da disposição de estudar e de preparação por parte dos tecnicos.

fábio balassiano disse...

concordo, moraes.
torço pro marcel aparecer por aqui.
e, sim, concordo também que o problema é de leitura de jogo. tanto que o phil jackson cansa de dizer que o gasol é um dos melhores jogadores que ele já treinou justamente por causa disso - o espanhol consegue "ver e ler" tudo com uma facilidade assustadora. do kobe e do fisher eu nem falo...

abs, fábio