terça-feira, 1 de junho de 2010

A chance

O conselho de administração da LNB se reúne hoje, às 14h, para decidir que punição dar a Brasília após o incidente do jogo três do último domingo. Antes, porém, o STJD interditou preventivamente o ginásio Nilson Nelson por tempo indeterminado. A questão, agora, é saber o que a liga decidirá. Algumas situações devem ser concluídas desde já, ao meu ver:

1) Independente da interdição do Nilson Nelson, o jogo 5 em Brasília, se houver, precisa de um reforço de policiamento monumental. E que a organização da partida não fique, obviamente, a cargo do time da capital federal, que já provou não saber fazer eventos de alto nível, com segurança e conforto a atletas e torcedores.
2) O que a LNB está esperando do jogo 4 aqui no Rio de Janeiro? Alguém já conseguiu imaginar o clima que se dará na HSBC Arena após o charivari do domingo. Um amigo, com propriedade, disse que um barril de pólvora é a melhor definição, até porque será o último jogo do Flamengo em casa no NBB.
3) Em caso de jogo 5, não seria mais correto, pela ordem e pela moralização do campeonato, fazer a partida em uma quadra neutra?
4) Até quando os jogadores brasileiros atuarão com tamanha desfaçatez - antes, durante e depois dos jogos? É a tal pergunta do Tostines: o comportamento dos torcedores é reflexo do que vemos dos jogadores, ou o comportamento dos atletas é reflexo do sangue sempre quente do público? E, na boa, pedir que os atletas apertem as mãos antes do duelo de quinta-feira é hipócrita demais.

Bom, o blog espera ansiosamente que a liga tome uma atitude digna, correta e muito enérgica. Se quer mostrar credibilidade, como sempre mostrou, é bom não perder essa chance. Punir, de forma dura e sem politicagens, é a melhor solução.

15 comentários:

Anônimo disse...

bala, concordo
acho impressionante pedir que os jogadores façam apelos, já que no começo da série toda houve brigas!
engraçado, né?
o pessoal da sportv vive em um mundo paralelo, vide pedido do rebote e roby porto (who?)

guga

: disse...

Concordo com vc, e ainda além das puniçoes ao time de Brasília, os jogadores do Flamengo, como o Wagner e o Dedé, devem ser punidos. Assim como os jogadores do Pacers, naquela briga contra a torcida de Detroit foram punidos. Tem que does em alguém,épreciso profissionalismo.

fabio

Anônimo disse...

GUTO
CORRETO INTERDITAR O GINASIO DE BRASILIA,É ÓBVIO QUE O JOGO TEM DE SAIR DE BRASILIA,NOS CAMPEONATOS CBB TEMPORADA REGULAR,QUANDO HAVIA INTERDIÇÃO DE QUADRA,O MANDO ERA NOVAMENTE DO VISITANTE.OS JOGADORES DO FLAMENGO DEVEM SER PUNIDOS-DEDE-BOCARDO(ESTES DOIS NÃO ACRESCENTAM NADA!)WAGNER E JEFFERSON,QUE FORAM OS QUE CLARAMENTE SE METERAM NA CONFUSÃO!AGORA A SUGESTÃO DO ROBY(SE ACHA!)PORTO E DO RODRIGO,BEIRA AO RÍDICULO.

Anônimo disse...

Fabio, o pessoal do databasket publicou dois videos do correio brasiliense que mostram que os caras do flamengo tambpem exageraram;.

Anônimo disse...

Concordo que é bizarro querer que os jogadores se abracem no meio da quadra formem um circulo e cantem kumbaiá, mas um aperto de mão não é nada de mais afinal apesar da tensão, não machuca ninguém e prova que o que é de jogo acaba quando as luzes do ginasio se apagam,bons exemplos nunca são piegas nem hipócritas para aqueles que os seguem! Os jornalistas citados realmente fazem um drama danado mas no fundo querem o melhor para o basquete, Bira Belo fala muita besteira mas ama este esporte como os que deixam seus comentarios aqui, além de ser um educador o que exige dele uma postura politicamente correta. (deixo claro que acho o mesmo um péssimo comentarista e flamenguista doente). Agora os jogadores devem ser punidos e o mando de quadra deve passar pro flamengo, que revidou a provocação dos torcedores mas não abriu as porteiras para que os mesmos entrassem em quadra!

Marcio-33

Toledo/MG disse...

Não é assim tão fácil. A questão da inversão do mando ou da realização de jogos com portões fechados tem a ver quando existe $ envolvido, tais como nos jogos de futebol. Os eventos, apesar de lamentáveis, não tiveram influência no resultado da partida, então não há que se favorecer a equipe segunda colocada com a inversão de mando na eventual partida final (já que, em teoria, o campeonato pode acabar na 4ª partida). Há que se punir a instituição Universo, por má conduta de seus dirigentes e organizadores, mas não houve culpa de seus jogadores ou equipe, esta é a voz comum. Há que se punir os jogadores do Flamengo por sua conduta inconveniente, porém não a instituição, já que a responsabilidade pela organização e condução da partida não era sua, também é voz comum. Há que se punir os torcedores envolvidos, caso sejam identificados (tarefa difícil), porém não há como punir a "torcida", já que a mesma não tem existência tal que permita isso.

Acredito que o Código Brasileiro da Justiça Desportiva tenha previsões e jurisprudência para todas essas situações, mas acho que somente haverá justiça se todas as penalidades forem impostas na mesma ocasião. A interdição do Nilson Nelson como medida preventiva é absolutamente correta, mas não se pode arbitrar uma eventual mudança de mando de jogo sem que se tenha o resultado do julgamento dos atletas envolvidos, e vice-versa.

Sem comentar uma eventual punição aos atletas do Flamengo, pois parece que não houve atletas do Universo envolvidos, uma posição viável quanto ao mando de jogo seria a realização da 5ª partida, caso necessária, na casa do Universo, porém sem a presença de público.

Victor Dames disse...

Concordo com tudo Bala, mas não vejo porque deixar de pedir que os jogadores tentem transmitir alguma mensagem conciliadora antes do jogo. Muito do que os torcedores fazem ou deixam de fazer é reflexo das atitudes e do comportamento que seus ídolos adotam. Vale ressaltar que o atrito entre os atletas do Fla e do Universo nunca foi além do normal na quadra, dada a tensão da rivalidade que se instaurou nos últimos anos entre as equipes.

Outra coisa lamentável é crucificar os atletas do Fla por suas reações. Nunca vi ninguém apanhar calado, só o Ghandi. Se os jogadores são comparados a marginais por suas reações, as "crianças" perseguidas por eles podem muito bem ser pivetes... Também é ridículo a tentativa de responsabiliza-los pelo início dos tumultos, nem com uma câmera HD com zoom x100 dá pra ver quem começou. Prefiro acreditar nos muitos depoimentos de pessoas que presenciaram a incitação do Jorge Bastos e as cusparadas sofridas por Hélio (primeiro ato físico de agressão, pelos relatos). Vamos ver como as provas serão analisadas pela LNB e pelo STJD.

Abraços!

Anônimo disse...

Interdição do ginásio, com mando de jogo neutro (sem inverter o mando, o que seria mais um favorecimento ao Flamengo) e punição aos jogadores do Flamengo que bateram nos torcedores.

fábio balassiano disse...

galera, o que quis dizer é que eles se matam, se pegam, se batem em quadra, e depois de a confusão pronta chegam a pedir "calma"?
nao faz sentido.
isso precisa ser praticado, e nao falado

Abs, Fábio

Toledo/MG disse...

Bala: não dá para esperar nada da torcida, porque eles não tem nome, sobrenome ou endereço, nem ninguém que os cobre. Só que os jogadores e os dirigentes têm, e é deles que se pode (e deve) exigir tudo, desde boa educação e respeito aos torcedores até excelente comportamento, em quadra e fora dela. Principalmente dos jogadores, que, queiram ou não, são figuras públicas e formadores de opinião.

Depois de tudo que foi escrito aqui, uma idéia me acometeu com relação aos mandos de jogos. Uma vez que os mandos de jogos têm sido preponderantes nas disputas dos "play-offs", que tal a classificação servir apenas para a definição da ordem das 4 partidas iniciais, 2 na casa de cada um,sendo que o melhor classificado receberia o 2º e o 4º jogos, ou outro arranjo qualquer, e o 5º jogo, caso necessário, seria sempre realizado em quadra neutra? Ou então, que o mando de jogo para a 5ª partida fosse sempre da Liga, que poderia programá-lo para onde fosse mais adequado, mais ou menos como no Superbowl? A CBV, junto com a Globo, tem feito isso com o voleibol, e apesar de muitas reclamações, parece que o esquema tem funcionado.

Abraços.

Victor Dames disse...

Mas o basquete é um esporte que comporta esse comportamento na quadra, desde que fique restrito as regras do jogo. Ninguém precisa ser amigo também fora dela, mas precisam se respeitar. Se pegar, se matar, no sentido figurado, é bem diferente de xingar ou dar uma cusparada na cara do adversário. Gera até uma falta técnica e/ou antidesportiva.

É bom lembrar que jogadores de lados opostos agora estarão juntos em quadra, na própria seleção. E se são tão profissionais, devem lembrar que podem ser contratados pelo mesmo time um dia.

Outra coisa importante é que não acho que os jogadores que tenham se excedido em suas reações as agressões que sofreram devam ficar impunes. Só acho que não cabe a LNB ou o STJD apreciar essa questão, mas sim a Justiça comum.

Abraços!

Anônimo disse...

Deveriam prender aqueles jogadores que pegaram o alambrado e saíram correndo atrás da torcida. Superem seus traumas, perdedores.

Anônimo disse...

Para dar moral, todos os culpados serão ser punidos. Provavelmente Brasilia sem Ginásio e multados e turma de "bons" meninos do Flamengo julgados.
http://globoesporte.globo.com/basquete/nbb/noticia/2010/06/apos-confusao-fla-pode-perder-meio-time-para-possivel-jogo-5-da-final.html

Anônimo disse...

Será que o julgamento acontecerá mesmo na 6ª???
Sei não...
Na verdade, teria que acontecer antes da 4ª partida....

Abs,
Rafael

Toledo/MG disse...

Caro Victor: a responsabilidade pelo julgamento no âmbito do esporte é sim do STJD. Caso alguém tenha se lesionado, ou ache que houve algum tipo de prejuizo físico, moral ou financeiro, independente do aspecto esportivo da questão, aí o caso deve ser encaminhado à justiça comum.

Parece que não foram feitas moções nesse sentido (ainda), então a análise do caso deverá se dar no âmbito da justiça desportiva, que possui dispositivos para tal.

Rafael: também acho que o julgamento dos atletas envolvidos deveria se dar antes do 4º jogo, sob pena de se cometer uma grande injustiça ou confusão, caso os mesmos venham a jogar, o Flamengo vença, e depois os envolvidos resultem suspensos, com o risco de termos até a anulação da partida.

Abraços

Abraços.