sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Do banco para o blog

Trillion, nos EUA, é uma gíria que define os atletas que nunca entram nos jogos (aquele que sempre apresenta traços nas estatísticas). É exatamente o que acontece com Mark Titus, ala-armador da Universidade de Ohio State: em 12 partidas da temporada, ele atuou em apenas cinco, num total de 14 minutos e com máximo de três pontos.

O que deveria ser mais uma história comum, porém, se transformou em um sucesso absoluto com o público. Tal qual fazia Paul Shirley, ex-ala do Phoenix Suns, que trazia uma visão bem humorada do cotidiano de um trillion (traço), Titus virou uma febre em sua universidade e no meio colégio americano.

Seu blog, o Club Trillion, foi acessado por quase 2 milhões de pessoas no último ano e se intitula como uma "visão de mundo vinda do final do banco de reservas". Seu Twitter, para se ter uma idéia, tem mais de seis mil seguidores (Ed Davis, de North Carolina e cotado para ser uma das estrelas do Draft de 2010, tem apenas quatro mil). Se isso não bastasse, Mark Titus (de toalha no pescoço na foto ao lado) participa ativamente da campanha "A Kid Again", que arrecada fundos para crianças com necessidades. Em seu blog é possível comprar uma camiseta (US$ 25), cujo montante arrecadado é revertido para a instituição (até hoje já foram vendidas mais de 800).

O interessante é que, como Shirley, Titus consegue rir de si mesmo e fazer piada com a sua sequência interminável de minutos no banco de reservas. Mas o garoto vai além: apenas 30% de seus posts envolvem basquete. Um dos últimos, por exemplo, fala sobre um jogo contra Delaware State Hornets, faculdade que não tinha nenhum atleta branco em seu elenco e que mesmo assim teimava em praticar um basquete sem velocidade (algo completamente impensável para o rapaz). Em outro post, Titus relembra, de maneira hilariante, a aventura de um ex-companheiro que ficou preso no elevador por mais de quarenta minutos.

A história de Titus é muito parecida com a de outros meninos que passarão pelas universidades americanas. A diferença é que ele resolveu rir disso tudo, fazer piada com sua própria situação. Ganhou a simpatia, os cliques e os aplausos de todos. Agora, na escalação de Ohio State, o ginásio todo só grita "Tril, Tril, Tril" enquanto os titulares são anunciados. Ficar no banco, como se vê, pode ter lá as suas vantagens.

3 comentários:

Anônimo disse...

Historia interessante, mas só uma observação:

Titus é SG, ala-armador.

Abraço

fábio balassiano disse...

verdade, me enganei.
abs

Duda 11 disse...

Bela história, Bala! E não duvido nada se logo ela virar história de filme nos EUA! rs