quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O lado B do basquete na Argentina

Pode ser que seja a impressão de um turista que passou quatro dias no final do ano na cidade (acho que temos leitores argentinos por aqui e que podem me corrigir), mas se há uma coisa que notei é que os grandes clubes do país não estão em Buenos Aires. O Libertad, o Atenas, o Regatas, entre outros, ficam muito longe da capital, deixando os patrocinadores muito menos propensos a investir na modalidade (isso sem falar na condição econômica do país, que é péssima!).

Para ser ter uma idéia, mais de 53% do PIB dos hermanos se concentra em Buenos Aires, e talvez isso explique que o nível técnico da liga local seja bom, mas não mais do que isso. Por mais paradoxal que possa parecer (principalmente para quem, como eu, critica a centralização do basquete no Brasil), me parece que na Argentina a descentralização dos clubes, ou o distanciamento das grandes equipes da capital, joga contra a LNB, mas não só contra a LNB.

Essa descentralização é nociva, principalmente, ao basquete feminino, que ainda não possui resultados internacionais de expressão e consegue ainda menos grana daqueles que pensam em investir na modalidade (o que me disseram por lá é que as meninas são semi-profissionais, apesar do talento da equipe Sub-19 que terminou o Mundial da categoria em terceiro lugar).

No final das contas, creio que o basquete argentino tenha um saldo muito positivo, mas, como em qualquer modalidade de negócio, existe um campo imenso para melhora.

8 comentários:

Bert disse...

Amigo,

Do masculino, sei pouco.

Mas do feminino, é um grande amadorismo.

Há uns dois anos saiu uma entrevista com a Paoletta na FIBA que era simplesmente inacreditável.

Abraço.

fábio balassiano disse...

fala, amigo bert.
sim, eu senti isso lá também.
nenhuma jogadora é conhecida, os clubes são amadores totalmente, e as novinhas acabam desistindo da modalidade.
soa familiar, não? em menor escala, mas soa...

abs, fábio.

Bob disse...

Bastante familiar.

Aqui ainda há um mercado interno bem fraco, mas que sustenta uma minoria. E as brasileiras conquistaram um espaço nas ligas estrangeiras - que vem se reduzindo bastante ultimamente, diga-se de passagem.

Acho que esses fatores impedem por enquanto que a Argentina nos vença no adulto.

Sabe-se lá até quando...

Abraço.

fábio balassiano disse...

fala, bob, tudo bem?
com certeza isso influencia.
é simples: nas divisões de base há um equilíbrio grande. no adulto, isso não acontece.
alguma coisa acontece pelo caminho, né.

abs, fábio.

Unknown disse...

Falando em Argentina: http://espnbrasil.terra.com.br/basquete/noticia/95692_CAMPEAO+OLIMPICO+NEGOCIA+COM+CBB+PARA+TREINAR+BRASIL+MASCULINO

Magnano é um ótimo treinador, mas acho toda essa situação no mínimo uma sacanagem com o Moncho. Me desculpe por sair do foco do post, mas achei importante. Abraço.

Sergio Dois Due disse...

Bala: eu tambem peço desculpas mas ja saiu na capa do Clarín da Argentina a noticia do convite a Magnano para dirigir a seleção do Brasil.
http://www.clarin.com/diario/2010/01/07/um/m-02115364.htm

será que vai dar? de qualquer maneira ficou comprovado que Moncho Monsalve,ja era...

sigo pensando que vai ser muito dificil que o Brasil basqueteiro aceite um argentino dirigindo a seleção maior

Anônimo disse...

ARGENTINO dirigindo a seleção de basquete?!?!?

se isto ocorre, já lanço a campanha IMPEACHMENT na CBB. FORA Carlos Nunes e Brunoro!!!!! Adiós.

Anônimo disse...

RUBEM MAGNANO DISPENSA APRESENTAÇÕES E A RIVALIDADE POUCO INTERESSA NESTA HORA. O IMPORTANTE É O BASQUETE BRASILEIRO EVOLUIR. SE CONFIRMAR, SERÁ UMA GRANDE CESTA DA CBB.