quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Não vale arriscar?

Marquinhos sempre foi muito contestado no Brasil. Diz-se que seu comportamento não é o ideal, que sua única arma são as bolas de três pontos, que isso e que aquilo. Após uma temporada no Pinheiros, o ala agora está na Itália, e jogando muitíssimo bem no Montegranaro, cuja campanha até aqui na Legabasket é de oito vitórias em 15 jogos (sétima colocação).

O brasileiro é o cestinha de sua equipe com 14,1 pontos e ainda contribui com 4,2 rebotes e 1,7 passes em 30,8 minutos por partida. Nos três pontos, arma preferida de Marquinhos, seu aproveitamento é excelente (44% e pouco mais de cinco tiros tentados por duelo). Para se ter uma noção, dos 15 jogos (todos como titular), o rapaz não anotou mais de dez pontos em apenas um.

Aos 26 anos, Marquinhos é mais um caso típico de jogador que precisa de um técnico rígido em sua cola. Sob o comando de Fabrizio Frates (50 anos e com fama de disciplinador), o ala parece ter encontrado o equilíbrio entre agressividade no ataque e seu antigo individualismo em excesso.

Estilo parecido tem Rubén Magnano, novo técnico da seleção brasileira. Com deficiência clara na posição 3, pode ser que uma boa conversa com Marquinhos resolva boa parte dos problemas do time no Mundial da Turquia.

42 comentários:

Anônimo disse...

Vale a pena sim.
É o melhor exemplo de atleta brasileiro que os técnicos argentinos sempre comentam...ótimo potencial físico e técnico, porém indisciplionado. Todos por lá falam que queriam atletas com esse potencial na Argentina.

Anônimo disse...

já conhecido:
MAU CARÁTER, FOMINHA E DESAGREGADOR

Basta ver seu histórico em seleções: não vamos esquecer que abandonou o grupo por 2 vezes e criou inúmeras situações de conflito com outros atletas e comissão técnica.

Bicho ruim não vbale a pena trazer de volta....sabe jogar, mas é individualista e mascarado.

só não ve quenm não quer.

e se alguém for fazer suia defesa, que conteste estes fatos já conhecidos.


Flavio Medeiros

Magal disse...

Vale a pena sim com certeza !!!! se ele demonstrar que quer ajudar o grupo sem pretensões de ser o cestinha do time, vai acrescentar e muito na seleção... espero que o Magnano tenha uma conversa com ele e tudo se resolva..
Abs a todos..

RAO* disse...

Parem com isso, o cara cuspiu na cara da seleção e querem chama-lo devolta? pff

Anônimo disse...

NÃO, NÃO, NÃO...mil vezes NÃO.

Marquinhos só pensa nele e já teve suaS chanceS.

Sabe jogar, mas não respeita esquema tático....é só lembrar como jogou no Pinheiros (fazia o que queria, qdo queria e ficava 40min na quadra).

Seleção NEM PENSAR.....até porque o Magnano não é bobo e conhece seu histórico.

mayrink12 disse...

Como disse o Magnano, tudo e todos serão avaliados e teram uma chance!!

Acho que o Marquinho se inclui nisso tambem. O Tavernari tambem, tem que começar a ser bem trabalhado.

Fábio Carvalho disse...

Assino embaixo, Bala. Nao custa nada conversar e tentar chegar a um acordo entre ambas as partes.

Anônimo disse...

Ele é a Iziane do Basquete Masculino.

Anônimo disse...

...ele é comprovadamente PIOR do que a Iziane.

Já aprontou muito mais....................

Ramona disse...

Qual é a de vcs. Quem vcs pensam que são para julgar e Fulana Castro Marques ou Marquinhos Ciclano. Vcs nao tem o direito de decidir o caminho deles na seleção. Somente o técnicos.

Dito

Guilherme disse...

Arriscar, na minha opinião, é convocar um elenco sem um três decente. Problema de disciplina se administra, deficiência técnica, não tem como. Marquinhos deve estar na seleção.

Ramona disse...

Assino Embaixo Gui!!

Anônimo disse...

NUNCA MAIS

Ele que vá jogar pelada na Italia...até ser mais uma vez expulso do time e retornar ao BRASIL......

Giuliano disse...

Tô de acordo com o Guilherme. Já disse aqui e repito, o Marquinhos é um mala, mas é o melhor jogador que temos na posição 3. As alternativas são um desgastado MM, um promissor porém baixo Tavernari e... e.... bem, deixemos para lá (estou desconsiderando a possibilidade de estrangeiros como o Shamell, até porque até onde eu sei ele não tem o passaporte ainda).
Com o Magnano, acho que ele poderia se enquadrar. Um conversa poderia servir como base para avaliar o seu comprometimento e sua real vontade de jogar na seleção. E aí é ver se é ou não o caso de convocá-lo.

Anônimo disse...

Caro Bala, pq vc defende o Marquinhos e não a Iziane??? Acho o caso do Marquinhos pior, ele já abandonou Vasco, Mogi, seleção e mais recentemente Pinheiros....é o Robinho do basquete, semprerompe seus contratos, nunca cumpre seus compromissos...

Anônimo disse...

kem nao conhece o marquinhos nao sabe o qto humilde ele eh ....mta vezes deu a cara a tapa...realmente ele errou no caso selecao mas hj sei q esta arrependido... oq o coloca em condicoes para sim integrar a selecao...por favor os q tem algo contra ele nao acusem baseados no q viram na midia...ha mto alem dakilo! todos tem direitosde ter suas opinioes mas as pessoas mudam e tem direito a se redimir. nao julguem sem o conhecer ele nao oq parece!

Anônimo disse...

não só pela midia....mas pelos fatos.
Abandonar uma seleção uma vez já é feio....duas é arrogancia e burrice.

Não devemos dar uma terceira chnace!!!!

sorte para ele, mas que assuma e conviva com as cagadas que já fez e uma das razões de não termos disoutado a última Olimpiada foi o clima clriado por seu abandono da seleção em meio ao Pre-Olimpico de Las Vegas em 2007.

fábio balassiano disse...

anônimo, eu não defendo nada.
apenas relatei o sucesso que o marquinhos está tendo na itália. e sabia que essa comparação com a iziane viria.

na seleção, a iziane teve um ato de indisciplina público, em um clima até então de paz.

o marquinhos deu uma entrevista alucinada, mas o clima já estava bagunçado antes mesmo disso tudo.

os casos são diferentes, bem diferentes.

não conheço o marquinhos, mas acho que ele é um jogador razoável. só isso. não há defesa alguma.

abs, fábio

Anônimo disse...

falar eh facil... quero ver um de vcs no lugar dele... sair acusando ele todu mundo faz, mais se colocar no lugar dele ninguem quer !
quem nao conhece ele fala mal, pq nao sabe o quando ele eh fmz... pq vcs nao param de acusar ele sem antes conhecer a pessoa que ele realmente eh.

Filipe D.

apaz disse...

caramba anonimo(pelos fatos...) q nao perdoa! q coracao duro o seu....e passado! eu tenho certeza q ele vai se redimir e tanto eu qto vc poderemos torcer por ele juntos na selecao! e se Deus kiser veremos 1 brasil unido e vencedor ok? ele eh ser humano passivel de erros...hj ele esta mto mais maduro e sei q se tiver outra chance vai colocar em 1o lugar o bem-estar e uniao do grupo.
q vc possa abrir seu coracao e ter esperanca! q Deus o abencoe!

Anônimo disse...

De fato e bom lembra que ser o melhor aonde se participa tras consigo alguns fardos, ter abandonado a seleção em Nevada com uma contusão ná mão foi fato, falar o que estava acontecendo foi o certo, se ninguem fala-se o que estava acontecendo a seleção ia continua na mesma merda aonde um tecnico convocou um jogador fora de forma para ser titular(NENE)isso é inteligencia certo? ser melhor jogador e cestinha no pan 2007 não conta nada, ninguem ve as glorias só os erros, mas grandes atletas crescem com os erros não é a toa que foi cestinha e esteve entre os melhores desde a categoria de base, ninguem fala nada quando nene, nezinho, valtinho fizeram o que fizeram, mas eu não quero fala nada de ninguem so que ele tem o talento tem o comportamento de brigador porque quer vencer e não ser apenas mais um ele está fazendo historia e isso deixa alguns com inveja, o sucesso vem do grupo ele não faz todos os pontos do time e nem joga sozinho muito menos defende e pega rebote sozinho ele so se destaca pelo seu talento individual e pelos seus colegas de time...


Thiago de Sousa

Anônimo disse...

vencer e se destacar sempre seu lema.....desde que jogue pelo menos 30 min e arrremesse qtas bolas quiser.

Jogar em equipe e fazer parte de um GRUPO nunca foram sua prioridade.

É egoista, fominha e pouco se importa com os outros.

Jé provou que não tem capacidade emocional de lidar com um grupo de seleção, onde não teria os holofotes para ele.

Bom jogador, mas um péssimo elemento para um grupo de estrelas.

NÃO deve ser convocado.


Flavio Medeiros

apaz disse...

engracado mesmo q NINGUEM lembrou do ele fez no PAN2007....ne? ele desmascarou uma super panela ainda q tenha pego pesado...se isso nao tivesse rolado lula e sua trupe ainda estariam no controle...e ai esperancas 0 seriam pra sonhar com olimpiadas!

Anônimo disse...

oops.... QUEM ESCREVEU O COMENTARIO AI DE CIMA...... FUI EU

ANDREA SIMEONI

apaz disse...

na Italia oq mais falam eh justamente do seu pontencial de jogar em grupo e o tanto q ele passa bolas...o qto ele une o grupo...deixa acontecer e se ele for convocado ele vai mostrar oq ele eh HJ! num adianta ficar debatendo isso agora....eu so falo q eu tenho certeza q ele vai calar a boca de mtos!

Anônimo disse...

Usando a minha imparcialidade no assunto, cada um com seus problemas de fato ele vai ser convocado para a seleção vai fazer o que ele vem fazendo como todos os jogadores fazem na seleção. Estrela tá no ceu ali e todo mundo jogador normal onde bem ou mal alguem vai ter que ser destaque sendo MV, NENE, LB ou que seja, é a vida.


Thiago de Sousa

Anônimo disse...

AH OUTRA COISA SR ANONIMO....

ELE NAO ABANDONOU OS TIMES....
EXISTE CLAUSULAS NOS CONTRATOS QUE LIBERAM OU NAO LIBERAM O JOGADOR PARA NEGOCIAÇÕES COM OUTROS TIMES... EXISTEM PRAZOS ESTIPULADOS NOS CONTRATOS... QUE ACREDITO QUE VC NAO SAIBA QUAIS SÃO, POIS VC NAO ESTAVA LÁ NA HORA DE ASSINAR NAO EH?! OU O CONTRATO PASSOU PELA SUA MAO ANTES DE CHEGAR AS MAOS DELE?
E CASO VC NAO SAIBA, ELE TEM UMA FAMILIA PRA SUSTENTAR E O BASQUETE É O GANHA PÃO DELE, ASSIM COMO DE TODOS OS OUTROS JOGADORES DA SELEÇÃO.... E TODOS ALMEJAM O SUCESSO NA CARREIRA....


ANDREA

fábio balassiano disse...

andrea, concordo com tudo o que você falou, mas os palavrões são desnecessários, ok?
se quiser refazer o comentário, sem o teor animado, fica à vontade.

abs, fábio

Anônimo disse...

Tudo Bem Fabio.. devo dizer q realmente fiquei mto brava com os insultos ao marquinhos ou a qualquer outro jogador de forma injusta... falar do carater de uma pessoa é mto grave.
Mas vou resumir tudo: As pessoas nao tem direito de julgar ou criticar ninguem atraves da midia, que adora fazer intrigas e fofocas.
O Marquinhos é um ser humano como qualquer um, ele erra, mas tenho certeza que ele aprendeu com todos tanto como pessoa quanto como jogador. Ele falou oq todo mundo via, era FATO oq estava acontecendo na seleção, talvez as palavras que ele tenha usado não foram as adequadas, mas se ele nao tivesse falado a seleção ia continuar na mesma catástrofe e esse novo técnico nao iria chegar e mto menos o Moncho.
Se hoje ele é o cestinha do time dele na Itália é por mérito dele e dos companheiros que tbm confiam nele se ele é o melhor 3 para o Brasil é por esforço e mto trabalho.

Esse sr. Anonimo vai queimar a lingua com toda essa intriga e essas palavras sobre o caratér do Marquinhos.

ANDREA

fábio balassiano disse...

perfeito, andrea.
melhor assim
tb n curto essas análises de caráter que costumam ser feitas.
quem somos nós pra julgar isso.
acho que isso foge um pouco da nossa alçada.

obrigado pela compreensão e abs, fábio

Giancarlo Giampietro disse...

Galera,

acho que há uma percepção muito cruel em torno do Marquinhos, cheia de preconceitos e mitos.

Vamos lá:

1) Sobre a história de ter abandonado a seleção duas vezes, trata-se de uma lorota propagada pela administração anterior da CBB.

a) A de Las Vegas a gente lembra muito bem, pela divulgação da entrevista ao David (ex-lance, agora Diário de SP). Eu estava lá na cobertura tb, e, como o Bala mencionou, a bagunça era muito maior... MUITO MAIOR. Tem jogador que estava doido para fazer a mesma coisa, mas, talvez por melhor orientação profissional, se calou. O Marquinhos era o menor dos problemas na ocasião. Ele só foi problema depois da vaca fria. Com ele lá de mão quebrada ou não, com polêmica com a imprensa ou não, o Brasil não iria ganhar da Argentina. Era bagunça x organização. Quem levou a melhor?

b) A segunda ocasião a que se referem é a equipe sub-20 (ou sub-21, não lembro bem agora) em 2004, em Campos de Goytacazes. Houve uma séria divergência entre ele e a comissão técnica naquela ocasião. Divergência por aspectos médicos. Ele sofreu uma lesão muscular nos treinos (uma reincidência de uma lesão que sofreu durante treinos pré-draft da NBA) e ficou de molho. A comissão da CBB afirma que ele tinha condições de melhorar em uma semana. Ele procurou um médico particular, que deu parecer contrário. À época, ele estava sem contrato e negociando com o mesmo Premiata Montegranaro de hoje. Se jogasse mais e agravasse ainda mais a lesão, poderia ficar fora por quanto tempo? Com base na opinião médica que colheu, optou por "abandonar" a seleção -- tão somente por não ter liberação dos técnicos à época.

2) A história dos 40 minutos no Pinheiros? Parece que ninguém acompanha as rotações estabelecidas pelo Mortari, né? São seis ou sete jogadores (no máximo) que dividem tempo de quadra, e está todo mundo estourado ao final do ano. Quem dera se o Marquinhos pudesse respirar um pouco. Ou o Shammell agora, ou fulano de tal no futuro...

3) de todo modo, o episódio de Las Vegas não pegou bem com alguns dos cardeais de hoje da equipe, isso é certo. "Cardeais" é termo emprestado do Paulo Murilo. Então seria necessária uma intervenção do Magnano no caso e do próprio Marcus, se desculpando, imagino.

4) Shamell x Marquinhos: não dá pra comparar, né? Acusar o Marquinhos de jogador só de bola de três pontos é absurdo. Estamos falando de um ala com pacote completo ofensivo, que só precisa ser canalizado. Como tem acontecido agora na Itália e também como foi em sua primeira passagem pelo Montegranaro, na qual conseguiu o acesso da Lega Due para a a principal. O que el eprecisa melhorar, sem dúvida, é o condicionamento físico e na defesa, para não viver tão somente à base de talento natural.

5) a história de "abandonar" os clubes: poderíamos falar a mesma coisa sobre o Nenê, não? Temos de parar de usar dois pesos e duas medidas. Não sei exatamente qual era a situação do ala em termos de salários nos seus últimos clubes -- lembro que o Vasco devia algo como três meses ao Nenê na época --, mas sabemos bem que, no basquete nacional, sempre pode haver algumas complicações, não?

Não sou advogado do Marquinhos, nem amigo pessoal. Só estive, por coincidência de trajetórias - a minha no jornalismo e a dele no basquete, começando ao mesmo tempo -, mais perto de alguns acontecimentos de sua carreira. Ele se envolveu em alguns incidentes, que só foram divulgados porque bateu de frente com a gestão anterior - o que, aliás, não me parece algo estúpido. Choradeira entre jogador tinha e sempre vai ter de monte.

Abs,
Gian.

Anônimo disse...

Jogadores de carater duvidoso, como Marquinhos e Iziane, não devem participar da selação barsileira.

Fábio, se você tivesse jogadobasquete, saberia do que estou falando.

Anônimo disse...

Você apenas jogou basquete e pelo visto não conseguiu ser ninguem jogando basquete, porque a critica a atletas competentes como Iziane e Marquinhos e algum pecado fala a verdade e ser bom no que faz? de alguma forma acho que vocês foram adversarios jogando basquete e com certeza você e seu time não levaram a melhor, falo por mim e pelas pessoas que esperam o crescimento e os titulos e classificações da seleção masculina e feminina de basquete, e outra coisa quem tem basquete no sangue como todos nos que postamos aqui, não fazemos afirmações sobre caracter de nenhum atleta si eles chegaram até onde estão e porque caracter e comprometimento eles tem, eu me envergonho de existir pessoas como você que não apoia a patria e menos ainda os atletas do cenario nacional, as suas afirmações soam para mim como um formação de panela sem titulo como a seleção era antes.


Abs, Thiago de Sousa

Anônimo disse...

Sr. Anonimo quem é vc para falar do carater de alguem se vc nao tem a decência de de identificar?
Esse tipo de atitude é atitude de gente pequena e pobre de espírito.

Anônimo disse...

Vamos ver se o R. Magnano vai convocar o Marquinhos!!!

Eu aposto que não.
O Magnano conhece basquete e sabe diferenciar um bom jogador (e o Marquinhos é sim um bom jogador) de um atleta que tenha competencia emocional e caracteristica de grupo para enfrentar uma seleção que vem se reconfigurando. Hoje já existem novas lideranças como Leandrinho, Huertas, Splitter e Varejão......e não acredito que o Marquinhos, apenas por suas ações, seja bem visto pelo grupo.
Magnano, conhecendo de basquete sabe que não se pode trazer uma laranja comprovadamente podre para um grupo que está querendo ser vencedor.

E o Marquinhos é sim uma laranja podre !!!

marcelo marques disse...

eu já acho exatamente o contrario o magnano se mostrou conhecedor do basket brasileiro melhor q muitos por ai acho q para convocar ele vai conversar pessoalmente na italia e ver seu comportamento nos treinos se chegar lá ai sim dá sua opinião

ele citou o rafael heisetmaier(é mt dificil escrever o nome dele),rafael luz,augusto lima e até o michel q joga na frança ele disse q tentou levar para o atenas é um jogador q agradou mt ele em campos no sulamericano

Anônimo disse...

nossa!! parece ate q algumas pessoas q defendem o ala marquinhos sao empresarios ou algo do tipo.Nao eh possivel, ele eh emocionalmente mtu fraco e fominha nao tem como defender um jogador como ele, como tbm nao defendo o nene, que ao meu ver nao tem nada de patriota, diferentemente de jogadores argentinos como nocioni, scola, ginobili, pepe, q acolhem a seleçao e jogam com paixao.Basta ver sua passagem pelo pinheiros , onde nao passava a a bola, mtu fominha e sera improdutivo para a seleçao!!

Anônimo disse...

O Marquinhos esteve 2 anos no Pinheiros convivendo com atletas olímpicos.
Sempre foi exemplo,dedicado,trabalhador e companheiro.
Dizem que foi individualista e etc, de buscarem a estatística da época irão veificar as assistências.
Ele errou e já pagou muito por este erro.
Quem nunca errou?
Merece uma chance por parte da Cbb.
Assinado: Um Pinheirense

Anônimo disse...

ele que tenha sua chance no Pinheiros, então!!!

Marquinhos já mostrou ser egoista e absurdamente descontolado emocionalemnte. Não fará nenhuma falta para a seleção.

Que os pinheirenses que adoram montar equipes de aluguel em vários esportes) tragam ele de volta para sua equipe de basquete....que aliás nunca ganhou nada, nem a nível local paulista.



ass: um francano

Anônimo disse...

Fominha, não tem inteligencia para entender um simples esquema tático, quanto menos de diversas jogadas de ataque em conjunto ou taticas defensivas.
Joga no estilo deixa que eu chuto ou "tcha cumigo".
Sem espirito de equipe, e desde que saiu da NBA , está sempre preocupado com sua estatistica pessoal (scout), para tentar voltar pra NBA.
Acho muito melhor lapidar novos talentos com muito mais potencial e inteligencia do que ele, que com certeza trarão mais resultados e coisas boas para a seleção brasileira.

Anônimo disse...

Um Paulistano diz:
Assino em baixo do que disse o francano.Perfeita a sua colocação, de quem realmente entende de basket

Anônimo disse...

Francano ou do raio que parta que seja pode fala sim pq o time tem historia, agora um paulistano convenhamos né monta todo ano time e só leva fumo ...