segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Nove meses

Em 100 dias de mandato, o presidente americano Barack Obama lançou um programa anti-crise econômica de US$ 819 bilhões, retirou as tropas do Iraque, propôs a universalização do sistema de saúde, liberou os financiamentos públicos para estudos com células-tronco e permitiu que empresas de seu país passem a operar em Cuba, oferecendo aos cubanos serviços de telefonia.

São situações diferentes, mas, guardadas as proporções, Carlos Nunes foi eleito no dia 4 de maio de 2009 também cercado de muita expectativa. Há exatos nove meses, o basquete brasileiro torcia por mudanças em uma entidade que há 12 anos era gerida com pouca habilidade. Por isso a pergunta é mais que cabível: o que vimos até aqui de concreto e realmente impactante para tirar a modalidade do atoleiro? Nada, absolutamente nada.

As seleções foram pagas em dia, como há muito não acontecia, é verdade, mas isso não é mais do que obrigação. Além disso, foi criada uma Escola de Técnicos - aparelhada e mal nascida, mas, ok, criada. Por outro lado, em termos de planejamento nada foi apresentado até então. Ou o jogo está sendo muito bem escondido (não creio), ou mais uma vez estamos diante de uma leniência inaceitável.

Cadê o resultado da auditoria nas contas da gestão Grego? Cadê a estratégia para a utilização do dinheiro da Eletrobrás (verba pública de R$ 44 milhões)? Cadê o plano para as seleções permanentes? Cadê a capacitação dos técnicos? Como está a preparação para a prometida Liga feminina que teria início em 2010? Enfim, muitas perguntas.

Repito: em 100 dias, Barack Obama conseguiu fazer um país afundado em dívidas começar a criar empregos e respirar sem a ajuda de aparelhos. Por aqui, Nunes teve o dobro do tempo para conhecer uma casa que já habitava há 11 anos e dar vida nova a uma modalidade que se contentou com raciocínios prontos, idéias pré-fabricadas e pouca criatividade. Para quem queria uma revolução de idéias, vemos, simplesmente, um continuísmo terrível na CBB.

Digo isso com pesar, mas para um mandato que tem a duração de 48 meses, Nunes desperdiçou quase 20% de seu tempo. Como ensinou o basqueteiro Obama, quem muito espera pouco faz.

29 comentários:

Anônimo disse...

bala, belíssimo artigo.
realmente o nunes não sabe nada!
infelizmente estamos numa draga danada.

rafael

Anônimo disse...

Vc não sabe de nada, precisa se informar melhor. Bela comparação em: Estados Unidos com a CBB...lamentável

fábio balassiano disse...

verdade, anônimo. vc tem toda razão. o mundo é uma bola de basquete. continue assim!

só uma perguntinha: se informar melhor como? mais do que eu faço por aqui? as perguntas devem ser respondidas pela cbb, não?

por outro lado, eu aprendi que, na vida, o melhor é sempre fazer relações entre fatos, pessoas e personagens. ficar restrito a uma coisa só limita muito, e eu acho isso péssimo.

talvez seja uma maneira diferente de pensar, mas é preciso ter amplitude para pescar isso.
quem sabe em 2011...

abs, fábio.

Anônimo disse...

o anônimo aí de cima tem cheiro de cbb. é mto claro isso!
bala vc tem razão: continuísmo total!

cris

Duda 11 disse...

Tb confesso que fiquei um pouco decepcionado com o primeiro ano da gestão Nunes! Gostaria de ter visto ideias diferentes, projetos inovadores, enfim, algumas coisas que mexessem com o nosso basquete! Mas quem sabe em 2010 essa luz não comece a brilhar na CBB?

fábio balassiano disse...

duda11, é o que torço também.
mas o tempo já está sendo perdido, né...

abs, fábio

Jalber Rodrigues disse...

Fábio planejamento é a palavra chave!!!! Muitos são os capacitados para contribuir para o crescimento do basquete, mas nem todos tem a chance e o espaço para isso!! , Ao contrário do anônimo que lamentavelmente não quer se mostrar, penso que é pertinente porque trabalha com números...Nem sei se pensou nisso no momento de montar a comparação, mas certamente o Presidente Obama tem uma equipe de apoio forte e como se faz numa boa administração o "lider" coordena e organiza as ações mas a equipe toda participa das ideias e da gerencia!!
Acredito que esse seja o ponto. Centralizar o poder é complicado e as federações que somente respondem as ordens da confederação devem ter mais espaço. Na minha opinião uma gestão "brarakiana" deve ser pautada nos grandes que podem e querem contribuir com o crescimento do basquete.
Acho que é isso!!!!!

Anônimo disse...

GUTO

Pelo que acompanho,observo,o basquete,o sr.Carlos Nunes foi sempre uma pessoa totalmente "fora"do assuntos basqueteiros.É um bom papo,simpático,educado,porém totalmente despreparado para a função. Digo sem medo de errar,a CBB hoje é muito pior do que na era Grego,pelo menos com acertos e erros,sabia-se quem era o presidente-Grego.Hoje ninguem sabe quem realmente manda-Brunoro(?)Hortencia(?)o tal Felipe(?)o ex escudero do manteiga-Andrézinho(?)o Wanderlei(?)uma coisa é clara e certa o o Gauchinho é o que menos manda.Não nos esqueçamos que o Carlinhos assumiu a CBB,com um patrocinio de 11.000.000 anuais,o Grego nunca teve esta verba,então pagar seleção em dia deixou de ser qualquer vantagem.Se, a Eletrobráz ou Cob fizer uma auditoria nas verbas,imagine o que encontrão de passagens internacionais,hoteís e alimentação.Acho que a melhor solução seria mesmo o Tony(em que situação chegamos hein!) O Gui,e o Marcelo Pará estavam certos!!

Victor Dames disse...

Prezado Bala:

Também não acho o parametro que você traçou, entre o sucesso do "mundo livre" e a gestão de uma entidade esportiva desgastada adequado. Porém, diferente do Anônimo, entendo suas razões e até concordo que com sua maneira de analisar traçando paralelos entre fatos, pessoas, mas há um abismo muito grande entre o esporte e a governabilidade, neste caso traçado. Acho que poderia haver cenários melhores, como traçar um parâmetro com outras entidades esportivas, ou com administrações anteriores, como a do próprio Grego. Mas isso não desmerece a essência do seu artigo, como sempre muito bem fundamentado.

Mas não discordo de sua análise sobre a CBB, especificamente. Realmente, de quem muito se esperava, pouco veio até agora. Não acho que estamos piores que a era Grego, como o Guto disse, até acho bom que o Nunes esteja tentando implantar um modelo de administração descentralizado, mas as realizações não estão aparecendo, ou seu andamento está em passo de tartaruga, com o tempo se esvaindo, as competições importantes se aproximando, o mandato terminando. Pra quem pregou o fim do continuísmo, com a limitação de reeleição, acho que o Nunes já está contando com o segundo mandato. Isso é ruim, pois a maior parte do primeiro terá sido tempo perdido.

Mas acompanhando você e o Duda11, vou ficar na torcida pra que as coisas andem mais rápido em 2010.


Abraços!

fábio balassiano disse...

victor, obrigado pelo comentário.
mas no final das contas vc concorda comigo.
quis colocar o obama por algumas razões:
- ele é basqueteiro
- havia muita expectativa por ele também
- o lugar em que ele assumiria estava em crise.

só isso. foi uma maneira diferente de abrir o debate. tem isso!

abs, fábio

Anônimo disse...

Esta gestão do carlinhos será marcada pela sua omissão, incompetência, uma gestão onde ele é o arroz de churrasco um mero coadjuvante do Brunoro, vcs não imaginam até assunto particular quando se fala com ele como não sabe diferenciar as coisas diz que vai passar para o Brunoro, carlinhos toma tenência e assuma o cargo para qual foi eleito, se não tem competencia sai fora, mas não vai colocar aquele seu vice outro incompetente, promove nova eleição, pq mais um ano de desatres administrativos o basquete não suporta.Pior que varias pessoas disseram que o basquete ia sentir saudades do Grego e eu não imaginava isto realmente o Grego tinha razão quando dizia troca de 6 por 3, sai fora carlinhos e volta para o sul este é seu caminho vc acabou com o basquete aqui agora quer acabar com o do Brasil????

Colin Foster disse...

blogs assim deveriam ser mais difundidos no brasil.. é uma pena que só uma pequena parte da população, mais especializada em basquete, tenha acesso a essas vergonhas da gestão da CBB, órgão que coordena uma modalidade BICAMPEÃ MUNDIAL MASCULINA E CAMPEÃ MUNDIAL FEMININA. ATENÇÃO, NÓS TRÊS TÍTULOS MUNDIAIS, NÃO SOMOS HÓQUEI NA GRAMA (com todo o respeito).

Por quê falei isso? Simplesmente porque por conta de omissões como a do sr. Grego e do sr. Carlos Nunes o basquete está relegado a um esportinho qualquer, abaixo de volêi, que só cresceu por conta de planejamento e transparência, abaixo de futsal (que é mt diferente de futebol), que também só faz sucesso por conta de planejamento e fomento à base.

Sinceramente, a única evolução que vi na CBB foi não ver a cara do Grego a sua frente (mas o vemos na ABASU e não se surpeendam quando o virmos a frente da FIBA AMERICAS). Mas Carlinhos é tão omisso quanto, não responde a nada que não seja para seu próprio bem.

Aliás, a CBB só atende à mídia "grande", que não toca na ferida, que tem que explicar o básico do básico. Tente, alguém que não seja da Globo e afins, conseguir uma entrevista com ele. Não conseguirá. Porque a CBB já sabe que os veículos especializados em basquete tocam na ferida. E fazem isso porque querem que o basquete volte a ser um esporte de destaque, respeitado, e que não entre somente nos noticiarios quando aparece o filho do joao do pulo, ou quando um jogador estrangeiro pega um morcego no meio de uma partida.

Já a midia grande não sabe da missa um terço, e nem interessa a ela isso... porque o basquete foi para uma vala tão grande, que quando tem notícias, jogos, tem que explicar até que o jogador não pode quicar a bola, parar, e quicar de novo... isso acaba com qualquer possibilidade de análise um pouco mais profunda da modalidade...

Falando em mídia grande, a última notícia do NBB no globoesporte.com é do dia 17/12, jogo entre Joinville x Brasília. E sabem por quê? Porque não dá retorno colocar notícias de basquete ali, para eles é perda de tempo e dinheiro.

Eu sei que NBB não tem a ver com CBB, mas é só um exemplo do efeito dominó, que começa com a omissão da cbb, passa pela falta de controle e termina com o basquete em quinto plano...

Mas é com gente como o Bala e alguns outros que vamos fazer esse cenário mudar. Aos poucos. Mas vamos vencer essa luta e o basquete voltará a figurar no coração dos brasileiros.

Um abraço

Anônimo disse...

Análise precipitada e mal fundamentada. Para opinar tem que entender um pouco de gestão e dos prazos para implantação de um programa de planejamento estratégico. A gestão Carlos Nunes está a frente da CBB a pouco tempo, não interessando a quanto tempo o Sr. Carlos Nunes está na Presidência. Além do mais, críticas costumeiras de quem sempre é contra tudo e não possui nenhuma idéia concreta para poder oferecer cheira mal! E a mudança do estatuto, fazerndo com que a CBB tenha o mais transparente de todos, nenhum elogio? e a postura das seleções, nehhum elogio? Assim fica difícil continuar a ler um blog que se ostra tendencioso!!

fábio balassiano disse...

você tem toda razão, anônimo.
este blog é tendencioso - como qualquer veículo de opinião deve ser. conseguir detectar estas diferenças é fundamental para começar a ler direitinho o que estas linhas querem dizer.

portanto, continuar a ler é uma escolha que cada um deve fazer, e eu não devo me meter nisso.

mudança de estatuto? você chama isso de mudança radical? para mim é muito pouco, mesmo para quem está HÁ cinco ou dez anos na mesma entidade...

e, sem ser falso modesto, mas entendo um pouco de gestão, e tenho idéias aos montes. elas estão quase sempre por aqui e em minhas conversas.

tem mais: jornalista analisa fatos, apenas isso. entender a sua (do jornalista) função também é um começo para começar a ler jornais, revistas, blogs e sites.

e tem mais: eu não sou contra tudo. sou contra, apenas, coisas que não acho ideais para uma modalidade que está mal demais no país.

um abraço e ótimo 2010.
fábio.

Anônimo disse...

A nálise se mostra prejudicada, pois compara coisas absolutamente desiguais.

Anônimo disse...

bala, nao se liga nisso. as gurias do nunes estão soltas por aí.

não poder fazer uma relação entre um presidente e outro é o mesmo que dizer que não podemos comparar países diferentes.

esses caras são uns manés, e pouco inteligentes.

abraços, gilvan

Anônimo disse...

Bala para se conhecer gestão precisa-se primeiro saber qual o modelo que esta sendo usado pela CBB, bem como, como seu cronogramade implantação enquanto existir obscuridade dessas informações por parte da CBB fica dificil alguem criticar se vc conhece ou não, planejamento estratégico, implantação. O maior absurdo em temos de gestão é designar cargos sem que a empresa tem um organograma, a CBB cometeu esta eresia, ou seja, sabemos que existe o cargo mas não sabemos qual o apito que toca dentro da estrutura empresarial da CBB ou seja total esculhambação administrativa e querem falar em modelo brincadeira.

Anônimo disse...

O que vocês dizem do Sr Carlos Nunes antes de assumir a CBB ter um veiculo rural e agora um Citroeen C4 de R$ 65.000,00, o que dizem de ter um celular pré-pago e agora um blackberry
O cara trabalha tem rendimentos?

Marcus disse...

e agora os comentarios censurados nem aparecem mais, somem do mapa geral!!!!
uma pena mesmo. e isso de um cara que cobra transparencia aqui e acola....

Anônimo disse...

Neste Blog só aparecem comentários críticos a CBB!! Elogios jamais!!
AINDA BEM QUE SE TRATA DE MEIA DÚZIA DE CORNETEIROS E INVEJOSOS, QUE ESTÃO COM SAUDADES DA ROUBALHEIRA DO GREGO!!

Anônimo disse...

Anônimo, das 10:50. Voce trabalha na CBB?

Anônimo disse...

Leiam:

"Felizmente, a década trouxe um alento em seu último ano. O racha da CBB com a Federação Paulista em 2007 e o fracasso da Seleção masculina no Pré-Olímpico Mundial de Atenas em 2008 foram a gota d’água para os poderosos do basquete agirem. Da união dos principais clubes brasileiros, surgiu a Liga Nacional de Basquete, que em 2009 ajudou a modalidade a resgatar, aos poucos, sua credibilidade com o público, através do campeonato Novo Basquete Brasil. Grego enfim deixou a CBB, 12 anos depois, e apesar de muitos virem a eleição de Carlos Nunes, ex-assessor especial de Bozikis por 11 anos, com suspeita de que seria “mais do mesmo”, o novo presidente fez um bom primeiro ano, tendo como ponto alto a reforma do estatuto da confederação, que hoje não pode ter mais de uma reeleição consecutiva."


Fonte: Site Redação Basketbrasil

Anônimo disse...

anonimo, das 23:05. Você trabalha para o Grego?

Victor Dames disse...

Bala:

Não disse que discordava da sua visão. Muito pelo contrário, também acho que o Nunes está muito aquém do que se esperava dele.

Só não usaria a abordagem comparativa que você usou, apesar dos pontos de convergência. Em última análise, o conteúdo é muito diferente. Mas é uma abordagem que convida ao debate, até sob uma ótica polêmica, e sob esse ponto de vista, entendo sua aplicação, até porque você sempre propõe bons debates aqui no seu blog.

Abraços!

Victor Dames disse...

Bala:

Não disse que discordava da sua visão. Muito pelo contrário, também acho que o Nunes está muito aquém do que se esperava dele.

Só não usaria a abordagem comparativa que você usou, apesar dos pontos de convergência. Em última análise, o conteúdo é muito diferente. Mas é uma abordagem que convida ao debate, até sob uma ótica polêmica, e sob esse ponto de vista, entendo sua aplicação, até porque você sempre propõe bons debates aqui no seu blog.

Abraços!

Anônimo disse...

Anônimo das 09:55;

Sabe porque o site Redação Basket Brasil tem tais informações? Porque foi e é o único que acompanha de perto o que acontece na CBB. O repórter, inclusive, esteve realizando cobertura na Assembléia geral do ano passado.
Ao invés de ficar corneteando simplesmente, os caras se informar melhor e sabem das mudanças que estão sendo feitas!

Anônimo disse...

Por favor anonimo 13:38
Basket brasil tem mais informaçoes pq o dono do site é "conhecido" apadrinhado da cupula do basquete brasileiro.
O aprendiz de lei de incentivo é diretor do paulistano(fica ligando para todos os clubes),pres da UVB,diretor da FPB,homem da CBB.
O futuro tecnico da Bras sera do Paulistano,os tecnicos da base da Bras sao do Paulistano,o prepador fisico da Bras é do paulistano,os treinos sao no Paulistano, e quem representou o Brasil na Argentina foi o Paulistano.
Por que vc acha que o site tem mais informaçao?

Anônimo disse...

O técnico da SEL. BRASILEIRA COM CERTEZA NÃO SERÁ DO paulistano!!

Anônimo disse...

Fonte: Jornal Zero Hora, Edição 20.01.2010:

Aniversário sem festa para ObamaEm um clima de certa frustração, Barack Obama completa hoje o primeiro ano de mandato como presidente dos Estados Unidos. O otimismo gerado por uma campanha histórica e pela eleição do primeiro negro à presidência americana, porém, murchou rapidamente em um contexto de grandes desafios. Obama não conseguiu cumprir muitas das promessas feitas durante a campanha.

Um ano depois, apesar de alguns êxitos, várias crises se prolongam, e sua administração continua de mãos atadas devido a uma economia problemática. Entre suas grandes conquistas, Obama conta com a provável aprovação da reforma do sistema de saúde americano no Congresso e a conquista de um Prêmio Nobel da Paz.

Ainda assim, as pesquisas mostram que a aprovação do líder americano continua em queda – já está abaixo de 50%. Os republicanos dizem que suas políticas estão equivocadas e o chamam de “presidente mata-empregos”. David Axelrod, um de seus mais importantes estrategistas políticos, admitiu que a economia está atrapalhando o programa de governo. O secretário de imprensa, Robert Gibbs, disse ontem que não há nada especial planejado para marcar hoje a data. No quadro abaixo, confira um balanço dos primeiros 12 meses de Obama à frente da Casa Branca: