sábado, 9 de janeiro de 2010

Lições

Algumas lições podem ser aprendidas com os primeiros jogos semifinais do Nacional feminino (vitória de Ourinhos, em casa, por 62-60 contra Santo André, e de Catanduva, nos domínios de Americana, por 75-70).

-- A cubana Ariadna anotou 15 pontos nos três primeiros períodos. No último, foi anulada por Karen Gustavo e zerou. Resultado: seu time murchou, anotou apenas seis pontos, levou 18 de Ourinhos, viu ruir uma diferença de 14 pontos e perdeu a partida. A cubana pode aprender que jogar sem a bola é tão importante quanto com ela.

-- No outro duelo, Karla anotou 39 pontos, maior marca da competição até aqui, mas tentou 24 arremessos para converter apenas nove - é pouco para tanto volume. Porém, foi a única jogadora de seu time que anotou mais de sete pontos. Do outro lado, Gattei (18 pontos) guiou um ataque muito mais balanceado, levou a partida pra sua equipe e o mando de quadra para Catanduva. Aliás, uma perguntinha: a armadora Natália vindo do banco? É isso mesmo? Aconteceu alguma coisa?

-- O aproveitamento de três pontos da partida entre Americana e Catanduva, aliás, foi catastrófico: 27% (13/47). Não vi a partida, mas é difícil não desconfiar que metade desses tiros foram irresponsáveis.

-- Bethânia (foto), como disse aqui no post de baixo, fez o que se espera dela: distribuiu passes (11), anotou pontos quando a equipe precisava (outros 11) e errou muito pouco (três vezes em quase 36 minutos). Merece aplausos! Em uma terra com armadoras que pensam mais em pontos que em passes, ela é diferenciada neste sentido.

Hoje haverá o segundo duelo das duas séries, ainda com mando de quadra de Ourinhos e Americana. Novas vitórias dos vencedores de ontem praticamente definem a mesma final de dois anos atrás.

4 comentários:

Anônimo disse...

Poxa fabio vc é apaixonado pela Karen mesmo hen...
quem marcou muito bem a cubana foi a Micaéla isso sim.

fábio balassiano disse...

caro anônimo, adoro o basquete da karen, mas não sou cego.
quem marcou a ariadna no final foi a karen mesmo (a micaela nem estava em quadra; era a tayara!). o rodrigo alves, que comentou o jogo no sportv, disse o mesmo.
o bert, também.

abs, fábio

Ricardo disse...

A Micaela, pelo amor de Deus... Foi muito dispensável! E a Kelly, parecia que era jogadora de futebol.

Sobre a Karen, tudo bem, ela é ótima marcadora, mas no final é só isso. O arremesso dela para dar certo tem que ser com ela parada e sem marcadora na frente. Ela demora uns 2 segundos para fazer o movimento, que uma mais talentosa faria de imediato. A Bethânia sim é uma jogadora com espírito de liderança, que chama o jogo para si quando tem que fazer pontos e assistências. Não fica distribuindo "air ball" em momentos decisivos.

sta.ignorancia® disse...

A Karen defendeu bem mesmo, devo confessar. Mas no ataque continua uma lástima. O arremesso dela é muito lento mesmo. Aqui até dá resultado, mas no Mundial...

Aliás, o time de Ourinhos ontem foi uma lástima!

A Tayara e a Bethânia, tecnicamente inferiores, foram as melhores.


A Kelly está muito mal, por mim ficaria longe da seleção assim como a Micaela, que pelo visto já deu o que tinha que dar.

E Santo André? Afe! Agora entendo porque a Lilian não vai pra seleção, é muito mole! No primeiro contato entrega a bola ou cai!

As armadoras Kátia e a Paula foram péssimas ontem.

Não me conformo com aquele último quarto horroroso de Santo André. E acho que a Laís vacilou nas trocas. E olha que ela deu um banho tático naquele Urubatan.