terça-feira, 19 de janeiro de 2010

¿Qué pasa, Manu?

Não acho que a campanha do San Antonio Spurs até agora no campeonato é abaixo da média (com 25-15 o time está na vice-liderança da divisão Sudoeste). O que me espanta de verdade é o (mau) desempenho de Manu Ginóbili na temporada.

Apesar dos bons 4,4 assistências e 3,3 rebotes de média, o conjunto do argentino, que ainda tenta recuperar a velha forma depois de graves contusões, é baixíssimo até aqui. Com 12,5, Ginóbili tem a sua pior média de pontos da carreira desde que, de fato, começou a ser utilizado nos Spurs (a partir de 2003-2004).

Se isso não bastasse, seu aproveitamento de arremessos é péssimo (39,9%, pior média da carreira), e seus minutos caem semana após semana (os 25,8 são, também, os piores). Mais que isso: nos últimos cinco jogos, foram 46 chutes tentados, para apenas 10 conversões (máximo de 11 pontos em duas ocasiões, e um incrível 0-10 contra o Thunder no dia 13 de janeiro).

O San Antonio vai chegar aos playoffs da NBA. Com Tim Duncan, Richard Jefferson e Tony Parker, fica claro que os texanos vêm fortes na pós-temporada. Mas uma coisa Gregg Popovich, o técnico da franquia, tem certeza: o único que pode trazer um toque de imprevisibilidade no jogo da equipe é Manu Ginóbili. E hoje, infelizmente, está impossível contar com aquele argentino que todos nós conhecemos (e adoramos ver jogar!).

10 comentários:

Sergio 2 due disse...

Palavras de Manu Ginóbili:

http://derf.com.ar/despachos.asp?cod_des=311064&ID_Seccion=71&fecemi=%2030/12/2009

fábio balassiano disse...

sim, sérgio, já havia linkado uma matéria parecida do manu.
mas sinceramente não entendo o seu desempenho.
pra vc, é normal isso que está acontecendo? será o começo de uma curva descendente?

abs, fábio.

Anônimo disse...

Só tem uma informação meio equivocada Fabio.

Manu tem aumentado seus minutos com o passar dos meses.

De 22mpg em novembro, para 26 em dezembro e agora 29 minutos por jogo em janeiro.

Nos 10 jogos do mes, ele ja fez mais de 10 ptos em 6 deles.

Acredito que o melhor momento do Manu será entre feveiro e abril, e em que pese seu fg% ruim e em muito por aquele jogo de 0/10 contra o Thunder, Manu está com quase 5,5apg no mes e 3,7 rpg, tbm sua melhor marca na divisao por meses.

Acredito que se ele calibrar os chutes, tem tudo para ajudar o Spurs ainda mais.

ps: Ainda tem apenas 1,4 desperdicios por jogo nestes 10 jogos do mes, menor marca desde 1,3 no mes de outubro para 3 jogos.

Abracao !

fábio balassiano disse...

henrique, a informação não está equivocada. eu peguei apenas as médias. ele pode estar crescendo, mas ainda está mal pacas

e nos seis jogos do mês que você cita, em apenas dois ele ultrapassou os 12 pontos (16 contra o Detroit e 21 contra os Nets).

adoro o basquete do Manu, e torço mto para que ele reencontre a forma.
mas hj, apesar do tal mês que você cita, ele ainda não é o jogador que conhecemos.

abs, fábio.

bigamnrj disse...

Quando um jogador all star cai muito de produção, só penso em duas explicações. A desmotivação com o local de trabalho ou o peso da idade, lembrando que na liga mais competitiva do mundo o vigor físico é tão importante quanto a capacidade mental e a habilidade.
No caso da Ginóbili, penso na segunda hipótese que já vem ocorrendo desde a última temporada, quiçá duas últimas.

Sergio 2 due disse...

Eu acho que esta se cuidando...alem de estar muito preocupado com seu rendimento...não acho que seja uma questão de idade ainda ,senão de saber o que va acontecer com seu futuro...último ano de contrato deve estar mexendo tambem com sua cabeça
mas sigo apostando na sua volta ao nivel que todos conhecemos...vamos a esperar

Sergio 2 due disse...

Manu em Facebook:

Ya salgo para la cancha, 5to juego en 6 1/2 días. Quién me presta un par de piernas? Va a estar dura la cosa” Así anunciaba Manu, desde su página en Facebook, el partido que anoche sus Spurs le ganaron a los New Orleans Hornets por 97 a 90 en lo que fue el final de una gira de 4 juegos fuera del AT&T Center.

Por ai tambem passa o tema: 5 jogos em 6 días...quem aguenta?

Anônimo disse...

Boa Fabio !

Torço mto por ele. amanhaveremos na espn intrnacional a notie contra o Jazz !!

Abracao !

Sergio 2 due disse...

a preocupação existe...últimas declarações de Manu hoje:
http://www.clarin.com/diario/2010/01/20/um/m-02123565.htm

Anônimo disse...

Bom, acredito que manu nao venha jogando mal como vcs dizem, pois ele mesmo sempre diz que nao se preoucupa com as estatisticas da nba e sim, com o fato de levar os spurs ao titulo. Ele é um jogador diferenciado, de muita qualidade tecnica e atua pro time, crescendo na reta final e buscando o 1º lugar, como nos jogos olimpicos de atenas!
abraços