quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A cartada da CBB

Parece clara a inclinação da CBB em contratar Rubén Magnano (foto) para a seleção masculina (fato que este blog já chamara atenção há quase um mês). O Jornal O Globo publicou ontem uma reportagem sobre isso, e alguns meios de comunicação repercutiram a notícia. Cito duas que merecem leitura, ambas do Databasket (aqui e aqui). Dito isso, vamos a algumas impressões.

1) Acho que a forma como Moncho Monsalve foi tratado pela CBB durante este tempo todo realmente não foi a mais educada, a mais cordial. De todo modo, acho que é absolutamente lícito que a entidade procure alguém de seu gosto para o cargo de técnico da seleção masculina. Faz parte de qualquer mercado de trabalho competitivo.

2) Não creio que a análise deva ser feita apenas em relação ao título de Moncho na Copa América, mas sim sobre a qualidade de todo um trabalho apresentado e principalmente sobre o resultado em longo prazo alinhado ao planejamento da entidade. A obra do espanhol tem nota alta, mas se a CBB acredita que a foto de Magnano no Mundial da Turquia e em competições futuras sairá melhor que a de Moncho, não vejo motivo para não trocá-lo. É cruel, mas faz parte do jogo.

3) Rubén Magnano é campeão olímpico, vice-campeão mundial e já dirigiu clubes tradicionais na Argentina, Itália e Espanha. Sobre sua capacidade como técnico não é necessário dizer mais nada.

4) O fato de ele ser argentino não diz absolutamente nada. Fazer birra por causa de nacionalidade de um profissional beira a provincianismo, e sabemos que virão bobagens de todos os lados a partir de então. É simples: se não há técnicos qualificados por aqui (e realmente é difícil pacas encontrar um ótimo nome em cenário nacional), que se busque um estrangeiro. Argentino, espanhol, russo, belga, sueco, não faz a menor diferença. E no final das contas é o seguinte: nos últimos dez anos eles (argentinos) são melhores que nós, e quem tocou o projeto portenho desde o começo foi Magnano. De reconstrução, portanto, ele entende tudo, e talvez a CBB não esteja correndo atrás apenas de um técnico, mas de um pacote que inclui um treinador capacitado, alguém alinhado ao projeto e com perfil empreendedor.

5) Por fim, lembro que quando a CBB contratou Moncho Monsalve, um companheiro de imprensa me disse: "Bala, não encontramos o nome deste técnico na Wikipedia". Com a provável vinda de Magnano, a Wikipedia e todo mundo conhecem o treinador da seleção nacional. É uma diferença imensa, né?

E você, o que acha? A caixinha é toda sua!

26 comentários:

Unknown disse...

Meu sonho é que ele acerte um contrato de 4 anos no mínimo. Seria melhor do que pegar a Nicole Bahls.
Ficaria, verdadeiramente, embasbacado.

Fábio Carvalho disse...

A impressao que dá é que o Moncho recebeu um belo "se nao encontramos ninguém melhor, vai você mesmo". Sinceramente, fiquei mais triste do que feliz com a notícia. Nao que nao goste do trabalho do Magnano (nao tem como nao gostar, aliás). Mas enfim, creio que o Moncho deveria continuar até o mundial e aí sim, buscar um técnico a longo prazo. Sei que nao é fácil (quase irrecusável) deixar passar a oportunidade de ter um técnico como o Magnano, mas acho que quando finalmente iniciamos um bom ciclo de trabalho, ele será interrompido. É aquela coisa, a CBB está nesse caso em uma situacao na qual ambas as decisoes gerariam críticas, isso é fato. Espero que no fim das contas essa tenha sido a decisao mais acertada e que o Magnano consiga em curto prazo estabelecer seu padrao de jogo.
Abraco!

Anônimo disse...

Bala..concordo com você em número, gênero e grau. Brilhante análise dos fatos.

Anônimo disse...

Fábio;

A indicação do RM partitu do atual Presidente da Federação Gaucha.

O contrato deverá ser até o final da gestão Carlos Nunes, pois o estatuto foi alterado e eles só podem assinar contratos com duração até o final do mandato. O atual estatuto veda contratações que extrapolem o periodo do mandato.
Um abraço

Anônimo disse...

Eu acho o seguinte... A CBB estava negociando com o Maguinánimo e quando percebeu que tinha uma chance de contratá-lo pensou: "Que se dane se queimarmos nosso filme porque fizemos o Moncho de otário. Depois dessa contratação, ninguém vai ter argumento pra questionar nossa atitude."
E realmente o cara é excelente, não tem como questionar o curriculo dele, mas as coisas poderiam ter sido feitas de forma diferente. Eu acredito que se o Moncho não tivesse feito o trabalho que fez, talves ninguém se interessaria em treinar o Brasil. De certa forma ele mostrou que até um técnico que não é de ponta, mas que sabe um mínimo de basket poderia fazer um bom trabalho na seleção. Acredito que parte do mérito em fazer técnicos de ponta enchergarem a Seleção se deve ao Moncho. Claro que muito se deve aos jogadores (quem não ia querer treinar um garrafão com Varejão e Nenê?) mas foi o Moncho que de certa forma mostrou que dá pra acreditar no Brasil, quando nenhum técnico do mundo se quer pensou em pegar esse rabo de foguete. Por esse motivo é que a CBB poderia ter conduzido a coisa de forma menos constrangedora.

Heverton Elias

fábio balassiano disse...

Heverton Elias, concordo inteiramente com vc.
faltou um pouco mais de tato.

abs, fábio

Anônimo disse...

Como esperar tato de quem não tem capacidade?

O resultado da contratação do Magnano é boa (poderia ser melhor se tivessem trazido o Pepu Hernandez da Espanha...este sim, seria uma maravilha), mas a forma foi amadora e quase "cafajeste".

Estão cozinhando o Monco, que com todos os defeitos que deve ter, representou o nosso pais e botou ordem na bagunça (criada por muitos dos que ainda estão por lá....).

Sacanagem e falta de respeito com o Moncho....será que o fim jsutifica os meios, de uma forma tão "cafajeste" como esta?

Oswald A.

Segio 2 Due disse...

Tô chegando ,Bala...
Primeiro quero falar que ja estou procurando um local bem ubicado para colocar nosso consultorio de videntes do basquete...acertamos de uma no mesmo día da renuncia de Magnano ao Atenas...pena que não pensamos no momento na Megasena da virada senão ,hoje,estariamos num outro lugar..ehehe
Segundo: sigo pensando ,como o mestre Wlamir,que temos que esperar ainda...esta novela esta so começando...
Terceiro: sigo achando que de acertar os números entre a CBB e o empresârio de Magnano,a questão vai dar muito que falar tanto na Argentina como no Brasil e o único que tem a perder é o proprio Magnano...
Porqué?....porque se conseguir classificar numa boa posição ao Brasil no Mundial,Magnano vai ser considerado pelos argentinos como traidor a pátria..se não classificar? imagina o que vão a falar no Brasil,não so do Magnano senão de todos nós ,argentinos
Por outro lado...fico felíz dessa possibilidade...nunca antes passou por minha cabeça que um técnico argentino pudesse dirigir a seleção maior do Brasil..alguma coisa esta cambiando por aqui...espero que seja sempre para melhorar o nosso basquete..acredito sempre na grande capacidade de Magnano e espero que consiga mostrar isso nas quadras e com os jogadores..vai ser dificil,com certeza,mas não impossível...
Um abraço

Magal disse...

Na Minha opinião faltou etica profissional da parte do Rubén Magnano por estar negociando um cargo que não esta em aberto, mesmo que de uma maneira bem estranha ele ainda pertence ao moncho, a CBB como vc mesmo citou tem todo o direito de procurar um tecnico a hora que bem entender, mais acho que o Rubén Magnano tinha que se pronunciar só depois de uma enventual dispensa do Moncho...., falando em CBB ja provou que os erros de administração estão longe de acabar, a 1º previsão para a resposta da permanencia do Moncho estava prevista para Novembro do ano passado e ja estamos na metade de Janeiro e nada....O moncho ja deixou bem claro que por ele é 100% de chances de ficar e mesmo assim a CBB não toma uma decisão, muito amadorismo e falta de Respeito.....
Vamos esperar né pra ver o que acontece, caso o Moncho fique sera bom pois tem a aprovação do grupo e isto em um time de basquete é muito importante alem de ser um bom tecnico... !!! mais caso o Rubén Magnano seria otimo bela bagagem do mesmo...
Vamos aguardar né.....
Abs a todos.

Anônimo disse...

O cargo estava em aberto sim, pois MM não tem contrato com a CBB. Então é completamente legal a negociação....não tem nada de antiético.
Acredito que seja bom demais para nosso basquete, principalmente pelo fato dos argentinos (RM é o melhor deles) se preocuparem demais com o longo prazo e com a base.

Magal disse...

Na minha opinião foi sim por parte do Rubén Magnano que poderia esperar um desfecho na situação do moncho.. mais vamos la né opinião é opinião.... abs a todos..

Anônimo disse...

GUTO
A OPÇÃO PELO RM,É VÁLIDA E VEJO COM VANTAGENS PARA O BASQUETE BRASILEIRO. O MONCHO É UM TÉCNICO SEM EXPRESSÃO INTERNACIONAL E FOI A OPÇÃO ECONOMICA ENCONTRADA PELO GREGO.
FICA CLARO, QUE A INTENÇÃO DESDE O INICIO,NÃO ERA TRAZER O MONCHO,PRINCIPALMENTE PORQUE AGORA DINHEIRO NÃO É PROBLEMA,GESTÃO GREGO PATROCINIO DA ELETROBRAZ 6.000.000,00,AGORA 11.000.000,00.
PARECE IMPLICANCIA,MAS SE JÁ ESTAVA PRATICAMENTE TUDO MUITO CLARO,QUAL A RAZÃO DO SR.CARLOS NUNES JUNTAMENTE COM A HORTENCIA IREM A ESPANHA FALAR COM O MONCHO?
QUAL A RAZÃO POSTERIORMENTE DO WANDERLEI JUNTAMENTE COM O ANDRÉZINHO VOLTAREM A ESPANHA DISCUTIREM PLANEJAMENTO? QUAL A RAZÃO DO SR.BRUNORO IR JUNTO COM O WANDERLEI A ARGENTINA,SE SUA FUNÇÃO NA CBB SERIA DE MARKETING?
CONCLUSÃO: TROCA EXCELENTE PARA O BASQUETE BRASILEIRO.TUDO O QUE FOI FEITO ANTERIORMENTE,PARA JUSTICAR ESTA VONTADE DOS ATUAIS FUNCIONARIOS DA CBB,DE VIAJAR E VIAJAR,FICA EVIDENTE QUE AS DECISÕES PASSAM SEMPRE PELO SR.BRUNORO,E O NOSSO GAUCHO É MESMO FIGURAVA DECORATIVA,O QUE NÃO DEIXA DE SER INTERESSANTE PARA O BASQUETE.SÓ QUE ASSUMA QUE É DECORATIVO.AH,SÓ PRA LEMBRAR A HORTENCIA,NOVAMENTE VIAJANDO,PARA CONTRATAR TÉCNICO PARA O FEMININO,AI É UM GRANDE ERRO. O BASQUETE FEMININO BRASILEIRO É QUARTO COLOCADO NO RANKING FIBA,ENQUANTO O MASCULINO DÉCIMO SÉTIMO,MAS O MARKETING EXIGE,CRIAR FATOS. E, LÁ SE VAI O DINHEIRO DO PATROCINIO PELO RALO, ENQUANTO FEDERAÇÕES VIVEM EM RAZÃO DE ALGUNS HERÓIS, QUE A CBB TENTA ADOÇAR SEUS LÁBIOS COM ALGUMAS VIAGENS INTERNACIONAIS, ALMOÇOS, E FINS DE SEMANA NO RIO.
"VOCE CONSEGUE ENGANAR ALGUNS POR ALGUM TEMPO,MAS NÃO ENGANA TODOS POR TODO O TEMPO"

Colin Foster disse...

tenho alguns pontos de preocupação

1- o moncho não foi tratado com respeito. imagine vc trabalhar num lugar, estar de ferias, e seu chefe anunciar aos quatro ventos que quer trazer alguem para o seu lugar? e se esse cara (no caso o magnano), porventura, não acertar? como fica a autoestima, reputação, a honra do profissional que atua no momento?

2- o basquete brasileiro precisa MUITO de uma boa campanha no mundial, precisa de um resultado que, com a vinda do magnano, se torna necessário a curto prazo. se fosse com o moncho, seria o resultado de um trabalho a medio/longo prazo. o magnano é extremamente competente, claro, mas tenho meus receios (espero estar errado) de que ele possa ser prejudicado com essa necessidade de resultado a curto prazo

defendo, desde sempre, a permanencia do moncho no mundial. com o grupo completo, ele é capaz de colocar o brasil no top 10, e quem sabe surpreender? e que o mundial fique como o ponto final de um belo trabalho realizado.

depois disso, tragam o magnano, o phil jackson, o messina... quem acharem que se encaixa melhor no perfil.

repito: sou totalmente a favor da vinda do magnano, só acho que poderia ser depois do mundial, para ele ter os jogos olimpicos de londres como grande primeiro alvo.

PS: só para alegrar meu comentario... outro dia li alguem dizendo que o treinador da seleção deveria ser brasileiro. sabem pq? pq o moncho, "com certeza não sabe quem é o alex, de bauru".

belo jogador, mas dai a pautar a necessidade de um brasileiro na seleção só mostra o nivel que nossos interessados por basquete no país tem... rsrsrs

Anônimo disse...

ATÉ Q ENFIM UM TÉCNICO DE NIVEL NA NOSSA SELEÇÃO. MAS ADIANTA TER UM MONSTRO NA SELEÇÃO ADULTA SE SÓ TEMOS PEIXINHOS NAS SELEÇÕES DE BASE?

QUANDO VAI COMEÇAR A CHORADEIRA PÚBLOICA E VERGONHOSA DOS SUPOSTOS "CANDIDATOS NACIONAIS" A DIRIGIREM A SELEÇÃO ?

A PAULISTADA DEFENDER O FERNANDO PENA NA SELEÇÃO É UMA VERGONHA...O PRÓPRIO BENITE ENGOLE ELE.

ALEX DE BAURU É UM BOM NOME PRO FUTURO...É ATLÉTICO, MATA BOLA, É BOM DEFENSOR....UM ABRAÇO SEUS CORNETAS

Anônimo disse...

Bala,
Falar que nao existe tecnico de qualidade por aqui é de uma visao pequena.
Voce praticamente coloca nas costas dos tecnicos brasileiros TODA a responsabilidade da desgraça administrativa dos dirigentes brasileiros nestes ultimos 20 anos.
Temos sim muitoa tecnicos compententes.
O que nao da para aceitar é tapar o sol com a peneira.
Este argentino ira naufragar como tantos brasileiros se os Dirigentes tiverem a mesma postura.
Vc acha que ele tera poderes para:
1) Fazer um planejamento estrategico de treinos com um minimo de tempo suficiente.
2) Os jogos de intercambio viram mais faceis?
3) A apresentaçao de todos os jogadores sera tranquila?

Tantas outras coisas....

Uma pena que nao estejam vendo a falta de apoio que nossos tecnicos tiveram em outros anos.

Anônimo disse...

Guto vc foi perfeito em suas colocações, co

Anônimo disse...

Gusto vc foi perfeito em suas colocações, precisa conhecer os presidentes das federações o nivel que é os caras se vendem por churrascari, pode notar qualquer almoço com presidente de federação é em churrascaria, viagens para o rio e exterior com a familia, ou seja parece crianças menos favorecidas que ficam batendo nas portas em dia de cosme damião, só que estas crianças são os presidentes de federações e as casas a CBB sai uma viagem para fulano e acham a raiha da inglaterra Carlinhos Gaucho a maravilha dos 7 mares.

Guilherme disse...

Balassiano, sua análise é precisa. É importante frisar que as seleções adultas não têm técnico no momento, e portanto a CBB tem a prerrogativa de fazer propostas a quem bem entender. Os erros da entidade estão na condução pública das negociações e as declarações desencontradas quanto ao interesse na renovação dos contratos dos últimos treinadores. Não fosse isso, teríamos apenas que saudar a grande contratação que está sendo feita para comandar a seleção masculina.

fábio balassiano disse...

anônimo das 13:42, vc leu além do que escrevi.
eu só disse que não temos técnicos de nível aqui. E PONTO.
não disse os motivos. simples assim.
sobre os motivos citados por você, coloquei no tópico de cima.
é só ler direitinho. planejamento, execução, tudo isso conta.

abs, fábio.

Anônimo disse...

anonimo das 13:55. Concordo com você em relação a maioria dos Presidentes das Federações. Mas, você não pode generalizar, pois algumas possuem Presidentes diferenciados. Exemplo: O RS tem um Presidente que é um advogado renomado, ex- jogador, que está com vários projetos em andamento para alavancar o basquete de lá. O vice lá é o Thunm, ex-jogador do Sírio, Telesp, Corinthians-sc, Universidade americana e etc..

Anônimo disse...

Anônimo concordo com vc onde leia-se a maioria, principalmente do norte, nordeste e centro oeste.

Unknown disse...

acho uma otima escolha do magnano, mas temos que convir que ele tinha muito talento em mãos a epoca das conquistas, mas sem duvida otimo tecnico!

Anônimo disse...

NÃO CONSIGO ENTENDER UMA COISA, VCS CORNETEIROS PASSARAM 12 ANOS CRITICANDO O GREGO E OS PRESIDENTES DE FEDERAÇÕES, QUE NÃO TINHAM CORAGEM DE TIRAR O GREGO E ERAM COMPRADOS POR ELE, AGORA QUE 16 VOTARAM CONTRA O GREGO E ELEGERAM O SR. CARLOS NUNES PARA PRESIDENTE DA CBB, VCS VOLTAM A FALAR A MESMA COISA CONTRA OS PRESIDENTES DE FEDERAÇÕES, NÃO ENTENDO O QUE VCS QUEREM, PQ VCS NÃO FALAM PARA ELES QUEM VCS QUEREM QUE SEJA O PRESIDENTE DA CBB.

Anônimo disse...

LEMBRANDO UMA COISA, EU SÓ QUERO ENTENDER O QUE VCS QUEREM.

Anônimo disse...

TENHO CERTEZA QUE MUITOS PRESIDENTES DE FEDERAÇÕES PASSAM POR AQUI.... VAMOS MOSTRAR A ELES.

Anônimo disse...

GUTO

TALVEZ NÃO TENHAM ME ENTENDIDO.

EM MOMENTO ALGUM CRITIQUEI OS PRESIDENTES,É SÓ LER COM ALGUMA ATENÇÃO.DISSE QUE SÃO" HERÓIS",E QUE A CBB"TENTA" ADOÇAR SEUS LÁBIOS...OU SEJA QUE ELES DEVEM ESTAR VENDO,OBSERVANDO ESTES DESMANDOS AO LADO DE AÇÕES MARKETEIRAS,E ALGUMAS COMO A CONTRATAÇÃO DO RM COMO AÇÕES POSITIVAS,E A CBB "TENTA"COM ESTE MEL DESVIAR SUAS ATENÇÕES,OU MESMO AINDA,SEU APOIO.NADA MAIS DO QUE ISTO.NÃO CONHEÇO O PRESIDENTE DA GAUCHA,MAS COM CERTEZA DEVE ESTAR TENDO MUITO TRABALHO PARA REERGUER O TRADICIONAL BASQUETE GAUCHO,PRINCIPALMENTE EM SUAS CATEGORIAS DE BASE QUE REVELOU MUITOS ATLETAS PARA O BRASIL.AGORA NÃO CONCORDO,COM ESTA SEMPRE DISCRIMINAÇÃO AOS ESTADOS DOS NORTE,NORDESTE E CENTRO OESTE,EM TUDO E EM TODOS OS QUADRANTES EXISTEM HONESTOS E DESONESTOS,ISTO FAZ PARTE DO SER HUMANO,E NO BASQUETE NÃO SERIA DIFERENTE.