quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O lado A do basquete na Argentina

É fato que o basquete "pegou" na Argentina (hoje é o segundo esporte de preferência). De cara queria comprar, para sortear por aqui, uma camisa da seleção, mas encontrei apenas o modelo antigo (o novo, que os vizinhos usaram nas Olimpíadas de Pequim, está esgotado nas melhores e piores lojas do ramo). O que me disseram por lá é que a CABB só irá produzir mais para o Mundial da Turquia, já com design e layout novos.

Para se ter uma noção da "febre", quando pedia a 5, do Ginóbili (foto), os vendedores diziam ser uma tarefa quase impossível de se conseguir. Além disso, nomes como Scola, Pepe Sanchez, Oberto, Nocioni, Delfino, entre outros, são tão conhecidos como os dos ídolos do futebol.

Mas não é só isso. O Canal 5, conhecido por lá como C5N (o Globonews local), realizou uma pesquisa com mais de cinco mil pessoas para eleger o esportista argentino da década. Manu Ginóbili foi o mais votado, com absurdos 46%. Atrás dele vieram Riquelme e Palermo (ídolos da equipe mais popular do país, o Boca Juniors), Juan Martin del Potro (tenista que acaba de ganhar o US Open), Luis Scola e dois rapazes do Rugby - Messi, craque do ano para a FIFA, não conta com muito carinho dos portenhos.

Nas ruas, o bom trabalho da CABB também se faz presente. Para impulsionar o novo mote do governo de Buenos Aires, a Confederação criou um o slogan e a logomarca da campanha "Jugá Limpio" (Jogue Limpo), que tem o objetivo de manter a capital argentina com menos lixo nas ruas (clara união de marketing institucional, reforço de marca e sustentabilidade). Nos cestos de lixo locais, há a marca da campanha, já realizada em Bahía Blanca inclusive (Manu Ginóbili foi o garoto-propaganda), e nos outdoors informações a respeito da mesma.

Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, a prefeitura também está engajada no mesmo mote (um "Lixômetro" foi criado inclusive), e a CBB poderia capitalizar da mesma maneira. É uma baita oportunidade de negócio que está sendo desperdiçada, infelizmente. Por lá, o 'Jugá Limpio' faz sucesso, limpa a localidade e ainda angaria mais fãs para o basquete local. Simples, né?

11 comentários:

Glauco Nascimento (glauconascimento@yahoo.com.br) disse...

O Brasil pode aprender muito com a Argentina no que diz respeito ao basquete. Vou ver se esse ano consigo passar um tempo por lá! Se você puder me passar alguns pontos interessantes de basquete lá, eu agradeceria!

Thiago Anselmo... disse...

Que coisa legal essa jogada da CABB. Se a CBB tivesse umas mentes como essa, o basquete no Brasil cresceria e poderia virar uma preferencia fácil no brasil, so perdendo pro basquete.

Mas o único vacilo da CABB é nao fabricar mais camisas que a seleção usou na olimpiadas. Quem dera se aqui no brasil as camises tivessem, pelo menos, 50% das vendas que tem na argentina. Aqui nem tem pra comprar. Que triste =(

Giuliano disse...

Então vc deve ter visto a matéria do Olé dia 30 em que discutia se hoje o Scola está melhor que o Ginóbili. Isso na capa do maior diário esportivo do país.
Quando a gente vê uma coisa dessa no Lance, por exemplo?
Eles estão mesmo quilômetros a frente do Brasil quando se trata de promover o basquete.

Sergio Dos Due disse...

Bala;vc sabe que como argentino morando no brasil sofro bastante com o basquete porque sempre acabo comparando o que viví morando na Argentina e o que vivo morando agora no Brasil...
Por meu filho que joga aqui nas categorías de base...é triste mesmo...mas posso comentar que sempre foi assim com o basquete na Argentina...em menor o maior medida,hoje graças a Ginobili,Scola e cía...las discussoes son terríveis,el jornalismo esta bem preparado para a modalidade...os técnicos? vc ja sabe...não preciso falar mas nada...
Emquanto a camisa nova da seleçao? esqueça...é impóssivel conseguir uma Li Ning ...todas são velhas
a tenda da CABB prometeu para mim mandar uma apenas eles tenham...se consigo..te aviso
Um abraço e felíz 2010

Anônimo disse...

Bala, tudo bom? realmente essa campanha e boa, vmos copiar...JOGUE LIMPO, vamos começar limpando essa CT que está ai!!!sonho meu...e poderiamos limparmos os ex voleibolistas da CBB, o q acha? o Little Charles podia ir tbém ou se mancar e fazer algo positivo para o nosso basketball...sonho meu...

fábio balassiano disse...

fala, pessoal, vamos lá.
sergio due, sabia que você apareceria por aqui!
obrigado mesmo pelo comentário.
sou fã do basquete argentino!
quero as camisas novas. vamos ver se consigo!

abs, fábio

fábio balassiano disse...

fala, thiago, é verdade.
uma das promessas de campanha do nunes foi colocar uma loja online no site da cbb...
vamos ver o que acontecer até 2016com a nike...

abs, fábio

fábio balassiano disse...

giuliano, vi no avião.
fiquei impressionado com o volume de informação de basquete que os caras têm por dia nos jornais e tv's do país.

mas não é questão de promover o basquete. a imprensa só "promove" aquilo que dá resultado (pra ela). infelizmente é assim...

abs, fábio.

fábio balassiano disse...

Glauco Nascimento, beleza?
posso sim.
te envio um email em instantes.
abs, fábio

Anônimo disse...

a chamada aqui no rio deveria ser JOGUE O LIXO QUE EXISTE DENTRO DA CBB NA CESTA DO LIXO cairia bem começariamos com carlos omisso grego nunes

Duda 11 disse...

Fala BAla! Cerca de 2 meses atrás acessei o site da Confederação Argentina e lá tinha uma loja online. Lembro que quase comprei um uniforme do Manu lá. E caso vc encontre uma maneira de adquirir um uniforme, me avisa pq eu tb quero! Sou fã da seleção argentina!