sexta-feira, 27 de março de 2009

Fora da Ordem

Alguma coisa está fora da ordem quando você olha a classificação de um torneio nacional e detecta que entre os quatro primeiros não há nenhum time paulista. Eu, sinceramente, não me lembro de fato parecido. Mas no NBB isso acontece (Flamengo, Joinvile, Brasília e Minas teriam o mando de quadra no começo dos playoffs). É bem verdade que depois deles a briga pelas outras quatro vagas fica praticamente restrita aos clubes de São Paulo.

Conversei com Hélio Rubens sobre isso no domingo passado, e ele me deu um argumento pra lá de interessante: com o cansaço do Paulista, os clubes locais entram nas competições nacionais saturados física e psicologicamente. Por isso, normalmente eles sucumbem no começo destes torneios. Pode ser que o técnico de Franca tenha razão, mas que é estranho, isso é.

18 comentários:

Marcos Paiva Pinto - FOGO disse...

Fabio,
Os campionatos dos outros estados não terminam na mesma época que o Paulista? Ou o Paulista éo último a acabar?

fábio balassiano disse...

marcos, além de ser o último a acabar (cinco dias de diferença entre ele e a lnb), o paulista é, disparado, o mais disputado e cansativo do país.

abs, fábio

Ninho da Nação disse...

Na boa, que desculpa esfarrapada.

Em SP Franca e Limeira mandam.
Paulistano, Pinheiros, São José, Bauru são times regulares, mas que não é esse desgaste todo.

Flamengo jogou duas competições fora de casa, a Liga Sul-Americana e a Liga das Américas, muito mais cansativo e desgastante que o paulista.

Então, se agora eles estão desgastados, logo no primeiro turno, imagina quando chegar a reta final???

Eles estarão quebrados...

Porque não admitir que os 4 primeiros são os melhores??

É mais simples, é mais honesto.

Anônimo disse...

O nível também não é lá de outro planeta.

Limeira eu achava que poderia surpreender mais e fazer belo torneio.

O resto dos times, tinhamos esperanças mas ... é bom sair somente de SP.

Mesmo que eles coloquem 4 nos playoffs, as chances de avançar té mesmo 2 serão pequenas.

Anônimo disse...

Pára de chorar, Ned Flanders e bota o time pra correr!!!!

Anônimo disse...

A realidade é que os 4 primeiros estão superiores msm, Flamengo e Universo mais ainda. Mas não substimem as equipes paulistas, que são times de chegada.

Guilherme de Paola disse...

VIVA O BASQUETE NACIONAL!!!!

Anônimo disse...

Ao mesmo tempo, no Jogo das Estrelas, só deu São Paulo: Fischer e Neto na final dos 3 Pontos; Toledo e Jorginho (carioca, mas jogador de Assis) na final de enterradas; Marquinhos, Shamell, Larry, Dedé e Felipe, os melhores em quadra no jogo

Anônimo disse...

Desculpa esfarrapada [2]
Viva o crescimento do basquete nacional [2]

Unknown disse...

ME desculpa..mas essa não colou pra mim não...

Anônimo disse...

Isso só faz sentido nas primeiras rodadas. Ainda pode ser mencionado a ausência de jogadores chaves de algumas equipes, como Helinho no Franca e Nezinho no Limeira, mas ambos têm elenco pra supri-los...

Eu também acho que o basquete de São Paulo há muito deixou de ser o mais forte. Apenas tem um campeonato com mais clubes do mesmo nível.

Durante o NBB, as equipes líderes também se desgastaram um pouco, já que disputaram competições internacionais de tiro curto, mas com uma sequência diária de jogos. E já voltaram ao seu melhor ritmo.

As quatro equipes que lideram o NBB poderiam muito bem jogar o Paulista em iguais condições com Franca, Limeira, Assis, Pinheiros, etc...

Esqueceram só de observar que o lanterna geral do NBB é de São Paulo, o São José...

Unknown disse...

Já estamos no segundo turno e ainda vão continuar com essas desculpinha...

Anônimo disse...

Pessoal, no adulto, enquanto no passado somente SP tinha dinheiro para contratar os melhores do país, estiveram na frente, agora o do poderio financeiro dos clubes, não se restringe mais ha SP, comecem a avaliar a quanto tempo um um time paulista não é campeão nacional, o que no passado o normal era um time paulista ser campeão isto acabou, essa desculpa esfarrapada, não cola mais, as maiores folhas de pagamento de atleta estão fora de SP e se continuar assim vai ficar dificil clubes de SP arrumar alguma coisa.

Bernard Lutz

Anônimo disse...

Não é fator primordial mas conta um pouco sim.
O que Brasilia, Minas, Flameno e Joinvile fizeram de setembro/08 até janeiro/09? Falar que disputaram campeonato estadual não vale! Qual o time que rivaliza com o Universo no DF?
Aproveito aqui para fazer uma pergunta! Por que não se acaba logo com os estaduais e ficamos apenas com o Nacional. O campeonato seria disputado de outubro de um ano a maio ou junho do outro, com jogos só aos fins de semana. O meio de semana poderia ser utilizado para as competições continentais, que a meu ver também precisam passar por uma reformulação.
Poderia ser criada uma seunda divisão, regionalizada e os dois melhores subiriam enquanto que os dois piores do nacional seriam rebaixados.
O que acham?
Abraços
Luiz

Guilherme disse...

Faz sentido, ainda mais se tu levares em conta que Franca jogou o primeiro turno inteiro com quase a metade da rotação principal de fora, o Paulistano perdeu o Penna por lesão. Mas acredito que, retirando essas variáveis citadas como responsáveis pelo desempenho inferior ao esperado dos paulistas no NBB, apenas Franca e Limeira têm times para bater de frente com os líderes.

Christian disse...

Só as equipes de Franca e Limeira podem competir com Flamengo, Universo, Minas e Joinville e mesmo assim, acho as 4 equipes melhores e por isso lideram. Campeoonato paulista sempre foi assim, grande longo e junto do campeonato nacional e isso nunca impediu os paulistas de se destacarém e liderarém quanto suas equipes eram melhores não é o caso agora. Franca está com o time muito envelhecido e no caso de Limeira, seu armador Nezinho gosta de correr mais que a bola e o time chuta demais de 3 e com muita precipitação, os 4 lideres jogam um basquete um pouco menos precipitado e mais constante no jogo.

Anônimo disse...

Por que não se acaba logo com os estaduais e ficamos apenas com o Nacional

_________

E como eleger os PRESIDENTES DAS FEDERAÇÕES, que diga-se de passagem
tanto o cargo, quanto a entidade poderiam não existir !?!?


Este é o problema. É muita gente
"QUE AMA O BASQUETE" para tão poucos cargos na sua ideia.

Aliás, estadual de verdade, só o Paulista. O resto não existe.

Porém, o nivel dos paulistas de fato caiu pelos aspectos colocados nos comentários do pessoal todo aí em cima.

Luiz Guilherme disse...

O estadual de São paulo tb é fraco e imprestável, assim como todos os outros. Estaduais, sejam em futebol, sejam em basquete, ou em bocha, não servem pra nada! São Paulo se fortaleceria se se concentrace só na NBB.