terça-feira, 17 de março de 2009

Quando só vencer não basta

Leio no NY Times uma matéria sobre o time feminino de Connecticut. Invictas após 33 jogos (em nenhum a diferença foi menor que dez pontos), com uma absurda margem de diferença de 31,5 pontos e com um ataque de 83,8 pontos, as meninas do técnico Gene Auriemma vivem um dilema: como se só vencer não bastasse, agora elas terão que responder se este é o maior time da Universidade em todos os tempos. Pode um negócio desses?

Tudo porque em 2001-2002, com 39 vitórias, o quinteto formado por Sue Bird, Diana Taurasi, Swin Cash, Tamika Williams e Asjha Jones é considerado imbatível nos corredores de Connecticut. Em eleição feita no site da própria faculdade, o atual time, campeão do Big East após surrar Louisville por 75-36 e que conta com nomes como Maya Moore (19 pontos e 9 rebotes por partida), Tina Charles (16 pontos e 8 rebotes) e a ótima armadora Renee Montgomery (15,6 pontos e 5,1 assistências), ficou em terceiro, atrás ainda do de 1995, também campeão nacional invicto.

Resta saber como as meninas irão reagir com tanta pressão. As melhores do país, de acordo com opinião de todos os técnicos, elas já são. Vencer o torneio da NCAA é outra história.

7 comentários:

Anônimo disse...

Fala Bala!

Como você sabe, morei em CT durante muito tempo, e por não existir nenhuma equipe disputando ligas profissionais no período seguinte à extinção do Hartford Whalers (hóquei); as meninas, e também os garotos universitários, se transformaram em verdadeiros ídolos após as seguidas conquistas e quebra de recordes por lá.

É verdade que desde então pintou um time de basquete feminino na WNBA, o CT Sun. Mas nada, nada mesmo se compara com a paixão universitária. Os bares ficam lotados nos dias de jogos, os carros todos carregam bandeiras e logotipos do cãozinho "Huskie", e a garotada se inspira com os ótimos resultados da universidade nas duas frentes.

Tomara mesmo que elas sigam bem no NCAA, e como seria bom se nós tivéssmos um programa esportivo-educacional desde a infância, como vemos nos moldes americanos.

Já pensou quanta gente boa seria revelada?

abração

Roby

fábio balassiano disse...

valeu pelo ótimo comentário, roby. bom saber que você ainda "anda" por aqui.

isso de um programa educacional-esportivo por aqui ainda me parece muito sonho, mas um sonho pra lá de palpável. material humano já provamos que temos, né?
de geração em geração é só ver que brotam craques de todos os esportes por aqui.

só não vê quem não quer, né?

abs e obrigado, fábio

Anônimo disse...

Oi Fábio.
Tudo bem?
Você poderia postar aqui o link de algum site da ncaa que tenha os calendarios,resultados,estatisticas.Por que eu acho uma porcaria o ncaa.org
Abraços
Carlos

fábio balassiano disse...

Oi, Carlos, também acho o site da NCAA bem fraco.

vejo sempre pelo da espn.
segue:
- torneio da ncaa feminino: http://sports.espn.go.com/ncw/tournament
- torneio da ncaa masculino:
http://sports-ak.espn.go.com/ncb/tournament

a cobertura dos caras, aliás, é sensacional. uma aula para todos nós

abs, fábio balassiano

Anônimo disse...

e a materia do Flamengo campeao Sulamericano?
Ainda nao deu tempo de fazer?

RenanFCCK disse...

Eu tb morei em CT durante muito tempo...e realmente eh uma febreeeee huahuaha...lembro q torci muito durante aquela temporada de 2002 q tinha bird e taurasi..as memoriasss..ainda me lembro q quando jogava sai na primeira pagina do CT Post com a Bird....fiquei me achando O Jogadora neh =P

valeu pela nostalgiaa ! huahuahaha

Marcos disse...

O time de 2001/2002 só não foi melhor que o de 2000/2001, afinal, Svetlana Abrosimova estava nele!
kkkkkkkkk

De Rebecca Lobo à Maya Moore, Connecticut sempre aparece com ótimas jogadoras.