quinta-feira, 26 de março de 2009

Cronologia

Fui ao Maracanãzinho ontem. Acompanhem:
04:45 para o final - O Flamengo vence por 13 pontos e Duda puxa um contra-ataque (três rubro-negros contra um do Pinheiros). O ala para na linha de três e aperta o gatilho. Erro.
04:15 para o final - O Flamengo vence por 11 e Duda recebe na linha de três. Sem pensar, ele arremessa. Bico.
03:20 para o final - O Flamengo vence por oito. Duda chama o bloqueio de Wagner e arremessa de três. Erro.
02:40 para o final - O Flamengo vence por oito. Duda recebe passe de Marcelinho, quica a bola e nem pensa: arremesso de três. Chute torno e novo bico.
01:35 para o final - O Flamengo vence por sete. Duda recebe de Hélio, para na linha de três pontos e não gasta nem dez segundos do relógio: arremessa muito marcado. Novo erro.
01:10 para o final - O Flamengo vence por cinco. Duda rouba uma bola no meio da quadra, corre sozinho em direção a cesta e dá uma bela enterrada. O rubro-negro sacramenta a vitória contra o Pinheiros (86-81, em uma pelada de dar gosto!), a torcida canta que "Duda é rei", o ala levanta os braços em comemoração.

O ala terminou com 1/8 dos três pontos e escancarou a negligência tática dos nossos técnicos. Duda, lembremos, é da seleção. E aí eu pergunto: dá para levantar os braços e comemorar alguma coisa?

15 comentários:

Anônimo disse...

rei das peladas isso sim.
crazy shooter absurdo..
uma pena pq ele ate q tem talento.

Anônimo disse...

gosto muito do Duda, é o melhor defensor do Flamengo e tem habilidade, mas esses chutes de 3 dele irritam mais do que os do Marcelinho, que pelo menos é especialista nesse fundamento. Duda tem agilidade e velocidade para bater para dentro e poderia movimentar essa bola em busca de opções melhores, e num time que tem 5 opções ofensivas confiáveis, o técnico Paulo Chupeta deveria ter reclamado ou até substituído Duda após o terceiro chute inconsequente.

Tenho que concordar contigo nessa, Bala. Com todo o respeito ao Duda e ao Chupeta, essa sequência foi vergonhosa e, pelo visto, quase estragou a vitória do Flamengo. Infelizmente, não tive condições de ir ao Maracanãzinho ver o jogo. Abraço

Anônimo disse...

Não critique com FATOS, Fábio.

Fique no oba oba mesmo geral.

Para que criticar a liga se temos que dar graças a Deus dela existir ?


Mas sem ironias, esse é o retrato do nosso basquetebol .. nada mais lamentavel e triste.

Belo levantamento, quando for ao MTC farei algo semelhante e te paso.

Abração

Anônimo disse...

As pessoas entendem o que querem mesmo. Mas beleza.

Quanto ao Duda, ele é o puro espelho do mal treinamento.

Esse sim é o gargalo do nosso basquete. A aflta de treinamento adequado. A falta de consciência tática.

Jogo maluco é pra Lebron, Kobe - que são fenômenos mas que ainda assim respeitam o padrão de jogo.

JOGADOR NORMAL TEM QUE USAR INTELIGÊNCIA e não jogar nessa loucura.

obs: quero só ver ele na Espanha (se é que ainda vai).

Anônimo disse...

Muito Bom post Fabio! Reflexo da desobediência técnica-tática dos jogadores brasileiros. Nos temos que mudar esse comportamento de jogo! Isso, em conjunto com a má admistração da modalidade, são, entre outras coisas, motivo da realidade do basquete atual!Uma curiosidade, já que voce gosta tanto dos numeros nos seus posts, o time lider no nacional é o que erra menos!? IMagino que sim....
forte abraco

Anônimo disse...

Rogério, pelo menos pelo meu levantamento, não. os times que menos erraram no primeiro turno, usando as estatisticas oficiais do site da LNB, são Cetaf e Bauru! Flamengo é sétimo, Joinville oitavo e Brasília é o segundo time que mais erra!

Pudão disse...

NÂO.

Anônimo disse...

A culpa e da Lnb,ou melhor do kourus

Anônimo disse...

Depende do volume de jogo, ritmo de jogo colocado, etc.

Cetaf tem das piores campanhas, mas dependendo de como joga, o famoso "pace" errar menos ou mais pode ocorrer.

Times que correm muito e chutam a torto e à direito, tem mais posses, logo maior possibilidade de errar.

Por isso para se analisar isso existem formulas para equacionar as posses de bola, coloca-las de forma comum para todos e aí sim avaliar.

A estatística pura e simples de desperdicio de posses por jogo, não funciona se não for relacionada com o pace.

Unknown disse...

sabem quando o Duda vai aprender a jogar realmente? quando jogue na Europa..ai é quando vai ter a oportunidade de ser treinado por um verdadeiro técnico de basquete...agora ..se vai ficar fazendo o mesmo que aqui no Brasil,com certeza a quem vão a chutar de trés vai ser a ele de volta pra o Brasil logo,logo

Anônimo disse...

com todo respeito todos sabem das limitações do chupeta como técnico..
O duda parecia eu na pelada do aterro semana passada...chutei tudo..rs!! a única diferença que certei a metade!!!rs
abraçosss
samuel

Anônimo disse...

Duda joga desde jeito por que a LNB e a Globo mão fazem nada para melhorar o Basket brasileiro

ivarrocha disse...

o pior de tudo é ele terminar o jogo com o sentimento de salvador da pátria rubro-negra, ou seja, se deu certo hoje, amanhã também dará....o problema é que ele veste a amarelinha! Duda é uma piada na seleção, agora no Flamengo do Chupeta...é isso ai!!!

Anônimo disse...

SOU A FAVOR QUE CADA JOGADOR DEVA POTÊNCIALIZAR AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS.

SE A DO DUDA É O CHUTE DE 3, ELE TER CONTINUADO CHUTANDO MOSTRA PERSONALIDADE, POIS MUITOS IRIAM AFINAR E PASSAR A RESPONSABILIDADE PARA OUTRO, O TÉCNICO TA AI PARA ISSO TAMBÉM MODERAR, SE ELE NÃO ESTAVA NUM DIA BOM O CHUPETA PODERIA DESCANSAR ELE UM POUCO, MAIS ELE PARAR DE CHUTAR JAMAIS SE É O SEU CARRO CHEFE.

É UMA GRANDE INJUSTIÇA USA-LO PARA CRITICAR A FORMA DE JOGAR DE BRASILEIROS, PARA ISSO CRITIQUE OS TÉCNICOS QUE CRIAM AS FILOSOFIAS DE JOGO.

COMO O SEU TEXTO MESMO DIZ, ELE ERROU OS CHUTES MAIS MARCOU PARA RECUPERAR A BOLA E DAR A CRAVADA NO FINAL, PARA MIM QUEM SE DEDICA NA DEFESA TEM O DIREITO DE ERRAR NO ATAQUE !

Anônimo disse...

Caro diogo,

Concordo com vc quando diz que o erro maior é do técnico!!!!

Mas, porém discordo quando diz que o principal fundamento dele é o chute de 3...tá mt longe disso...e mesmo se fosse existe mais quatro jogadores em quadra fora as outras opções de jogadas que ele mesmo pode fazer!!! Isso não seria amarelar seria a meu ver ser mais racional..

No basquete moderno qualquer jogador que tem 1/8 em chutes por exemplo teve uma atuação no minimo egoista e prejudicou seu time...

é esse justo basquete brasileiro que critico...

Dedeicação na defesa é obrigação não que dizer que dá direito de errar no ataque...

Mas depois da cravada tem que vibrar afinal de contas foi realmente a bola do jogo...o fla sempre faz de tudo pra perder mas só consegue perde as vezes...rs

abraços a todos
samuel