sábado, 28 de março de 2009

Ninho vazio

Menos de 700 pessoas estiveram no ginásio para acompanhar a fácil vitória do Flamengo contra o Paulistano na noite de ontem. É triste constatar isso, mas é o reflexo fiel da fase que o basquete brasileiro chegou: nem mesmo o clube campeão sul-americano, maior torcida do país, consegue colocar um público aceitável no ginásio.

É uma pena, porque João Henrique Areias e sua trupe têm trabalhado com correção e insistência para reverter o quadro. Seria bom que o pessoal que só vê chuteiras e gramados pela frente pudesse dar uma força. O basquete do Flamengo faz um trabalho sério já há algum tempo e tem, sem dúvida, um time para brigar pelo título do NBB. Ginásio vazio não combinam com o poder da torcida rubro-negra, mas combinam, sim, com o basquete atual. Triste.

16 comentários:

Euclydes Barbosa disse...

Prezado Fábio,

Não acompanhei, por isso não posso falar deste jogo especificamente. Mas a falta de divulgação, aliado aos locais, torna difícil a vida de qualquer torcedor. O flamengo, que tanto queria ver desde o início do campeonato, jogava no Tijuca. Se o jogo é na casa das sete horas, há um rush interminável, tornando-se fácil o acesso somente para quem mora nas imediações. Se muito tarde, o retorno é no mínimo arriscado, dependendo de onde se mora.

O Maracanãzinho traria melhor acesso e maior facilidade. No entanto, eu fiquei sem companhia para ir ao jogo das estrelas simplesmente porque iria terminar bem na hora que as torcidas de futebol começariam a chegar no entorno do estádio. E naquele domingo, às seis horas, havia flamengo e vasco no maracanã. Como a entrada da torcida do vasco é pelo lado do maracanãzinho, todos que convidei não quiseram se arriscar. Sem falar de como se demorou a divulgar onde comprar os ingressos, etc.

adriano disse...

o Euclydes tem razão. esse horário de 19h é péssimo, é um hábito que o povo teria de adquirir, chegar às 19h pra ver jogo. é muito transito, o metrô está naquele horário impraticável tbm. não consegui chegar na hora em nenhum dos jogos às 19h, sempre cheguei, no mínimo, com a partida iniciada. é complicado. e falta uma divulgação maior em rádio, jornal, propaganda na rua. eles começaram a fazer umas chamadas na rádio, FM O Dia, o q já é um começo

Glauco Nascimento disse...

O maior problema pra eu acompanhar os jogos é o horário mesmo. MOro em Niterói, então imagine que já é uma pequena viagem pra ir ao maracanazinho, ai junta o fator horário que não é dos melhores. Eu gostaria muito de poder ir a todods os jogos do flamengo no Rio, mas é muito complicado!

Ninho da Nação disse...

Somado isso tem o time de futebol que anda mal das pernas, isso sem dúvida influencia no público, queiro ou não, a massa Rubro Negra é rubro negra pelo futebol.

E ainda, como o Areias disse. Falta a torcida se acustumar com os jogos de basquete.

A média de público está sendo essa mesmo nos jogos.

Claro, pelo fato do Maracanãzinho ser enorme, fica a impressão que está muito vazio.

E ainda tem o preço.
20,00 reais, 10,00 meia e 5,00 com a camisa ainda é caro.

Ta na hora de fazer uma promoção boa..liberar a entrada pra quem tiver com a camisa do basquete.

abraços

Caique Capel disse...

Fábio, você tem razão, o Brasil ainda é um país de um esporte só.E não vale a desculpa de que somos o "país do futebol" para justificar a fase do basquete, pois outros países totalmente apaixonados por futebol, como a Argentina por exemplo competem na elite de outros esportes.O basquete é uma prova disso.

Mas temos que admitir que para quem ainda está no fundo do poço, iniciativas como um Jogo das Estrelas, um campeonato organizado, com certa divulgação (mesmo que seja através da manipulação da Globo =/)é um grande (re)começo.Claro que há muito o que melhorar, mas não podemos dar um passo maior que a perna.

E o que vc acha Fábio?

Abs

leo aracaju disse...

É muito decepcionante o público. Não colocar pelo menos 1.500 pessoas é triste.

Mas esse é o público brasileiro. Futebol, futebol e futebol.

Luiz Guilherme disse...

Queridos, tentem chegar ao maracanã às 7:00 da noite. Eu tento em todos os jogos do Flamengo e nunca consegui. Em todos eu chego atrasado. Ontem demorei ridículas 1,5 horas de Copacabana, cerca de uns 15 Km de lá. Tinha que ter, no mínimo, mais uma hora pra chegar. E o Flamengo sobra contra boa parte dos times da NBB.

Felipe Danemberg disse...

O problema é que a fase do basquete brasileiro não colabora afinal depois de anos só agora quew temos um campeonato sério e organizado e que pode atrair gente

Golias/RJ disse...

Luiz, no seu caso é ir de metrô mesmo. Vai meio espremido, mas pelo menos vai sentado, por pegar a composição em Copa.

O horário não é dos melhores. Mas se fosse mais tarde, muita gente reclamaria que é perrengue sair do Maracanã as 22, 23 horas para ir para casa. Principalmente quem mora longe...

Quem iria num jogo as 21 horas na sexta-feira?

Anônimo disse...

A culpa e da Lnb e da Globo.

fábio balassiano disse...

caique, acho que o horário não é mesmo dos melhores, mas é uma opção do flabasquete.
acho que temos que respeitá-la e entendê-la. a torcida do flamengo pode mais!
quando joga o futebol às 19:30, dá 20 mil pessoas

abraços, fábio

Unknown disse...

olha,aqui no Minas não temos problemas de horario nem de segurança e a entrada é franca...assim mesmo nem levamos 700 pessoas aos jogos, num clube de 70.000 sócios...éssa é a realidade...se tem jogo de volei,a Arena fica lotada...nosso basquete esta triste mesmo...temos muito que trabalhar para que as pessoas voltem as quadras,as familias lembrem que existe o basquete

Victor Dames disse...

O que vocês esperavam? Que o cenário mudasse da noite pro dia?

Falta divulgação? O basquete está procurando se realocar na mídia, vai levar tempo. Horário, transporte? Sempre vai ter alguém com dificuldades pra chegar ou sair. Talvez fosse hora de pensar em atrações alternativas, antes e depois do jogo, como shows, exibições... Também dá pra emendar um barzinho ou restaurante depois da partida. Já pensou se houvesse algo do tipo no Maracanazinho? É uma vergonha que só haja sanduíches naturais congelados, biscoitos de polvilho e pipoca...

É claro que queremos confortos, mas o torcedor que é realmente apaixonado, coisa que o de futebol é, e o de basquete não, faz alguns sacrifícios. Eu fui nos últimos quatro jogos, sempre de carro, e com certa tranquilidade. Testei ir de metrô e ônibus, bem apertado na ida, cheguei um pouco atrasado, mas não foi tão ruim.

Luiz Guilherme disse...

Metrô no rio às 6:30 não é apertado. É uma pequena amostra do que te espera se fores ao inferno. Normalmente não se pode nem levantar o braço, até chegar a estação de integração com a linha 2. O ar não dá vazão e todos suam, levando ao problema dos vencidos, que derretem até máscara de gás. Se fores de carro, engarrafa. Mas num tem problema, mesmo assim vou aos jogos, menos o de hoje, pq irei trabaljar até 8:oo da noite!

Victor Dames disse...

A linha 2 é mesmo um inferno, um grande desafio, tive que esperar três composições para embarcar na estação Estácio, mas como eram apenas duas estações até o Maracanã, achei que valia a pena, e valeu... Agradeço por não ir trabalhar todo dia de metrô!

Quanto a carro, já foi três vezes, e só pequei um pouco daquela tradicional retenção na Praça da Bandeira. Saindo do Centro mais em cima da hora, depois das 18h, também encarei lentidão na Pres. Vargas, mas cheguei bem no hora...

Enfim, pra quem aprecia o esporte, essas coisas são pequenas. Vide o torcedor de futebol, que apesar do desconforto, ação de cambistas, violência, enche estádios...

Anônimo disse...

trabalho sério???!(SIC)
Um trabalho sério começa com o pagamento do que foi acertado em contrato com seus "subordinados"...
O Flamengo é uma piada!