quarta-feira, 11 de março de 2009

O iluminado

LeBron James não precisa de mais nada, né? O cara anotou 10 pontos no último quarto, ajudou a tirar a diferença de 19 pontos do seu Cleveland contra o Clippers (tudo bem, era o Clippers) e cravou: o Cavs chega, firme, às 50 vitórias - líder no Leste. Mas não é só isso.

Fiquei impressionado com o segundo triplo-duplo seguido de LeBron (22º na carreira e quinto na temporada). Foram 32 pontos, 13 rebotes e 11 assistências. Agora pensem comigo: se cada assistência de King James tiver sido convertida em cestas de dois pontos (não consigo saber quantas se tornaram chutes de três), o cara participou de 54 dos 87 pontos (62%) de seu time na noite de ontem. Isso de maneira direta, muito direta. É muita coisa, não? Ah, e para quem prometeu uma temporada com triplo-duplo de média, como só Oscar Robertson fez, até que ele está bem encaminhado (28 pontos, 7,5 rebotes e 7,1 assistências).

Dwyane Wade fez das suas com cestas decisivas contra o Chicago Bulls na noite de segunda-feira. No dia seguinte, LeBron James faz chove com mais um tripo-duplo. Não adianta chorar: o cara é, de fato, iluminado. Tá aí a foto que não me deixa mentir...

18 comentários:

Luiz Fernando Paes disse...

não seria 54 pontos?

aí cairia pra 62%, o que também está de ótimo tamanho

visto que as jogadas que ele eventualmente não participa, ele está puxando a marcação ..

Anônimo disse...

Para mim a marcação de assistências na NBA está longe de ser "um passe para cesta". Já vi marcarem assistencia pra lances em que o jogador recebe o passe, dribla uns três jogadores e faz a cesta.

fábio balassiano disse...

luiz, vc foi maie rápido que eu. corrigi agora. obrigado pela força. e concordo com vc - ele sempre chama a marcação.

peter, também estou de acordo. a estatística nem sempre é confiável. nem na nba.

abs, fábio

Anônimo disse...

Fabio, fui dar uma olhada no play-by-play do jogo para tirar a dúvida: foram 10 passes para cestas de 2 pontos e uma assistência para bola de 3 pontos, do Mo Williams, no último quarto. Então 23 pontos saíram de passes do LeBron; ele teve participação direta em 55 pontos.

abraço!

fábio balassiano disse...

adriano, você é fera!
parabéns pelo esforço.
Lebron é demais mesmo!
abs, fábio

Anônimo disse...

Oq eu achei mais incrivel foi ele ter conseguido esse número de assistencias num jogo em que seus companheiros não acertavam nada. Mo teve 4/17 de fg e o resto do perimetro nem se fala. Lebron ontem fez chover quase que sozinho.
Lembrando sempre é claro que ele não joga na armação

Unknown disse...

Pq vc nao comenta o jogo q o Kobe fez ontem contra o Houston??..praticamente sozinho ele fez 31 pontos so no segundo tempo e nao foi contra o Clippers..sei que o Lebron jogo demais, mas nao se deve esquecer da frieza do Kobe..sendo q ele tem 30 anos e nao somente invade o garrafao e enterra.

fábio balassiano disse...

xará, se eu comento isso aqui, o pessoal vai achar q esse blog é só sobre o lakers.
mas o que o kobe fez ontem, quase dez horas depois da nota sobre o lebron james, foi espetacular!
o cara é feríssima.
fui jantar achando que o lakers perderia, e perderia feio. quando voltei, o kobe estava alucinado!

abs, fábio

Unknown disse...

Valeu cara...mas acho que isso é um blog sobre basquete..sou fa do Kobe mas nao sou desses que só pq preferem certo jogador o resto é uma porcaria..lebron é demais tb no estilo dele..mas acho que a pior coisa foi o Ron Artest ficar cutucando o Kobe daquele jeito..todo mundo sabe que nao é bom deixar ele bravo né..abraco de mais um fa do seu blog!!

Anônimo disse...

O que o Kobe fez ontem contra um adversario direto em play-off mostra os degraus que o James ainda tem que subir.Tomar conta da partida daquele jeito eu vi poucos fazerem e posso citar aqui:Jordan,Malone,O'neal,Olajuwon,Duncan,Drexler,Kobe. Ele eh dessa estirpe.

Anônimo disse...

Algumas coisas a serem faladas:

1 - Se o Balassiano for fazer um post toda hora que Kobe, Wade e James jogarem bem, terá mais que um post sobre isso sobre o assunto, logo, fica chato. Obvio que ele vai falar só alguns, falou do LeBron, outro dia vai ser do Kobe, calma Kobe Fans.

2 - Como o que o Kobe fez o James nunca fez, Gabriel ? Alias, contra o propio Clippers que o Balassiano fala nesse post, o James fez mesma coisa que o Kobe ontem. Na hora que ele viu que o Cavs, a equipe estava mal, ele resolveu então partir pra cima, olhar de quem não queria perder. Resultado: Vitória e TD monstruoso. O que o Kobe fez ontem, Wade e James também fazem. Mais exemplos: Wade e seus 46 pontos(24 no último quarto) contra o Knicks, Game Winner e 48 pts contra o Bulls. LeBron James e seus 48 pontos,m 30 seguidos nos playoffs contra o Pistons. 55 contra o Bucks que a equipe pedia o jogo e ele resolveu virar a partida sozinho.

Ou seja, os três são espetaculares. Falar que Kobe fez ontem o que o Wade e James não fazem é ser hipocrita, os três fazem isso praticamente toda noite. Cada vez mais parece que não se pode falar bem do LeBron, ou do Wade ou até do Kobe que aparece os Haters reclamando e dizendo que o seu jogador é melhor. Que tal apreciarmos todos ?

Anônimo disse...

Sancho,achar (e isso eh pessoal e intransferivel) que o Kobe eh um jogador muito mais refinado e decisivo que o James me faz hipocrita?Entendi bem?E discordo quando vc propoe que tenhamos que apreciar "todos" como se criticar ou mesmo nao apreciar o estilo de jogo de um cara em especifico fosse errado.Mais reacionario que isso impossivel hein!
Se a imparcialidade eh uma ilusao ate para o jornalismo eu,que nem jornalista sou,to bem distante dela.

Anônimo disse...

Achar o Kobe mais jogador é completamente normal. Agora, falar que o que o Kobe fez ontem o Wade e o James não fazem, é piada de mal gosto. Só isso. Vc perguntou se entendeu bem e eu digo, NÃO, entendeu pessimamente o que eu quis dizer. Você precisava ler um texto do Bola Presa para entender o que eu quis dizer sobre apreciar todos.

O irritante é isso, tem gente como você que não aguenta ver um texto elogiando um jogador que você não gosta.

Anônimo disse...

naum tinha nada que vir aqui e falar do kobe, da atuação dele. que eu saiba aqui é o comentario do jogo do lebron....acho q é isso que o sancho quis dizer...em vez de falar da atuação do james, vem aqui e diz

´´mas se ñ vai falar do kobe ?...po, sacanagem´´

acho isso ridiculo.

Anônimo disse...

Quem usou a palavra "hipocrita" dentro de um certo contexto foi vc,nao eu.
E eu nao acho que o Wade esteja abaixo do Kobe nao,so o James mesmo.
Eu nao tenho problema algum com um texto que nao favoreca um jogador que eu admire cara,muito ao contrario.Se vc procurar de caixinha em caixinha aqui vera meus debates com colegas sobre os mais variados assuntos.
Agora vem ca...sou eu quem nao aceita um texto sobre um jogador que nao gosto ou vc que nao aceita que todos reverenciem o "rei"?
Nao tenho compromisso com ninguem nesse sentido.

E Sergio,o problema eh falar de um no espaco do outro?Vai cansar se for brigar com todos por causa disso hein!

Anônimo disse...

Não fico bravo com quem não reverencia o LeBron, pelo contrário, acho normal. Não foi isso que eu quis dizer, alias, longe disso. Bem longe. Vc ñ entendeu na boa, fazer o que, paciencia, então que continue esse negocio de ter um texto sobre um jogador e vc reclamar dizendo que o outro é melhor. Bola pra frente.

Anônimo disse...

Ta certo.Talvez seja muito complexo pra eu entender,quem sabe na proxima.Vou estudar interpretacao de texto.
Bola pra frente.

Anônimo disse...

Exato, boa ideia. Bola pra frente.