sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vale a tentativa?

A LNB anunciou ontem que o Jogos das Estrelas do NBB3 acontecerá em janeiro de 2011 (provavelmente em Fortaleza) com uma grande novidade: a partida será disputada entre os astros brasileiros e os estrangeiros que atuam na competição e tem o objetivo de tornar o duelo mais emocionante.

Além disso, outro fato chama a atenção: a partida será no dia 29 de janeiro, um sábado. De acordo com declaração de Sergio Domenici, diretor executivo da entidade, no Twitter, a mudança ocorreu "para não concorrer com o horário do futebol", mas o fato é que mais uma vez o poder da televisão deve ter falado mais alto (neste ano, o Jogo das Estrelas foi no domingo pela manhã - e até onde eu saiba não há jogo de futebol às 11h da manhã).

E você, amigo leitor, o que achou das mudanças para o Jogo das Estrelas? Comente na caixinha!

31 comentários:

pj disse...

vc gosta msm eh de criticar, os caras estão querendo o melhor pro basquete, querendo dar mais visibilidade, apesar de as vezes suas decisões parederem erroneas, tentam fazer o melhor pro bskt, ao contrario de outros q so sabem criticar e não fazem nada de bom para o erriquecimento do melhor esporte que exite (nem tanto valorizado), vc poderia por uma vez enxergar uma melhora!!!
fika a dica

Anônimo disse...

Domenici é um babaca!

planeta cesta disse...

Essa idéia de jogar brasileiros contra os gringos ficou show de bola. Vai dar mais emoção. Mas o que a CBB tem que entender que quem gosta de basquete já vai de qualquer jeito, o que ela tem que priorizar é pelo público que não curte muito. Tem que ter preço que quem não goste tenha interesse em pagar, tem que rolar um show de uma banda boa... enfim fazer que nem se faz na NBA. Claro que devido as proporções.

fábio balassiano disse...

Pj, quem aqui criticou a lnb? Só falei do dia do jogo, nada mais.
Agora, uma coisa: está proibido falar mal?
Eu, hein

Fabio

Diogo Aquino disse...

Primeiramente, queria agradecer ao bala por repercutir aki o tema.

Em segund lugar, não da pra negar que o modelo, brasil contra o mundo, ira provavelmente resolver o problema do marasmo e desinterece que rolava em algunso momento das partidas, Afinal, ninguem vai querer perder pros gringos, e se os gringos compraresm a ideia da pra ter jogão mesmo.

Ocorre que, isso gera outros problemas. O primeiro, é que a ideia do jogo das estrelas é exatamente de promover e difundir as nossas estrelas a ponto de se tornarem idolos em anmbito nacional, e diante de uma diminuição drástica das vagas, de 24 para 12 teremos um funiu apertado demais, onde estrelas regionais e estrelas ascendentes devem acabar fora da festa.

Diogo Aquino disse...

Até hoje nós tivemos 2 edições dos jogos das estrelas e o numero total de estrelas extrangeiras convocadas foram 6: Larry (GRSA/Itabom/Bauru) e Shamell (Limeira) no NBB1; Thomas (Assis), Larry (Bauru), Shamell (Pinheiros) e Sucatzky (Minas) no NBB2.

Ou seja, nas escolha popular os estrangeiros sempre foram minoria, e emsmo na escolha dos tecnicos poucos entraram na lista. O que prova que eles não são as grandes estrelas do campeonato, outra prova disso é que na eleição da seleção ideal do campeonato dos 10 escolhidos (somando-se as edições 1 e 2), apenas 1 (Larry, na primira edição) cavou vaga.

O que quero dizer é que em uma votação tão restrita, caras que arrebentam em ambito regional e poderiam ser promovidos em ambito nacional, vão icar de fora, e caras novas, ainda pouco pops, como Raulziho do minas tbnão devem ter expaço.

Ou seja se o objetivo era exaltar e promover nossos idolos, nos estamos fazenod o exato oposto, escondendo eles.

Diogo Aquino disse...

Por ultimo ´só pra dar uam noção do que to falando, se fosse eu a compor a lista de 12 seriam:

A-Valtinho (Uberlandia)
AA-Alex (Brasília)
AL-Marcelinho (Flamengo)
AP-G.Giovanoni (Brasília)
P-Baby (Flamengo)
................
A-Flúvio (São José)
AA-Duda (Flamengo)
AL-Marquinhos (Pinheiros)
AP-G.Teichman (Flamengo)
P-Murilo (São José)
................
A-Nezinho (Brasília)
P-Estevan (Uberlandia)

Nesse universo de jogadores apenas 5 times foram representados na equipe brasuca, e alguns nomes consagrados e outros em franca ascenssão ficara de fora ex:

A-Helinho (Franca)
AA-Dede (Franca)
AL-J.Sobral (Araraquara)
AP-Olivinha (Pinheiros)
P- Hatila (Uberlandia)
A-Raulzinho (Minas)
AA-Alex (Bauru)
AL-Marcio (Franca)
AP-Jeferson (Flamengo)
P-Drudi (Franca)

Entre outros...

será que a medida realmente ale apena? Ou é mais vantajoso convencer os atletas brasucas da importancia deste espetaculo para promoção do esporte e de suas proprias imagens em ambito nacional?

Victor Dames disse...

Não, Fábio, não é proibido falar mal. Fale mal, mas faça-o bem, ou seja, com fundamento. Concordando ou não com suas críticas, é de se reconhecer que elas são sempre bem fundamentadas.

Mas nessa vou discordar de você, amigo. Domingo de manhã tem é futebol. Só do Italiano chega a ter três jogos simultâneos. Fora o Inglês e o Alemão. Os do Espanhol é que começam depois do almoço. Isso pra não falar em outros esportes vespertinos, como automobilismo e motovelocidade.

Todavia, concordo que há sim uma forte influência dos interesses da TV. Mas se o basquete deseja reaver sua popularidade perdida, precisa se adequar a alguns deles, desde que não interfiram com a essência da modalidade. Isso para receber o apreciador de esportes, pois o basquete está muito fechado em torno do torcedor típico, que não gosta de nenhum outro esporte, o que a meu ver, é extremamente prejudicial a modalidade.

A crítica é válida, mas acho que sexta é um ótimo dia a se preencher na agenda esportiva, pois não há eventos do alto escalão esportivo, e sábado é o dia que comporta todos os programas, esportivos ou não.

Abraços!

fábio balassiano disse...

victor, acho que a maior questão é a levantada pelo diogo - o jogo entre brazucas e "gringos". só isso.

sobre a data do jogo, sou voto vencido. veja os canais espn e saberás que há futebol o fds todo (das 9h às 20h, com italiano, inglês, espanhol, russo, canadensce, mexicano, turco...).
se ficarmos "reféns" da agenda do futebol, um abraço.

e o sportv exibe francês e italiano também. ao meu ver o argumento é falho.

Abs, fábio.

Dead boy disse...

Tenho um ponto em que não se tocou aqui nos comentários. Por que brasileiros contra estrangeiros? Imaginem o dia do jogo, no ginásio. Toca o hino nacional. A torcida inteira vai torcer pelo time brasileiros. Os gringos estão indo lá para tomar vaia, isso é líquido e certo, é um jogo de cartas marcadas. A TV vai dar espaço preferencial para os brasileiros. Os gringos, a cada toco, a cada ponto, vão ser vaiados. Não acho que seja algo justo para com eles. Eles vêm para participar do campeonato nacional e se esforçam, são trabalhadores. Esse jogo, nesses moldes, é uma atitude que vai colocá-los sob humilhação pública, o que não se justifica. E sequer identidade conjunta eles têm, pois vai haver mistura de argentinos com americanos e assim por diante - ao contrário dos brasileiros. O que vai acontecer, necessariamente, é uma lamentável postura de "nós contra eles".

Só para comparar, nos EUA a divisão do all-star game se faz leste/oeste. Ou seja, a divisão é feita conforme a localidade dos times, e não características pessoais. Brasileiros x estrangeiros é uma divisão pessoal. Toda divisão deve ser feita por critérios impessoais. Começar a separar as pessoas por características pessoais é perigoso. Qual o próximo passo? Brancos contra negros?

joao disse...

"se ficarmos "reféns" da agenda do futebol, um abraço."
ótima colocação, bala.

Excelente a ideia de mudar o centro dos jogos, indo para fortaleza. Tem que ter uma divulgação boa e um preço manero quase que simbólico pra chamar o publico.

Tenho muito a falar do jogo ser brasil vs estrangeiros mas nesse caso, dentre os males é o menor.

o que me incomoda, apesar de ser a tatica de 'se nao posso vence-los, unir-me-ei' em releção ao futebol, se o basquete quer ser alguma referencia esportiva tem que tomar atitudes mais egoistas.. nao pode ficar para sempre subordinado à tv e ao esporte mais super valorizado pela ditadura para virar paixao nacional.

obg

joao disse...

DEAD BOY, porra que post ótimo. eu concordo com tudo.. ainda mais o revanchismo sem motivo e sem precedentes que a midia motiva as pessoas a serem brasileiras com muito orgulho com muito amor, quase como uma guerra, como um dogma (pena que na hora de politizar, é melhor ver novela) acontece que quando é um jogo festivo como esse corremos o risco de observar esse patriotismo idiota e mongoloide

Fábio Carvalho disse...

Fico feliz pelo jogo ser aqui em Fortaleza, caso seja mesmo confirmado. A região precisa muito desse incentivo. É triste conhecer vários casos de talentos desperdiçados apenas pela falta de oportunidade e incentivo. E vejo como uma boa solução a disputa entre gringos e brazucas, principamente para o público que vai para o ginásio. Por mais que seja um jogo onde o placar não importa tanto, mas sim as jogadas, fica mais interessante para quem não torce nem para o time A nem para o B. Afinal, quantos times do Nordeste temos na competição? Quantos estados das outras regiões também não possuem representantes? Entendo o ponto de vista daqueles que possivelmente não terão alguns atletas do seu time no jogo, mas acho que foi uma boa sacada do LNB para chamar a atenção do público em geral e dar mais visibilidade e emoção a um jogo que, por algumas vezes, acaba sendo bem monótono (NBA incluída).
Abraço!

Anônimo disse...

Brasileiros contra estrangeiros já acontecia na eopoca do Brito Cunha,
nada de novo.

Victor Dames disse...

Sei. Se separarem em rivalidades regionais, tipo paulistas X o resto do país, serão tachados de bairristas... É como disse o Bala: o argumento é falho.

Acho que não temos que ser reféns de nada, apenas temos que levar as variáveis em conta. E a programação esportiva é uma. O comportamento do público é outra. Aproveito pra levantar outro ponto não abordado ainda: é melhor, ou mais justo, levar o Jogo das Estrelas para uma cidade fora dos grandes centros do basquete (sul, sudeste e centro-oeste), ou para a periferia afastada da elite (norte/nordeste)?

Abraços!

Anônimo disse...

Será que vai acontecer em Fortalez porque o Presidente da Federação de lá e um contestador?

Victor Dames disse...

E outra coisinha, essa previsão de mau comportamento do público é um tanto subestimada. Há regiões em que o público é mesmo mau educado a esse ponto, mas há outras em que o povo, por sua natureza hospitaleira, pode até torcer pelos estrangeiros. Além disso, é um jogo festivo, onde os jogadores vão tentar mais jogadas de efeito, e quem agradar mais a torcida deve angariar mais apoio.

Abraços!

Diogo Aquino disse...

Ola Victor, a questão da reação do público, não é de falta de educação, vaiar o rival é um processo natural do torcedor. É assim, em qualquer lugar do mundo.

A grande questão é, por mais dificil queseja, realizar uma divisão entre os times com critérios bem definidos, e manter o mínimo de competitiviidade, será que vale apena essa divisão Brasucas contra gringos?

Não dá pra negar que em qualquer parte do pais, os atletas gringos serão ostilizados se começarem a bater os brasucas, porque não há lugar no Brasil que após ouvir o hino, os torcedores todos, iram torcer pro Brasil.

Será que é esse o clima de festa do jogo das estrelas?

Diogo Aquino disse...

Todos já sabem, que eu sou terminantemente contra, e não por um motivo ou por outro, é uma compliaçãod emotivos que me levam a crer que essa decisão por mais bem intencionada que seja é mais que equivocada. Outro ponto que esta sendo esqúecid é: como fica se o time das estrelas brasucas ficar como aquele exemplo que eu dei com participantes de apenas 5 equipes de um universo de 15?
Como fica o emresário que investe no Araraquara pra trazer um jeferson sobral e na hora da festa o jerferson, o araraquara e a empresa ficam de fora?
Não tenho duvisdas que essa decisão torta trará com ela uma penca de remendo que só tornarão o monstro mais feio, como limitar o numero de atletas de cada equipe, o que obviamente deixaria uma grande estrela, até mesmo jogadores de seleção fora da festa.

Diogo Aquino disse...

temas como esse podem passar despercebido, sendo até mesmo subestimados, mas para uma modalidade que esta a amrgem do esporte nacional a tanto tempo, devemos acordar o quanto antes p/ sua importância. No momento a partida com maior possibilidade de ser transmitida em teve aberta em ambito nacional é o jogo das estrelas.

E do jeito que esta sendo pensado ele me parece cheio de defeitos:

1-Foge aos princípios de enaltecer nossas estrelas;
2-Esconde destaues regonais e estrelas e ascessão;
3-Proporciona uma rivalidade segrgacionista;
4-Torna-se elitista promovendo apenas um pequeno grupo de equipes da competição;
5-Diminui a visibilidade das patrocidadoras de equipes.
6-Polariza a torcida e detrimento dos profissionais estrangeiros que acad dia mais vem p/ NBB.

Espero sinceramente que a LNB se de conta do seu erro, antes que os remendo comecem a ser promovidos.

Dead boy disse...

Continuo achando que separar entre brasileiros e estrangeiros é um critério pessoal arriscado e sem sentido. É arriscado porque os estrangeiros serão vaiados e, como disse o Diogo, isso independe da "educação" da torcida. Até em países "super civilizados" da Escandinávia as torcidas vaiam os rivais. Não existe isso de "o cara vai estar lá pra ver um bom jogo". Eles querem espetáculo, é? Quero ver o que acontece se o Durelle Brown mete um toco no Baby. A torcida vai aplaudir? Conta outra... A TV vai dar o mesmo destaque pros gringos que pros brasileiros? Ah, é? A câmera vai passar o mesmo tempo filmando o Larry Taylor e o Marcelinho?

Precisamos de critérios impessoais e sérios. Senão em alguns anos os critérios vão virar negro contra branco, casado contra solteiro, tatuado contra sem tatuagem, cabeludo contra careca, católico contra evangélico...

Anônimo disse...

que tal essa ideia:
selecao brasileira (apenas com atletas que jogam na NBB) contra selecao de estrangeiros sendo o jogo de fundo para um jogo de estrelas da NBB ( sem os jogadores que fariam o segundo jogo)
nesta preliminar teriamos 24 jogadores brasileiros divididos em dois times. (criterio a escolher : norte e sul, menos de 22 anos e mais velhos, sorteio, etc)
agora teriamos 4 equipes, sendo 3 de brasileiros, com dois tecnicos em cada equipe teriamos metade dos tecnicos da NBB sendo reconhecidos.
agora estamos falando de 36 jogadores brasileiros participando da festa mais importante do basquete.
todos os times teriam pelo menos 1 jogador representando suas cores e patrocinadores.

o que voce acham? boa ideia? viavel?
gostaria de ter um retorno da galera.

Diogo Aquino disse...

Entendo que a ideia acima tenta resolver parte dos problemas elencados acima, no entanto não supre todos eles, na verdade, se repararmos com o objetivo de resolver 1 unico problema (a competitividade), nios acabamos criando outros, ou seja isto esta virando uma bola de neve.

A ideia acima, tb me parece mto confusa afinal que jogo extra seria este? seleção brasileira contra sub 20? o o principal? Sei lá me parece que fica tudo muito confuso, uma mera desxculpa pra promover a tudo e a todos. O que pode ser um tiro pela culatra em um campeonato que ainda tem suas deficiencias tecnicas.

Sinceramente o ideal era manter os critérios anteriores, equipe clara x equipe escura 9de preferencia mantendo as homenages que fizeram sucesso nos anos anteriores: kanela x Pedroca; Amaury x Wlamir. Aliais, a espectativa de que os proximos da lista fossem Oscar e Marcel, era grande).

No fim de semana das estrelas, é cabível todo tipo de atração, com tanto que elas primem pela excelência técnica e pela atratividade ao público.

Sendo assim, se tivermos 20 estrangeiros no jogo das estrelas, não tem o menor problema afinal eles terão sido eleitos pelo voto do público, mantendo o que tem de mais importante nisso, o nivel tecnico e a atratividade, o resto, tem que ser sim observado. Mas com cautela.

Victor Dames disse...

Ainda acho exagero. Vocês estão comparando o sentimento nacionalista do leste europeu com o Brasil. É outra cultura, gente! Não creio que ninguém vá se matar só porque torce pra times diferentes, formados por jogadores de nacionalidades, culturas, religiões e raças diferentes! Repito, acho um exagero. Mas a ponderação do Diogo é muito boa, e talvez por cautela (que jamais é excessiva), fosse bom manter a fórmula dos anos anteriores. Mas não pra ressaltar um sentimento segregacionista que não tem lugar no esporte, ou pelo menos não deveria ter.

Abraços!

Anônimo disse...

Diogo, me desculpe se ficou confuso.

jogo 1:
jogo das estrelas do NBB, 2 times com jogadores brasileiros. (divisao de equipes com criterio a escolher : norte e sul, menos de 22 anos e mais velhos, sorteio, etc)

Jogo 2:
selecao brasileira com jogadores do NBB contra selecao de estrangeiros do NBB
(nenhum atleta podera jogar os dois jogos)

Diogo Aquino disse...

Vlw anonimo agora ficou bem claro, acho q até pode ser valido sim, visto que colocamos todos os destaques em quadra. E o unico ponto que me parece que se mantem negativo é o fato dos estrangeiros terem que encarar uma torcida contra eles (o que passa a ser mais latente pq ai seria efetivamente a seleção brasuca), sem sequer estarem defendo a sua propria seleção. Voltamos ao problema ressaltado pelo dead boy.

Na boa galera acho q adiscussão deste tema é simoples:

Qual dos possiveis problemas é menos incomodo ou prejudicial, pq nenhuma das hipoteses é perfeita.

Ao meu ver é manter o sistema que foi utilizado no NBB1 e NBB2.

Anônimo disse...

Por que em vez de se fazer um "jogo da estrelas" não se faz uma Copa do Brasil, com os 8 times melhores colocaddos do 1°Turno do NBB?
Pelo menos haveria competição.
Abraços.
Luiz Eduardo

Anônimo disse...

Que tal fazer um jogo das estrelas sábado depois das 23h30 para não competir com o futebol, novela, zorra total, etc...
Apesar que zorra por zorra, a CBB é mais engraçada!!!

Anônimo disse...

ANONIMO

SABE QUE EU ACHO!

SÓ SAI M...,A CBB NÃO TEM NADA COM ISTO,EMBORA IMCOMPETENTE E JÁ ENTRANDO EM UM ESTÁGIO DE DESMORALIZAÇÃO,IGUAL AO GREGO,SÓ QUE DEPOIS DE 12 ANOS.
SEGUNDO ISTO É UMA BABAQUICE,BRASILEIROS CONTRA ESTRANGEIROS,JÁ ASSISTI ESTE FILME HÁ 15 ANOS ATRÁS. VAMOS SER MAIS CRIATIVOS OU SER O MESMO DO MESMO,POR EX: S.PAULO E STA CATARINA CONTRA OS DEMAIS DIGA-SE FLAMENGO E BRASILIA JUNTOS,QUE TAL? É UMA IDÉIA,INCLUSIVE CADA UM UTILIZANDO OS ESTRANGEIROS.
AGORA ESTE SÉRGIO DOMENICI SERIA OUTRO LUIZ FELIPE ?

Diogo Aquino disse...

Como ja deixei claro meu pesamento sobre o jogo das esdtrelas, vou em manifestar sobre o horario tb, já que é um dos temas que esta em discussão aqui tb. Particularmente, acho que o NBB tem que evitar ao máximo o confronto com as principais atrações esportivas, afinal já ta mais que comprovado que perdemos espaço na preferencia do espectador, e precisamos retoma-lo aos poucos, por este motivo acho qeu seria razoalvel nos submetermos a um horario que a princípio não seria o ideal, em busca de maior visibilidade. mas tudo tem limite, não dá pra ficar preocupado se ta passando campeonato russo, portugues, argentino. motovelocidade e etc...
É bom lembrar que o horario também tem que ser bom para o público que vai se deslocar para o ginásio, não só o que assistirá pela tv.

Anônimo disse...

Qual o esporte que concorre com o futebol.Nem F1...Nem volei...Em nenhum lugar do mundo colocam grandes eventos no mesmo horario..
Eu quero ver o basquete,jogo das estrelas, e tbem ver meu sao paulo.
Esse papo de refem da tv ja deu...entao poe o jogo domingo as 16 hrs...eu acho q da traco.
godoi