segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Paciência

Tenho recebido, principalmente no Twitter, questionamentos sobre o (pouco) tempo de quadra de Tiago Splitter nesse começo de sua carreira na NBA (ontem contra o Oklahoma o brasileiro teve apenas três minutos). A todos respondo o mesmo: Gregg Popovich, técnico do San Antonio Spurs, é assim mesmo. Com exceção de Tim Duncan, que é um fora de série, Pop prefere, até porque tem um elenco excepcional e pode se dar ao luxo de "esperar", usar o ano inicial de seus atletas para lapidá-los com sua equipe técnica.

Foi assim com Manu Ginóbili, que veio para os Spurs diretamente de um vice-campeonato mundial conquistado em Indianápolis (ou seja, com credenciais de sobra). O argentino teve 20,8 minutos de quadra, mas comeu o pão que o diabo amassou nos treinamentos extras que Pop colocou para ele. Resultado? Manu hoje é um dos melhores da liga.

O que, ora bolas, eu quero dizer com isso tudo? Que nós precisamos ter paciência com Tiago Splitter e Gregg Popovich neste começo. É óbvio que queremos ver o brasileiro por 30, 40 minutos em quadra - ao lado de Duncan e tal. Mas ninguém melhor que Popovich para treiná-lo e dosar tudo direitinho. É bom confiar no cara e esperar que Tiago tenha a mesma sabedoria que Manu e até mesmo Tony Parker tiveram no começo de suas brilhantes carreiras no Texas. A escolinha do professor Pop costuma pagar bons dividendos no futuro.

8 comentários:

Anônimo disse...

ontem Tiago fez 3 faltas em 2 minutos.......por isso saiu logo.

Os juized foram MUITO severos marcando lances que com certeza não maracariam se fosse contra uma estrela já consagrada da NBA.

Anônimo disse...

Vamos ser justos, ele ainda não se adaptou à NBA e, por isso, não se pode arriscar utilizá-lo muito tempo contra adversários mais fortes. Nos jogos mais fáceis ele fica mais e se desenvolve.
As deficiências que ele tem no basquete FIBA estão(claro) se destacando mais lá. Marca mal, faz muitas faltas que permitem que o adversário converta a cesta, e ataca de forma displicente tomando muitos tocos. Uma novidade são os três segundos no garrafão de defesa, que parece ele tem memória curta e ninguém se importa em ficar lembrando-o. Já vi ele passar duas defesas seguidas inteiras no garrafão, uns 30 segundos!
Já nos rebotes ofensivos ele está um monstro.

Felipe Noronha disse...

Se tem um time que sabe draftar jogadores, é o Spurs. Se tem um time que sabe treiná-los, lapidá-los, e colocar apenas no momento certo, é o Spurs.
Então, acho que não é necessário "desespero".

Heber Costa disse...

Ontem não foi muito o fato de Popovich querer colocar devagar. Como disse o Anônimo acima e eu comentei ontem no Twitter, ele pegou logo três faltas. Acho que isso encurtou muito o tempo dele em quadra. Pra quem vinha com 10, 12 e até 15 minutos, 3 é bem abaixo, convenhamos.

Ontem ouvi um dos comentaristas das transmissões do NBA League Pass falando (não sobre Splitter, mas sobre um novato) que o tempo certo pra saber se um jogador vai ser alguém na liga é entre 2 e 3 anos de NBA. Talvez com exceção dos gênios, acho que é isso mesmo.

Harley disse...

Eu ia até comentar, mas a galera já disse tudo que eu pensava!

Bruno Pongas disse...

Ótima análise...

Como havia comentado no Twitter com você, me irritei com algumas críticas que li por aí sobre o Splitter. Se ele tiver paciência vai colher, como você disse, ótimos frutos no futuro...

Duda 11 disse...

Acredito que o Popovich sabe oq faz! Certamente o Splitter vai ter, aos poucos, mais minutos de quadra. É uma questão de adaptação mesmo, pois ele sabe que o pivô poderá ajudar muito o Spurs na temporada!

Glauber da Rocha disse...

Boa análise Bala.

Acho q além de toda questão da adaptação ao basquete americano, temos também a parte física. Eu percebo que ele ainda não está 100%, devido as seguidas lesões que teve no Mundial e logo no início de sua preparação com o Spurs, e também pelo pouco tempo de descanso entre o fim do Mundial e o início da preparação na NBA.