quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O exemplo

Posições políticas à parte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu ontem um ótimo exemplo ao receber blogueiros para uma entrevista extensa em Brasília (veja mais aqui). Ao contrário do mandatário da Confederação Brasileira de Basketball, Lula teve paciência e calma para responder a questões pra lá de espinhosas (mensalão, dossiês, quebras de sigilo, entre outros assuntos).

Lula respondeu não às questões dos blogueiros, mas da população que essa galera representa. Ao contrário dele, Carlos Nunes, o Carlinhos, prefere se calar em suas trincheiras, prefere a omissão, prefere o silêncio. De novo (e perdão por insistir tanto no tema): o castelo de cartas da CBB é feito com dinheiro público, e a população tem a obrigação de saber como esse montante vem sendo investido.

Se Carlos Nunes não quer responder às questões que merecem ser respondidas (nas entrevistas "bobinhas" ele aparece todo "pimpão"), tudo bem. O azar é que tanto o Ministério Público quanto o Ministério dos Esportes não cobram providências. A sociedade merecemos um pouco mais de respeito.

31 comentários:

Victor Dames disse...

Primoroso texto, Bala. Principalmente porque, mesmo que não tenha sido sua intenção, diferencia o blogueiro, que representa os anseios por respostas do cidadão comum, da imprensa formal, que representa mais seu próprio status de "quarto poder".

Eu só trocaria o termo "obrigação" por "direito". A obrigação, bons blogueiros como você estão cumprindo, de levantar as dúvidas. O nosso direito de ter as respostas, não está sendo atendido. A obrigação, como se vê, é deles, que não a estão cumprindo.

Abraços!

Anônimo disse...

Bom texto!
Essa Cbb é patética, e as perguntas seguirao sem respostas
Pra que serve a assessoria da entidade?

Edu

Anônimo disse...

ve se cresce garoto!!!Para com essa picuinha pessoal. Enquanto voce se achar o Caco barcellos dos blogs voce nao vai conseguir nada. Me diga o que voce representa para o mundo do basquete. Nenhum jogador ou tecnico sem falar dirigente te acha serio entao da um tempo e cresce.

fábio balassiano disse...

anônimo educadíssimo, algumas perguntinhas:
1) por que diabos você segue acompanhando este espaço então? não costumo seguir a quem me incomoda...
2) eu me acho sério, e para mim isso já basta.
3) o que é "conseguir algo" para você?

quanta bobeira...

fábio

Anônimo disse...

mala da cbb detected
mala da cbb detected
mala da cbb detected

e pra continuar, todo mundo aqui em sp lê o blog - e acha a única voz séria do basquete. sou técnico, e prefiro me manter no anonimato

fabio continue seu trabalho e nao ligue para essas malas da cbb


coach

Anônimo disse...

tecnico barrado pela CBB detected
tecnico barrado pela CBB detected
tecnico barrado pela CBB detected

hahahaahaha


coach nao...... corneteiro

Anônimo disse...

Ser técnico barrado pela CBB é motivo de orgulho, pois ali, salvo raras excessões, só os bajuladores incompetentes e sem ética para entrar nos esquemas se criam.



Luis

Gabriel disse...

É Bala, eu estava me tornando seu fã até este post, onde você andou pra trás. Elogiar o Lula, dizer que deu ótimo exemplo? Agora que o mandato está no apagar das luzes, ele faz essa graça, mas quando mais importava não respondia imprensa alguma, só dava seus discursos intermináveis. Se ele tivesse feito isso no calor das discussões por que seus mandatos passaram, eu aplaudiria.

fábio balassiano disse...

poxa, gabriel, não me entenda mal.
tenho sérias restrições ao governo do lula, e tampouco votei nele (nela) nessa eleição.
o que quis dizer é que ao menos ele abriu o espaço para o debate com jornalistas/blogueiros.

entenda apenas pelo lado da abertura, da troca de ideias, do debate. pode ser que o momento não tenha sido o ideal, mas ao menos ele respondeu.

me desculpe se você me interpretou mal.

me fiz entender?

Abs, Fábio.

Anônimo disse...

entendi você bala
gostei muito da sua abordagem.
e fica claro que a Confederação não fala pq não sabe, não quer mesmo

paulo

Anônimo disse...

se voce nao segue quem te incomoda , para de seguir a cbb.

hahahahahaha

e olha que eu nao gosto dos caras, mas como disse o outro ai, voce se acha a melhor coisa que ja aconteceu pro basquete, mesmo sem ter feito nada.

alguns posts sao bons, outros muito ruins a outros ninguem entende.
eu abro este blog as vezes, como varios outros so pra ver aonde os papos estao, nao sou seguidor de nenhum deles, como jogo da nba, vejo um ou outro e nao sigo nenhum time, gosto do esporte como varios, mas tem gente se achando...

prefiro ficar anonimo no meu cantinho.

Anônimo disse...

quanto absurdo, e olha que sou um troll.
Bala,
mais do que natural Brunoro, Hortencia, Neto, Gustavo, Vanderlei,Andre, e este mundo sujo da CBB queira te cutucar.
Parabens pelo conteudo e pela investigacao, pois dai podera sair o renascimento do Basquete.
Segue a luta!!!

Jose o Troll

Anônimo disse...

Fabio, voce da muita corda pra muito gente,
quando voce se irrita com um comentario ou outro e escreve coisas do tipo:
esse blog e meu
eu escrevo o que eu quero.
nao me acho tal e tal
falo o que eu quiser.
essa e a minha opniao.
se nao gostar nao entra aqui.
quem e voce pra dizer isso?
(todas essa frase foram escritas por voce em varios comentarios)

voce so tem a perder, isto e, ao meu ver.
gostaria de sentar e bater um papo com voce. Nao estou te criticando ou elogiando, apenas conversando com um guri que tambem gosta do basquete.
Mas voce puxa muito pro teu lado, e as vezes fica parecendo coisa de moleque mimado.
Voce ja disse que nao te responderam na CBB, ok, o que mais voce quer?
Qual a intencao de colocar dois posts com a suposta" entrevista"? mostrar duas vezes que voce tentou?
E ainda comparar o caso com o Lula, por que ele abriu um dia de trabalho pra falar com blogueiros?

Nao vou continuar aqui escrevendo por que ja fui alem da minha cota, mas espero que voce coloque a cabeca no lugar e use o seu espaco em prol do basquete.

"Deus, me de serenidade pra aceitar as coisas eu nao posso mudar, coragem e forca pra mudar as coisas que eu posso , e mais importante; sabedoria para saber a diferenca entre as duas"

abraco

fábio balassiano disse...

obrigado pelo conselho
fábio

Anônimo disse...

Não é só o balanacesta que a CBB ignora, o presidente Carlinhos não responde o jornalista José Cruz do UOL:


A entrevista emperrou?

Presidente Carlos Nunes

Lembro nosso primeiro e único encontro, quando o Senhor lançou sua candidatura, em Brasília.

A partir de então, nunca mais obtive uma só resposta às minhas indagações. Claro, os comromissos de um dirigente são enormes,mas a imprensa faz o meio campo com o leitor-torcedor.

Depois, o companheiro Alcir, que diariamente nos brinda com o Clipping do basquete, também passou a ser ignorado em suas dúvidas sobre sua gestão e os rumos do nosso basquete.

Agora, Presidente, para minha surpresa, o Senhor também ignora outro jornalista, Fábio Balassiano, do blog

http://balanacesta.blogspot.com/

É possível que eu esteja exagerando. Quem sabe o Senhor não teve tempo de ler as perguntas que Fábio encaminhou?

Bueno, Presidente Carlinhos, na dúvida, e com licença de Fábio, tomo a liberdade de encaminhá-las novamente, pois eu também gostaria de conhecer as respostas.

Anônimo disse...

Bala,

Acho que os pau mandados começam a entrar no blog de forma anonima, faz o seu trabalho de acordo com que a sua consciencia manda,houve a tudo, mais decida dentro daquilo que vc acha, dentro da sua concepção do que é melhor para o basquete, como li aqui em dos comentarios como as pessoas mudam por um prato de comida, continue seu trabalho que vem abrindo os olhos de muita gente, se vão tomar providencias não temos como afirmar, uma coisa é certa vc esta alertando se quem decide se omite foge a sua competencia de ação.

Anônimo disse...

Carlinhos não responde também o Alcir do clipping do basquete e os conterraneos que escrevem o http://maisbasquete.blogspot.com/

Vejam o comentário deixado:

[Carlos Alex Soares] [http://maisbasquete.blogspot.com]

"Cruz, esquecestes de somar os 3 milhões que o Grego fez questão de dizer que deixava em caixa... E sabe por que ele não irá responder? Por que é um mal gestor... Promeuteu tabelas para desenvolver o basquete aqui em Pelotas. Isso em maio de 2009. Até agora: NADA!!! Na época meu blog comentou alguns dos processos, mas não pude falar da venda da sede da Federação Gaúcha, sem a anuência dos clubes. A venda ocorreu e a CBB (ou do próprio bolso) esta pagando parte do aluguel para o comprador que não sabemos quem é. Ainda tem a venda do Campeonato Gaúcho Adulto de 2009 a 2013 para a RBS TV que ele fez antes de largar o cargo e, dizem na FGB, foi sem receber qualquer recurso - esse contrato já pedi várias vezes e não recebo a cópia, assim como a cópia da venda da FGB e do nome do dono da sede. Minha equipe com 5 jogos na competição e "tapa-buraco" no sul-brasileiro, não teve um joguinho transmitido ao vivo e já fizemos TODOS os jogos em casa. Então, pra que prestar contas? Abraço."

Anônimo disse...

Gabriel,



O que o Fábio quis exemplificar, independende de convicções políticas, é que se o Presidente da República, autoridade máxima do país responde as perguntas nada agradáveis de blogueiros políticos, porque o Presidente da CBB se acha no direito de ignorar os blogueiros esportivos?

fábio balassiano disse...

marcelo, respeito sua indignação, mas tive que tirar o comentário devido ao teor pouco educado

conto c a sua compreensão
fábio

Diogo Aquino disse...

Primeiramente, Gabriel só pode estar de sacanagem, ao abrigar o Fabio e o anonimo acima terem que vir aki explicar o óbivio. Com uma leitura mais atenta e desprovida de preconceitos qualquer um consegue perceber que o texto do Bala não faz qualquer mensão a aprovação ou não do governo Lula ou do próprio político.

E segundo plano, a maioria de nós acompanha o blog e ja vimos varios posts do anonimo acima, q apesar de não se identificar, deixa sua marca registrada não só no conteudo do texto, mas tb pela caracteristica de escrita q se repete. O fato pe que em varios momento vi colegas abrirem debate com ele, bem como fabio e outros fizeram hj. Particularmente eu adora o debate, mas nunk me debati com esse anonimo em especial, porque geralemnte o texto dele se resume a uma ofensa pessoal ao bala, ou seja, não tem debate de ideias ou opiniões.
Deste modo, acho que, apesar da atenção que o bala dispensa ao participar intensamente dos debates da "caixinha", como o Rodirgo do Rebote costuima dizer.
Em alguns casos ignorar é o que se pode fazer de melhor, porque deste debate, nem o Bala, nem o anonimo, nem um de nos vamos sair lucrando nada.

E quanto aqueles que não entendem o porquie dos posts mostrando as perguntas que foram feitas a CBB´, confundindo a questão com uma insistencia descabida no tema, a resposta é tão simples quanto óbivia.

Em linhas gerais, estes posts servem para que o púbico que ja foi privado das respostas, ao menos possa saber de quais perguntas a CBB se esquivou de responder.

Bom, só pra terminar, vou repetir o Bala na cesta é seguido por tantos por que é referencia no seguimento, sobre basquete.

PS: Bala, como vão ficar as finais da Liga Sul-americana com esse Kaos, eu só de Nilópolis na Baixada e trabalho no centro, as coisas estão emio confusas, as pessoas por aqui estão com medo de sair das redondesas, eu por exemplo nem oi trampar amanhã, vc trabalha em botafogo e mora na tijuca pelo que falou em outro debate, como estão as coisas na zona sul e na tijuca?

fábio balassiano disse...

Diogo, eu não vou me arriscar a ir para a barra hoje.
Clima caótico, sinceramente.

Fabio

Anônimo disse...

GUTO
O ALEX SOARES, QUE É D0 RGS CONHECE BEM QUEM É CARLOS NUNES,VOLTANDO UMPOUCO MAIS NO TEMPO COMO É MESMO QUE FOI O CASO SOGIPA PEPSI COLA,QUE O MESMO ERA O DIRETOR DE BASQUETE DO SOGIPA?
ELE ESTA NA DELE,NÃO ESTA FAZENDO NADA DIFERENTE DE QUE SEMPRE FEZ,NÃO DEIXOU DE SER O MESMO CARLOS NUNES DO SOGIPA!
CULPADO SÃO OS SENHORES,QUE O COLOCARAM LÁ,TINHAM ESPERANÇA EM UMA BOQUINHA, QUE ACABOU SENDO DADA AO ROSINHA DO PARANÁ,TELMO DO E.S.AMBOS ESTAVAM DESEMPREGADOS,E O REGINALDO SENA ,O TODO PODEROSO,VICE PRESIDENTE,ALÉM DA FIGURA DO EX MORALISTA BRUNO "ASPONE"LIMA.
DIZER QUE TUDO MELHOROU,ERA O QUE FALTAVA NÃO TER ALGUM AVANÇO.COM UM ORÇAMENTO DE 20.000.000,00,CONTRA 8.000.000,00 DO GREDO,E PARA LEMBRAR O GREGO TOCOU A CBB POR 3 ANOS SEM PATROCINIO ALGUM,E MESMO ASSIM TIVEMOS NOSSOS CAMPEONATOS DE BASE SENDO REALIZADOS,O CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO,AS SELEÇÕES TREINANDO E FICANDO EM HOTEL AS ADULTAS,E AS DE BASE NO CT DO COC.ENTÃO AOS PAU MANDADO E COME BEBE DESTA PROMISCUIDADE QUE SE TORNOU A CBB,VCS ESTÃO SE APROPRIANDO DE UMA ENTIDADE QUE NENHUM DE VCS NÃO TIVERAM A MÍNIMA PARTICIPAÇÃO NO BASQUETE, E NA SUA HISTÓRIA.TOMEM VERGONHA!!!

Adriano disse...

Belo post e comparação, Bala. É triste a falta de transparência e prestação de contas da atual gestão. Algumas coisas avançaram, mas outras retrocederam, e sem transparência, não se pode saber o que de fato causa esse desequilíbrio. É dinheiro público, como vc disse, e o povo merece uma contrapartida. Abraço

Anônimo disse...

Esta assessoria é a mesma do Grego né?Ah então não perca seu tempo bala,eles não vão te atender,não são profissionais e sim laranjas e sem compromisso com nada. Emprego público é uma droga...

Anônimo disse...

Fora assessoria da CBB vocês prestam um deserviço ao país,ao basquete e principalmente ao jornalismo.Que vergonha!

Anônimo disse...

cara, o blog do bala tá bombando! por quê será?

Anônimo disse...

Carlos Alex?? perguntem para quelauer pessoa do basquete gaucho quem é carlos alex? inscreve equipes no campeonato e desiste no meio, prejudicando todo o trabalho dos demais. na cidade de pelotas ele deve para todo mundo e ninguem apoia ele. A Federação Gaúcha dá apoio para ele e nós dos demais clubes não concordamos pois este cara é do mau. A CBB tem muita coisa a melhorar, mas dar credibilidade ao Sr. Carlos Alex é compactuar com o que há de pior no basquete. Ele está sempre aprontando e ninguem aguenta mais ele, seja na cidade de pelotas seja nos demais clubes do rs.

Anônimo disse...

guto, carlos alex, se tá de brincadeira..maiOr falcatrua do Rs.

Anônimo disse...

Gostei desse post, não tinha lido também sua "outra" matéria sobre as perguntas a CBB como disse uma pessoa acima. Sendo assim acho justo repetir algumas coisas para que todos possam saber.
Sempre que posso dou uma lida no blog e considero o melhor e o mais democrático.
Não me identifico pq tenho um filho que disputa um campeonato sub16 e vejo as barbaridades que acontecem. Se fosse falar o que tenho vontade iria prejudicá-lo.
O negócio é ir jogar nos EUA, lá as pessoas são mais sérias.
Continue com esse espaço.
Abraços

Anônimo disse...

Acho que ja passou da hora de darmos um voto de confiança,princi-palmente ao Brunoro(que tem credi-bilidade) e parar com essa pegação de pé que não vai levar o basquete
a lugar algum.Gostaria muito que
alguem,fizesse um blog sobre volei.
Ai sim ,as falcatruas que estão bem
escondidas começariam a aparecer.
E não são poucas.Vamos ajudar e se
não der,parar de atrapalhar.

Anônimo disse...

Anônimo das 08:26,



AHÃ CLÁUDIA, SENTA LÁ...