segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O valor do comandante

Após duas semanas de NBA, estão invictos apenas os Lakers (zero de surpresa) e os Hornets (muito surpreendente). O time de New Orleans não é o último esquadrão da Terra, mas venceu seus seis jogos (em nenhum deles com diferença superior a nove pontos) e fez Spurs, Nuggets e Heat de vítimas. Nada mal para quem não chegou aos playoffs do ano passado e tem dois titulares novos nesta temporada.

Com o melhor começo da história da franquia, o New Orleans tem todos os titulares pontuando em dígitos-duplos (os recém chegados Marco Belinelli, com 11 pontos, e Trevor Ariza, com 10,8, estão indo bem) e conta com uma boa dupla de pivôs (David West recuperou seu bom basquete e soma 18,3 pontos e 6,5 rebotes, e Emeka Okafor parece, enfim, ter desencantado na NBA com 12,3 pontos, 8,3 rebotes, ótima defesa e incríveis 71% nos arremessos de quadra), mas o grande diferencial da equipe ainda é Chris Paul, o craque da armação.

Lesionado na temporada passada, o camisa 3 voltou com a corda toda. Segundo jogador mais eficiente da liga com 28,5 de média, ele tem 18,3 pontos de média (com 50,6% nos arremessos - sua melhor marca da carreira), e é o terceiro melhor em assistências (10,2) e o oitavo em roubadas (2,3) de toda a liga. Se não fosse o bastante, Paul ainda tem seis rebotes, melhor índice de sua carreira (e que supera até os 5,4 de Chris Bosh, por exemplo).

Nesta terça-feira os Hornets enfrentam os Clippers em casa para ratificar a boa fase da equipe de Monty Williams (em sua primeira temporada) e é óbvio que ainda é cedo demais para dizer que o New Orleans veio mesmo para ficar. O elenco é reduzido (do banco, apenas Willie Green e Jason Smith jogam mais de 15 minutos) e a tabela reserva duelos difíceis ainda em novembro (Portland e Dallas por exemplo), mas que é muito bom ver novamente Chris Paul armando o time em quadra, isso é. Que o recital do craque continue.

12 comentários:

Lucas disse...

O cara é craque. Talvez seja o melhor armador da NBA e é muito bom ver os jogos do NO por causa da fluidez q ele dá ao jogo.
Todo ano eu acho q o Okafor vai desencantar e parece q esse ano a coisa tá indo. É um pivô q se conseguir jogar tudo o q jogou na universidade vira top 3 da liga e pode formar uma dupla e tanto com CP3.
Será q eles têm fôlego pra levar o NO pra algo além de playoff? talvez final de conferência... Não sei, muito difícil falar agora, mas q é bom assistir jogos do CP3 isso é.

Heber Costa disse...

Uma coisa importante nessas invencibilidades de início de temporada é ver os times que foram batidos. No caso do New Orleans, a escala até o último jogo não foi muito fácil: três pedreiras (pegou Rockets e Spurs fora de casa e o Heat em casa), dois de média dificuldade (Nuggets em casa e Bucks fora) e apenas um que se pode considerar fácil (Bucks em casa). Isso impõe certo respeito.

Para efeito de comparação, podemos pegar os Hawks. Antes de esbarrar no Phoenix e perder sua invencibilidade, Atlanta tinha pego Grizzlies, Sixers, Wizards, Cavaliers, Pistons, Timberwolves (ou seja, um ou dois jogos médios, mas ninguém realmente difícil, mesmo fora de casa).

Assim, o início dos Hornets é ainda mais impressionante do que os números apontam.

Concordo com tudo que você falou sobre os jogadores (Chris Paul certamente é um dos jogadores mais completos de hoje, mesmo sem a altura de um LeBron). E, como time, N.O. está mostrando um entrosamento muito bom. Ponto para Monty Williams.

fábio balassiano disse...

heber, vc vai acabar roubando o meu "emprego". mandou mto bem na análise, mto mesmo!

lucas, final de conferência acho demasiado, mas é bom não duvidar do chris paul mesmo

fábio

Felipe Noronha disse...

(Pegando o gancho do Chris Paul - e de um post antigo sobre armadores, da semana passada, acho) Durante a transmissão do jogo entre NO e Miami, alguém mandou um e-amil pra ESPN e o Everaldo o leu, depois fez uma pergunta pro Zé Boquinha. O e-mail falava que o Chris Paul, o Deron e o Rondo são os 3 melhores PG da liga, hoje. Aí o Everaldo perguntou pro Zé: “E o Derrick Rose, não tá entre esses ou tem potencial para estar?” Aí o Zé falou: “Mas o Rose é mais SG, mais 2”. Achei feio ele falar isso, o Rose é MUITO 1, PG, só ele fica com a bola na mão no Bulls. Fiquei meio assim... Será que eles realmente acompanham a NBA a fundo? Sei lá, curto muito a ESPN mas fiquei meio assustado.

fábio balassiano disse...

felipe, experimente a tecla sap. tenta isso, amigo.

dizer que o rose é mais "2" que "1" é demais mesmo.

abs, fábio.

Anônimo disse...

Sinceramente,

Concordo com o Zé Boquinha...o Rose é muito individualista....se preocupa mais com as suas infiltrações do que armar o jogo.

fábio balassiano disse...

poxa, anônimo, mas discordo completamente.

de todo modo, respeito e lembro que não vi o comentário.

abs, fábio

Heber Costa disse...

Hehehe, que nada, Bala! É só um comentário a partir da sua análise mais detalhada.

Só acho bom tentar ver essas coisas além do mais imediato, porque número às vezes engana. No fim das contas, é só o início da temporada. Tudo pode mudar em uma ou duas semanas.

Heber Costa disse...

Acabei de ver os Power Rankings desta semana e realmente o Atlanta só tinha pego as babas. Dos que citei, o Memphis é o mais bem colocado (15º) e o resto está abaixo do 20º lugar.

http://www.nba.com/2010/news/powerrankings/11/08/week2/index.html

A escala do Phoenix (3-3), por exemplo, foi muito mais difícil (Nuggets, Blazers, Jazz, Lakers, Spurs, Grizzlies, Hawks), e ele só perdeu de lavada mesmo na abertura contra o Denver, o resto foi apertado.

Falar nisso, um trio que dá gosto de ver jogar: Jason Richardson, Steve Nash e Grant Hill (aos 38!).

Vale comentar também de Richard Jefferson, com 64% FG, 60% 3-pt. E não é de ponto no garrafão (os chamados high-percentage), como Okafor — é de jump-shot! Zona morta é a casa dele.

Duda 11 disse...

Cara, sou fã desse Chris Paul, é um cracaço! Além disso, acho que o time contratou bem. Não trouxe craques, mas sim jogadores que podem ajudar bastante, os "role players". Mas é claro que quando a coisa apertar, só o Paul para definir será muito pouco. Então Okafor e West, principalmente, vão precisar manter o nivel para o Hornets continuar no topo!

Fábio Barcelos disse...

Bala, dê uma olhada nos números do Scola: 22,5 pontos de média e 12,3 rebotes e 2,5 assistências. Mais detalhes:http://www.nba.com/playerfile/luis_scola/index.html

Será que a NBA descobriu Scola?

Abraço do xará,
Fábio Barcelos/ABASCA-RJ

fábio balassiano disse...

Xará, os numeros são incríveis mesmo, mas
Convém esperar mais tb. Está mto no comeco, e o houston venceu a primeira ontem.
De todo modo, scola é craque e todo mundi sabe.

Abs, fabio