quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Olhe para a base, CBB

Dos times que ainda resistem no cenário do basquete feminino brasileiro, sempre me chamou a atenção o desempenho de São Caetano (não pelos resultados, mas sim pela filosofia). Comandado pelo competente Borracha, o time do ABC segue a linha de manter um projeto com orçamento baixo mas focado na revelação de talentos (a última da fornada foi a pivô Nádia, que teria disputado o Mundial caso não tivesse se lesionado). Neste ano, como que dando um tapa de luva de pelica na incompetência gerencial da CBB, ainda contratou as jovens pivôs Leidilândia (a Leidi - na foto) e Mônica, formadas por Osasco.

Osasco este que possui ótimo trabalho nas divisões de base (palmas para Macau, que, aos 46 anos completados ontem, segue ignorada pela Confederação), mas que não tem time adulto (Jenifer, da seleção Sub-19 que disputa o Mundial em 2011, "agradece" por não jogar o Nacional deste e de outros anos). Mesmo exemplo acontece em Jundiaí, das ótimas Tainá e Damiris (nesta quarta-feira ela completa 18 anos - parabéns para ela) e que disputa a partir desta noite a final do Paulista Juvenil contra Americana (se Tarallo não fosse o técnico de Jundiaí, alguém da CBB veria o duelo? Não, né...).

Ora bolas, mas por que diabos este blogueiro escreve isso tudo? Para mostrar que ainda há trabalho de base eficiente no país, por mais que a Confederação insista em sucateá-lo (não permitir que essas jovens atuem em um Nacional tão fraco beira a piada). Ficam as perguntas: 1) Até quando a CBB vai deixar os clubes tão soltos, tão desamparados assim? 2) Até quando desperdiçaremos talentos, como Damiris, Tainá, Jenifer e Milena, por exemplo? As respostas eu não sei, mas a conclusão é simples, clara e cruel: cedo ou tarde o basquete brasileiro vai ter que pagar por essa conta que infelizmente não fecha.

26 comentários:

Planeta Cesta - o melhor da NBA você confere aqui disse...

Bala a Damires ainda tá jogando aonde atualmente?

Abraços

fábio balassiano disse...

Jundiaí, está no texto.
Abs, fabio

Anônimo disse...

Macau era sempre usada na gestão Grego. Pessoa de muita competencia.

Anônimo disse...

Macau competente para a formação ,porém como técnica em quadra deixa a desejar. Alias o Bradesco com toda aquela estrutura não ganha nada. Continua formando para os outros, mas já é alguma coisa.

Anônimo disse...

Bala voce não acha o trabalho de base de Santo André melhor que o de São Caetano, observe as con vocações de base e os resultados no feminino e o masculino, está muito longe do ideal mas em Santo André tirando a Janeth o basquete tem muita gente trabalhando sério nas bases.

fábio balassiano disse...

anônimo das 9:11, acho um erro ficar falando em "não ganha nada" na base, sinceramente.
quando começamos a cobrar resultados na formação de atletas é sinal de que começamos a falhar - vide análises recentes da Hortência.

é só a minha opinião.

fábio

fábio balassiano disse...

anônimo das 9:26, o trabalho de santo andré é bom demais tb - o mais duradouro do país talvez.
merece crédito tb!

Abs, Fábio

Anônimo disse...

FABINHO

BALA,VOCE SE EQUIVOCOU E BEM EM SEU TEXTO,ESTE É UM PROBLEMA QUE VOCE APRESENTA QUANDO ENTRA EM ASSUNTOS DE BASQUETE FEMININO,E NÃO ESTOU TE CRITICANDO.MÉRITOS PARA VOCE QUE AINDA PERDE SEU PRECIOSO ESPAÇO FALANDO DESTE BF EM BAIXA,EM DESCRÉDITO,PRINCIPALMENTE NESTA GESTÃO HORTENCIA.
NÁDIA,PARTICIPOU DE TODAS AS SELEÇÕES DE BASE,DESDE 2004(CADETE),INCLUSIVE PARTICIPOU NO RIO DE JANEIRO EM 2005(SE NÃO ME ENGANO)DE UMA FASE DE TREINAMENTO DA SELEÇÃO FEMININA ADULTA,JUNTAMENTE COM A IZABELA E A JAQUELINE,TODAS ESTÃO NO MESMO TIME,ATUALMENTE.JÁ DISPUTOU CATEGORIA ADULTA POR JUNDIAÍ AONDE FOI EFETIVAMENTE FORMADA.
A MACAU ESTEVE EM TODAS AS SELEÇÕES DE BASE,DESDE 1998 ALGUMAS COMO TÉCNICA,INCLUSIVE FAZENDO PARTE DA CT QUE FOI VICE CAMPEÃ MUNDIAL
S.CAETANO MONTA SUAS EQUIPE EM CIMA DE JOGADORAS MAIS NOVAS E QUE NÃO CONSEGUIRAM AINDA SE FIRMAR,MUITO BOA A INICIATIVA,PORÉM SEU TRABALHO DE FORMAÇÃO AINDA NÃO REVELOU NINGUÉM E COM COLOCAÇÕES SEMPRE NA PARTE DE BAIXO DA TABELA.
O BRADESCO AO LADO DE AMERICANA SÃO ATUALMENTE OS MELHORES ESTRUTURADOS,EMBORA JUNDIAI APRESENTE BONS RESULTADOS(IMPORTA MAIS DO QUE FORMA JOGADORAS)SANTO ANDRÉ É OUTRO LOCAL QUE FAZ ALGUM TRABALHO.
BARRETOS,OURINHOS,S.JOSÉ DOS CAMPOS,GUARULHOS,S.BERNARDO,CENTRO OLIMPICO,ESTÃO TODOS PRIORIZANDO,ESTE TRABALHO DE FORMAÇÃO,PORÉM SEM UMA ESTRUTURA COMO DE AMERICANA E BRADESCO-OSASCO.
SE,ESTA GESTÃO MARGINALIZOU,A MACAU,FOI MAIS UMA DEMONSTRAÇÃO DA INCOMPETENCIA DE SUA GESTORA,QUE TEVE A MESMA INICIATIVA COM OUTROS PROFISSIONAIS QUE PODERIAM ESTAR FAZENDO PARTE DE CTS.

fábio balassiano disse...

fabinho, desculpe, mas no que me equivoquei no texto?
você, em seu comentário, fala tudo o que disse, rapaz.
citei são caetano porque, por mais que eles não revelem ninguém, dão chance às mais novas (vide patricia ribeiro, a ala).

critico a cbb, e não os clubes, ora bolas. é só reler o texto

abs, fábio

Anônimo disse...

São Caetano presta um serviço fantástico ao basquete feminino brasileiro, preenchendo uma lacuna para a qual a CBB insiste em manter os olhos bem fechados, que é justamente o problema da transição das atletas que saem da categoria juvenil para o adulto.
A grande maioria dos clubes, assim como a própria seleção brasileira querem jogadoras prontas, ninguém quer ter o trabalho de lapidar atletas, aprimorar fundamentos, abrir espaço para jovens talentosas, mas que ainda precisam de experiência e tempo de quadra para se firmar.
O Borracha faz isso em São Caetano e faz muito bem, além das atletas formadas em seu próprio trabalho de base, o treinador tem a visão de futuro e a sensibilidade de trazer para si as atletas que se destacam nas seleções de base e ficam sem ter para onde ir ao completarem 19 anos.
São Caetano esse ano reuniu simplesmente algumas das melhores atletas das três últimas seleções brasileiras de base que encerram seu ciclo.

Seleção sub-21 - 2007:
Izabela
Jaqueline
Roberta

Seleção sub-19 - 2007:
Angela
Nádia
Julia

Seleção sub-19 - 2009:
Patrícia
Amanda
Leidilânia
Monica

O Borracha e o São Caetano estão trabalhando com 10 atletas com menos de 23 anos de grande potencial e que podem se tornar num futuro próximo atletas de seleção brasileira.
Infelizmente a CBB, além de não ter uma trabalho como esse, não apoia nem incetiva essa iniciativa e também não reconhece o mérito e a importância do que é realizado em São Caetano, vale lembrar que o Borracha venceu o Sul-Americano sub-17 em 2009 e em seguida foi substituído pelo Tarallo para a disputa da Copa América, atitude no mínimo injusta.


Luis

Anônimo disse...

Voces vao me desculpar mas quando falamos em resultado na base e porque e asim que os clubes pensam. Infelizmente os clubes so estao preocupados em ganhar os campeonatos em vez de formar o jogador. A seleçao so tem esses jogadores nas maos durante 80 ou 90 dias no ano se tiverem sorte. Os clubes tem que fazer esse trabalho, por isso a escola de treinadores e tao importante, para padronizar um trabalho dos tecnicos e usar a mesma filosofia no Brasil mas os tecnicos tambem nao querem participar dessas reunioesporque nao tem dinheiro ou nao tem tempo sei la. Asim fica muito dificil e nao acho que isso seja culpa da CBB.
Pelo que leio aqui tudo sempre e culpa da confederaçao e nao e verdade, nao teria que ser assim. A nova gestao esta la ha pouco mais de um ano e muitas iniciativas estao sendo tomadas. Acho que muito longe do ideal mas ja e um começo, nao podemos esquecer que o basquete estava abandonado pelo Sr. Grego. As seleçoes de base treinavam 15 dias no ano para disputar um campeonato e hoje treinam 80, viajam para fazer intercambio, tem um CT(arrendado mas e melhor que nada) e esta construindo outro, surgiu a escola de tecnicos enfim, existem coisas boas sim. Para melhorar um pouco mais poderiam tirar a rainha de la mas nem tudo e perfeito.
abraços

Anônimo disse...

Como algum lugar vai melhorar se sai o 6-Grego e entra a meia-dúzia-Carlos Nunes.Quando o nosso basquete realmente for reformulado ai sim teremos muitas coisas boas pra falar,por que deste jeito a coisa está idêntica e abandonada como na época do 6.Muda Brasil

Anônimo disse...

Jogam muito na conta da rainha e esquecem de criticar o omisso nunes. Ele é omisso igual ao grego e para não sair antes do fim do mandato,tamanho o número de porcarias feitas,se esconde atrás dos outros.

Anônimo disse...

O marketing do brunoro já respondeu as suas perguntas?

CQC disse...

Top 5 de hoje:

1 - Ainda bem que a prefeitura de São Caetano, escolheu disputar a categoria sub21 dos Jogos Abertos de SP

2 - Macau teve todas as chances do mundo em seleções brasileiras

3 - Fabio...é vc mesmo, qdo escreve que esta errado cobrar resultados na base? Vc solta o verbo nos resultados da base masculina e feminina...
Essa questão, seria um paradoxo?

4 - Macau como coordenadora de seleções de base...aí sim acredito no sucesso.

5 - Mila...tbm deveria fazer parte de comissóes de base

fábio balassiano disse...

cqc, eu não cobro resultados na base, eu cobro trabalho bem feito. resultados são apenas reflexo disso em alguns casos (tipo quando perde-se pra argentina repetidas vezes).

fábio

Anônimo disse...

Hortência e o pessoal da CBB acha que apoiar a base é convocar e fazer alguns jogos antes das competições.
O pior é que terminado o Campeonato Mundial Juvenil, esquecem as atletas e começam a trabalhar a próxima, como acontecia na época do Grego e como aconteceu agora após o Mundial Juvenil de 2009 que a Hortência acompanhou de perto.

Pergunto: O que ela fez por essas jogadoras?

Se não fossem equipes como São Caetano, Americana e Divino Jundiaí a maioria delas teriam parariam de jogar, como já acontececu com tantas (vide seleção vice-campeã mundial sub-21 de 2003).

Concordo com quem disse que trocamos 6 por meia dúzia, o diferencial é a Hortência, pena que seja um diferencial de incompetência e arrogância, o que pode deixar tudo ainda pior, que na verdade no feminino, é o que está acontecendo (vide Mundial/Iziane/Colinas, etc.)

Anônimo disse...

A Milena saiu da equipe de Osasco já tem alguns meses e está jogando a LBF pela Mangueira.

fábio balassiano disse...

verdade.
a vi em quadra no sábado.
erro meu

abs, fábio

Anônimo disse...

Bala, vc poderia fazer uma entrevista com a Clarissa....ela me lembra muito a norte-americana Jack Nero

fábio balassiano disse...

posso falar com ela, sem problemas.
não lembro bem da jack nero!

abs, fábio

Anônimo disse...

ANONIMO

Ao Anonimo das 11:26,no gestão do Grego,nos últimos anos,a seleção se reunia 3 vezes ao ano,em Janeiro,com uma pré seleção,aonde davam oportunidades para jogadoras de todo o Brasil,e depois mais uma fase para posteriormene uma fase final de 10 a 15 dias.Se hoje temos mais tempo de treinamento é ótimo,se temos alguns intercambios,não esquecer que a Macau foi duas vezes em camping em Colorado Springs,e não esquecer que neste período o patrocinio da Eletrobráz era de 6.500.000,e hoje é de 11.000.000,que o Grego deixou,portanto nada demais este suposto progresso de um lado e uma incompetencia me CT e Gestão por parte das pessoas tipo Dona Hortencia,Janetes,Colinas etc.

Anônimo disse...

Trocamos 6 por meia duzia.

A gestão do Grego foi péssima e a do Carlos Nunes está sendo vergonhosa!

Anônimo disse...

E atuação da Hortência no feminino que causa constrangimento cada vez que ela abre a boca e deixa evidente sua incompetência para o cargo.

Detalhe que já são quase 2 anos de gestão e algumas coisas pioraram ainda mais.

Anônimo disse...

PARABENS DAMIRIS!!!

Rick disse...

Bom, pela primeira vez vejo o dono dono do blog comentando sobre a Tainá, uma excelente jogadora (ao meu ver a melhor do campeonato) e que merece mais espaço, ela foi titular do adulto pelo Divino e deixou muita armadora de quatro, ela é melhor que a tão comentada Tassia. Parabéns pelo dono do blog por não só falar de Damiris e Tassia e sim comentar de quem está se destacando.