quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Um devaneio

Pensativo após o post de ontem, em que falava sobre as meninas que não atuam no Nacional (Jundiaí, Osasco, Barretos e Venceslau, por exemplo), matutei durante algum tempo sobre como se daria essa distribuição de talentos pelos clubes que poderiam não só receber as atletas, mas principalmente dar tempo de quadra para elas (até porque, é bom lembrar, elas estarão de férias em seus clubes). Pensei no seguinte:

Passo 1: Mangueira, Araçatuba, Joinvile, São Caetano e Ourinhos receberiam de duas a quatro atletas dos times mencionados acima para a disputa do segundo turno (com começo previsto para 2011).
Passo 2: A CBB/LBF seria a responsável pelos salários das juvenis destes times, bem como pelos custos de moradia destas atletas durante o mês (pasmem, o segundo turno todo durará menos de 30 dias)
Passo 3: Neste período, a Confederação colocaria os técnicos das seleções (Tarallo, Janeth e possivelmente Carlos Colinas) para monitorar as meninas.
Passo 4: Ao final do campeonato, a CBB poderia promover uma espécie de Camp com todas as juvenis que participaram da competição, dando a oportunidade para as melhores de continuarem na seleção adulta.

Será um devaneio completo deste blogueiro? Comentários na caixinha!

26 comentários:

Anônimo disse...

CARA VC EH UMA UTOPIA EM PESSOA... ACORDA!!!!!

fábio balassiano disse...

não acho uma utopia tão imensa assim, sinceramente.
mas respeito sua análise cheia de CAPS LOCK.

fábio

Anônimo disse...

Oi Fabio
Discutimos ontem sobre suas considerações. Como te disse acho pertinente oq voce sugere, mas não vejo solução nisso tudo. Estamos transferindo um baita problema para o clube.
Claro que qualquer técnico gostaria de ter uma Damiris na sua equipe. Mas temos que pensar que Damiris é uma exceção e que outras juvenis apesar de serem promessa, podem não ser hoje melhores ou tão boas para estarem em equipes com as garotas adultas. E o que interessa para o clube que disputa é o hoje, e não o amanhã.
E mesmo com Damiris, seria um tempo muito curto para se aprender ou se adpatar ao esquema técnico e tático de uma equipe. Por mais que as juvenis pudessem ajudar muito, esse resultado não viria em um mês.
Agora voce fala sobre a CBB pagar estadia e salário para elas. A discussão não é sobre ter ou não ter dinheiro, sabemos que a CBB tem, ok!?
Mas no minimo deve-se fazer um planejamento de longo prazo para gastar qualquer tipo de verba, então tua idéia é saudável, mas não para toque de causa.
E aqui não cabe discussão sobre a CBB gasta quando quer e importa para ela. Estamos fazendo uma discussão lógica.
Por fim, mais do que colocar essas meninas para jogar em times na liga feminina, acho que o dinheiro deveria ser colocado nos campeonatos brasileiros, onde a competição fosse totalmente bancada pela CBB, ai sim apareceriam novos talentos e em maior quantidade para o basquete brasileiro. Deve-se sim aumentar o intercâmbio entre os estados, para tornar o basquete mais homegeneo em todo o Brasil, e acabarmos com a centralização no eixo SP- RJ.
Oq acha?
Josbei

Anônimo disse...

..toque de caixa....rs
Josbei

fábio balassiano disse...

concordo com vc, Josbei.
a medida deveria ser feita antes, muito antes.
mas pode servir já para 2011.

concordo com seus comentários, mas fico aflito ao ver que damiris, tatiane pacheco e tainá, por ex., n estão jogando o nacional da cbb

Abs, Fábio.

Anônimo disse...

Não é tão fácil e simples assim.
Isso inclui vínculo empregatício, processos trabalhistas, contratos, essas coisas.

Daniel

Antonio Sobé disse...

Parabéns Fabia, acho que este é o caminho.Não é preciso concordar com a sugestão mas, o que importa mesmo, é que pessoas engajadas no basket comecem a sugerir, criar alternativas! Não importa se a idéia é a solução mas que sirvam para acordar aqueles que não estão tendo os resultados pra modalidade. As críticas, sempre encarei como construtivas e, são necessárias.Acredito que a mescla de críticas e sugestões poderão dar um resultado. Há que se oportunizar condições pra essas meninas que se destacam no juvenil criarem bagagem , principalmente, se forem bem orientadas.

Anônimo disse...

Seria mais fácil viabilizar a participação do Divino Jundiaí na competição, pois lá jogam Tainá, Tatiane, Damiris, Kika, Joseane, Mariana Lambert, Carolina... mas agora é tarde, a LBF é uma competição muito curta, assim como a capacidade de planejamento da CBB.

Anônimo disse...

Pensemos em 2011... as meninas do juvenil estão no fim da sua temporada, portanto está na hora das férias tão merecidas. Mas seria legal ver as mesmas disputando o Paulista antes do Mundial do ano que vem. Acho que essa seria uma boa idéia pro futuro e quem sabe daí sim disputar o brasileiro de 2011.

abraço

Marco Antonio

peter schiling disse...

Gostei do post. Você pelo menos articulou alguma sugestão e não partiu para o "criticar por criticar". Parabéns.

Anônimo disse...

Fábio, essa sua idéia é muito dificil de ser assimilada pelos nossos comandante do basquete feminino.
Mas vc está de parabens pela brilhante iniciativa.
Heber Luis
São José do Rio Pardo

Anônimo disse...

americana e catanduva não receberiam ninguém?
esse pensamento é em desmerecimento com todas as outras equipes?

fábio balassiano disse...

não coloquei americana porque o time já tem as suas juvenis - que, com exceção da fabiana caetano, mal atuam.

e catanduva possui rotação muito bem definida pelo ferreto, e acho que as jovens não caberiam ali

Abs, Fábio

Anônimo disse...

Santo André também Fábio, tem cinco ou seis juvenis inscritas na Liga, mas que praticamente não atuam.

fábio balassiano disse...

vc tem razão, anônimo.
tirei santo andré da lista!
ponto seu, falha minha

abs

Anônimo disse...

É um devaneio completo achar que a CBB se interessa em articular algo além do que são obrigados a fazer devido as competições oficiais que disputam.
A obrigação atual e promover as juvenis que disputam o Mundial em 2011, mesmo assim Tássia, quase não joga em americana e Damiris está fora de nossa principal competição nacional.
A realidade mesmo é que apesar de tanto barulho e badalação a seleção juvenil deve jogar alguns amistosos, pouco antes da disputa da competição, em seguida salve-se quem puder.
Já as ótimas Tainá, Tatiane, Cristiane de Jundiaí e Débora, Leila, Fabiana de Americana são cartas fora do baralho da Hortência, porque já disputaram Mundial e não interessam mais para CBB.

Simples assim.

rick disse...

Acho valido sua idéia Fabio, gostei muito, é claro que seria melhor se houvesse um incentivo da CBB de colocar os times de Jundiaí por exemplo no nacional, Jundiaí tem um projeto de voltar, mas outros times como Barretos parece que não por falta de dinheiro, não adianta só a CBB pagar as viagens e achar que está tudo bem, é preciso fazer uma coisa bem mais ampla.

Anônimo disse...

Fábio,
vc esqueceu de Miguel Angelo da Luz, totalmente esquecido por esta confederação.

fábio balassiano disse...

verdade!
concordo. miguel também é esquecido

Abs, fábio

Anônimo disse...

Alguns times as formam e outros as aproveitam. Os times que vc falou tem que trabalhar mais.

¿Miguel Angelo da Luz?
É verdade, tambem pode ser emprestado. Ele podia ser aceito em um time bom e largar Botafogo e ficar campeao.

Ironia ON

Uma duvida: Ele tem faculdade de jornalismo?

Anônimo disse...

fabio voce fala tao mal de americana a tassia entra sim quem nao entra em jogos sao leila e a debora mas a tassia e a primeira juvenil que entra a fabi ja e titular pois esta melhor que muita pivo aduta que o zanon tem e a tassia e muito melhor que a HELLEN MAIS A HELLEN JA ESTA SE APOSENTANDO TEM QUE JOGAR PELO QUE GANHA

fábio balassiano disse...

Eu falo mal de americana?
Acho que você está me confundindo.
Canso de elogiar aqui, poxa.
Seu comentário não procede

Fabio

Anônimo disse...

achei boa a iniciativa do bala de dar sugestões, pois esperar algo da cbb é não chegar a lugar algum. Convenhamos, a gestão do nunes iniciou-se em 2009, e já estamos entrando em 2011 sem um planejamento definido! idéias são para serem discutidas, mas a cbb continua na inércia. boa bala.

Anônimo disse...

quanto mala da cbb visitando o blog: sejam bem vindos! participem, discordem, mas por favor, venham com argumentos válidos, pois a crítica barata da ofensa já cansou.

Anônimo disse...

Para jogar um campeonato como a
LBF,em um time grande a jogadora tem que ser fera.Não da para jogar
para evoluir,tem que merecer,ten
que ter potencial.A Damiris por
exemplo, mostrou muito pouco no
campeonato estadual e por mereci-
mento a Fabiana de Americana tinha
que estar no lugar dela no mundial.
Infelismente para isso tem que ter
agente,

Anônimo disse...

Para jogar um campeonato como a
LBF,em um time grande a jogadora tem que ser fera.Não da para jogar
para evoluir,tem que merecer,ten
que ter potencial.A Damiris por
exemplo, mostrou muito pouco no
campeonato estadual e por mereci-
mento a Fabiana de Americana tinha
que estar no lugar dela no mundial.
Infelismente para isso tem que ter
agente,