segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vale a pena ler

O técnico Fábio Pellanda, de Curitiba, me enviou a sua dissertação de mestrado, cujo tema é bem interessante: "O processo de formação do atleta de basquetebol masculino em Curitiba". Conta aí, xará.

"Essa pesquisa tem na sua essência entender o contexto do universo analisado, ou seja, compreender como ocorre esse processo entre as estruturas formativas (clubes e escolas) e a institucional (no caso a Federação Paranaense de Basquete) na perspectiva de dirigentes, técnicos e atletas.

Durante o trabalho foi investigada a estrutura atual do basquetebol masculino curitibano, observando o número de instituições e suas ações, os objetivos presentes no processo de formação dos atletas por parte das estruturas formativas e institucionais, e identificando os fatores que envolvem a participação dos atletas no processo de formação. Também foram entrevistados os indivíduos envolvidos diretamente com o processo dentro das instituições: dirigentes, técnicos e atletas. Concomitante relacionamos os dados da pesquisa com o referencial teórico de autores da Sociologia do Esporte, mais especificamente dos conceitos da Teoria Configuracionista de Norbert Elias.

Neste contexto foi possível desvincular os problemas encontrados da questão política, observando que a formação de atletas de basquetebol em Curitiba possui objetivos que ficam aquém do que o senso comum pensa em relação a formação esportiva, resultado da falta de integração entre as estruturas formativas e a estrutura institucional, desde a FPrB até a CBB. Desse modo a configuração do microcosmo analisado, o basquetebol masculino de Curitiba pode servir de modelo de estudo e para outras cidades".

Quem se interessou pelo tema pode clicar aqui e ler a monografia do Fábio. Parabéns a ele pela iniciativa.

4 comentários:

Heber Costa disse...

Bacana, pode ser a semente de alguma coisa maior. Confesso que é aprofundamento demais no esporte pra mim. Já é muito fora da minha área. Mas mandei pra um amigo que fez mestrado em mídia esportiva. Talvez ele se interesse.

Anônimo disse...

Gente com este interesse e com vontade de trabalhar que a CBB precisa e não do Grego Nunes.Parabéns pela iniciativa meu jovem.
Cláudio Jequiti /Porto Velho

Anônimo disse...

Bala vc acha cada coisa boa, muito bom mesmo. Que belo exemplo você dá ao contrário do fraco site da CBB e de seu pessoal desqualificado.

fábio balassiano disse...

claudio e heber, obrigado mesmo pela força. acho que o xará pellanda é que tem o mérito. estive lendo o material, e é riquíssimo mesmo! parabéns a ele portanto.

anônimo, obrigado pelo reconhecimento e pela educação no comentário. é muito complicado conciliar o tempo de trabalho com o blog, mas fico feliz que você esteja gostando.

abs, fábio