quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alto-falante

"Não é só jogar a bola e começar a jogar. No 'método Hortência' de jogar basquete nós capacitamos os professores para ensinarem as crianças, e assim evitar na categoria adulta ter que ensinar como arremessar, passar e corrigir vícios adquiridos na base"

A declaração é de Hortência ao Terra TV. Tenho procurado saber um pouco mais sobre o possante "Método Hortência" de ensino de basquete, mas ainda não encontrei informações, digamos, concretas e sérias sobre o assunto. Em breve voltarei com novidades, mas até aqui o assunto é nebuloso pacas (inclusive de um email que recebi). Alguém ajuda?

39 comentários:

Anônimo disse...

TODO MUNDO ESPERAVA QUE ESSE METODO FOSSE O QUE ELA TREINOU, SÓ QUE ELA TENTOU COMPRAR UM METODO FEITO POR UM TECNICO QUE NUNCA A VIU TREINAR, PURA SAFADEZA DESSA SENHORA, FIQUEI SABENDO QUE ELA TENTOU COMPRAR DE UM TECNICO DA CBB E ELE NAO FEZ E ACABOU SENDO DEMITIDO, USOU DE SEU PODER DE DITADORA NA CBB, SE NAO PUXAR O SACO ESTA DEMITIDO, FIQUEI SABENDO QUE FOI UM TECNICO QUE PUXOU OSACO DELA E ATÉ NEM COBROU O METODO E ACABOU SENDO CONTRATADO PELA CBB.....UM ABSURDO ISSO...... INVESTIGA MAIS ESSA SUJEIRADA DESSA MULHER BALA.

Anônimo disse...

administração suja,gente suja,Deus me livre.

Fábio Carvalho disse...

Sabe o método Tabajara? Então...

Sério, questiono-me:
1) Quem (e em qual número/proporção) capacitará os professores desse imenso Brasil?
2) Como se dá a capacitação? Quanto tempo será necessário? Quanto custará? Qual metodologia? Afinal, não se capacita de um dia para o outro, então, como será o acompanhamento/estímulo desses profissionais?
3) Como será a logística para se manter um padrão de qualidade de norte a sul do país?

Sinceramente, ou ela não sabe ou muito menos pensou nisso. Seria já um enorme avanço se as crianças como um todo no país tivessem estrutura e estímulo para somente "jogar a bola e começar a jogar".

Anônimo disse...

ehhehehe... esse método não existe.... no início de tudo, no começo do ano passado ela já tentou de graça que fizessem e colocassem o nome dela. A troca? Era que o técnico que fizesse tivesse isso no curriculo dele...ou seja, ter o reconhecimento de ter feito o método sem ganhar um tostão e sem ninguém saber que ele fez, apenas ele mesmo...huahauhauhau
A hortência é uma piada....

Anônimo disse...

Ela vai resolver todos os problemas de fundamentos do basque te com um método ensinado por ela????? KKKKKKKK.
Hortência cala a boca.....rs
Você é uma piada.
Deus me livre.

Leo dinov disse...

Ahhhh então vc viu o video.....

Abraços

Anônimo disse...

Não critico a gestão porque não sei ao certo sobre o que se está fazendo, por não presenciar. Leio e acompanho todas as opniões e comentários (inclusive os "disse-me-disse"). Acredito, apenas que os atos da Confederação envolvem muitas pessoas que acompanham o basquete, dentre eles um grupo de apaixonados por esse esporte e, por esse motivo, acho que a CBB deveria prestar o mínimo de satisfação do trabalho que está sendo feito à população brasileira. O que vimos até agora é muito superficial. Queremos saber qual o projeto, qual o planejamento e qual as ações que estão sendo tomadas para este esporte. Bala, por favor, tente trazer até nós essas informações!!

Gabriel disse...

Pelo menos essa frase dela é correta, mas a CBB deveria separar uma equipe para cuidar do futuro e outra para cuidar do presente, para dar menos vexames.

Anônimo disse...

Dá uma perguntada pro Rolando e pra Dalila, aqui em Curitiba, que você vai ver o que é o método, como ele começou e como está.

Anônimo disse...

E a ENTB mais uma vez é oficialmente ignorada pela cbb. Lamentável!

Anônimo disse...

E a ENTB mais uma vez é oficialmente ignorada pela cbb. Lamentável!

Jander Marques disse...

Onde eu compro o DVD?

Anônimo disse...

alguns nomes de gente que sabe sobre o assunto: Rolando, Dalila, Emerson Venturini (Milico), Amarildo. Mais não digo por enquanto, tenho certeza que você meio que está nesta trilha.

Anônimo disse...

Antes de criticar as pessoas deveriam se informar melhor.
Está aí o link do vídeo e pelo visto ninguém assistiu e já sai escrevendo qualuer coisa.
A Hortência fala que o Sérgio Maroneze e o Hermes, respectivamente assistente técnico e preparador físico campeões do Mundo em 1994, foram contratados para desenvolver o método e coordenar a capacitação dos professores.

Anônimo disse...

Se contrataram os campeões mundial de 1994 pq não contratar o Tecnico Miguel Angelo da Luz, o responsavel pelo desenvolvimento deste metodo, afinal ele era o tecnico a epoca, pelo que me consta.Contratam o assistente e o preparador fisico, estranho isto, será que rola algo de discriminação pessoal e profissional, entre a rainha da sucata e o tecnico campeão mundial??????

Anônimo disse...

Bala,

Dá uma olhada nesse link

http://www.cbb.com.br/ENTB/ENTB-GestaoeMktEsportivo-JoseCarlosBrunoro.pdf

fábio balassiano disse...

eu vi, anônimo.
quanto absurdo, hein!
chorei de tanta emoção!

Abs, Fábio

Duda 11 disse...

Método Hortência? Acho que ela precisa baixar a bola, tirar um pouco esse rei da barriga! Se nossas jogadoras não sabem arremessar e até fazer bandeja (Micaela, por ex), não é com o método dela que tudo vai mudar! É sim com muito trabalho e mudanças estruturais e de mentalidade!

PS: nossa, que trabalho superficial esse do Brunoro hein!

Anônimo disse...

Pergunta aos comentaristas geniais:

Quem assistiu o vídeo em questão na íntegra?

Anônimo disse...

não é conflito de interesse ela trabalhar na cbb como diretora de seleções e ao mesmo tempo utilizar esse cargo que lhe dá visibilidade para vender um método de treinamento que a cbb tem por função desenvolver e incrementar no país?

Anônimo disse...

não é conflito de interesse a Janeth ser agente e de jogadora e técnica da seleção ao mesmo tempo?

Anônimo disse...

não é anti-ético o brunoro receber salário como diretor da cbb, sendo ele proprietário da empresa que administra a cbb?

Anônimo disse...

Noooooooooossa, esse é o grande projeto para o basquete?!?!?!?


O projeto do Brunoro que a Hortência tanto fala...



Meu Deus, seria cômico se não fosse trágico.


Superficial, primário, conteúdo baseado em chavões em frases prontas de livro de bolso de marketing vendido em metrô.


Tem trabalho de 2.º semestre de faculdade de qualidade infinitamente superior a essa balela que chamam de projeto.


TRUQUE PURO !!!!



O melhor é o final: "2020 - Modelo de gestão da CBB iniciado em 2009 é referência para FIBA. TUDO É POSSÍVEL".


QUE PIADA DE MAL GOSTO!!!!!


E ESSE BANDO DE AMADORES ESTÃO RECEBENDO SALÁRIO PRA ISSO????????



AUDITORIA NA CBB URGENTE!!!!!!

Anônimo disse...

não é anti-ético e imoral o carlos nunes terceirizar a cbb para uma empresa privada (brunoro sports)? além do mais sendo este uma pessoa do vôlei, que desconhece o basquete?

Anônimo disse...

o que faz o carlos nunes na cbb, senão ser testa de ferro do brunoro?

Anônimo disse...

esse material de mkt do brunoro é o mesmo que ele apresenta no curso da cbv e na trevisan...papel aceita tudo. O do cob é muito mais bonito, e mesmo assim é um horror de execução.

Anônimo disse...

Bala,
Sabe por quê questiono o fato de a cbb ter sido terceirizada para o brunoro? porque se esse fosse o caminho, as prefeituras, governos estaduais e federais seriam também administradas pelo setor privado, ou por notáveis acadêmicos da FVG ou USP, PUC, etc. E a coisa não é assim por um motivo claro: o interesse público e social tem que vir à frente do interesse privado. Outra coisa, quando o brunoro sair da cbb, levará consigo todo o know how de trabalho, e deixará a parte administrativa, técnica e financeira da cbb acéfala, esse será o preço a ser pago.
Não entendo porque não o contrataram para assessorar no processo de reestruturação da cbb, com profissionais próprios de carreira, ao invés do modelo hj adotado de cessão integral dos direitos da cbb.

Anônimo disse...

É revoltante que milhões em dinheiro público esteja financiando essa enganação que chamam de projeto. O pior é que com as Olimpíadas no Rio, mais dinheiro será injetado e mais picaretas tentaram comer um pedaço do bolo. Ninguém vai querer largar o osso.

Vergonha!

Anônimo disse...

Nesse vídeo de 30 minutos, divido em três partes, Hortência fala de como foi convidada para fazer parte da CBB e conta o que vem pela frente no basquete feminino:

http://terratv.terra.com.br/videos/Especiais/Homem/Esportes-Show/4566-331136/Hortencia-se-espelha-no-volei-para-corrigir-vicios-do-basquete.htm

Anônimo disse...

GUTO
"GRAÇAS AOS CÉUS AINDA EXISTE O BALA NA CESTA".
VOU NA MINHA MODESTA OPINIÃO RESUMIR:
1)MAIOR CULPADO POR ESTADO QUE ESTAMOS VENDO NO BASQUETE,NÃO É O PROBLEMA DE RESULTADOS,MAS SIM SE UTILIZAR UMA ENTIDADE,QUE RECEBE VERBAS FEDERAIS ATRAVÉS DE LEIS DE INCENTIVO,LEI PIVA E PATROCINIO DE ESTATAL,ESTAR SENDO UTILIZADO COMO MERCADORIA DE COMPRA E VENDA,O GRANDE CULPADO SÃO OS 15 PRESIDENTES QUE ELEGERAM,"ISTO"QUE AI VEMOS,SEM MAIORES COBRANÇAS,SE CONTENTANDO COM ALGUMAS VIAGENS COM HOTEIS DE PRIMEIRA E BONS RESTAURANTES,VIAGENS PARA O RIO,AQUELES QUE FAZEM PARTE DESTA MENTIRA DENOMINADA CONSELHO CONSULTIVO,E ALGUNS $$$$(cALA A BOCA) PARA CARGOS DE ASSESSORIA,NÃO É BRUNO LIMA,AMARILDO,TELMO E O SUPER REGINALDO DO MS!
2)OS ÓRGÃOS DE IMPRENSA QUE DÃO ESPAÇO PARA ESTA SENHORA DESENCADEAR SUAS FRUSTAÇÕES E REGORGITAR NOS VERDADEIROS AMANTES DO BASQUETE.
3)ESTE SERGIO MARONEZE,ALÉM DE TER CAID0 DE PARAQUEDAS NAQUELA SELEÇÃO,E CONSEQUENTEMENTE TER TIDO OS TITULOS,QUE TRABALHO APRESENTOU,EM BASQUETEBOL ANTES OU APÓS ESTE PROFESSOR,ATÉ SEGUNDO COMENTA-SE PARTICIPA DE REUNIÕES DA ENT(????SEM A MÍNIMA QUALIFICAÇÃO PARA ISTO.
4)UMA CBB QUE OS QUE MANDAM NÃO SERVIRAM PARA O VOLEI,O QUE VAMOS ESPERAR???
5) A DENUNCIA DO PRIMEIRO POST,JÁ IGUALMENTE OUVI COMENTÁRIOS SOBRE TAL SITUAÇÃO,E NÃO FOI SÓ TÉCNICO NÃO,O PREPARADOR FISICO TAMBÉM FOI DEMITIDO!!



4)

Anônimo disse...

Tudo o que cerca a administração do basquete brasileiro feminino merece críticas e lupa, sem dúvida.

Mas daí a escrachar o pessoal que trabalhou pelo BF enquanto muitos aqui e fora daqui nunca fizeram nada é, no mínimo uma injustiça.

O pessoal que estava à frente das seleções de 94 e 96, nossas maiores conquistas, foram chutados para fora do cenário. Que eu saiba nunca se manifestaram ou jogaram qualquer coisa no ventilador; a Magic Paula fez declarações dando conta do valor desses caras e eles não tem que provar nada para ninguém, na minha opinião.

Seria bem legal se caíssem outros caras de paraquedas e disputássemos outra final de campeonato mundial ou outra final olímpica...

A ENT é uma iniciativa boa. Me parece que tem muita gente graúda metida lá. Será que esses caras não merecem crédito? Se não forem eles a organizar as coisas, quem será? O esquema lá dentro é sujo a ponto de haver gente sem competência trabalhando junto? Não acredito nisso e o dia em que acreditar nunca mais assisto BF, muito menos entro nos blogs para xeretar.
Não pode estar todo mundo de sacanagem em todos os lugares que cercam o BF.

Anônimo disse...

Meu deus, nunca havia lido este blog. Quanta coisa sem fundamento escrita por anônimos.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de colocar um depoimento pois trabalho num dos núcleos de basquete da Hortência no Paraná. Não conheço ela, nunca conversei com ela mas participei da capacitação com o Sergio Maroneze e foi um show de competência. Aqueles que falam da Dalila deviam ter ouvido ela dizer no fim do curso que foi o melhor curso que ela já fez na vida e olha que ela tem mil diferenças com a rainha...Resolvi escrever para falar uma verdade que pode ser confirmada com qualquer um que estava lá naqueles dois dias em que convivemos. Espero que ele volte aqui mais vezes.

Anônimo disse...

ANONIMO

voce como um professor que trabalha em um dos núcleos,por que anonimo?
Também acho o prof.Maronese bem competente,para dar aulas,mas gostaria de saber quais as ou os jogadores(as)que se iniciaram com ele e que hoje tem algum destaque?
Pelo que se ve a especialidade do prof.Maroneze é iniciação.

Anônimo disse...

Chamar uma atleta que está no Hall da Fama do Basquete de frustrada também chega a ser ridículo, pra mim frustradas são as pessoas que gostariam de estar no lugar da Hortência e nunca estarão.

A propósito, ninguém aqui está comentando sobre a entrevista que motivou esse post, sabe porque?!?

Porque a Hortência esteve ótima, falou por meia hora de foram sensata, coerente e com muita lucidez sobre o que está fazendo e o que pretende fazer,

Digo isso mesmo sabendo que a maioria nem se deu ao trabalho de assistir o vídeo, pois só se interessam por criticar por criticar.

Anônimo disse...

FABINHO

EI,AMIGO ANONIMO,SOMOS TODOS AMIGOS POIS OS OBJETIVOS AQUI SÃO OS MESMOS,MELHORA DO NOSSO BASKET.
PORÉM FALAR EM LUCIDES,CLARO ELA PODE SER E ESTAR LÚCIDA,EXPLANAR BEM,PORÉM O SEU CONTEÚDO É SEMPRE INCOERENTE,ARROGANTE,ANTIÉTICO E COM UM AGRAVANTE A TEORIA NA PRÁTICA É OUTRA!

Anônimo disse...

Quanta gente escrota, credo.

Anônimo disse...

Ao anÔNIMO DA 18:16

Trabalho num dos núcleos, entendeu?
Não, né? Acho q pessoas como vc não entendem e não querem entender.

Anônimo disse...

Hortência anti-ética.
Janeth anti-ética.
Brunoro anti-ético.
Carlos Nunes alienado.
CBB - com pessoas desse tipo no comando, coisa boa é que não pode sair.