terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Fracasso na gestão

Dois fatos interessantes me chamaram a atenção no site da CBB. Em primeiro lugar, tomo conhecimento da Assembleia Ordinária, que acontecerá no dia 28 de fevereiro aqui no Rio de Janeiro e tem o objetivo, entre outras coisas, de "apreciar as contas do exercício de 2010" e "conhecer o relatório das atividades de 2010". Será que haverá novidades?

Outro assunto interessante é o lançamento do calendário de 2011 (veja aqui). Primeiro porque não conheço empresa séria que lance o cronograma no final do primeiro mês do ano. Para quem tem uma agência de comunicação no comando (a de José Carlos Brunoro), é incrível que a palavra 'planejamento' passe longe das práticas da entidade (o normal seria apresentar tudo no final de 2010 obviamente).

Em segundo lugar porque este calendário merece ser sempre analisado com ressalvas, visto que no ano passado não houve seis campeonatos de base (relembre aqui). E por último porque está como "a definir" o local dos treinos da Sub-16 feminina que começam em 13 de fevereiro (em menos de 20 dias portanto). Isso, claro, sem falar dos Brasileiros de Base, todos sem cidade-sede ainda.

A intenção da Confederação pode ser boa (acredito que é!), mas a execução da entidade ainda deixa muito a desejar. São erros primários, erros de quem não conhece as melhores e mais elementares práticas do mercado. Para mim, na boa, é muito claro: enquanto o basquete não modernizar a sua gestão, cobrar resultados em quadra será um verdadeiro devaneio. É triste, mas hoje não é possível falar em formação de atletas sem mencionarmos a palavra deformação de conceitos no topo da pirâmide.

18 comentários:

Anônimo disse...

excelente artigo! gostei bastante!

parabéns pela visão ampla

edu

Anônimo disse...

impresssionante a cbb. nada muda, nada os caras fazem direito

o brunoro parou no tempo? impressionante!

tales

Marco Antonio disse...

Fabio, O que você acha sobre a cara-de-pau da Janeth nessa entrevista para a Folha de SP? :

http://esporte.uol.com.br/basquete/ultimas-noticias/2011/01/21/com-novo-tecnico-janeth-ganha-destaque-na-comissao-tecnica-da-selecao-feminina.jhtm

Anônimo disse...

esperar o que dessas cabeças pensantes do basquete?

mas tudo está ótimo!

repito a pergunta: o que fazem paulinho villas boas e bruno lima na cbb? quanto esses caras ganham que não poderia ser reinvestido em jogadores e técnicos?


triste


otto

fábio balassiano disse...

Não acho nada, e não acho a Janeth cara-de-pau.

Abs, Fábio

Victor Dames disse...

Mercado? E a CBB lá sabe o que é isso? Uma entidade subsidiada com verbas públicas, só poderia dar nisso, má administrada como muitos órgãos públicos. E ainda por cima uma verdadeira caixa preta!

Abraços!

Anônimo disse...

Bala é impressionante a sua leitura no que se refere a estrutura do Basquete BRasileiro.Parabéns!!!!!!
Não aceite de forma alguma as alcunhas "Chato de Plantão" ou "Advogado do Diabo",pois tenha a certeza que VOCÊ É a voz de milhares de aficionados deste esporte tal humilhado e mal tratado.do jeito que as coisas andam no nosso Basketinho estamos precisando de uns 100 Fábios Balassianos.

Anônimo disse...

Fábio Balassiano sinônimo de bom(ótimo) jornalismo,isenção,seriedade,investigação...o Paladino do Basquete Nacional.

CBB,Carlos Nunes,Brunoro,Hortências...esse jovem Jornalista vocês não o calam nem o intimidam.

Anônimo disse...

Bala!

Por falar nisso você saberia nós informar em qual local do Planeta se encontra o Sr. Carlos "viajando" Nunes??

Ah tempo! seguindo essa corrente,te achamos um baita jornalista,com muito conteúdo e indepedência.

Não perca esse seu espirito combativo e justo jamais..

Marco Antonio disse...

Precisa ser muito cara-de-pau para dizer que ela não é agente da Damiris (coisa que havia dito antes), mas agora ela diz que é a Karine, que coincidentemente trabalha com ela em seu instituto.


Se isso não for cara-de-pau, não sei o que pode ser, então.


Hipocrisia? Mentira?

Anônimo disse...

Bala,
tambem acredito que a ideia seja boa e vou um pouco mais longe. Ninguem aqui sabe incluindo a minha pessoa como era a estrutura da CBB e nem como esta agora. Nao acredito que seja facil continuar fazendo as coisas que tem ser feitas e profissionalizar tudo tao rapido. Isso nao acontecia antes(calendarios e programaçao adiantadas), entao acho que pode melhorar. Nao vejo pelo lado de que tudo esta perdido e tudo e ruim como muitos aqui. Infelizmente tenho a impressao que o negocio aqui e meter o pau sem bom senso nenhum. Falo isso muito mais pela masculina do que feminina ja que la esta a Hortencia que ja se mostrou incapaz de fazer a sua funçao. Deveria ser realocada para uma funçao diferente.
Abraços

Anônimo disse...

Ai galera o carlos omisso viajando licença nunes, vai pedir mais uma licença para fazer o que ele gosta viajar pela cbbtour, e não tem grana para repassar para as federações e mais umas outras coisas, ninguem faz nada será que o grupo dos 16 que elegeram ele acha disto tudo, nada pq vivem na aba.

Anônimo disse...

BSB marketing comandando o basquete. Inacreditavel.

Anônimo disse...

Pela primeira vez temos uma calendário organizado e publicado com antecedência e vc acha ruim??

Marcelo Mariano disse...

Caro Bala,
concordo plenamente! Quanto a base, acho que se preocuparam bastante com a sub-19 masc. e esqueceram do restante. A sub-15 masc., por exemplo, será a primeira equipe a disputar torneio esse ano e nem se sabe quando será convocada...

Anônimo disse...

Esta CBB é o retrato da antiga gestão,são os mesmos, sendo que o grego CONSEGUIA SER MELHOR,INCRÏVEL,MAS Ë.Carlinhos,como é chamado pelos seus legionários, é diminutivo igual a sua gestão cercada de gente despreparada e podre

GAL

Anônimo disse...

incrível ler os comentários acima. certamente nenhuma destas pessoas trabalha com basquete, pois todos os operadores do basquete estão festejando a divulgação do calendário, principalmente dos brasileiros de base com antecedência. eu, como treinador, tenho visto inúmeras melhoras na organiz~ção do basquete brasileiro e aqui só vejo críticas.

Anônimo disse...

ANONMO

CALNDÁRIOS COM ANTECEDENCIA,ISTO É NOVIDADE? VÃO SE INFORMAR MELHOR!!!!!