sábado, 15 de janeiro de 2011

Professor

"Olhem a posição do meu nariz. Ele deve sempre estar apontado para a bola"

"Menina, coloque os pés aqui. Não, aí não. Aqui. Mais para cá, isso. Melhore um pouco mais. Mais. Vai, mais um pouco. Agora flexione os joelhos. Isso mesmo. Mexa as pernas. Isso, muito bem"

"Você (Espiga) e você (Tata), venham aqui. Vocês são do ataque, eu e ela (atleta da base do Botafogo) somos defesa. Espiga, tenta a infiltração. Nós ficamos aqui. Jamais permitimos que um deles saia sozinho (Nota: nesse momento de ensinamento sobre corta-luz obviamente eu me lembrei do Luis Scola)"

"Não existe essa de só defender na defesa. Na defesa é preciso atacar, atacar sempre. Isso deve estar na mentalidade dos atletas o dia inteiro, o tempo todo, para sempre. E nós é que temos que transmitir isso a eles"

"As defesas têm sempre que ser agressivas, não tem outra opção para se vencer no basquete. Não é fácil, não mesmo. Vocês verão atletas sendo desqualificados com cinco faltas em dez minutos, mas é um processo de continuidade, de insistência"

As frases foram proferidas por Rubén Magnano, campeão olímpico em 2004, em sua palestra sobre defesa na Escola de Técnicos nessa sexta-feira (leia mais no ótimo texto do Rebote sobre o tema). Durante 90 minutos o argentino deu show: suou horrores, corrigiu pés, mãos, nariz e braços no posicionamento de defesa e mostrou que no basquete de hoje não se ganha sem defender atacando muito. Ponto para a ENTB, que começou bem e plantou uma semente para o futuro. Que continue assim!

11 comentários:

Anônimo disse...

Cada dia mais eu fico fã do Magnano.

Anônimo disse...

Ponto ENTB, 38 pontos parao Scola.
Tempos antecipados, etc...

peter schiling disse...

Boa, Bala. Magnano é fera.

Baralhão disse...

Pena que raros técnicos brasileiros aplicariam tais ensinamentos. Para a maioria deles(obesos mórbidos), ensinar é ficar sentado, gritando de longe.

Anônimo disse...

Baralhão falou tudo, aqui funciona no:
-Vai, vai, corre, corre(não interessa se a defesa adv. ja está postada), chuta,chuta (se o cara chuta quatorze bolas por jogo e acerta duas, em media no campeonato, pelo menos ele tentou), postura, postura (treinou pra isso).
Ai o cara senta no banco, mexe o cabelo, poe a mão na perna, desiste do jogo faltando dois minutos, no fim diz:
-Perdemos por que o ataque não funcionou.
-Podiamos jogar até amanhã que não venceriamos.
-Faltou postura a alguns.
E ai vem a melhor:
-Foi melhor do que eu esperava.(o que e pior que a derrota)
Nos ultimos anos tenho visto de tudo no basquete, e tenho ficado mais triste.

Anônimo disse...

Ponto para magnano, para escola, tempo na hora errada, vitorria dos hermanos siempre....rsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Engraçado o sr magnano, entrem no site , www.databasket, breve notas de defesa, o Marcel já falava e treinava assim desde 2004, rsrsrsr esse é o técnico estudioso e de vanguarda, alguém, leu o prefacio dele no livro da NBA 2010, rsrsrsr foi motivo de chacota qua ndo ele falou sobre a gtrande flx motion...Magnano, abre ai vc anda estudando pelo Databasket?poderia falar para o netinho tambem dar uma olhadinha ou entender melhor. ah o JM tbem...rsrsrsrs

Anônimo disse...

Sempre tem que vir um idiota e falar besteira. Realmente o Magnano estudando no databasket com o Marcel(ultimo colocado no campeonato paulista e sem nenhum titulo de expressao no curriculo)
Realmente sensacional!!!

Anônimo disse...

pssssiu!!!! silencio: vamos analisar o histórico dos dois, e então conversamos....

Anônimo disse...

Bala,
Não me convenço com a facilidade que a defesa do Brasil deu ao Scola...
É muito mais fácil defender um jogador assim do que um virtuose com a bola na mão...O argentino Scola é craque,sem dúvidas, mas como se justificam os 12 pontos feitos por ele no dia seguinte ao deita e rola contra o Brasil?
Qualquer treinador com conhecimentos defensivos teria tentado algo a mais...e o Brasil teria equilibrado o jogo ainda mais...

Anônimo disse...

O JOEL SANTANA É CARA DOS TÉCNICOS DO BRASIL, NADA DE ESTATÍSTICAS, IMPROVISOS DE MOMENTO E BUMBA MEU BOI.
pARABÉNS, JOEL SANTANA REFLETE O ESTÁGIO ATUAL DE NÓS TREINADORES, PARECE PROVOCAÇÃO