segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Vícios eternos

O primeiro grande momento do basquete neste ano vem de São Paulo, com a final estadual que promete ser ótima entre Pinheiros e Limeira. De um lado o time da capital, que apresenta provavelmente o melhor projeto de esportes olímpicos do país (merece muitos aplausos, sério). Do outro, uma cidade empolgada com a volta da modalidade.

O único problema é que a decisão começa mal porque mais uma vez o basquete brasileiro se curva à TV. Simples assim: o duelo inicial entre Pinheiros e Limeira acontece nesta quarta-feira às, pasmem vocês, 16h na capital paulista. À noite, os canais ESPN, donos dos direitos de transmissão do Paulista, exibirão (adivinha?) duas partidas de futebol. Fico imaginando como Sky e Winner, patrocinadores de Pinheiros e Limeira, estão felizes com o horário em que suas logomarcas aparecerão no vídeo.

Não procuro entrar nas discussões acaloradas da caixinha deste blog sobre o "amor" por Sportv ou ESPN simplesmente por acreditar que a questão é maior, bem maior, que essa. O basquete não precisava começar o ano assim, sinceramente, mas enquanto os clubes forem reféns das emissoras nada mudará. A discussão é muito mais conceitual sobre a natureza da parceria (predatória ou boa para as duas partes) do que afetiva em relação às duas emissoras.

9 comentários:

joao disse...

e colocar o estadual paulista pra competir com futebol? hahahahaha

Odilon disse...

bala, mas veja bem. vc realmente acha q os clubes tem alternativa? vc acha q ia deixam de transmitir futebol(futebol!)pra passar basquete? pois bem, e se os clubes se revoltam e nao aceitam, vc acha a esses canais vao aceitar e mudar o horario ou simplesmente ignorar ou ateh mesmo tirar o basket do ar??
Vamos reconstruir o basquete primeiro, se preocupar com o nivel que precisa ser elevado pra ai sim brigar por esses direitos. Eh melhor jogar as 4 da tarde pra todo brasil do q jogar as 8 pra apenas qm for ao ginasio.

jdinis disse...

As emissoras de televisão são empresas e precisam se sustentar, arcar com suas despesas e gerar lucro. Isso não é diferente no Sportv, Espn, Bandsports, Globo, etc.

Criticam muito as organizações Globo (e criticaram muito a parceria da CBB/NBB com o Sportv) mas não são nenhum vilão gratuito. Simplesmente tem mais audiência, mais patrocinadores e dão preferência ao "produto" que mais "vende".

Enquanto a maioria dos brasileiros preferirem assistir uma partida da 3ª divisão do campeonato paulista de juniors ao invés de basquete, esse será sempre o evento transmitido. E não adianta nada ficarmos "esbravejando" nos blogs de basquete!

O Bandsports atrasou a transmissão de uma partida final da ACB em 2010 (com Tiago Splitter e Huertas) para mostrar uma entrevista coletiva rotineira do Luis Fabiano na África do Sul onde ele não tinha absolutamente nada para falar de especial. Provavelmente eu fui um dos poucos a ficar furioso!

Baralhão disse...

Não deveriam vender os direitos de transmissão com exclusividade, deveriam ter a opção de vender pra outro a qualquer momento, mesmo ganhando menos com isso.

E tem que se cogitar desde já transmissões pela internet. Ora, dizem que o basquete não tem um público grande no Brasil atualmente, mas nos sites/blogs de basquete o assunto bomba, pois a maioria é de fanáticos, que realmente consomem o produto.

cristiano disse...

e por essas e outras que estou cancelando a sky e melhorando a banda larga em casa para assinar o League Pass da NBA.

Duda 11 disse...

Olha, é um absurdo! Uma quarta-feira, às 16h? Para mim, a culpa maior é da Federação Paulista! Poxa, tem q bater o pé! E a Espn, que sempre disse estar "ao lado do basquete brasileiro"? E é bom lembrar que o jogo 2 será em um domingo, às 21h! Também não é um horário convidativo!

Anônimo disse...

Veja que interessante:
Vão jogar na 4ªf às 16h e no Domingo às 21h!!!

Como seria bom se fosse ao contrário!!!!.....mas infelizmente quem está no comando das ações na Federação é um Sr chamado Tony Chekimate. Que só pensa nele e no bol$$$$$$o dele...o baquete, ah o basquete; deixá pra lá......Ninguém faz nada mesmo.

...e assim segue o nosso esporte tão querido!!!!!!

Alex M.

Anônimo disse...

O que dizem nos bastidores, que a FPB, (que tem como desafeto direto o Rossi, e queridinho o Cassio),teria planejado mais uma contra o Pinheiros, já que os jogos em limeira serão em horário nobre e os do Pinheiros as 16:00 e depois 21:00 de domingo???
Assim, limeira teria jogos com possibilidade de jogar em quadra neutra.
Pinheiros contra tudo e todos.

Anônimo disse...

....nos bastidores do Pinheiros exclusivamente.

Já estão buscando desculpas????