sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Da Prancheta

26 - Foi a eficiência de Marcelinho Huertas na abertura do Top16 da Euroliga. Seu time, o Caja Laboral, venceu o Unicaja Málaga por 76-71 fora de casa com 19 pontos (cestinha da equipe), quatro assistências e quatro rebotes.

Tenho recebido no Twitter muitas perguntas sobre o armador brasileiro, provavelmente hoje um dos três melhores da Europa. A maioria fala sobre uma possível ida dele para a NBA. Vamos abrir o debate na caixinha, e depois faço um post sobre o assunto. Você, amigo leitor, acha que Huertas merece ir para a NBA?

13 comentários:

Anônimo disse...

Sim, ele merece, mas talvez não deva ir. Certamente fará longa carreita na Europa ganhando muito bem. Sem mencionar que se vive MUITO melhor por lá. Abç Eduardo

Fábio Carvalho disse...

Acho que a pergunta principal não é merecimento, mas sim adaptação a um estilo de jogo totalmente diferente. Afinal, alguém duvida, por exemplo, que ele é melhor que J. Farmar ou C. Quinn? Vale lembrar que Spanoulis e tantos outros craques europeus passaram por lá sem conseguir se adapatar ou jogar no nível que costumam no basquete FIBA.
Resumindo, acho que Huertas está na elite do basquete mundial, mas seu estilo de jogo se adapta melhor no basquete FIBA.
Abs!

Joao disse...

Ele é bom, MUITO bom, mas eu acho que o estilo dele é perfeito para a Europa, e lá ele vai ganhar mais dinheiro e vai ter mais fama que na NBA. Se ele for para a NBA ele pode ser sim um bom armador reserva, mas não acho que ele passará disso.

souza disse...

Pelo mundial que ele fez pelo brasil ele merece uma vaga na nba.

Diogo Aquino disse...

Eu até concordo que na europa ele terá uma carreira de estrela e jogará qse sempre em um time de ponta, tb concordo que o estilo de jogo demonstrado por ele hoje é mais interessante no basquete FIBA.
No entanto, eu acredito que ele poderia sim, dar conta de armar um time na NBA, a grande questão e saber se ele achar q fazer esse salto e correr todos os riscos vale apena.

Anônimo disse...

Pergunta difícil. Olha o que está acontecendo com o Splitter. Ganha menos da metade do que poderia e come banco do Blair, Bonner e Macdyess. Tem muito americano que acha que só eles sabem jogar basquete. O resto é resto mesmo. Se fosse ele não iria. Hoje a Europa paga muito bem e, é claro, com a idade já avançada e estilo de jogo Huertas não seria um astro na NBA. Mas a pergunta é difícil mesmo. Nos jogos de pré-temporada que o Caja Laboral fez nos EUA contra times da NBA ele teve quase 10 assists de média. Ou seja, jogar contra os americanos ele pide e muito bem. Mas, sinceramente, não sei. Preferia er rei em um lugar a coadjuvante descartado em outro. Além disso, a Europa é muito mais bonita que os EUA, principalmente a Espanha.

Abraços,
Gustavo

O Magnano tá assistindo os jogos hoje. Que coragem. 4 da tarde é de doer.

rao* disse...

Acho dificil ele se adaptar na NBA... o Calderon conseguiu, mas acho que C/PG são as piores posições para se adaptar, complicado... mas se for o sonho dele, se for algo que ele quer muito... tem que tentar.

Alone disse...

Acho ele um espetáculo , enganan se muitos que pensam que só na NBA é que vc tem o reconhecimento na Europa é muito bom de jogar também e tenho certeza que muito melhor de se viver , então acho que o melhor pra ele é ficar aonde está afinal na NBA o jogo é muito diferentee muitos jogadores que vem da Europa acabam não se adaptando !

Rafael Souza disse...

Bom bala falei outro dia na twitcam, e bem lembrei-me que o bolapresa fez uma analise bem interessante sobre o Marcelinho na nba e o porque ele não daria certo por lá. Acho que o negócio dele é ficar na europa, sem demérito algum ele realmente COME a bola, no ultimo mundial mesmo jogou demais.

Mas ate na analise do bolapresa citou alguns outros grandes armadores europeus que nao deram certo como Jasikevicious (sei la se ta escrito corretamente).

Mas bem bota a sua análise aí bala pra discutirmos

Anônimo disse...

Acho que o Huertas deve é fazer um bom contrato na Europa.
Pelo que me informei ele ainda não tem um contrao top, não está nem entre os 5 mais bem pagos de seu time na Espanha.

Deve é ficar na Espanha, mas necessita ajuda em como se valorizar na negociação de contratos....já que na quadra vem fazendo bem seu papel.

Alex M.

Leonardo Valejo disse...

Ele merece, mas sinceramente nunca vi ele falar se ele quer ir. Se quiser, pode até ser um armador titular de um time pequeno. Seria ótimo ver ele jogando ao lado do Leandrinho nos Raptors.

Abraço
www.maratonaesportiva.blogspot.com

Anônimo disse...

Aqui se fala muito do estilo de jogo dele, qual? No Brasil Marcelinho tinha uma media de pontos alta e buscava sempre a individualidade, na europa ele aprendeu e se adaptou a forma europeia de jogar.
Sinceramente Huertas demonstrou em sua carreira uma grande fase de adaptação, minha unica duvida e saber qual o objetivo do atleta e da pessoa Huertas, se e so ser um atleta va para NBA, se quiser ser mais que um simples jogador de basquete fique na Europa e aproveite ao maximo o que lhe aparecer como evolução pessoal e profissional (fora das quadras).

Anônimo disse...

Para chegar na NBA falta ao Huertas intensidade na marcação. Ele é rápido, mas não marca bem.

Acho que deve continuar na Europa, onde vem se destacando e espero possa fazer um grande contrato financeiro para aproveitar o momento na carreira.
Se o Caja Laboral não o valorizar, acho que deveria considerar outras opções, mas NBA não vai ter espaço.