terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Bola fora do basquete nos EUA

Desde 1973 o basquete não é tão impopular nos EUA. Não é uma boa maneira de começar um post, né? Mas é a dura realidade que acomete a modalidade em seu "berço". Recente pesquisa do Institulo Gallup mostra que o futebol americano (41%) e Baseball (10%) estão na frente do esporte da bola laranja (agora 9%, cinco a menos que há três anos, data da última data análise) na preferência do americano, mesmo índice de 25 anos atrás.

O basquete atingiu o auge de popularidade em 1997, com o boom Michael Jordan e os seus 17%, mantendo-se estável com a dinastia do Lakers no final da década de 90 - possivelmente as "chatas", ao menos para o público, finais com Spurs e Detroit devam ter feito com que os índices despencassem. Por outro lado, há uma boa notícia para David Stern (foto), o comissário da NBA: entre os jovens de 18 a 29 anos, um dos públicos-alvos mais "queridos" pela liga, a modalidade supera o baseball em 10% (16 a 6).

A modalidade espera que com o crescimento de LeBron James e a sedimentação da imagem de Dwyane Wade e Carmelo Anthony, além, claro, da apimentada rivalidade entre Lakers e Boston, o basquete volte a crescer por lá. Mas, diga aí, será que isso acontecerá em breve?

Um comentário:

Anônimo disse...

acho q o q importa mesmo é q interesse a essa faixa mesmo, e ainda mais jovens

o negócio do David Stern hoje em dia não é mais a América, é um lance multinacional. o problema é q ele pode ser muito visionário para seu tempo. depois dessa crise balançar o mercado europeu, ninguem tem condições de competir com os EUA de novo, mesmo com os próprios americanos em crise. a não ser q a Europa se reerga antes, veremos...