quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Algumas perguntas sobre a LNB

-- A menos de um mês do começo, a LNB apresentou apenas um patrocinador oficial para o torneio - a Eletrobrás, a mesma da CBB aliás, que distribuirá 1 milhão ao torneio no primeiro ano. É muito pouco, já que são 15 clubes. Até quando veremos isso?

-- Minas fechou contrato com o ala Ricardo Probst, ex-Assis. Bom reforço, mas fica uma pergunta: em que posição jogará Murilo (foto)? De pivô? Será que ele já desistiu de tentar ser ala (3)?

-- Usar a Rede Globo como aliada é uma coisa. Outra é utilizá-la como a única fonte de receita e comunicação com o público. Não está faltando uma campanha mais efetiva para a competição? Onde estão o site oficial, um kit completo para a imprensa, promoções para os torcedores? Será que isso ainda não foi pensado?

-- Torcer pelo sucesso do torneio, e o da modalidade consequentemente, é lícito e justo. Mas acho que há muito oba-oba por parte da imprensa neste começo da LNB. Serei taxado de chato, ranzinza, mala, mas a verdade é uma só: lançada em dezembro, a liga não apresentou nada de novo, útil e realmente animador. Será que realmente teremos mudanças? Não valeria a pena contratar algum executivo com capacidade para atrair investidores? Brunoro, Areias, qualquer coisa parecida...

11 comentários:

Anônimo disse...

Bala, eu concordo, e acho que devemos questionar sim, todos os pontos levantados por você são muito relevantes. A minha postura pessoal é de tentar levantar esse campeonato, mesmo que ainda haja buracos claros a serem consertados. O que houver de errado ou estiver faltando tem de ser cobrado - e há muita coisa ainda a ser melhorada -, e da minha parte também cobrarei o que acho que deva ser e da forma como achar mais justa. Mas também acho que cabe um otimismo e um tratamento de destaque à nova competição na mesma dimensão ou maior do que a dada à NBA. Afinal, é o campeonato mais próximo de nós e do qual depende a vida do basquete neste país - se o basquete "acabar" no Brasil, a NBA, Euroliga e demais campeonatos também vão sumir aos poucos da nossa vida e se reduzir a guetos cada vez menores.

bom, só algo a pensar. Da minha parte, não vou te acusar de mala ou ranzinza, acho necessário e justo seu questionamento e seu ponto de vista. Vai incomodar alguns dos poderes, e só assim para as coisas mudarem de verdade mesmo. um abraço.

fábio balassiano disse...

adriano, é isso mesmo.
torço pela LNB, torço pelo sucesso do basquete, mas não vejo nada além de movimentos.
não vejo idéias novas, não vejo mecanismos que possam alavancar o basquete por aqui! não é difícil, sinceramente.
já bateram na porta da vale? já bateram na do Mc Donald's? Já foram na NBA pesquisar como se faz marketing de sucesso? Por que não tentaram contratar um doido como o Dennis Rodman (não ele!) da vida?

concorda comigo?
falar é muito fácil, e temo que a imprensa fique muito empolgada com este começo. eu também fiquei, mas já estou voltando ao normal. ter uma liga não quer dizer mto.

abs, fábio.

Anônimo disse...

Não seria esperar demais de uma modalidade entregue às traças?
Claro que a sua colocação é justa, como disse o amigo Adriano, mas eu sinceramente não acredito em rupturas estruturais que ocorram da noite para o dia.
De qualquer forma, as falhas de comunicação são mesmo gritantes. Não ter um site é algo que beira o ridículo (até o Chakmati criou aquele treco lá, acho que não deve ser muito difícil). De minha parte, vou acompanhar de perto a liga, e pretendo ir a jogos aqui em SP com alguma freqüência (aliás, se vc vier, dá um toque). Espero que isto não se torne algo complicado.
Abraços

Anônimo disse...

Vcs acham pouco um milhão de reais e a Rede Globo????? Pelo amor de Deus, será q n tem profissional de MKT de "meio pelo" que tome conta da imagem deste evento?

Kd o site, kd o mailing, kd o mascote?

Acho q com os moldes "a la NBA" já começou errado neste país continental. Olhem para Argentina e caiam na real!

Querem uma humilde opinião de alguém q jogou na Argentina e mora no nordeste do Brasil?

Vejam como realizar um torneio regional com menos de 10% de estrutura q os sres tem a sua disposição!


www.supercopanordeste.com

Anônimo disse...

Bala, eu abacei de ler no UOL a noticia de que só a Globo transmitira a NBB e fiquei indignado!!

O que essa emissora de TV - Globo - faz com nosso país é brincadeira. Me arrisco a dizer que enquanto a Globo tiver todo esse poder o país jamais irá a lugar nenhum. Resumindo o que eles fizeram: compraram os direitos de transmissão com exclusividade por um preço muito superior ao que a BandSports e a ESPN poderiam pagar e simplesmente NÃO VÃO TRANSMITIR JOGOS AO VIVO!! ou seja, quem quizer que se contente com os 30 segundos no Globo Esportes a cada 2 dias ou com as matérias do Régis Rosing sobre a cueca do Hélio Rubens.

INCRIVEL! COMO UM CAMPEONATO QUE ESTA COMEÇANDO AGORA ABRE MÃO DE TER JOGOS AO VIVO...

e o mais lamentavel é ler que o diretor da Liga acha interessante ter a Globo como parceira - pelo amor de Deus!! se isso é parceiria imagina o que é sacanagem...

e pra fechar com chave de ouro - a declaração do Bial... alias quem quizer que leia no UOL porque eu me recuso a retransmiti-la.

Desculpa o desabafo mas esses caras que dirigem o nosso basquete nos acham com cara de palhaços mesmo não tem jeito.

@lisangelo disse...

Enquanto tiver dinheiro federal entrando vai ser isso ai mesmo. Tudo tranquilo, numa boa.
Garanto que se juntar o pessoal blogueiro, peladeiro, basqueteiro em uma sala por uma hora sai um monte de ideias: jogo preliminar de basquete de rua, show de musica no intervalo, site com blog, concurso de torcida, basquete feminino paralelo, competicao aberta de 3 pontos, competicao aberta de enterradas.
Garanto que se pedir uma assessoria pro pessoal da CUFA eles ensinam como criar eventos interessantes pro publico e tambem onde conseguir uns uniformes mais decentes pra se jogar.
Inclusive pra selecao.

Anônimo disse...

Uniforme do Franca deve ter sido idealizado pelo Helio Rubens msm... putz!

Luiz Melo disse...

É difícil criticar o pessoal da liga por ter aceitado a proposta financeira da Globo que, com certeza, pagou mais do que a Band e a ESPN pagariam. Mas a falta de jogos ao vivo, ou até mesmo em vt, que resultará disso pode ser fatal para a liga. Afinal como vender um produto que não tem exposição no principal canal de mídia? Se bem que, para quem não tem nem um site ainda, aparecer vez por outra em reportagens no Globo Esporte ou Esporte Espetacular deve realmente parecer algo fantástico.

Anônimo disse...

Me expliquem o motivo de ao menos a Sportv não transmitir os jogos ao vivo ...

Sem exposição não iremos a lugar nenhum... NUNCA... me responde se vc patrocinaria uma equipe que irá competir com outras 14 equipes por um espaço de 1 minutos (quando muito) a cada 2 ou 3 dias no Globo Esporte ???

A tendência é que ninguem patrocine mais o basquete, porque sequer teremos jogos transmitidos na integra!!

Desse jeito a liga caminha para a mesma direção da CBB.

Vamos nos acostumando com Handball, Cricket, Ping-Pong e cuspe a distância, porque daqui a 20 anos basquete no Brasil, só nos livros.

Anônimo disse...

Fabio...pera ai fio:
Murilo jogando de ala no Brasil????
Nem a pau....uma que falta traquejo, talento...outra que ...na escassez de pivôs no país..que vai jogar de 5 se ele migrar pra 3 cara???? simples...
Olha, no máximo 4..e olha lá!!!
Uma coisa é no Brasil...outra na Europa...
Abraço

fábio balassiano disse...

cassiano, sim, de 3 mesmo.
mas não estou pensando "clubísticamente", mas para o seu melhor.
jogaqndo na 4 o murilo não tem o menor futuro passando da froteira. aqui ele brinca na 4 e 5, sem problemas.
para um voo mais alto, nem pensar.

abs, fábio