terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Bem-vindo aos anos 80

O Pinheiros foi eliminado ontem do Paulista após inapeláveis 98-80 de Limeira. Os 3 a 0 da semifinal podem ser lidos pelos números do time da capital: foram 45 pontos de diferença em três partidas, 47 erros ao todo, péssimas 30 assistências somadas e 76 chutes de três no duelo (mais de 25 por confronto!). Marquinhos (foto), a estrela, esteve mal no duelo (10 desperdícios nesta segunda-feira), mas não é só isso.

Claudio Mortari, o técnico do Pinheiros, possui um elenco bem razoável (com Paulinho e Olivinha, por exemplo, que tinham mais de 16 pontos de média) para tentar praticar um basquete que não existe mais. Com estéreis drive-and-kicks (quando o armador infiltra e joga a bola para fora do garrafão), ele faz da bola de três a ÚNICA arma de seu time - não há jogo de pivôs, defesa de transição, bloqueios que não sejam no topo de garrafão, troca de passes no ataque, entre outras situações. Sem a menor pegada defensiva, Limeira brincou contra uma defesa que inexistiu (66 assistências contra 35 erros).

Respeito Mortari como pessoa e a sua história na modalidade, mas seu método de trabalho e sua bagagem tática não acrescentam em nada ao basquete brasileiro. Pouco atualizado, praticando um jogo que não dá resultado internacional desde os anos 80, é triste ver um clube que sempre pregou pela vanguarda com alguém tão atrasado taticamente como Claudio Mortari em sua equipe adulta.

12 comentários:

Alan de Faria disse...

e como errou o Marquinhos, ontem, no jogo, como vc mesmo mencionou, Bala. Triste... De qq maneira, olhando para o outro lado da quadra, bom ver o Nezinho jogando bem (mas será que é armador de seleção?) e o talento do jovem Bruno Fiorotto (olho nele!).

tomara que o Paulistano vença o Franca! Jogos na capital... no "calado" ginásio do Paulistano... mas novidades em finais de campeonatos!

Anônimo disse...

Alan assim como vc eu to torcendo pro Paulistano, mais o pessoal vai ter q ralar... pq quinto jogo la em franca o helio rubens faz oq qr com a arvbitragem, eh sempre uma palhacada!
Mas por fim espero q dessa vez o Paulistano passe pra fazer um duelo interessante contra Limera
Abraco

Anônimo disse...

Fui até o Ginásio do Pinheiros ver o jogo ontem...e muito bem Bala por ter feito essa análise.

Já esta na hora de percebermos e criticarmos individualmente algumas pessoas....e o Mortari,por favor, sem condições algumas de nada. Como citado o time joga de maneira completamente ultrapassada, sem jogadas algumas dependendo apenas das loucuras do Paulinho, e dos rebotes de ataque do Olivinha (da dó do Olivinha q se esforça demais e tem q jogar dessa maneira), e de algumas jogadas, quase sempre, não pensadas do Marquinhos. Quem assiti o jogo repara algumas coisas obvias como: O filho dele não tem a minima condição..nem fisica nem técnica de jogar basquete...o Paulinho não poder ser armador 1...tem q jogar na 2...tem um garoto armador ótimo no banco o Helinho, que raramente pisa em quadra e poderia ser aproveitado, o time é ridiculo na defesa e tem um excelente defensor no banco, o Guilherme, que é bom no ataque também e só entra quando algum titular tem problemas de faltas. O Olivinha na quatro leva vantagens com varios marcadores pq ele é rápido mas tbm joga mto forte e tem o braço mto comprido, e não existe jogada pra ele q joga só catando os lixos enfim...da dó do time do Pinheiros.

Já Limeira tem um elenco fortissimo, e conta com a evolução jogo a jogo do Fiorotto, que tem mtos recursos e treina demais...tem tudo pra ser um pivozasso daqui um ano e meio 2 anos e a chegada do Shamell, que desequlibra (tomara q vire Brasileiro) e a evolução do Teichman, que esta mais tranquilo e mais firme em suas jogadas..deixa eles como favoritos...

Torço mto pro Paulistano também,pois assim teria uns 2 jogos aqui e por que o time é guerreiro demais, Dedé ta passeando no ataque, se melhorar a defesa e ficar mais forte fisicamente também promete demais pra daqui 1 ou 2 anos..

abraçosss

Só uma sugestão...um "Prazer em conhece-lo" aqui com o Vitor Benite, que jogou o Paulista por Rio Claro, além de ter jogado demais nos Play-offs, ele foi campeão Juvenil prativcamente sozinho e ainda é juvenil esse ano..tem apenas 18 anos...

Anônimo disse...

O Nezinho brincou com o pinheiros!
O Mortari... quem conhece sabe, prefiro não comentar!

@lisangelo disse...

Ruim:
- Um detalhe incomodo foi ver o Josuel, que eu gostava muito de ver jogar, de barbicha esbranquicada, tendo de voltar ao basquete porque (segundo o comentarista) passou por dificuldades financeiras.
- Ja ouvi varias vezes elogios ao Marquinhos e quando acontece de ve-lo jogar eh um desastre.
Bom:
- Nezinho nao eh uma maravilha, mas estava um nivel acima. Ja fez muita burrada nessa vida, mas nao merecia muita coisa (xingamentos e agressoes) que recebeu.
- Teichman e Shamell: espero que continuem melhorando.

Infelizmente percebemos que o nosso basquete continua isolado e olhando pro umbigo, ou melhor pra bendita linha de 3...

Anônimo disse...

Acredito muito em plantar pra colher...se hoje o Nezinho recebe esse tratamento...como diria o velho deitado(com trocadilho por favor)...quem planta vento, colhe tempestade.
Concordo que está ajudando bem a equipe de Limeira, com seus arremessos malucos de 3...mas de forma nenhuma gostaria de vê-lo convocado para brasileira.
Josuel...outro com uma qualidade técnica acima da média mas nunca se preparou fisicamente para estar em alto nivel.
Acho que será um grande jogo quinta-feira...imperdivel...e na sequencia, Fla x Brasilia...
- OOOOOBAAAAAA
- Mas quem tem boca grande não pode assistir...
- Coitado do Jacaré

Anônimo disse...

Fábio, perfeita análise!!!
Acompanhei todas as partidas do playoff...e Claudio Mortari realmente está na contra-mão do basquete mundial!!! Marquinhos minha gente, não passa de um jogador mediano e o Paulinho um peladeiro sensasional (mas na verdade não queria ele no meu time na pelada de segunda-feira...é muito fominha!!!). Enfim um nível lamentável...como uma equipe como o Pinheiros pode ter chegado tão longe?...e esse é o melhor campeonato do país hein...(esperamos a Nova Liga)
E sobre o Limeira...realmente o melhor elenco dentro do país hoje...E Nezinho continua sendo top no Brasil e mediocre internacionalmente...realidade cruel!!!
Abç

Anônimo disse...

sensacional...desculpem!!!

Anônimo disse...

Bruno

Acho sua analise correta,só que talvez voce esteja olhando o histórico do Mortari, sem observar ou até saber que ele sempre dirigiu O MELHOR TIME,portanto nenhuma surpresa e nem decepção,este é o Mortari.

fábio balassiano disse...

belotto, estou atrás do vitor. ainda nao consegui o contato dele.

abs, fábio

Anônimo disse...

Fabio, seria legal mesmo uma entrevista com o Vitor, o garoto promete e foi muito bem nos palyoffs do paulista.

Abs

Anônimo disse...

Fabio

eu tenho como entrar em contato com ele....se estiver interessado meu e-mail é fabelotto@hotmail.com

abraçoo