quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A boa turma de 2008

Alguém pediu para fazer um post sobre os novatos desta temporada, e até que o tema é realmente palpitante. Saiu ontem a relação (clique aqui) dos calouros que enfrentarão os jogadores do segundo ano no fim de semana das estrelas.

Derrick Rose, do Chicago, é o mais badalado, e provavelmente aquele que pode chegar mais longe (16,7 pontos e 6,3 assistências até aqui). Mas um outro armador também chama a atenção: é Russel Westbrook (foto), do péssimo Oklahoma, que possui 14,4 pontos, 4,3 rebotes e 4,8 assistências - se contarmos só com o mês de janeiro seus números são ainda melhores. Westbrook, com 1,91m e 84kg, é forte e tem muita facilidade no jogo de costas para a cesta, o que o torna um jogador ainda mais difícil de ser marcado.

Menos badalado que Rose é O.J. Mayo, que lidera o Memphis em pontos (19,1, o que também o garante como o primeiro entre os novatos) e tem tudo para se firmar como o jogador-franquia dos Grizzlies. É ágil, tem habilidade e uma explosão física anormal. Quem também impressiona é Eric Gordon (foto ao lado). Reserva de Baron Davis no começo da temporada, ele aproveitou as lesões do veterano e assumiu a posição 1 dos Clippes desde o começo de dezembro. Seus números em janeiro, então, são sublimes: 21,5 pontos e 4,1 assistências - no dia 23 de janeiro, Gordon anotou 41 contra o Oklahoma, sua melhor marca na carreira.

Além destes há Greg Oden (Portland, onde também joga o ótimo Rudy Fernandez), que tem crescido nas últimas semanas, D.J. Augustin (Charlotte), Michael Beasley, cada vez mais efetivo no Miami, assim como o seu companheiro Mario Chalmers, e os pivôs Marc Gasol (Memphis) e Brook Lopez (New Jersey Nets) - isso sem contar em Kevin Love, do Minnesota, e Courtney Lee, do Orlando, que evoluem a cada semana. O mais legal é notar que esta turminha de 2008 parece ter muito mais a dar do que a de 2007, liderada pela máquina de chutar chamada Kevin Durant e Luis Scola.

Nenhum comentário: