quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O basquete, Wellington Salgado e Sarney

Como vocês devem saber, o Conselho de Ética do Senado arquivou ontem a investigação contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) - uma alegria, evidentemente. Um dos nove votos que inocentaram o "amapaense-maranhense" foi de Wellington Salgado de Oliveira (PMDB-MG), que, entre outras barbaridades, defende cidadãos idôneos como Renan Calheiros.

Para quem não sabe, Wellington, cujo apelido no meio basqueteiro é "Boró", é um dos donos da Universidade Salgado de Oliveira, a Universo, que patrocina, entre outras equipes, o Brasília, atual vice-campeão do NBB (Wellington bancava o projeto de Uberlândia também).

Para uma modalidade cujos antecedentes não são nada bons (escrevi sobre a ligação dos Sarney com a CBB), fica ainda pior que ela esteja, mesmo que indiretamente, ligada a um dos fatos mais lamentáveis da história recente da política brasileira. Que a nova direção da entidade máxima do basquete se mantenha longe de Brasília.

23 comentários:

Anônimo disse...

Bala
As vezes vc tem uns espasmos de delírios fictionoides de jornalista investigativo.
Cara você esta misturando ESPORTE com POLITICA.
Nada haver este seu post.
A mesma coisa seria
misturar os alunos das faculdades com o poltico Salgado.

fábio balassiano disse...

anônimo, obrigado pelo comentário. aceito a sua crítica, mas deixe-me colocar o meu ponto de vista. espero, sinceramente, que você me entenda.

- Todo jornalismo é investigativo por natureza.

- Esporte e política sempre caminharam juntos. é só ver a provável mudança do calendário do futebol brasileiro, bolada após um pedido do corintiano lula. Ou, voltando ao basquete, você acha que um contrato com uma estatal cai apenas do céu?

Como dica, citaria os livros "VENCER OU MORRER (Futebol, Geopolítica e Identidade Nacional)", de Giberto Agostinho e Francisco Carlos T. da Silva, "Como o futebol explica o Mundo, do "Franklin Foer"
Vale a pena conferir.

os melhores jornalistas do país (juca kfouri e josé trajano, por exemplo) sempre fuçaram os subterrâneos do esporte, e quase sempre encontraram ligações, nem sempre amigáveis, com política.

espero que você me entenda. respeito o seu comentário, mas tenho o meu modo de pensar também.

abraços, fábio.

Bernardo Serrado disse...

Show bala, o esporte não pode ficar misturado com essa lama não. Chega dessa gente que compra clube para limpar seu dólares, de dirigentes de entidades que compram passes de jogadores, de Federações ligadas a maracutaias e esquemas...enfim, vamos tentar salvar o esporte pelo menos....
abração

Anônimo disse...

Bala
Obrigado pela resposta altamente explicativa.
Realmente entendi seu ponto de vista.
Desculpe pelo meu comentário.
Parabéns!!!

fábio balassiano disse...

de modo algum, anônimo.
Tem vezes que, admito, dou umas viajadas mesmo - e me culpo muito por isso.
mas é uma maneira de enxergar as coisas apenas.

eu respeito a sua também.
abraços e obrigado, fábio

Basquete Brasil disse...

Que bom não me sentir minoria na cruzada dos que contestam as influências politico esportivas do senador zero votos, principalmente no âmbito ds nossa modalidade.É dele a afirmativa de que não seria louco de concorrer a eleições, e sim de investir para sempre se manter suplente. E o pior de tudo,com poderes decisórios à margem da vontade e o escrutinio popular. Isso é Brasil prezado Fabio.Parabenizo-o pelo posicionamento de cidadão e desportista.Um abraço,
Paulo Murilo.

Unknown disse...

Como já disse o mestre Millôr: "Jornalismo é oposição, o resto é armazém de secos & molhados". Não dá pra ficar calado com essa corja que está aí.

Glauco Nascimento disse...

Vergonhoso isso. desconhecia sobre esse cara (não sou muito bom conhecedor sobre política). Estudo na Universo de Niterói. A Universo, atualmente, patrocina alguma outra equipe a não ser a de Brasília?!
Abraços Bala!

fábio balassiano disse...

paulo murilo, obrigado pelo apoio de sempre - e pelas visitas aqui no blog também.

marcelo, viva o millor, um grande mestre!

glauco, hoje em dia creio que a Universo só patrocine o Universo mesmo, mas ela já se meteu até com times femininos no nacional de 2007

http://www.cbb.com.br/competicoes/cnbf2007/pagina_time.asp?time=778

esse teresópolis, para se ter uma idéia, jogou um torneio por teresópolis, "mandou" jogos em são gonçalo e fechou suas portas imediatamente após o final da competição.

legal, não?
abs, fábio balassiano.

Anônimo disse...

Parabéns Bala, leio todos os dias o blog...
Sou de Uberlândia, mais não gosto deste cidadão. A forma como ele se posiciona principalmente.
Aqui em Uberlândia sentimos a falta de um time de basquete, pois ele deu ao nosso povo muitas alegrias, inclusive mais que o futebol. Mais voltando ao assunto, acho que foi uma disputa politica que tirou o investimento da nossa cidade. Só lembrando eu "acho", não tenho certeza.
E novamente parabéns ao blog.
Abraços. Wanilson Jr.

leo aracaju disse...

Esse senador ZERO VOTOS (é senador SEM TER RECEBIDO UM VOTO SEQUER!!!) é o fim da picada.

Pense num cara QUE TEM COMPROMETIMENTO ZERO com a opinião público. E ele nem se preocupa em esconder isso (mesma coisa o tal de PAULO DUQUE - espero que a população do Rio de Janeiro de a resposta ao Sérgio cabral nas urnas por ter colocado esse infeliz no senado). O pior é saber que esse cidadão PARTICIPA DIRETAMENTE da formação da nossa população (como dono de universidade).

Aqui de Sergipe tem o não menos inescrupuloso Almeida Lima. Mas esse eu posso garantir. A população de Sergipe vai aposentar da vida pública pra sempre!!!!!

MAS não pode faltar o PARABÉNS!!!! Senador Flávio Arns do Paraná deu um show de decência e personalidade ontem. Tomara que os paranaenses o prestigiem.

ps. Nem tudo na vida é basquete, heheheheehe.

fábio balassiano disse...

Wanilson Jr., valeu pela força!
obrigado pela mensagem.

leo, concordo com vc. assino embaixo aí!

abs, fábio

Leonardo Rodrigues disse...

Meu patrão... Hehe

Leonardo Rodrigues disse...

Só um registro, o Wellington tem pouquíssima influência na Universidade, que deve o sucesso ao trabalho de seus pais.

Aliás, não defendendo a figura, mas devo dizer que o Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara (escola que originou a instituição UNIVERSO), faz um trabalho incrível na formação de novos talentos no esporte, um exemplo recente é o Isac, jogador da seleção juvenil de volei que acabou de se sagrar campeão mundial, e que foi o maior pontuador da final contra Cuba.

Não confundir essa figura nefasta com a instituição.

Abs!

Anônimo disse...

Pelo estllo do cidadão, tenho certeza que herdou a instituição.Fica porem uma sugestão que toda critica construtiva ou não, sempre venha acompanhada de uma solução,ou seja se tivessemos 20 criticas, teriamos 20 sugestões, por mais absurda que possa parecer. (quase que deu poesia) ....eu tambem viajo,

Victor Dames disse...

Prezado Fábio:

Sua posição é por demais oportuna, mas sou obrigado a concordar com os Anônimos e o Leonardo Rodrigues, que destacam não confundir a Instituição Universo com o cidadão Salgado de Olveira. Até porque a academia tem muito mais conteúdo histórico que o seu batizante. Creio eu que o senador pouco tem a ver com o investimento da universidade no esporte. Isso provavelmente fica a cargo de um conselho diretor, ou diretoria de marketing, ou coisa que o valha.

Felizmente, a Universo tem condições de ser algo melhor de quem lhe empresta o nome, nascido em berço de ouro, e que sempre demonstra ter caído de para-quedas no seu atual bunker. Filiando-me ao Prof. Paulo Murilo, lamentável que tenhamos alguém tão irrisóriamente representável a nos representar.

Abraços!

fábio balassiano disse...

prezados, em nenhum momento eu confundi o cidadão com a instituição.
ele é apenas o dono dela.

abraços, fábio

paulo miranda disse...

Oi Fabio
Gostaria de saber o que voce realmente quer dizer com estas insinuações , acho muito engraçado voce se comparar a juca kfouri e Jose Trajano os caras tem outro degrau voce não acha ? Eles são dois dos melhores jornalistas esportivos do Brasil, bom vamos ao assunto, o Senador que voce esta falando foi um dos caras que realmente acreditou no basquete brasileiro, patrocinando equipes fora do eixo rio são paulo, como Uberlandia ,Ajax de Goiania o Minas , Brasila e outros levou o basquete de alto nivel para estas cidades, resgatou o nosso grande tecnico da vitoria historica no pan de indianapolis Ari Vidal que estava esquecido por muitos lavando ele para Uberlandia, não me lembro se ele já era senador quando Uberlandia foi campeã sul americano e brasileiro, um cara que apoia o nosso esporte a muito tempo deveriamos rer um pouco mais de respeito a ele quando estamos falando de basquete!
Acho que politica cada um tem uma possição, e temos que respeitar mas este blogger se não me engano é sobre basquete e sobre basquete temos que elogiar e muito o Welington Salgado por incentivar e muito o nosso esporte.
Abrs
Paulo Miranda

TO DE LONGE MAS TO DE OLHO... disse...

Srs não se enganem qdo tentarem alardear uma supervalorização do investimento feito pelo Senador Suplente...essa suposta colaboração com o esporte, tinha o unico objetivo de, em cada centro que inaugurava sua instituição, uma equipe migrava para INCENTIVAR o esporte.
Fabio...ele não se meteu com time feminino no nacional...a aventura da equipe feminina foi um acordo com a prefeitura de Teresopolis, para disputarem os Jogos do Interior e como as atletas eram bolsistas da Universo, colocaram a logo no uniforme...mas em nenhum momento houve patrocinio...até pq algumas atletas estão aguardando atrasados até hoje.
E acredite Fabio, numa mesa festiva da Confederação, da boca do prorpio senador suplente, apos inumeros pedidos de alguns dirigentes para que o mesmo formasse uma equipe feminina, saiu a seguinte frase...Não quero nem saber de feminino, só dá dor de cabeça...apos uma decepcionante tentativa em MG

Puxa o saco aí Paulo disse...

Esse Paulo que esta defendendo o Boró, deve trabalhar na Universo...mantem o emprego na instituição como cabo eleitoral...a pratica é comum...
Isso para não mencionar como fizeram com antigo treinador de basquete feminino de lá...será que lembra Paulo?

Paulo Miranda disse...

Oi Fabio gonstaria muito que voce me desse uma resposta , quanto aos comentarios acima não merencem a minima atenção , pois quem dera que tivezemos outros welingtons para investir no nosso esporte, infelismente não trabalho na universo mas costaria muito te ter o prazer de trabalhar !!

fábio balassiano disse...

Paulo, seu comentário não precisa de resposta.
É uma opinião, e devo respeitá-la.
apenas isso.

abraços, fábio.

@lisangelo disse...

Parabens Bala. Um jornalista de verdade sempre deve estar de olho nas coisas feitas por debaixo do pano.