sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Moncho e a defesa

Após o bicampeonato do Tuto Marchand, chegou a hora da verdade: vem aí a Copa América (estréia na quarta-feira contra a República Dominicana, às 17hs) e com ela uma esperança que o Brasil repita as suas boas atuações da fase preparatória. Com os 87-69 sobre os canadenses nesta quinta-feira, Moncho Monsalve (foto) consegue fazer com que um time nacional não leve mais do que 76 pontos por cinco partidas seguidas. O nível não é dos melhores, mas a atitude e a mentalidade, são. E isso, neste momento, é o que mais importa.

Com 27 pontos, Leandrinho comandou a festa brasileira nesta quinta-feira, com boa companhia de Marcelinho (13 pontos, oito rebotes, cinco assistências e novamente uma atuação comedida nos arremessos e empolgante no global) e Tiago Splitter (16 pontos e oito rebotes).

A preparação acabou, e além de um ataque bem distribuído e balanceado temos, ao que parece e como há muito não víamos, uma defesa em que podemos confiar. Se já tínhamos um ataque "infernal", agora podemos olhar para o outro extremo e confiar da mesma maneira. O basquete, como manda o figurino, se define dos dois lados da quadra.

Se o que falta à seleção é regularidade, confiança para os jogos de alto nível e poder de fogo, teremos na quarta-feira uma boa dose de como somos fortes - ou fracos. Os dominicanos, anabolizados com os "NBA" Al Horford, Francisco Garcia e Charlie Villanueva, serão um ótimo termômetro. Tomara que a nossa defesa consiga responder à altura do que temos visto até aqui.

6 comentários:

Anônimo disse...

esse pode ser sem duvida o jogo mais perigoso e dificil. na minha opinião, republicana dominicana será nosso principal concorrente, e com um agravante: nem treinamos contra eles em quadra, como foi a marchand com os outros adversários, será direto mesmo. esse duelo de garrafão já da ansiedade pro jogo. sei nao hein, mas algo me diz que vai dar brasil, republica dominica, porto rico, e los hermanos se estapeando com o canada ´pela ultima vaga, com o canada tendo varrido a argentina no ultimo jogo. se estavam só ´´treinando´´ e escondendo o jogo, os hermanos chegarão para la de desmoralizados na copa america; que chegue quarta!

Anônimo disse...

Ola
Fico muito feliz com essas tres vitórias. É estimulo para termos esperança e confiar que a situação do nosso basquete vai melhorar.
Se as vitórias começarem a vir, teremos mais espaço na mídia.
Se as vitórias começarem a vir, teremos mais estimulo à reciclagem.
Se as vitórias começarem a vir, teremos mais competitividade e consequentemente aumentaremos o nosso nível.
Se as vitórias começarem a vir, teremos mais praticantes.
Se as vitórias começarem a vir, teremos mais material humano.
Se as vitórias começarem a vir, teremos um blog aqui cada vez mais muchinho né.... porque os cornetas de plantao vao ter que ficar elogiando... e cá entre nos...nosso querido Fabio é ruim de elogio ne..so e bom de corneta mesmo.....

Anônimo disse...

Brincadeirinha Fabio..sou tua fã (piadinha acima).
Obrigada por nos atualizar sempre.
Vamos torcer para o Brasil defender mais ainda e o Marcelinho se controlar, pois no meu ver ele é peça fundamental no time.
Inclusive, podendo deixar mais tempo o Leandrinho na armaçao para o Duda nao entrar e para o Huertas descansar.
Bjao
Lu

Anônimo disse...

BRUNO HENRIQUE

Ótimo inicio,uma equipe solidária,talvez que além da presença de um TÉCNICO,os jogadores tomaram consciencia de um jogo mais coletivo.Agora não vejo este diferencial defensivo,estas equipes nos jogos entre si tambem fizeram poucos pontos.Outra situação que surpreeendentemente para mim,voce ainda não comentou ou não notou,a concentração de pontos dos jogadores do TRIO DE FERRO-Spliter-Leandro e Anderson,sempre mais do 50% da equipe.Correspondendo totalmente seu basket,e o que evoluiram dentro da NBA,desde a chegada deles.O Spliter sempre foi o mais regular e considere-se também um NBA.

Anônimo disse...

alguém sabe dizer pq o JP não estava nem de uniforme no jogo de ontem?

Anônimo disse...

Entorse do tornozelo. Site da CBB.
Abraço