sábado, 8 de agosto de 2009

Excelente largada

Todo mundo sabe que o Uruguai está longe de ser uma potência do basquete mundial, mas uma coisa precisa ser dita: a seleção brasileira, que massacrou a celeste por 100-63 na abertura do Super Four no Maracanãzinho, teve uma atuação bem acima da média nesta sexta-feira. E, apesar de não servir de parâmetro nem de nada muitíssimo animador, ao menos traz uma grande esperança de dias melhores!

Se teve 18 erros e 11-20 dos lances-livres, fatores que irritaram Moncho Monsalve, mostrou qualidades que nenhum time nacional demonstrava há séculos: organização tática, defesa apurada em alguns momentos (13-0 no começo do terceiro período), concentração (apesar de alguns normais lapsos) e uma incessante troca de passes no ataque (32 assistências para 58 arremessos convertidos e apenas 15 bolas de três pontos tentadas - quase nenhuma forçada!).

Individualmente eu gostei de ver Anderson Varejão (19 pontos, 11 rebotes e uma atitude defensiva inacreditável), Leandrinho (18 pontos), Giovannoni (15 pontos, cinco rebotes e excelente posicionamento nos dois lados da quadra), o lúcido Huertas na armação e Jonathan Tavernari (3-3 nos chutes e oito pontos). Deixo uma menção especial a Alex Garcia, cuja vontade e dedicação impressionam até mesmo aos que pouco o conhecem, como Moncho Monsalve. Na entrevista coletiva o espanhol fez loas ao seu armador com palavras emocionadas e carinhosas sobre a atitude de seu camisa 8. Alex é a mola de uma seleção que ainda quer ser vencedora.

Que sirva de lição para as próximas partidas e principalmente para a Copa América: defendendo bem e atuando com a mesma solidariedade no ataque, o Brasil volta com uma vaga para o Mundial com o pé nas costas. Mais importante: jogando como um time, como há muito não fazíamos. E com o elenco que temos é de se ficar bastante animado com tal possibilidade.

10 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do Varejao tambem, bala. Ele e o Splitter formam uma bela dupla ali embaixo.
Huertas fez o que se espera dele. Paciencia e busca pela melhor opcao para o chute.

Dos reservas, penso que Duda eh como o Toro pra o Joel Santana, nao eh um primor de tecnica, mas vontade nao falta. So nos resta apoia-lo. Deu alguns moles, como voce disse, na hora que roubou a bola e quis enterrar e tambem algumas vezes na marcacao querendo roubar a bola por tras. Isso eh meia falta.

Nao sou comentarista, portanto nao vou descrever sobre cada jogador. Como torcedor, gostei muito do que vi. Principalmente do quinteto titular e o Giovannoni. Esse eh outro jogador indispensavel na rotacao da selecao.

@lisangelo disse...

Com certeza eh prematuro emitir opinioes sobre a selecao apos apenas um jogo amistoso.
Mas que o clima eh outro, isso nao se pode duvidar. Gostei de ver a atitude dos jogadores, com bastante disposicao. Tinha um receio que o grupo se dividisse entre aqueles que sempre defendem a selecao e os que ficaram de fora mas nao parece ser o caso.
Com um melhor entrosamento e treino podemos almejar algo melhor. Nao morro de simpatias pelo Moncho, acho que poderiamos ter um tecnico mais experiente, mas eh o que temos. Vamos conferir os proximos jogos.

Adriano disse...

Acho que o Marcelinho vai ter que ralar muito pra ser titular no lugar do Alex, viu, Bala.

Concordo com suas observações e acrescento que Olivinha entrou muito bem também. Duda também me surpreendeu positivamente, apesar da pregada que sofreu em uma bandeja em contra-ataque. Resta ver como ele atuará quando tiver um armador de verdade, de elite, a marcá-lo.

Thiago Anselmo... disse...

A volta dos jogadores da NBA deu um "up" na seleção como não se via a muito tempo. Agora, como seria se o Nene estivesse na seleção também? Loucura, não?

Como o bala disse, a seleção consegue uma vaga facinho, mas não pode facilitar. Tem que mostrar todo o seu potencial, mesmo contra os times mais fracos. E se conseguir, não vacilar e ser eliminado rapidamente do mundial. Tem que entrar pra ser campeão.

Sei que o Brasil é pior que muitos ai, mas se o Moncho continuar com esse trabalho, os jogadores da nba sempre estiverem presentes e todos derem o máximo de si, o brasil, pode sim, dar alguma dificuldade a seleçao norte-americana. Podendo até ganhar (???).

-----
Voltando a acompanhar o basquete, então me perdoem se falei alguma besteira. Fiquei muitos meses afastado dos blogs e sites sobre o basquete brasileiro e mundial. xD

Anônimo disse...

Gostei muito do primeiro tempo na quadra ofensiva.

No segundo tempo, so recebi comentarios e elogios ao time.

Enfim, tivemos um grande jogo. O caminho é este.

Acho que a defesa e rebs defensivos tem que ser sempre mais disputados e com mais pegada. Porém, isso se arruma ate Porto Rico.

Parabens Brasil !

Anônimo disse...

Estão podando os comentários daqueles que não concordam com vocês?

Anônimo disse...

Alguem viu o Moncho fazer todo mundo levantar do banco pra falar com o varejão quando ele saiu do jogo e foi substituído.
Ele mandou todo mundo levantar pra falar com ele. alguem viu?

jdinis disse...

Caro "anônimo das 12:46",

Eu também reparei isso. Acho que o objetivo é manter a equipe unida, não?

Anônimo disse...

PARABÉNS BRASIL!

Anônimo disse...

Parabéns brasil pela vitória contra a australia. A Seleção está no caminho certo!