sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mais um Mundial fora

Está virando rotina isso, hein. Mais uma seleção brasileira ficará fora do Mundial de sua categoria. Desta vez será a feminina sub-16, que, comandada por Cesar Guidetti (foto), levou uma surra de 64-47 (30-11 no primeiro tempo!) da Argentina na disputa pela última vaga para o Mundial do próximo ano. O time termina em quarto na Copa América do México, atrás de americanas, canadenses e argentinas (ou seja, fomos os últimos entre os que sabem o que é uma bola de basquete!).

Fica a observação: mais uma geração das hermanas consegue bater um time brasileiro, algo que não acontecia em hipótese alguma até pouquíssmo tempo atrás (o mesmo, diga-se, ocorrera no Mundial Sub-19 da Tailândia 20 dias atrás). Agora uma pergunta: o que a CBB está esperando para agir fortemente nas comissões técnicas e em seus programas de base? As jogadoras, decididamente, não têm a menor culpa. Se não capacitarmos os nossos treinadores, comissões técnicas enfim, será complicado reverter esse quadro.

16 comentários:

Anônimo disse...

Triste realidade....fregueses preferencias da Argentina.


FORA GUIDETTI JÁ!!!!!!!!

Anônimo disse...

CALMA BALA, A CBB NÃO TINHA TEMPO HÁBIL PARA TROCAR AS COMISSÕES TÉCNICAS TÃO EM CIMA DAS COMPETIÇÕES. AGUARDE MAIS UM POUCO E VC VERÁ. FONTE SEGURA! ABRAÇOS.

Madeiras disse...

ou seja, fomos os últimos entre os que sabem o que é uma bola de basquete!
É tudo uma questão de ponto de vista. Se continuar assim, brevemente seremos os primeiros... Dos que não sabem o que é uma bola de basquete.

: disse...

Acho que o problema não se resolve em 3 meses, ou dispensando a comissão técnica. O brasil necessita de um politica esportiva e de um planejamento de longo prazo, com a formação de varias gerações em sequencia. Concordo que necessitamos de clinicas de atualizacoes para tecnicos e dirigentes. mas hoje os tecnicos trabalham com o material humano que aparece na sua mão. Como já falou Marcel: "o cara que tem 1,90 hoje, com treze anos de idade, ele vai primeiro jogar vôlei, se não acontecer nada com ele no vôlei ele vai jogar basquete." tem que mudar a base de formacao de tudo...mas nao é em 3 meses que vai se mudar isso.

Mr. Hill disse...

Agora vai vir a mesma história: "...o time foi bem, porém falhou em alguns pontos cruciais no jogo decisivo e blá blá blá..."
Complicado, o César Guidetti fica em xeque e a pergunta é: e ae, Hortência?

Anônimo disse...

Fabio...Dentro daquilo que vc citou, um dos problemas é o seguinte: Essa não é uma SELEÇÃO Brasileira Sub-16.Nem convocaram para a seletiva a Thuanny, jogadora que esteve entre as 12 do ano passado.Cortaram, por exemplo a Bruna, uma excelente atleta, para convocar uma atleta que da clube da Janeth, que se quer jogou o sulamericano no ano passado, onde a Bruna Foi fundamental.
Cortaram uma ala-armadora por lesão nos ultimos treinos. Convocaram a Martha, uma pivo (5), que, além de não ter nada a ver com a posição da atleta contundida, é atleta da Auxiliar técnica da Seleção.
Convocaram a Nathalia. Atleta que muito talentosa e promissora, mas que nunca demonstrou nenhuma capacidade para estar na seleção´, porque sempre está afastada dos treinamentos por lesões, e nos principais jogos também esteve lesionada.
A seleção que participou deste campeonato tinha pouco a ver com a que participou do sulamericano no ano passado. E nessa categoria não temos atletas jogando WNBA, e nem atletas que não sejam liberadas por clubes. Isso é sinal claro de falta de critério e de interferencias politicas.
Técnico de Seleção Brasileira Feminina tem que ser técnico de Feminino. O Guidetti, todos sabem, é técnico do masculino e que por um desafeto com o Lula em uma competição masculina e por uma emapatia com o Barbosa acabou caindo de para quedas no feminino.
Gente...Para que conseguissemos uma classificação em uma copa america feminina, não podemos dar enfase em jogo de pivo. Nossas pivo, apesar de Promissoras, são imaturas. Temos tantas jogadoras de baixa estatura, porém talentosas!Todos sabem, que devido a nossa cultura, as jogadoras mais altas só começam no basquete depois que já são altas. Ou seja, muito tarde. Com isso vem a imaturidade. Então porque não jogarmos com aquilo que temos de melhor?Cultivar uma nova geração é uma coisa, classificar para mundial é outra. A equipe da argentina, classificara, provavelmente não tenha quase nenhuma jogadora que possa vir a jogar uma olimpiada, com tudo estão no mundial. É muito bonito ver uma equipe completinha como a do Brasil, com as jogadoras todas enumeradas(1,2,3,4,5), oque não acontece no time da Argentina, onde a pivo mais alta tem a estatura da nossa pivo. Vamos definir prioridades e deixar de fazer politica.
Fabio...Desculpe a extenção do comentário. É um desabafo!!

Leigo

Sta. Ignorância disse...

Aff... o que esse Guidetti tem na cabeça? Começar o jogo com três pivôs contra a baixa Argentina? Deixar a Isabela, nossa cestinha, iniciar do banco?

Espero que a Hortência esteja vendo isso tudo, já que quando ela era atleta, ela metia bronca nos técnicos, vamos ver a postura dela com o poder nas mãos.

Anônimo disse...

É muito ruim ver o basquete brasileiro desse jeito. Essa nova gestão tem que começar a agir e rápido. Continuar com o sistema que era utilizado na base não vem dando certo, tem que mudar então!

Unknown disse...

Bala, eu trabalho como Aux. Técnico e Prof. de Basquetebol.

Agora eu lhe pergunto a CBB organizou uma clinica técnica muito boa aki em Barueri a um mes atas mais ou menos... quem disse que nós "simples" técnicos tivemos acesso?

A clinica foi apenas para convidados da CBB , que foram os técnicos da NBB, agora como nós vamos mexer na base sendo que as Clinicas que São abertas conseguimos aproveitar pouquissimas coisas, pois geralmente é o mesmo conteudo

Assim a Base eh sempre a mesma, e a comissaão da CBB tbm!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luck Lopes disse...

Caros!!

É claro que a NOVA administração tem apenas 3 meses...mas é a pergunta que incomoda é pq ainda nenhuma mudança foi teita até o presente momento???

A mudança a qual me refiro é a eliminação por completa desses MONSTRENGOS criados pelo Sr. Grego : José Neto,Raul Togni,o arrogante do Gustavinho e esse brincalhão do Guidetti.é muita medicoridade juntos...como podemos imaginar qualquer tipo de mudança ou evolução com esses incompetentes????

Vamos pela fiasco atual!!....Magnífico César Guidetti,esse foi o Técnico preferencial da nefasta administração anterior.....teve numa 6 competições internacionas masculina de base,não ganhou absolutamente NENHUM título.
Para supresa total há uns 2 anos apareceu como um paraquedista no Basquete Feminino já que NUNCA havia trabalhando com ...gostaria sinceramente saber qual foi o critério utilizado para essa escolha????
A única coisa mantida foi a total incapacidade desse profissional(?)de perca de títulos.

AVE CÉSAR....quase uma decáda de total DESERVIÇO ao sofrido Basquete Nacional.

Mr. Hill disse...

Números: 0-14 (0%) de aproveitamento nos arremessos de 3 pontos, (17-75) (23%) nos arremessos de 2 pontos.

Precisa falar mais?

Belo trabalho.

Anônimo disse...

17 - 89 foi o aproveitamento total do Brasil no jogo ????

Meu Deus ....

bad basket disse...

A pergunta que nao quer calar o que este Guindaste fez de trabalho de base pra ser o ministrador de clinicas por todo Pais e responsavel por esses resultados pifios na base feminina?

TO DE LONGE MAS TO DE OLHO... disse...

Ainda bem que o campeonato sub15 eé sulamericano...e devemos nos classificar para a Copa America...até lá, acho que dá tempo de substituir a Janeth...ele precisa se dedicar ao adulto

Não é possivel que não tenhamos treinadores de feminino para dirigir essas seleções...Guidetti é esforçado, trabalhador e om carater...mas por uma questão de merecimento, não deveria nunca ter chegado a qualquer função dentro de uma comissão de seleção feminina.

O feminino continua sendo o patinho feio

Será que nessa gestão, as palavras terão valor...ou ficaremos no eterno discurso?
Precisamos urgente de um Centro de Treinamento...nem que seja para as categorias de base...clinicas para atletas e treinadores

Acho que se economizassemos com as passagens de esposas e filhos de presidentes das federações, que acompanham as competições das diversas seleções...das diarias com restaurante e bar liberados nos eventos...já poderiamos estar mais perto de um CT

Até pq, depois da Copa America, com a saida do Moncho, do comando da seleção...ele poderia organizar muita coisa em beneficio da evolução do basquete brasileiro.

HISTORIAS PRO BASQUETE DORMIR... disse...

TODOS SABEM QUE ESSA IDADE TEM ALTOS E BAIXOS...assim disse Guidetti, só que ele devia pensar assim em relação, não só a produção das atletas mas tbm com a qualidade das atletas...para o Guidetti, quando se fala de jogadoras, não existem altas e baixas...só altas...atletas foram cortadas pela altura...e na hora que a porca torceu o rabo, quem teve que correr atras foram as pernas curtas...aí ele deve ter sentido saudade de algumas atletas
ESTAVAMOS CONFIANTES...Nem todos estavam, vide a entrevista do proprio Guidetti, dias antes da viagem para o Mexico
Guidetti no feminino é resultado da briga dele com o Lula(então tecnico da seleção adulta e coordenador das seleções de base masculinas)
Para estarmos nos primeiros lugares, precisamos de muito mais do que palavras...