terça-feira, 4 de agosto de 2009

Vale a pena conferir

O Bert divulgou em seu blog que a ótima ala Iza está de partida para o "possante" basquete de Portugal. Mais importante do que a notícia é ler a análise do mesmo sobre a atual fase do basquete brasileiro, que se acomoda com as suas veteranas ao invés de lapidar as suas revelações. Uma tristeza, mas vale a pena ler clicando aqui.

Vamos ver quando a fonte do basquete feminino vai secar, porque, sinceramente, não é possível que milagres continuem acontecendo. Só mesmo um milagre explica que excelentes atletas sigam surgindo em meio a este péssimo trabalho de base no país. Cadê os técnicos deste país, hein?

9 comentários:

Pedro Trindade disse...

Fala Bala !!

desculpa o "off-topic" mas vc viu quanto foi Argentina X Brasil/Paulistano ?

83 a 48.... quase o dobro de pontos !!

bonito né? mas bom, pelo menos esses caras ganharam da Australia e perderam apertado para o Uruguai...

fábio balassiano disse...

pedro, deixei o super four de lado.
nao dá para considerar nem fazer análise alguma de um jogo entre uma seleção e um arremedo de time com quatro ou cinco jogadores de seleção, concorda?

abs, fábio.

Anônimo disse...

Fabio
Voce ja foi tecnico? Tem alguma formação na área de educação fisica?
Entao quando tiver algum conhecimento, voce faz a perguntinha cinica e caracteristica sua de corneteiro, que só reclama e nunca da solução: - Cadê os técnicos deste país???

fábio balassiano disse...

Anônimo, não ia responder a este comentário, mas eu não resisto quando leio tamanha desfaçatez:

1) Eu dei solução: que os técnicos estudem e se capacitem cada vez mais. Está em um texto logo ali embaixo, em que critico o Tarallo (http://balanacesta.blogspot.com/2009/07/hora-da-mudanca.html). É preciso estar atento ao que escrevo aqui. Nem sempre as dicas que passo estão claras, claríssimas. Mas se você quiser, eu coloco assim da próxima vez: "ESTUDA, MEU FILHO, ESTUDA QUE AMANHÃ VOCÊ SERÁ MELHOR DO QUE FOI ONTEM!". Melhorou?

2) Graças a deus nunca fui técnico, e nem tenho pretensão para tal. Mas, acredite em mim, não é necessário ter formação em educação física para ter conhecimento sobre algum esporte. Com observação, análises e estudo você chega bem mais longe do que achando que apenas com um canudo se vai ao longe. Um dia, quem sabe, você terá este nível de abstração. Não é fácil, eu garanto, mas recompensa no final. Não se limite, rapaz. Quem se descreve se limita, já diria o filósofo.

3) Não confunda cinismo com senso crítico. Cinismo, por exemplo, é assinar um comentário e dar a cara para bater. Aliás, o que seria corneteiro: aquele que vê a modalidade como ela é, lançando luz para uma discussão séria sobre um basquete cada vez mais medíocre no Brasil, ou um cidadão que assina um comentário tosco sem assinar?

4) Para terminar, o desafio que lancei neste blog continua valendo para você e para os outros técnicos deste país: quantos livros de basquete você leu nos últimos cinco anos? Se quiser mandar a lista, eu publico no blog, com o maior prazer. Garanto que será menor que a minha...

abs e obrigado, fábio balassiano.

peter schiling disse...

Bala, eu estou sempre buscando novas referências e leituras sobre basquete. Você sabe de algum lugar na internet que tenha isso de forma centralizada? Acho que podemos utilizar a capilaridade da internet para ajudar técnicos e amantes do basquete em geral a crescer e melhorar cada vez mais e ainda por cima com um custo muito baixo e sem ficarmos na dependência da CBB.

fábio balassiano disse...

peter, a amazon, na seção basketball ou coaching, pode ser uma boa.
o coaching playing book,
o bbhighway.com e o guidetocoachingbasketball.com, também.

o espaço está sempre aberto para isso, ok?

abs, fábio,.

Anônimo disse...

Oi Fabio,


E vc conhece algum site que apresente videos com treinamentos técnicos e táticos?


Valeu!

fábio balassiano disse...

anônimo, nos 3 sites acima citados há muitos vídeos com clínicas dos técnicos.
no site da feb também tem.
no da euroliga, idem.

abs, fábio

peter schiling disse...

Muito obrigado, Bruno. Ótimos links.