domingo, 16 de agosto de 2009

Uma escolha machadiana

Quando foi escolhido o melhor jogador do campeonato Paulista de 2001, Anderson Varejão, então em Franca, não cansava de dizer que merecia dividir seu prêmio com um rapaz: o armador Fúlvio, que alimentava-o em quadra e que também despontava como uma das maiores revelações do basquete brasileiro. Oito anos depois, Varejão é peça fundamental de um time de ponta na NBA, goza de prestígio em três cantos do mundo (Cleveland, Barcelona, onde jogou logo após) e sabe que é um dos responsáveis pela mudança do basquete brasileiro neste começo de gestão de Carlos Nunes.

Mesmo assim, seu ex-parceiro foi preterido para uma das últimas vagas para a Copa América. Em seu lugar entrou Duda, irmão de Marcelinho Machado, cujo prestígio, mesmo sendo tácito, nessa era do basquete brasileiro chega a assustar. Do meu canto e sendo um dos admiradores do basquete de Fúlvio (eu sei de suas limitações e espasmos), continuo sem entender porque o técnico Moncho Monsalve fez um pacto machadiano tão insosso assim. Duda pode até ser bom, mas jamais foi "armador" em suas equipes. Fico com pena de Marcelinho Huertas, que não poderá se dar ao luxo de jogar menos do que "estupidamente bem" em nenhum dos jogos na competição que vale vaga no Mundial.

16 comentários:

jdinis disse...

Fábio,

Apesar de não acompanhar o Fúlvio na Espanha, acho que ele não passa por um bom momento. Nas vezes que o vi jogar pela seleção não foi bem.

Entendo que, para a maioria dos armadores, a experiência adquirida com a idade faz com que melhorem (Prigioni, por exemplo). Infelizmente, isso não está ocorrendo com o Fúlvio.

Isto posto, discordo totalmente de seu corte. Se o Moncho abriu mão de chamar nosso 2º melhor armador, o Valtinho, se não chamou outros jogadores da posição, como o Helinho ou Fernando Penna, a vaga era do Fúlvio.

Acho que Duda pode até ser útil em determinados momentos de alguns jogos. Apesar de o considerar um peladeiro (como a maioria), admito que possui algumas qualidades, como a garra, a rapidez e as roubadas de bola. Mas NÃO como armador!

Não seria a minha escolha, mas, por quê o Moncho não levou os dois? Para que serve o Diego na seleção, se nem jovem ele é? Se o Moncho se decepcionou com o Fúlvio, por quê não chamar outro armador, mesmo não participando do período de treinos? Por quê nossa seleção, à exceção do Tavernari, não tem jovens no banco?

Sds.

Anônimo disse...

Bala,

Mais preocupante do que o pacto " Machadiano", me parece o pacto " Vanderleiano"....

Foi s[o o Vanderlei assumir a selecao que o Diego (como por passe de magica) passa de reserva do time de Brasilia para o status de convocado entre os 12 da Copa America!!!!!

Isto sim chama a atencao.

Por mim, tanto Fulvio como o Benite, poderiam estar no lugar do Diego.

mayrink12 disse...

O ruim, é que depois, vamos querer criticar o Huertas de estar mal e mais coisas. Então, temos que entender que quem fez a escolha foi o Moncho, e ele que tem que assumir as consequências. Não que o Fúlvio iria resolver algo, mas que ele tinha que estar nessa seleção no lugar do duda, isso ele tinha. E vou te falar, temos Helinho do franca aí sem fazer nada e ninguem lembra do cara!! acho q ele poderia estar nessa seleção.

Toledo disse...

panela vanderleyana ou varejana, daria no mesmo, acho que o Duda merece estar na selecao!

Unknown disse...

Não dá pra esperar muita coisa da seleção com o Duda.

Anônimo disse...

toledo, vc não sabe nada de basquete.!

marcelo marques disse...

2 pessimos jogadores duda e fulvio

fernando penna perto do dois é um jason kidd

leo aracaju disse...

Huertas não pode sem sonhar em se machucar...

Anônimo disse...

BRUNO

FALTA DE CRITÉRIO,INCOERENCIA TOTAL,ESTE CORTE DO FULVIO.
VANDERLEI,O QUE ESTA FAZENDO LÁ? NETO,MONCHO,RAUL(ESTE ENTÃO NÃO DÁ PARA ENTENDER)
VOCE VIRAM O TAMANHO DA CT QUE VIAJOU, NEM A CBF TEM UMA CT TÃO GRANDE,2 MORDOMOS,2 FISIOTERAPEUTAS,3 TÉCNICOS, MAIS AINDA P.FISICO.
SERÁ QUE AS OUTRAS EQUIPE TEM UMA CT TÃO GRANDE?

ACORDA CARLOS NUNES!!!!BRUNORO.......???????VANDERLEI.........?????É MUITA INCOMPETENCIA JUNTO.

Morais disse...

Corte do Fulvio eh um absurdo, enorme absurdo, Na ausencia de outras opções ele era o unico armador disponivel no grupo e poderia sim ajudar a descansar o Huertas e ainda dar uma opção diferente de dirigir o time num bom dia. É armador de oficio. O Duda...bem o Duda não serve pra nada na seleção, eh puro lobby "Machadiano". Bola fora do Moncho. No mais, estão os que deveriam estar. Diego na seleção eh pra pensar...muito suspeito...Vanderley, Vanderley...hummmmm

Anônimo disse...

Bala,

Gostaria de saber se vc teve a chance de falar com o Vanderlei a respeito deste assunto de ele ser ou nao agente (ou no caso "ajudar na carreira" de alguns jogadores).

Acho que seria importante receber uma posição oficial do Sr Vanderlei para não ficar dúvidas no ar.

Deve ter um sim (tentei ser agente, mas agora estou diretor.....) ou não (n unca pensi em fazer este trabalho).

Esta resposta seria esclarecedore demais......desde que verdadeira!!


ALEX M.

fábio balassiano disse...

alexm, na entrevista que fiz com o vanderlei, falei com ele sobre o lance de ser agente.
ele negou.
está na barra lateral do blog.
abs, fábio.

Anônimo disse...

Valeu Bala.

Gostaria de sugerir uma entrevista com LARRALDE.

Não entendo porque a CBB coloca um uruguaio como cehefe de delegação..????

Não conheço este senhor, mas acho muito curioso sua presença.

Vc sabe algo???

abs
ALEX M.

fábio balassiano disse...

alex m., gosto do larralde. é um cara sério e dedicado.
não curto essa distinção de nacionalidade para validar, ou não, um profissional.
o moncho é espanhol, tanto quanto o aito garcia, mas é um treinador diferente do vice-campeão olímpico.
o fleitas solich não era brasileiro, mas fez história por aqui...

de todo modo, não vejo motivo, ainda, para uma entrevista com o larralde.

abs, fábio.

Victor Dames disse...

Só fiquei com uma dúvida, nobre Fábio:

O post expressa apenas uma opinião sua, ou você além disso você realmente apurou que o prestígio dos "Machados" foi mesmo tão decisivo para a convocação do Duda?

Só pra constar, também não concordo com a convocação do bom ala rubro-negro para a armação. Seria muito melhor levar o Fúlvio. Não entendi também porque o Fernando Penna sequer foi testado, ainda mais depois de ter atuado no Super 4 argentino.

Abraços, e parabéns pela longevidade do blog!

fábio balassiano disse...

foi uma opinião, victor.
nada mais do que isso.

abs, fábio