sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Passado, presente e futuro

Há exatos cinco anos, em Atenas, o esporte argentino vivia o dia mais glorioso de sua história: pela manhã veria Tévez comandar o time de futebol rumo ao ouro olímpico no futebol. Horas mais tarde, um gênio chamado Manu Ginóbili (19,2 pontos de média no torneio) faria o mesmo contra a Itália na final do basquete (84-69). Ouro olímpico para o técnico Ruben Magnano e aquele formidável grupo formado por Pepe Sanchez, Manu (foto), Montecchia, Oberto, Herrmann, Gabriel Fernandéz, Hugo Schonochini, Luis Scola, Leo Gutierrez, Nocioni, Delfino e Wolkowisky.

Confesso que aquele foi um momento bem emocionante que vivi. Aquele time argentino, que já havia batido na porta com o vice-camepeonato do mundo dois anos antes (em uma final para lá de contestável, em termos de arbitragem, contra a Sérvia de Bodiroga), cortou um dobrado (derrota para Espanha e a própria Itália na fase de classificação), mas chegou ao título em Atenas jogando o fino da bola unindo técnica, raça, disciplina tática e muita genialidade de seus principais jogadores (a semifinal, contra os EUA de Larry Brown, foi uma aula de basquete - 89-81 para os hermanos).

O que Luis Scola, então com 24 anos, fez naquela noite, para ficar em um exemplo, não está no gibi (25 pontos e 11 rebotes). Os números totais durante competição também impressionam: segundo nos arremessos (49,4%), líderes em dois pontos (57%), 13,8 assistências (vice no quesito), sete atuando por mais de 18 minutos e três com dígitos duplos (além de Manu e Scola, Nocioni, um monstro, fechou 10 pontos por jogo.)

Que o passado argentino inspire a seleção brasileira em Porto Rico. As duas maiores potências do basquete sul-americano medem forças, hoje, às 14:30 pela Copa América. Antes disso, delicie-se com os melhores momentos da final. A imagem não é perfeita, mas vale a pena conferir. Parabéns aos hermanos. Eles merecem!

7 comentários:

Bruno disse...

Esse time argentino era excepcional taticamente, muito unido dentro e fora de quadra e contando com dois jogadores extra série em Ginobilli e Scola.
Timaço!
Agora imagine se eles tivessem um grande pivo (apesar de que o Oberto era na época um bom pivô)e um melhor armador principal (nunca gostei do Pepe Sanchez, acho-o um cara de sorte por que o Milanesio, que era muito melhor do que ele, já tinha aposentado e ele herdou a vaga por falta de outros.Se bem que o Montechia também era melhor do que ele)?
Não achei coincidência que a Argentina tenha sido a primeira seleção a bater os profissionais dos EUA, em 2002.
Os Hermanos tem uma qualidade que se os brasileiros tivessem, pelo menos nos esportes, nos trariam muito mais resultados, que é uma auto confiança impressionante, que não os deixa se intimidar frente a ninguém, em nenhum esporte.
E, na época, os EUA tinham um time apenas bom, se o adversário não tivesse medo daquela aura de NBA dos caras.
A Argentina foi a primeira a fazer isso (talvez a Lituânia em 2000 também)e merecidamente foi grande time do basquete mundial na primeira metade da década.

Herlanildo Campelo disse...

ei pessoal ninguem tem como me arrumar a semifinal dessas olimpiadas aí naum...?
Argentina x Eua.

se tiver cara me da um toque de link ou coisa e tal, ou se alguem tiver gravado, mandar.
me ajudem...kkkkkkk...é reliquia

vlw abraço

fábio balassiano disse...

Herlanildo, tem no torrent.
se nao conseguir por lá, me manda um email, ok?

abs, fábio.

fábio balassiano disse...

bruno, gostei do seu texto, mas sou fã do pepe sanchez. concordo, porém, que ele é menos bom que o milanesio e até do que o campana, mas ele era bem acima da média!

abs, fábio

Lucas disse...

E o incrível é a Itália marcando zona, numa final olímpica! No vídeo não tem o momento de arranque da Argentina, mas parecia uma zona bem montada.

Herlanildo Campelo disse...

vlw fabio agora tô tentando baixar parte por parte do Brasil e EUA em indianapolis...se tiver ideias pra achar ele numa melhor qualidade seria bom...pq a qualidade do you tube só pra quem ama mesmo...rsrsrs....mas estou tentando

abraço...me ajuda balassiano
acompanho todos os dias seu blog, direto do interior do ceara

fuizzz

fábio balassiano disse...

Herlanildo, obrigado pela força.
me manda um email que te ajudo!
abs, fábio