domingo, 9 de agosto de 2009

Outro passo

A seleção bateu a Austrália por fáceis 95-67 e se sagrou campeã do Super Four, disputado no Maracanãzinho sob uma organização impecável (posteriormente um post sobre isso, ok?). Tudo bem que ainda vimos muitos erros de lances-livres (sete, em 20 tentativas), uma defesa de perímetro sofrível (11-25 dos rivais) e que o vício das bolas de três voltou (6-19, sem a menor necessidade para tal), mas os números de erros diminuíram (cinco apenas), quatro rapazes fizeram mais de 10 pontos e a concentração foi acima da média. Ótimo saldo, portanto!

O título, esperamos, deve servir para dar uma taxa extra de confiança para a Copa América. Mas sem muito entusiasmo: os cinco que jogam na mesma quadra e com a mesma camisa (hoje a azul) ainda precisam jogar como um time por 40 minutos. Assim seremos confiáveis, e letais contra qualquer adversário eu diria. Poucas seleções do mundo possuem um elenco com Huertas, Leandrinho, Giovannoni, Varejão e Splitter, com Alex, Tavernari, JP Batista e (quem sabe um dia) Paulão. Este, aliás, será outro tema abordado futuramente.

6 comentários:

Anônimo disse...

E o Paulão? Já está descartado?

jdinis disse...

As vitórias sobre times razoáveis, para mim, não representam quase nada.

Algumas coisas já sabíamos:

- O time se qualifica MUITO com Leandrinho, Varejão e também Guilherme. Basquete não tem jeito, o individual faz muita diferença;

- Moncho exige seriedade e aplicação da equipe. Não aceita que o time jogue de forma "aloprada" como nos tempos do Lula.

Algumas coisas continuamos sem saber:

- Como se comportará nossa defesa em jogos de maior nível e "para valer". Moncho não conseguiu armar boa defesa para o Pré da Grécia. Foi uma peneira;

- Se Splitter, Varejão e Huertas se pendurarem em faltas, os reservas dão conta do recado? O Varejão, por exemplo, está acustumado com a marcação NBA e isso pode causar problemas em um jogo, para valer, com arbitragem FIBA;

- Em um jogo apertado e decidido nos últimos minutos, nossos jogadores vão resolver? O Oscar disse com propriedade (de vez em quando ele acerta) que nossos atletas são, em sua maioria, coadjuvantes nas suas equipes. E, em Las Vegas, eles não decidiram.

Acho que, para a Copa América, o time dá conta do recado, por conta dos valores individuais e dos adversários não serem tão fortes assim. Mas é preciso aguardar os jogos "de verdade".

Sds.

JP disse...

Aproveitando o come tário do jdiniz, pego o gancho sobre as opiniões do Oscar, para fazer uma tentativa de trazer a baila uma discussão que me incomoda já h';a algum tempo.
Tenho acompanhado a seleção, dentro e fora da quadra, e nunca vi nenhum jornalista falar sobre o tema Oscar da maneira mais imparcial possível, qual seja, que ele foi um cestinha nato, um jogador excepcional nos chutes de 3, porém teve falahas de formação incontestáveis como não saber marcar e se preciptar em várias oportunidades de chute. Ganhou muitos jogos, mas também perdeu muitos; foi sempre cestinha, mas quem ele marcava também o era.

Mas o ponto que gostaria de colocar são suas atitiudes pós aposentadoria; seus comentários e críticas lamentáveis. São alguma atitudes dentro da CBB se colocando como a última estrela que aparecerá no basquete brasileiro e quem sabe (e na opinião dele) mundial.

Então faço uma pergunta objetiva e direta:
QUE TÍTULOS IMPORTANTES E INTERNACIONAIS GANHOU O SR OSCAR DURANTE TODA SUA CARREIRA???
UM PANAMERICANO? (este o Brasil continua ganhando, mesmo com os coadjuvantes, como ele diz.
O QUE MAIS???
FOI JOGAR OLIMPIADA???
OK, MAS NAQUELA ÉPOCA OS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO ERAM COMPLETAMENTE DIFERENTES, MUITO MAIS FACIL PARA UMA EQUIPQ DA AMÉRICAS IR PARA OS JOGOS.
SEM ESQUECER QUE EXISTIAM DOIS TIMES EXCELENTES DO LADO EUROPEU, URSS E YOGOSLÁVIA, E HOJE DESTES DOIS SE FORMARAM PELO MENOS 8 BONS TIMES.

ENTÃO DEIXO A PERGUNTA NO AR E GOSTARIA QUE ALGUM BOM JORNALISTA, ASSIM COMO NOSSO AMIGO BALA, OU QUEM SABE O PRÓPRIO OSCAR PARA RESPONDER A MIM E OUTROS INTERESSADOS EM HISTÓRIA PARA FALAR SOBRE OS GRANDES FEITOS DO GRANDE OSCAR COM A CAMISA DA SELEÇÃO DURANTE SEUS MAIS DE 25 ANOS VESTINDO A MESMA. (POUCOS JOGARAM TANTO).

Luiz disse...

Se algum jogador da geração atual atingir metade do nivel de reconhecimento internacional do Oscar estará ótimo.
Na época do Oscar, estes timecos os quais tememos hoje _ Porto Rico, Republica Dominicana e afins - eram surrados com grande facilidade. Tinhamos um pouco de respeito alem das fronteiras ainda
Até a Argentina era presa fácil.
Concordo que as vezes ele exagera, mas como jogador seria bom se tivessemos alguem parecido com ele.
Abraços

JP disse...

Caro Luiz Eduardo, volto a dizer, não estou falando de marketing!
Estou perguntando e curioso por saber que títulos importantes ganhou o Oscar com a camisa da seleção brasileira???
Quantas olimpiadas, quantos mundiais, quantas copa américa, quantos panamericanos?
Lembrando que ele jogou mais de 25 anos pela seleção.
Outro fator que esqueci de comentar é que quando o Sr Oscar jogava os USA usavam uns times bem meia boca, na maioria da vezes universitários de segunda categoria. De uns anos para cá só mandam feras.
O time da Argentina que vc se referiu não tinha tido a evolução que hoje temos e é incontestável, assim como os outros aos quais vc se refere; todos eles contam com jogadores que jogam na NBA, e bem!

Sobre ter um "Oscar" hoje, nós até temos um discípulo dele, o Marcelinho Machado, e dá no que dá; jogo cheio de chutes de 3 e nenhuma marcação; o substituto ideal.

Mas deixando tudo isto de lado e indo ao ponto principal:

QUANTOS E QUAIS FORAM OS TÍTULOS CONQUISTADOS PELO OSCAR NA SELEÇÃO BRASILEIRA PARA ELE PODER CRITICAR TANTO ESSA GERAÇAO ATUAL???

Unknown disse...

Comparar marcelinho com Oscar??? Se o marcelinho jogasse 10% do oscar estaria otimo. aposto que teriamos participado de alguma olimpiada. Oscar não ganhou titulos, mas a seleção tinha respeito.
Voce acha que o Oscar não jogaria na NBA?
pergute para os jogadores americanos qual o jogador brasileiro que eles conhecem?
acredito que o nome de Varejão , lenadrinho e nene não aparecerão.