quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Erros, erros, mais erros e virtudes

Pode ser que esteja sendo crítico demais com a seleção, pois faço a análise depois de ler todas as crônicas do Rodrigo na Globoesporte.com, ter visto o reprise da partida no ar condicionado de minha casa e após as peladas de futebol no bar pós-trabalho. Mas não gostei da atuação do time de Moncho Monsalve na tarde de ontem contra a República Dominicana na estréia da Copa América (vitória de 81-68).

Em que pese os míseros 68 pontos dos rivais, achei a defesa, principalmente de perímetro, bem abaixo da crítica (11-24 é muita coisa dos três pontos!). O mesmo ocorreu nas coberturas dos passes e no lado oposto (vira e mexe Francisco Garcia aparecia livre para seus chutes loucos). Além disso, a mania de arremessar de três voltou, e voltou com força (7-20), o que gerou descontentamento de Moncho.

De todo modo, houve, sim, coisas boas. Alex contribuiu com 21 pontos, quatro assistências e quatro rebotes, mostrou que a seleção ganha mais uma opção em seu elenco e, com sua força sem fim, também fez com que o time masculino, que quase sempre incorria no mesmo problema, sobrevivesse a um último quarto decisivo (24-7). Em outros tempos o Brasil teria baixado a guarda e perderia a partida. Splitter também foi bem, com 14 pontos e 10 rebotes.

Hoje tem mais, contra a Venezuela a partir das 19:30. O blog, se o trabalho deixar, acompanhará a partida desde o começo. Ontem, aliás, os venezuelanos bateram uma patética Argentina por 85-69 (23 erros e 6-24 dos três pontos). Do jeito que as coisas vão, Sergio Hernández terá que rezar e gritar bastante.

18 comentários:

Alvaro disse...

E do Leandrinho, nada???

Que partida foi aquela ontem..

Destasques para Alex, Marcelinho e Spliter.

fábio balassiano disse...

achei o leandrinho mal.
por isso nem comentei.
abusou dos 3 pontos, errou muito e não marcou nada.

abs, fábio

Anônimo disse...

Bala, ganhamos com uma atuação ridicula do nosso melhor jogador. Isso é bom, muito bom.

A defesa no 4º periodo foi muito boa.

Eu estou otimista, por uma unica razão:
Comecei a ver um time, ainda um time em formação.
Mas ja dá pra ver um time.

Vamos que vamos, é ir crescendo e estar pronto no Mundial.

Abs

Alexandre Reis

fábio balassiano disse...

verdade, alexandre. concordo com vc.
mas a defesa foi mto fraca, e isso preocupa.
de todo modo, tem um lance que o moncho está construindo: O TAL senso de urgência e senso coletivo. o brasil ainda pena muito no terreno psicológico e tático.
mas está caminhando.
há momentos que penso estar vendo um timaço. noutros, um time como o Brasil de 5 anos atrás.

abraços, fábio.

Toledo disse...

quando o machado joga mal o bala vem aqui e mete a boca mas quando o protegido do Leandrinho joga mal (chutando tudo como um louco) a desculpa e :
"achei o leandrinho mal.
por isso nem comentei"

brincadeira....
viva a imparcialidade

Anônimo disse...

A defesa foi fraca, sim, Bala. Mas temos que botar na conta alguns chutes caíram porque tinham que cair. Como o Rodrigo disse, e eu até falei sozinho ontem vendo o jogo, os caras tavam com a mão quente.

Gostei do Marcelinho, Alex e Spliter. Varejão e Leandrinho podem dar muito mais. E darão, acredito. Giovannoni é simplesmente um dos jogadores mais inteligentes que a seleção já viu nos últimos anos.

@lisangelo disse...

A impressao que tive foi de Leandrinho e Marcelinho Machado sentindo muito a pressao de estar atras no placar e errando muito. Provavelmente assombrados pelos fantasmas das ultimas campanhas. E o que salvou o jogo foi o individualismo do Alex que partiu pras bolas de 3. Tava em um dia bom, as bolas cairam. No ultimo quarto, tivemos a volta do Tiago equilibrando a defesa, e principalmente a saida dos dois titulares dominicanos do jogo por excesso de faltas. Sem as duas referencias deles no ataque, melhoramos a nossa defesa e ganhamos o jogo.
Foi uma vitoria muito importante por se tratar de estreia, e contra um dos times mais fortes da competicao. Mas os nossos problemas estao expostos: nao temos banco e os titulares vao se esgotar em quadra. Acredito em uma vitoria hoje contra a Venezuela, mas amanha contra os hermanos descansados vamos estar nos arrastando com a lingua de fora.
Quando estamos com a cabeca no lugar a troca de passes funciona bem, mas quando a coisa aperta sentimos a falta de jogadas treinadas e combinadas.
Pra terminar um aspecto positivo: o grupo parece estar bem unido, falta soh um pouco mais de vibracao ao estilo do que o Guilherme faz dentro e fora da quadra.

Bruno disse...

Fábio, eu acho que voce está sendo ligeiramente rígido demais em seu comentário.
Não foi um jogo excepcional, mas, não é nada não é nada, foi a vitória mais importante do Brasil em muito tempo, contra um time com talento individual e motivado.
quanto a defesa, no garrafão foi boa, com nossa dupla de pivos muito ativa.
No perímetro foi média, já que com exceção do Alex, nosso perímetro não tem grandes defensores e várias das bolas dominicanas foram forçadas, 2 metros atrás da linha de 3 e estavam caindo (e depois pararam)então não foi tão ruim assim.
Não acho que nós amantes do basquete devamos ficar satisfeitos com qualquer coisa, mas em virtude do que estávamos (ou não) fazendo antes o Brasil hoje está indo muito bem e talvez mereça um crédito de confiança

fábio balassiano disse...

Técio, concordo em parte com você e com o rodrigo, mas eu não gosto disso de "Mão quente". não era o kobe bryant, cara. era o chico garcia, que mal joga no lanterninha sacramento kings.

acho que se tivesse marcado bem, pesado, forte mesmo, jamais ele teria tido a liberdade que vimos ontem.

concorda? ou é viagem de um "amigo do larry brown" aqui? :)

abs, fábio

Anônimo disse...

eh isso ai toledo, você está certo.
o marcelinho é 6º homem da nba, tem média de 16 pontos no melhor campeonato do mundo e é reverenciado nos eua.

o leandrinho, ao contrário, afunda a seleção há 10 anos, sempre nos deixou na mão e possui ótima visão de liderança e gestão.

imparcialidade é muito subjetiva, portanto!

abraços, renato conceição.

fábio balassiano disse...

bruno, pode ser mesmo.
você pode ter razão, mas eu me empolgo com o que esse time apresentou e pode apresentar.

de todo modo, pode ser que tenha escrito com o "pena" afiada demais.
vamos ver hoje, né?

de todo modo, você concorda comigo que este time, se bem treinado for e jogando contra equipes de alto nível, pode competir de igual para igual?
eu tenho esse percepção!

abs, fábio

Bruno disse...

Fábio, sem dúvida.Inclusive vou copiar o que escrevi lá no fórum do Rebote, exatamente sobre isso:

O Brasil tem feito bons jogos e a estréia contra a República Dominicana foi muito boa, pois o adversário tem bons jogadores e aspira a vaga da mesma forma que o Brasil.
É lógico que o Brasil de hoje não tem elenco e nem performance para fazer uma campanha importante em Mundiais e em Olimpíadas.
Mas dá pra fazer um time competitivo com mais treino e algumas adições importantes no elenco.
O Brasil com Splitter e Varejão tem uma das melhores duplas de pivos defensivos do basquete mundial e, no caso do Splitter, com talento ofensivo também.Imagina se adicionarmos o Nene e o Paulão e ficarmos revezando os caras direto de forma que nunca fiquem cansados e nem com problemas de faltas?Nosso garrafão seria top 5 do Mundo, ou melhor.
Isso, um time treinado, jogando uma defesa forte, com umas jogadinhas ensaiadas, com paciência no ataque E, um armador principal reserva e um arremessador de 3 pts de primeira linha (não sei onde encontrar ambos) dá para o Brasil brigar lá em cima no basquete mundial.
estamos indo em um bom caminho.

Leandrinho precisa melhorar, Giovanoni não é bom jogando de 4, e o banco precisa rodar um pouco mais.
Mas foi uma ótima estréia!

27 de Agosto de 2009 10:24

Pedro Trindade disse...

Bala, algumas coisas boas que eu notei foram:
- acho que o Brasil nitidamente distribuiu a bola muito melhor;
- o Huertas apesar de estar com a mira torta, arma o jogo muito melhor do que todos os outros armadores que vestiram a camisa da seleção nos ultimos 10 ou ate 20 anos (vai ver to exagerando)

E A MAIS IMPORTANTE:
- ontem de certa forma parecia que o Brasil era o time europeu e a Republica Dominicana o "antigo Brasil", porque na hora do desespero os caras só tinha chute de 3 pontos (igual ao Brasil de antigamente) e o Brasil tinha um padrão tatico!!

enfim, achei o jogo interessante e o time parece estar indo no caminho certo, agora, que o Moncho convocou mal, isso foi... poderiamos ter mais um pivo (eu levaria o Fiorotto) e mais um armador (Fulvio, Penna, sei la)... ontem mostrou que ele nao confia no JP nem no Duda, Diego e Olivinha

Abraçao

fábio balassiano disse...

bruno, assino embaixo de tudo o que você escreveu! concordo inteiramente.
eu só fico imaginando se tivéssemos o nenê, outro ala arremessador (em breve teremos novidades) e um armador reserva para o huertas.
na boa, eu não conheço time algum do mundo que disponha de 12 jogadores de tanto nível como o brasil. com exceção, claro, da espanha e dos eua.

precisamos jogar em alto nível, treinar em alto nível e jogar com consistência.

abs, fábio.

fábio balassiano disse...

pedro, é verdade mesmo.
concordo com vc.
a república dominicana e porto rico não nos acrescentam em absolutamente nada

abs, fábio

Rafael disse...

Eu gostei do jogo de ontem. Se o nosso principal jogador estivesse normal (matasse la suas 3 ou 4 bolas de 3 que ele arremessou livre, sem forcar). O jogo teria sido bem mais fácil do que foi. Perdemos várias bandejas "fáceis" que normalmente não perderiamos.

Acho que com um pouco mais de trabalho e um elenco pouco mais qualificado (Nene,Paulao) e uma evolucao do JT p/ ser um arremessador de elite, colocaria o Brasil num patamar muito alto mundialmente. Eu acho que com essas adicões o Brasil poderia ser top 5 do mundo. Claro que pra isso precisa muito trabalho, muita evolucão, mas acho que temos bola pra isso.

E po agora uma coisa, Esse Splitter é um monstro, o cara nunca joga mal na selecao! Sempre é destaque, nao lembro o ultimo jogo pra falar "Splitter foi mal". Ele tem suas deficiencias de lance livre e sem um jump shot, mas o trabalho dele tanto ofensivo qt defensivamente é muito bom! Dificil não se empolgar, ainda tendo fora um pivo com a forca do Nene e o promissor Paulao!

Fabio disse...

renato conceicao

quer falar de selecao?
Vou colocar aqui uns numeros de 2 jogadores nos torneios que eles disputaram juntos pela selecao, tente adivinhar quem e quem:
pontos por jogo
A= 15
B= 14

Rebotes por jogo
A= 4.1
B= 2

Assistes por jogo
A= 3.1
B= 2.3

sera que voce acerta ?

Bruno disse...

Vou chutar sem pesquisar:A=Marcelinho;
B=Leandrinho