domingo, 23 de agosto de 2009

O professor Moncho Monsalve

Em preparação para a Copa América, o espanhol Moncho Monsalve participou, como palestrante, de uma clínica para 50 treinadores de Porto Rico. Seria muito bom se a CBB também começasse a prever atividades assim. Só capacitando os nossos técnicos, principalmente os da base, conseguiremos ter algum sucesso.

9 comentários:

Luiz Melo disse...

Isso seria o mínimo a se esperar quando contratou-se um estrangeiro para a seleção. Afinal, só buscou-se uma solução fora do nosso país porque nossos técnicos demosntraram estar abaixo do nível adequado. Então, nada mais lógico do que trazer alguém para dirigir a seleção e estimular a atualização dos nossos "professores". Porém...

Papai Feliz... disse...

Rio de Janeiro...CAMPEÃO FEMININO NO JUBS...dá-lhe Clarissa...Parabens a todas as meninas pela conquista.

Glauco Nascimento disse...

Essa clínica foi promovida pela Escola de Técnicos de Porto Rico e A FIBA Américas. No Brasil ainda está se desenvolvendo essa Escola de Treinadores. Mesmo sem ter essa escola de técnicos funcionando, a CBB deveria aproveitar Moncho e fazer clínicas pelo Brasil.

Byra Bello disse...

Amigo Balassiano
Sou leitor assíduo deste blog e o faço diariamente.
Tenho me limitado apenas a ler e comentar com o meu filho Daniel, técnico do Tijuca T. C. , as opiniões e por vezes os interessantes debates dos amantes do basquetebol que contribuem brilhantemente com suas opiniões.
Gostaria de entrar neste debate sobre a Escola Nacional de Técnicos de Basquetebol pois é um assunto que me fascina e pelo qual venho falando a muito tempo.
Em 1999 fiz um projeto para o então presidente da CBB ,Grego, sobre a criação de uma Escola Nacional de Técnicos de Basquetebol.
Infelizmente ele não entendeu o recado e não colocou em prática.Imagine se ele tivesse dado uma "canetada", tipo: a partir de janeiro de 2000 ,só poderá sentar no banco para dirigir uma equipe de basquetebol quem tiver o curso nível 1 da Escola Nacional de Técnicos de Basquetebol.Imagina!!!
Vida que segue.
Agora,encontrei com o Carlinhos no Maracanazinho quando da realização do torneio internacional e o mesmo me disse que a criação da Escola Nacional de Técnicos de Basquetebol será o próximo passo da CBB.
Penso até que a criação da Escola Nacional de Técnicos de Basquetebol não deva ser uma iniciativa da CBB e sim dos técnicos com o reconhecimento da entidade máxima do basquetebol Brasileiro.
A criação da Escola de Técnicos é de fundamental importância para o soerguimento do basquetebol brasileiro.
Quando vc quer melhorar a educação,vc tem que investir nos seus porfessores e no basquetebol não é diferente.A capacitação dos nossos técnicos irá melhorar em muito o nosso basquetebol.
Estou de cabeça nesta guerra e coloco-me a inteira disposição para que que possamos juntos viabilizar este sonho.
Um forte abraço,
Byra Bello

Henrique Lima Gonçalves disse...

Professor Byra Bello, seu comentário é primeiro de tudo, esclarecedor.

Segundo, em Minas Gerais, onde vivo, já procurei diversas vezes na FMB o curso nivel I, para poder não somente ter no meu curriculo, mas sim para ser reconhecido como treinador nível I (e depois outros niveis) de basquetebol.

Não existe isso e é uma aberração não existir.

O mundo inteiro fazendo ações para melhorar a qualidade dos treinadore/professores de basquetebol. O mundo inteiro unindo os treinadores do país para a troca constante de conhecimento sobre o jogo e nós ainda estamos na era das cavernas.

E o pior, que quem comanda o basquetebol não consegue enxergar o obvio na sua cara.

É desanimador, mas temos que levantar a cabeça e correr atrás.

Até porque, jovens como eu que querem seguir a carreira de treinador de basquetebol, tem que ter o respaldo de quem comando o jogo no país. Parece que o basquetebol é mesmo só a seleção adulta.

O resto fica bem esquecido por aqui.

Memória carioca disse...

Texto importante e esclarecedor do Prof. Byra Bello...que possamos o quanto antes estar vivendo esse momento.
Só gostaria de saber, se nesse curso, estaria incluida a introdução a ÉTICA...
Ae essa canetada fosse tão simples qto colocar filho de comentarista em seleção brasileira, de base, já teriamos nosso escola de treinadores.

fábio balassiano disse...

byra, obrigado pelo seu comentário.
ele é realmente muito bom.
a escola de técnicos seria o primeiro dos muitos passos que o basquete deveria dar com o objetivo de ser um esporte sério e organizado.
torço por isso.

abraços, fábio balassiano.

@lisangelo disse...

Com certeza estamos todos torcendo por isso. Eu fui dos torcedores que clamou por um profissional estrangeiro em nossas terras apos varias desilusoes de nossa selecao. Embora eu acredite que a figura do tecnico estrangeiro seria melhor aproveitada em nossas selecoes de base e nao na principal.
Espero que a criacao da Escola de Tecnicos seja o primeiro passo para termos um brasileiro novamente comandando nosso time.

Reinaldo Dias disse...

Certamente uma escola de técnicos no Brasil é fundamental para o futuro do basquetebol Brasileiro,nossos atletas merecem pessoas capacitadas e engajadas a propor qualidade nos treinamentos e para isso têm de haver proposta e investimento nos professores,sou aluno do terceiro ano de E.d Física e ex- atleta da modalidade,ficaria muito feliz de fazer o curso de Capacitação de tecnicos,vc sabe visão de jogador é uma coisa visão de tecnico capacitado e entendido no assunto é outra.
Abraço a todos leitores!