quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pode melhorar

É meio assustador quando você chega no treino da seleção no Maracanãzinho e a primeira pessoa que você avista é o Grego, ex-presidente da CBB, né? Mas tirando isso, de resto foi tudo bem. Leandrinho e Marcelinho não participaram (o primeiro, poupado com dores musculares na coxa, e o segundo ainda se recuperando de uma tendinite no antebraço), mas Jonathan, Fulvio e Teichmann voltaram da Argentina, onde defenderam o Brasilstano (Brasil + Paulistano) no Super Four, e já arregaçaram as mangas.

Além disso, o coordenador técnico Vanderlei garantiu que todos os seguros já foram pagos, inclusive os de atletas que estão sem clube (Giovannoni, Huertas, Duda e Fulvio, por exemplo), mas que Paulão ainda não tem sua situação defininada (o Unicaja bate o pé em sua não liberação). O clima, aliás, é mais leve em relação à antiga gestão - e confirmando: não é permitida a entrada de torcedores.

Dentro de quadra, posso dizer que o treino que vi de Moncho Monsalve é bom, mas está longe de ser excelente (os de Ruben Magnano ou Julio Lamas são melhores, por exemplo). O espanhol ensina fundamentos, mas a carga tática e de jogadas não é a que precisamos ainda – isso sem falar de sua comunicação, nem sempre compreendida por todos os atletas. Apesar de ser melhor do que o da maioria dos técnicos brasileiros, o veterano treinador ainda deixa a desejar em termos de intensidade, sistemas de ataque, "pegada" defensiva e em maiores explicações sobre aspectos do jogo.

De todo modo, repito, é um baita avanço em relação ao que vimos nos últimos anos, e aqui vai uma observação: no treino noturno, apenas Daniel Bello, treinador do Tijuca, compareceu ao ginásio, o que é lamentável. A única pena é que a preparação (insisto nessa) será curta demais em relação ao que poderíamos ver em relação a evolução da seleção como um time. Talento, nós temos, e isso me parece bem claro. Formar um time, jogar coletivamente, defender como uma equipe de alto nível, isso é outra coisa. E requer tempo, algo que decididamente não teremos.

19 comentários:

mayrink12 disse...

Faço das suas palavras as minhas Fabio, falou e resumiu tudo que aconteceu aí.
E eu tambem acho que falta intensidade do tecnico com relação a defesa.

professor disse...

Sr. Balassiano

vale ressaltar que o técnico citado por você esteve no treino na parte da manhã.

outros dois garotos de outras equipes também estiveram lá. um era da mangueira e o outro se não me engano era do municipal.

eu sou professor e tive a oportunidade de falar com o daniel e com o garoto da mangueira que não me lembro do nome.

adriano disse...

Bala, como comentei contigo, hoje não deu para eu ir em nenhum dos dois treinos. mas quanto a esse treino noturno, nos foi comunicado que seria fechado para a imprensa, ou pelo menos não haveria entrevista, como foi também em São Paulo

abraço!

jdinis disse...

Fábio,

Essa estória do Paulão está mal contada, com certeza.

- Como é que o Baskonia não coloca nenhum empencilho na atuação do Splitter e o Unicaja estaria criando problemas com o Paulão? O Splitter está em um nível muito superior de importância.

- O Unicaja deixa o Paulão jogar torneios de segunda linha em Portugal e barra o atleta de atuar na Copa América contra o Scola, por exemplo. Tem alguma lógica isso? Jogar a Copa América seria valorizar o jogador (ainda mais se for o caso de emprestá-lo).

Alguma coisa ocorreu. Será que não houve algum desentendimento entre o Moncho e o Paulão?

Sds.

fábio balassiano disse...

é, professor. eu não estive lá pela manhã... infelizmente. o daniel bello é estudioso e merece todo crédito.

jdinis, o que acontece é o seguinte: o paulão jogará, a partir de agora, no time principal do unicaja. os caras de lá querem prepará-lo adequadamente, mas se esquecem de que ele deveria jogar pela seleção brasileira...

de todo, acho que o atleta e seu agente poderiam ser mais claros nessa abordagem.

o moncho está irritado, como sempre esteve, mas agora com razão. essa situação de clube, contrato, agente, jogador sem voz ativa, é muito mala mesmo...

abs, fábio balassiano.

Anônimo disse...

Fabio, estaria o Moncho colocando o treino com menor intensidade devido ao estagio de treinamento que a seleção esta?

É começo de preparação, pode ser por isso.

Mas partindo dessa tese percebemos ainda mais a necessidade do inicio dos treinos terem sido mais cedo.

Abs

Alexandre Reis

peter schiling disse...

Bruno, ultimamente tenho concordado com todos os seus posts. Estranho. hehehe.

Disse tudo.

fábio balassiano disse...

eu também, peter.
mas me chamo fábio.
bruno deve ser em outro blog.
e talvez vc nao esteja concordando tanto assim comigo...
:)

abs, fábio

fábio balassiano disse...

alexandre, já estamos no meio da segunda semana de treinos. na sexta-feira já tem o primeiro jogo.

e outra: a copa américa é daqui a vinte dias. não temos muito tempo assim...

abs, fábio

Unknown disse...

Não era permitida a entrada de torcedores mas tinha o treinador do Tijuca, jogadores de clubes do Rio e alunos de uma escola?! Ou é aberto ou não é né!?

Anônimo disse...

Bruno? HAHHAAHAHAHAH... NOSSAA... Q FORAAA.. gostei da sua resposta FÁBIO! o blog pegando fogo e o babaca nem seu nome sabe... q mundo é esse?? ou melhor q pessoas são essas?! heuiheiuhie...

Anônimo disse...

o importante é que está melhorando!!

Morais disse...

Falam q o Paulão esta sentindo dor num joelho que ja vem com problemas faz tempo...dever ser isso. Pq num perguntam p ele?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Leonardo Rodrigues disse...

Espero ver o Brasil jogando bem a Copa América e se preparando de forma mais organizada para o Mundial.

fábio balassiano disse...

eu também espero, leonardo...
sinceramente espero
abs, fábio

Anônimo disse...

BRUNO

PÔ,o Grego foi ao treino,ainda bem,com certeza o Carlos Nunes não estava,será que ele vai ao Super Four,e o Brunoro,será que também vai ao Super Four,ou ao futebol ver o time do Pão de Açucar?
Quanto ao treinamento,acho que em que pese seu interesse em aprendizado(vc parece que lê sobre basquete)é muito arriscado e até pretensão de sua parte julgar uma intensidade em um treinamento.
Sabemos lá em que fase do trabalho tático e fisico se encontra esta seleção?Qual a prioridade tática nesta fase?
Precisamos antes de qualquer julgamento,para não incorrer em injustiça e depois em credibilidade,aguardarmos os jogos do Torneio em Porto Rico,e a Copa América.Eu, particularmente não acredito nesta CT.Moncho-razoável,agora depois é bem fraquinha-Neto(invenção do Lula(?))
Raul-não tem nada que justifique sua presença.Então sr.Moncho,tu és o responsável pelas escolhas,então problema seu!

Anônimo disse...

O Paulao sente dores desde o torneio em Portugal.
Comunicou ao depto médico,e não fizeram nada,somente gelo.A dor foi piorando e nada de ajudarem o rapaz.
Então o Unicaja pediu para ele voltar a Espanha para se tratar.
O q esta acontendo nada diferente do q se espera de uma CBB mal planejada e com pessoas incompetentes.

: disse...

Ola fabio

Vc nao pode comparar o nivel de conhecimentos dos tecnicos dessa maneira. Como comparar "a carga tática e de jogadas" do Moncho com os tecnicos mencionados.é muito mais facil para eles do que para o Moncho, pq? A famosa carga tatica que a Argentina trabalha atualmente é executada por ~TODOS ATLETAS de lá desde a iniciacao. Emquanto aqui o Moncho tentara implantar algo novo agora.

Quanto a intensidade, cada tecnico tem uma personalidade. Acho que devenmos esperar para depois comecar as criticas.

Grato