sábado, 15 de agosto de 2009

Opções, opções

Vamos a alguns pontos: a preparação brasileira foi atrapalhada pelas lesões de Baby, Murilo, Marcus e pelo contrato de Paulão. Vi apenas dois treinos e jogos (contra Uruguai e Austrália). Há, evidentemente, um novo momento no basquete brasileiro com o novo comando na CBB. Pronto, agora posso começar: não entendi a convocação final de Moncho Monsalve para a Copa América.

Ir com apenas um armador real (Huetas) é de uma temeridade colossal. Contar com apenas três jogadores natos de garrafão (Varejão, Splitter e JP Batista), idem. Tudo bem que Giovannoni, Olivinha (foto) e Tavernari podem fazer a função quatro, mas creio que falte potencial físico neste time. Além disso, dos 12 convocados, quase todos são atletas de "chute", de finalização, deixando as possibilidades de ataque bem mais restritas do que o recomendável. E outra: sem desmerecer a nenhum dos dois, colocar, em um pré-Mundial, Diego e Duda no mesmo grupo parece piada. Para ser sincero, tampouco acredito que o próprio Olivinha (2,02m e sem deslocamento lateral algum para defender!) seja útil em nível internacional, mas acho que vale a aposta devido ao seu bom ano recente. Eu, pessoalmente, teria optado por Teichmann (para queimar mais faltas) ou até mesmo Bruno Fiorotto.

Não creio que a classificação esteja em perigo, mas Moncho Monsalve já poderia pensar em formar alguma coisa parecida com um grupo para o Mundial da Turquia. Mais uma vez a nossa preparação é falha. Uma vez mais a nossa execução durante a fase de treinamento é temerária. Resultados, até onde se sabe, são a fusão se preparação e execução. Vamos ver aonde isso vai dar.

8 comentários:

Anônimo disse...

Bala, gostei de sua análise.

Sem dúvida que ter no grupo Diego e Duda é uma opção no mínimo "burra".

Com a falta de opções no garrafão, Teichman ou até mesmo Jefferson me parecem mais lógicao na posição do Diego.

Para armação, levar alguém por levar, que optasse por Benite que fez parte do grupo, é jovem e ganharia uma tarimba internacional.

jdinis disse...

Acho que a seleção se classifica pela qualidade de alguns jogadores e porque os rivais não são nenhuma "brastemp".

Entretanto, para o Mundial, esse time não serve. O Moncho está cometendo erros absurdos.

Uma pergunta: o fato do Paulistano ter representado o Brasil na Argentina e do João Marcelo ter estado no banco do jogo beneficente do Varejão e Leandrinho pode indicar que ele terá uma chance na seleção?

Sds.

Anônimo disse...

Eu disse e repito, Duda nao eh esse jogador horroroso todo que dizem. Ele so nao pode ser responsavel pela posicao 1 de uma selecao num campeonato internacional. Quando ele o fazia no Flamengo ja dava no que dava.
Gosto do Duda na defesa, e pronto.

Teichmman teria que ir pra queimar faltas. Fulvio pra descansar Huertas. Essa eh minha humilde opiniao.

leo aracaju disse...

Perfeita a análise. Duda e Diego são convocações inexplicáveis.

Jeferson, Teichman, até o Fúlvio que não é lá grandes coisas, eram melhores opções.

Fora destes era até preferível o Benite, Hélio, Helinho (até o Nezinho era preferível engolir), etc.

Com esses dois na lista até me arrependeo de na época ter criticado a convocação do Manteiguinha. Esse é craque perto desses dois.

Anônimo disse...

Bala, concordo com grande parte de sua análise. Levar apenas um armador, apenas 3 pivôs de origem, é algo muito temerário.
Agora, Tavernari de 4?????? Vc conhece Jonathan Tavernari?? Já viu algum jogo ou treino desse garoto???
Realmente vc precisa ir a mais treinos da seleção.

fábio balassiano disse...

anônimo, sim. conheço o jogo do jonathan. tem vigor, bom deslocamento e boa leitura de jogo.

ele pode jogar na posição quatro quando o brasil jogar com quatro abertos, fazendo um ala-pivô móvel, de corte, "faceiro". não me parece uma viagem, entende?
como quatro, quatro fixo, sim.
do contrário, não.
assim como giovannoni e olivinha...

abs, fábio

Anônimo disse...

Anonimo e Bala:

Na byu JT joga na posicao 4 eh o maior pontuador de 3 de todos os tempos na universidade, cestinha em 95% dos jgs, estatisticas no site e corta e danka e assiste.

Entao essa posicao nao eh nenhuma novidade pra ele.Embora jogue muito mais de 2 e de 3. Sei pelo pai dele ,que nao converso algum tempo, que o primeiro coach dele,qdo chegou a byu, opinava que JT ,pelo basquete, leitura d ejogo, visao de jogo tinha capaciade de jogar ate de 1. Tecnicamente, beira a perfeicao, pois sempre escutou e aprendeu TODOS os fundamentos do basquete.

O rodrigo do Rebote, definiu muito bem o JT. " quase sempre cirurgico"

abs a ambos.

Anônimo disse...

Anonimo e Bala,

Me parece plausível voltar ao questionamento sobre Jonathan na posição 4. Mesmo após argumentos de que ele faz essa função na BYU, jogar com 4 abertos, em minha opinião é algo inviável. Temos que lembrar que o basquete universitário americano oferece uma realidade completamente distinta do basquete internacional (NBA, ligas européias). Basta citar que Lucas Cipoline foi eleito o melhor jogador da segunda divisão universitária americana o ano passado, e em sua universidade (BYUH), ele faz a posição 5. Alguém colocaria Cipoline para jogar de 5 na seleção brasileira?
Temos que lembrar também que o basquete é um jogo onde os mesmos jogadores participam das ações ofensivas e defensivas, sendo que mais importante que o ataque, no basquete é a defesa que decide os jogos. Portanto, JT de 4 marcaria quem por exemplo, Luis Scola? Dirk Nowitzki?? Mantenho minha opinião, inviável.

Bala parabéns pelo blog e as entrevistas.

Saudações.