sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sobre o Pinheiros

Foi a primeira vez que pisei no Pinheiros (já havia jogado no ginásio da Hebraica, que fica ali do lado), que este ano completará 112 anos (em 7 de setembro). Convidado pelo clube, passei praticamente todo o dia (cheguei ao meio-dia, saí às duas da manhã) visitando as dependências e ouvindo as experiências de um dos que fazem aquele gigante acontecer, o Rossi, diretor de esportes olímpicos e um mestre-de-cerimônias de primeira. Veja mais fotos aqui.

Localido no Jardim Europa (perto do Shopping Iguatemi), o Pinheiros ocupa uma área superior a 170 mil m² (é sério!) e tem absolutamente tudo em termos esportivos, sociais e até educacionais (há uma escola primária dentro do clube). Isso sem falar no museu (meu Fluminense não tem...). Há pista de atletismo, piscinas, alguns restaurantes (cinco? seis?) e uma infinidade de quadras - isso tudo cercado de árvores de todos os lados (se eu fosse maldoso diria que nem parece São Paulo...). Isso, claro, sem falar no esporte de alto rendimento, que rende medalhas olímpicas e reforça o orgulho dos pinheirenses a cada dia.

Também tive o prazer de conhecer Thelma Tavernari (entrevistada por aqui essa semana), uma das arquitetas de um dos melhores projetos de formação esportiva do país. Foi, sem dúvida, um dia muito agradável, dentro de um clube absurdamente organizado (parece que tudo funciona), imenso e que deve servir de espelho para os demais do país.

24 comentários:

Vivian disse...

Lindo lá não é? Joguei la impressionante o negócio, melhor estutura, todas as modalidades e sempre no top em todas elas!!

Anônimo disse...

brilhantes os seus posts!
vc está cada vez mais maduro e consciente de como é o basquete.
o pinheiros e você são exceções dentro deste mar de mediocridade - no esporte e no jornalismo.

parabéns de verdade!
você merece

paulo

@gabrilins disse...

Eu fui jogar lá na semana retrasada, a estrutura é maravilhosa e o mais legal é q eu caminhando pelo clube após o jogo eu encontrei o João Marcelo tirei foto com ele e ele disse pra eu ir ver os jogadores, entrei no ginásio tavam todos lá, tirei foto com todos, foi MTO lgl o pessoal mto gente boa, apesar de ter perdido o jogo o resto das coisas valeram a pena

Anônimo disse...

Voce deveria ir no Minas entao.

fábio balassiano disse...

tenho que ir ao minas
eu sei disso

abs, fábio

anônimo disse...

Realmente o Minas é outro impressionante, exemplos que não faltam, não é???

JUKA disse...

Sou sócio do Minas, fiquei impressionado c/ a estrutura do Pinheiros! Sabia que é melhor, más nem tanto ! Dá de 10 no Minas. Parabéns Pinheiros

Anônimo disse...

Muito bom o post.
Serve de incentivo para vários clubes, conciliar esporte alto rendimento, base, e sócios...
Parabéns ao Pinheiros.
Bala,
Não seria bom termos dirigentes como o do Pinheiros na Federação ou Confederação?
Claudio

Anônimo disse...

Tava vendo o final do jogo do Pinheiros contra o Obras e o João Marcelo pediu a jogada de um jeito e o Marquinhos fez de outra.. Naum entendi..

Márcio-33 disse...

A diferença entre pinheiros e minas é que todos atletas do minas, todos mesmo, são tratados como sócios e iguais com direito a usufruir todos os ambientes do clube, já no pinheiros entrada de serviço para quem não tem medalia olimpica ou é do volei masc. Em estrutura, acredito que o pinheiros supere o minas mas em acolhimento do atleta o minasnão se compara!

Anônimo disse...

Pinheiros é a Ponte Preta do basket. Sempre vice.

João Marcos disse...

Peraê... Tanta organização... Basquete não ganha nada e o vôlei é aquela pasmaceira... E o Cielo, escurraçado? E em boa parte por culpa desse mesmo Rossi que te levou pra lá. O 'mundinho' do Pinheiros não é esse conto de fadas todo, não...

Anônimo disse...

Bala, conta pra gente : o que o Rossi falou sobre a candidatura dele a presidencia da federeação paulista de basquete ?

Unknown disse...

É as pessoas de São Paulo são mais distantes, por isso que eu acho que o tratamento dos atletas seja assim, como empregados.
Mas continua sendo um dos melhores do mundo.

Anônimo disse...

Joao Marcos e Marcio 33,
voces nao devem conhecer o Pinheiros mesmo.O mundo pode nao ser conto de fadas, mais 'e real e se trabalha muito pelo esporte.
Os atletas sao tratados pelo clube como os associados, 2.500 atletas somente.
Diferente de muitos, chegar ha uma final ao Clube Pinheiros representa, ha 2.000 atletas da base e socio o espelho do complemento de um indivíduo. Nao se ganha somente na quadra, mais esse assunto acho muito complexo para vcs dois.
O pinheiros deixou ate vcs dois alegres com a derrota no basquete!!! Nao um baita clube.

Anônimo disse...

ta explicado o confete do post anterior.

marcelo marques disse...

não só o pinheiros pelo país existem clubes excelentes

praia clube em uberlandia

paulistano,paineiras,esperia...etc

aramaçan em sto andre

tio sam em niteroi

tejusa em indaiatuba

enfim

acho q já q o governo federal nda faz pelo esporte deveria dar dinheiro aos clubes já q eles fazem e poderiam ampliar

Márcio-33 disse...

anonimo 11:01

Desculpe eu devo estar falando de outro pinheiros. O que eu me refiro fica ao lado do Iguatemi. Neste os atletas não tem acesso a área social,salvo eventos especificos. Falei do minas que fica no bairro de lourdes mas que tmb tem outras 2 sedes nautico e country onde os atletas tem livre acesso e seus familiares também.

Anônimo disse...

Marcio 33
Voce conhece o Pinheiros?
Ja esteve la?Jogou la?
Estou todo os dias la, e o que vc esta falando 'e mentira.O motivo? vai saber?
Vc fala atleta de alto rendimento?
vc fala de atleta na base?
O que 'e area social? Sou socio e nunca ouvi falar de area social?
Marcio 33 .. quem sera vc?

Enrique Macedo disse...

O EC Pinheiros dá total liberdade ao atleta (sócio ou não) de participar dos eventos realizados pelo Clube e acesso a todas as áreas. Eu sou pai de atleta não-sócio e muitas vezes visitei o Clube, assim como o Bala fez.
É um excelente Clube, com uma excelente estrutrura, queria poder ser sócio...

Anônimo disse...

Poxa Marcio,
minha filha joga volei no pinheiros,e freqüenta todas as áreas do clube, nao achei justo seu comentário.1
Marcos

Sergio 2 due disse...

Sou sócio do Minas e por tanto tambem tenho convenio com o ECP,alem de ter morado em São Paulo 5 anos e conheço bem o clube e ao Rossi,a Thelma,ao Mortari,etc
O trato para com os atletas militantes nos dois clubes e o mesmo,somos parceiros em tudo
A estrutura e o objetivo dos dois clubes são os mesmos.Nada nos diferencia.

Marcio-33 disse...

Mantenho o que disse, conheço o pinheiros,já estive no clube diversas vezes como atleta e acompanhando pessoas próximas que foram atletas do clube, e assino meu comentário com meu nome, ...só comentei sobre a diferença por que comentaram sobre o minas. A estrutura do pinheiros é melhor mas o lado humano não se compara. Desculpem, mas é minha opinião e respeito as contrárias.
Marcos talves sua experiencia seja diferente, e como disse respeito a sua opinião.

fábio balassiano disse...

concordo, claudio.

abs, fábio