segunda-feira, 25 de abril de 2011

Leandrinho e o exemplo argentino

Conforme coloquei aqui ontem, Leandrinho deu entrevista à Folha de S. Paulo no sábado. Lá, entre outras besteiras, ele fala sobre a sua possível ausência no Pré-Olímpico e sobre a pobreza técnica do time do Toronto Raptors.

Na boa, é de se espantar e de se perguntar em que mundo este atleta acha que vive. Será que Leandrinho não percebeu que é o segundo jogador mais velho do Toronto, e que ele deveria ajudar a "carregar" o time, formado basicamente por jogadores jovens? Dizer que "o time só perde" é tirar o corpo fora, se eximir da responsabilidade e, claro, cavar a sua saída da franquia canadense de maneira muito pouco educada, correta e inteligente. Mas isso, sinceramente, foi pouco diante do que ele disse em relação à seleção brasileira.

O ala disse que tem atuado lesionado, e que até Rubén Magnano sabe disso. Ora bolas, Leandrinho está de férias há duas semenas (tempo em que o seu Toronto ficou eliminado da NBA), e no mínimo há três meses sabia que a franquia não disputaria os playoffs. Por que diabos só agora ele fala sobre seu problema no punho? Será que o fato de o Brasil não contar com Anderson Varejão e provavelmente com Nenê influenciou na declaração do atleta? Como diz um amigo meu, a frase de Leandrinho parece a de alguém que não quer "assumir o barco" sozinho. Por fim, uma dúvida: essa operação não poderia ter sido realizada antes, já que, conforme mencionei, o Toronto está eliminado há algum tempo?

O pior é que as declarações de Leandrinho chegam num momento péssimo. Do lado argentino, Fabricio Oberto luta contra uma arritmia cardíaca para atuar pelo seu país, Pepe Sanchez disse que sente saudades de vestir a camisa celeste e quer voltar, e Manu Ginóbili já mandou avisar que estará em Mar del Plata custe o que custar. Nada, porém, parece sensibilizar Leandrinho. Que ele tenha, então, boas férias e uma boa recuperação de seu punho.

28 comentários:

Gian disse...

Bala,

um palpite por ter jogado até o fim com a lesão? Um ou dois, vai lá.

1) Como ele quer deixar Toronto como Free Agent, precisava mostrar serviço até o fim da temporada, mostrar que o Brazilian Blur está vivo ainda.

2) Pura burrice, falta de preparo de cuidar da carreira.

Só dois pitacos, sem nenhum embasamento jornalístico ou científico.

Abraço,
Gian.

Anônimo disse...

gostei dos comentários, Bala..só chamo a atenção para um ponto:
a reportagem da Folha ora diz "punho", ora, "pulso", como se ambas fossem a mesma coisa.
Vale a pena lembrar de Arnaldo Antunes e perceber que o "pulso ainda pulsa". Já o punho tem ossos, ligamentos e músculos. E é este último que dói.
continuo acompanhando o blog..abraço

Herbert disse...

O Leandrinho é um bom jogador, mas depois que ele se ausentou da seleção alegando uma contusão no tornozelo e no outro dia foi flagrado jogando futebol na praia com S. Nash, eu sinceramente, parei de torcer por ele. To me lixando pra ele e não desejo um pingo de sucesso na NBA.

Marcos Felipe Leal disse...

Oi Fábio, não é de hoje que o Leandrinho pipoca e literalmente amarela, tenho sérias rstrições e se tivéssemos uma mídia mais forte no basquete eu duvido que ele teria tal comportamento. Jogador sem personalidade e incapaz de chamar a responsabilidade, o caso do futebol em NY foi outra caso patético que deve ser sempre ser lembrado. É u mjogador que a mídia nem deveria falar mais, tem queser esquecido e nem lembrarmos que é brasileiro.
Muitas vezes botamso a culpa nos cartolas pelo desenvolvimento do basquete e quando aprece um mais ou menso ele age assim... fica complicado, ou todos se unem o esporte continuará nesta desgraça.
Agora a mídia tem cula por bajular estes indivídeuos, tá na hora de cada uma fazer a sua parte, tá passando do limite.

luiz disse...

Vamos com calma....
Ja sabemos de há muito das dificuldades encontradas com alguns jogadores da NBA/Brasil . Carece que dirigentes marquem audiência para adquirir o empenho de que defendam o Brasil ( q coisa estranha....??).
Tudo bem que "cada cabeça, uma sentença". Mas, ja poderiamos ter uma seleção pronta com a prata da casa, da Europa e adrede, pois dispomos de treinadores para isso. Não precisariamos "engolir" esses vinagres patriotescos. Mais uma vez a organização engole môsca.
É preciso aprender a se preparar para os objetivos que querem alcançar e não deixar nas mãos de quem não se sente parte deste País.
Bater nessa tecla....esgotou!!!!!
Aguardem até ouvirem o Nenê...Qua,qua qua...........

Thiago Alencar disse...

É impressionante a falta de vontade do Leandrinho em assumir responsabilidades. Deveria ser referência tanto na seleção quanto nos Raptors, mas prefere se esquivar e jogar a culpa para outros jogadores. Deveria aproveitar a proximidade e buscar aprender com o Splitter, exemplo de humildade e amor a camisa, tanto de clubes quanto da seleção.

Jonathan Soares disse...

Quando Oscar Fala mal desses jogadores não entedia nada pois não sabia nada sobre basquete, aha que ele queria aparecer, mais hoje entendo que ele tava certo ! esses caras so querem de saber do dinheiro amor a camisa verde e amarela ficou la atras com Oscar, Marcel e cia !

Abraços !

marcelo marques disse...

falta de escola,valores!!

nada mais do q isso


pelo mesmo caminho vai gaymar do santos,robinho,leo moura,goleiro felipe,emerson do fluminense e tantos outros

Anônimo disse...

esta na hora entao de valorizarmos o marcelinho machado que nunca disse nao a selecao brasileira.

Duda 11 disse...

Leandrinho não é, nem de longe, um líder, ou um jogador que tenha capacidade para isso. É um coadjuvante...;infelizmente!

Anônimo disse...

Thiago Splitter sempre se apresentou a seleção.

Anônimo disse...

concordo plenamento com o comentário do Bala!!! pra mim nene e leandrinho é melhor nem contar mais com esses caras. Eles q se explodam.

Só discordo do comentário Marcelo Marques qnto ao Neymar. Pô, o cara se prontificou a jogar pela sub-20 por livre e espontanea vontade, nem teve férias por causa disso, tá no brasil e nem fala em jogar na Europa.

Anônimo disse...

concordo plenamento com o comentário do Bala!!! pra mim nene e leandrinho é melhor nem contar mais com esses caras. Eles q se explodam.

Só discordo do comentário Marcelo Marques qnto ao Neymar. Pô, o cara se prontificou a jogar pela sub-20 por livre e espontanea vontade, nem teve férias por causa disso, tá no brasil e nem fala em jogar na Europa.

Tomás Castagna

Anônimo disse...

Quantos comentários sem pe nem cabeça... O Leandrinho foi sempre o único que ainda dava algum caldo e que chamava a resposabilidade Pra si nos jogos do Brasil. agora, queria ver a veroz critica ao Spliter, que nao fez nada e nao me engana... Pra mim ele é terceiro escalão da NBA, Ginobili que é Ginobili só foi ser titular esse ano no Spurs, dirá quanto tempo o Pop vai levar ate acreditar no Tiago... Pra mim, enquanto tivermos mirando para o basquete europeu e nao ao estilo norte americano, continuaremos a minguar no cenário mundial. Tiago foi mvp da Europa, mas e dai? Quem é bom mesmo respinga na NBA, e isso ele nao vai conseguir fazer... Digo mais: ele nao tem metade do jogo que o nene tem... Abs Rafael

Alexandre disse...

Leandrinho sempre defendeu a seleção e na primeira "derrapagem" é bombardeado, e olha que nem acho que errou.
O cara está em final de contrato e não precisa cavar saída do Raptors, é só aceitar contrato de outra equipe e dar adeus.
E é claro que ele não iria fazer a cirurgia antes, pois como comentado ele tinha que mostrar serviço para ter um contrato decente (algo que acho díficil de ocorrer).

sta.ignorancia® disse...

Acho que o Leandrinho não vai fazer muita falta não, ainda mais se ele repetisse o individualismo em que jogou no mundial do ano passado... ele é a versão masculina da Iziane, eles se acham muito mais do são, ou seja, medianos no cenário internacional.

Peguei pesado? Talvez. Mas definitivamente não precisamos de jogadores assim na seleção.


#desabafei.

Anônimo disse...

Cara, ja fui um grande fã de Leandrinho, mas não tô gostando das atitudes dele nos últimos anos. Nas últimas entrevistas ele vem dizendo que estava acostumado a ganhar. Boa. Mas me diz uma coisa, pesando na balança, faz quanto tempo que leandrinho deixou de ser fixo na sua pontuação ? Mesmo jogando em phoenix, tinha dias que o brasileiro marcava 15, 16 e pontos e outros 2, 5... sem contar o resto da performace no jogo(total de arremessos, bolas desperdiçadas, ...).

E tem mais, leandrinho na seleção, é parecido com Lebron no cleveland: joga sozinho! Não que não falte com quem ele jogar, mas sim porque ele não sabe parar e passar. Então, muitas as vezes a seleção sai perdendo nisso. Acho ele um bom atleta pontuador, mas pra querer fazer tudo sozinho é melhor ficar fora e deixar o resto jogar.

joao disse...

POR QUE UM JOGADOR DEVE SE DOAR A UMA NAÇÃO QUE NUNCA DEU NADA PRA ELE ANTES DA FAMA?

NAO ENTENDO ESSA PARANOIA QUE BOA PARTE DOS TORCEDORES TEM NA QUAL O JOGADOR DEVE AMAR E DEFENDER 'SUA' PATRIA INCODICIONALMENTE, MESMO QUE ESSA NAO DE MOTIVO PARA ISSO.

Anônimo disse...

Do toda razao ao leandrinhol, nao tem que se desgastar pela selecao brasileira, a cbb nao respeita a ninguem. Quando o nene era juvenil tratavao em como um saco de lixo. porq agora ele tem que atender ao pedido da cbb? porq o leandrinho tem que fazer um sacrificil tao grande em nome de uma organizao que nao respeita ao atleta? continuo dizendo so a favor do basquete brasileiro, mais nao so a favor da forma de organizacao da cbb.

PauloRJ disse...

Acho que temos que separar as coisas....o Leandrinho sempre foi coadjuvante nos clubes da NBA...querer que ele seja decisivo na seleção é difícil, pois ele não está acostumado a ser decisivo no dia a dia....é mais fácil esperar isso do Marcelinho Machado, que está acostumado a isso no dia a dia....

Não podemos esquecer que ele está passando pelo período mais difícil da vida dele....além de sair de um time que ganhava para um que perde, ele perdeu a mãe, que suportava ele emocionalmente....

E concordo com o que colocaram acima, se a cbb nunca apoiou ele, porque ele tem que se matar pela cbb?

Mas também concordo com o Bala, tenha coragem e coloque os reais motivos para não participar, como o Nenê fez na época do Grego....

Guilherme Zago disse...

Bom galera sobra a postura do Leandrinho ela tem 2 lados:

O primeiro é que se realmente ele está lesionado nao tem que ir mesmo e nem tem como e ainda mais o Brasil ano estando completo que chance temos?!?!
Como já falei muito no rebote e critica demais atletas aqui do Brasil, vi toda essa ultima temporada da NBB e tbm acompanhei outros atletas ai de fora.. e no meu conceito o Brasil completo com seus melhores atletas....e com esse excelente tecnico Ruben que esta na seleção agora... nao mudaria muito nossas possiblidades, temos que saber o nosso lugar no mundo hoje, amanha pode ser que mude mais hoje infelizmente nosso basquete não tem um nivel nem de 6º, 7º melhor do mundo...
Mais claro que a nossa camisa deve ser respeita e da maneiro que o Leandrinho se pronunciou deixou um clima de "eu nao vou pagar o pato sozinho".

Abraços
Guilherme Zago

Anônimo disse...

Caro João.
Você sabe o que é ser patriota?
Claro que não pois a grande maioria não é.
è duro ter Nene, Leandrinho, como exemplos de grandes jogadores, pra quem ja teve Ubiratam,Wlamir Marques,Oscar,Carioquinha,Zé Geraldo,Nilo,Amaury Passos,Rosa Branca,Israel,Marcel.
Oh, numa boa,parei!Esses caras vão acabar com o basquete brasileiro.

Anônimo disse...

Caro João.
Você sabe o que é ser patriota?
Claro que não pois a grande maioria não é.
è duro ter Nene, Leandrinho, como exemplos de grandes jogadores, pra quem ja teve Ubiratam,Wlamir Marques,Oscar,Carioquinha,Zé Geraldo,Nilo,Amaury Passos,Rosa Branca,Israel,Marcel.
Oh, numa boa,parei!Esses caras vão acabar com o basquete brasileiro.

Anônimo disse...

A seleção Brasileira abriu as portas para os jogadores irem a NBA, devem sim jogar pela seleção do seu país.

Anônimo disse...

Leandrinho ja deu o q tinha q dar meus amigos...

JMP

Anônimo disse...

NENE, LEANDRINHO, VAREJAO E AGORA SPLITTER , estão todos de ferias.
Bastante tempo para descansar , se tratar, operar, coçar, etc ...
São uns 90 dias até a apresentação na seleção brasileira para inicio dos treinos de preparação para o preolimpico na Argentina em setembro.
Vamos lá pessoal, estamos com voces!!!
Aposto com quem quizer: que los hermanos argentinos, com ou sem greve na NBA vestem patrioticamente a camisa da seleção argentina e conquistam mais uma vez a vaga olimpica.
Quem duvida disso ???

Anônimo disse...

Esse cara ai em cima que comenta que o Thiago Splitter não chega aos pes do Nenê, não entende nada de basketball.
É mais um desses pucha sacos , baba ovos, da NBA e seu antí-basket.
O Splitter é bom pra cacete, ele joga contra qualquer gigante ou bruta montes do mundo. Eu ja vi isso , inumeras vezes, coisa que voce nunca viu.
Na Europa ele simplesmente foi considerado no ano passado o melhor pivot da Euroliga e o MVP na Espanha.
Lá, está repleto de ótimos jogadores norte americanos, inclusive pivos, com muita tecnica e força, e não teve ninguem que se igualasse a ele.
Basta ver a dificuldade que é para os NBA´s players norte americanos ganharem um Mundial ou Olimpiada. Espetaculo eles sabem dar, melhor do que ninguem, força fisica idem, talentos individuais idem, mas jogar em equipe e vencer em campos internacionais.... aí é outra coisa.
Alem do que o QI e talento, e tecnica do Spliter são infinitamente maiores que os do Nene...
Como pessoa então... nem te digo nada .
Voce tá por fora cara !

Anônimo disse...

esse leandrinho não joga nada . esta na nba não sei porque e no brasil ninguem merece ver ele jogando .